Flash
Comissão se reúne para tratar temas sobre crianças, adolescentes e idosos
A Comissão da Criança, do Adolescente, do Idoso e de Combate a Pedofilia se reuniu na manhã desta quarta-feira (15), para tratar sobre o mapeamento e visita a órgãos e instituições que trabalham com as políticas que envolvem menores e a assistência social destinada a eles.
O deputado Eduardo Ribeiro (PSD) que conduziu a reunião e é membro titular da Comissão, pontuou que o encontro tem como intuito encontrar caminhos de defesa para crianças, adolescentes e idosos. Ele também destacou o orçamento previsto no cofinanciamento estadual para esse público.
“Estamos aqui para encontrar caminhos de defesa e fazermos alguns levantamentos para apontar encaminhamentos. O orçamento do Estado para política de assistência pública caiu de quatro milhões para pouco mais de 2 milhões, desses, pouco mais de um milhão é destinado a crianças e adolescentes. O idoso não tem previsão de nada nesse montante e isso é algo que devemos corrigir”, pontuou.
Também foi relatado que, das escolas estaduais do Estado, somente oito possuem alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros, fato que deve ser uma das metas a serem modificadas pela Comissão. Na Saúde, os parlamentares receberam a informação de que existe apenas sete Unidades de Terapia Intensiva voltadas para o público infantil.
No que diz respeito ao número de crianças com espectro autista no Estado, foi verificado um aumento nos casos, todavia, ainda não existe um centro especializado para atender a essa demanda. Um total de 700 menores estão na fila de espera para atendimento.
Ao final da reunião, ficou acordado que deve ser feita uma alteração no decreto para que o Poder Legislativo tenha acesso às políticas do
Encaminhamento: alteração do decreto para que o poder Legislativo tenha acesso às políticas do Orçamento Criança e Adolescente (Ocad), e realize visitas aos locais de atendimento desse público.
Texto: Andressa Oliveira
Fotos: Sérgio Vale
Comentários
Flash
Giro apreende menor membro de organização criminosa sob posse de revólver municiada em Brasiléia
No final da tarde deste domingo, por volta das 17h30min, a guarnição do GIRO da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu um adolescente que seria integrante de uma das organizações criminosas em conflito, em uma ação realizada no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia.
A abordagem foi resultado de patrulhamento ostensivo e preventivo intensificado após o aumento da violência na fronteira, motivada pelo confronto entre os grupos autodenominados B13 e PCC. A operação teve como base informações de inteligência e denúncias repassadas por órgãos de investigação e pela própria comunidade, que apontavam o menor, identificado como Kauemerson, como membro de uma das facções rivais e suspeito de envolvimento em diversos crimes graves, incluindo homicídios consumados e tentativas de assassinato.
Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram o menor correndo pelas ruas do bairro. A guarnição reconheceu o suspeito e realizou a abordagem, seguindo todos os protocolos legais. Nada de ilícito foi encontrado em sua posse no momento, mas o comportamento do adolescente – marcado por nervosismo extremo e respostas contraditórias – motivou buscas nas redondezas.
Em um casebre indicado por denúncias como esconderijo frequente do jovem, os militares encontraram um revólver calibre .38, marca RUGER, com seis munições intactas. A arma estava escondida no interior do imóvel.
Diante da materialidade do crime e da situação de flagrante, o menor recebeu voz de apreensão com base no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). O uso de algemas foi necessário, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao risco de fuga e para garantir a segurança de todos os envolvidos.
O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia sem apresentar lesões aparentes, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.
Comentários
Flash
Epitaciolândia Esporte Clube marca 7 x 0 no Assemurb e conquista três pontos na estreia do Sub-15 Masculino de Futsal

Epitaciolândia Esporte Clube estreou com goleada no Estadual de Futsal Sub-15
Equipe do interior venceu Assermurb por 7 a 0 e inicia competição com moral elevada
O Epitaciolândia Esporte Clube fez bonito na estreia do Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub-15 neste sábado (12), ao vencer com autoridade o time da capital, Assermurb, por 7 a 0. A partida foi realizada no Centro Integrado de Esporte e Lazer na Comunidade (CIEC), localizado no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.
Com um desempenho impecável em quadra, os jovens atletas de Epitaciolândia demonstraram entrosamento, garra e maturidade, dominando o adversário do início ao fim da partida. O resultado garante os primeiros três pontos à equipe, que inicia a competição com moral e boas perspectivas para as próximas rodadas.
O Campeonato Estadual Sub-15 reúne dez equipes de Rio Branco e do interior acreano, com todas as partidas disputadas na capital. A competição é organizada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
A vitória expressiva anima comissão técnica e torcedores, que agora aguardam os próximos confrontos com expectativa de mais boas atuações da equipe de Epitaciolândia.
Comentários
Flash
Com nota 2, curso de Medicina da Uninorte está entre os piores do país segundo Inep
O Curso de Medicina do Centro Universitário Uninorte – Rio Branco/AC recebeu nota 2. Os dados foram divulgados no último dia 11 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação.
Com isso, o Curso deve receber nos próximos dias uma equipe externa do Inep para avaliar as condições e calcular o conceito definitivo.
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia entre outras coisas, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD); o perfil do corpo docente, considerando a titulação e o regime de trabalho dos professores; e a percepção dos estudantes sobre condições como infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de ampliação da formação.
A escala usada pelo CPC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos de 1 e 2 são considerados insuficientes.
Caso persista as falhas, a Uninorte poderá firmar um termo de compromisso para as adequações dentro do prazo de 1 ano. Se nada for resolvido neste período, o curso pode sofrer sanções cautelares e penalidades, sendo uma delas o fechamento do curso, por exemplo.
Ufac nota 5
Já o Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nota 5 no CPC dado pelo Inep. O curso recebeu no período de 26 a 28 de fevereiro de 2025 a visita in loco da comissão de avaliação do MEC. Foram 3 dias de reuniões com a gestão superior, coordenação do curso, núcleo docente estruturante, docentes e discentes, visitas às instalações administrativas, salas de aula, espaços de convivência, laboratórios e rede assistencial onde os estudantes realizam atividades práticas além de análise detalhada de vasta documentação comprobatória.
Você precisa fazer login para comentar.