fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Comissão de Saúde debate problemas na estrutura do Into e na regulação de consultas na Fundhacre

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (31) a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), se reuniu para discutir problemas relacionados à saúde pública. O deputado Adailton Cruz (PSB) foi quem presidiu a reunião, que se concentrou em duas questões: a situação da estrutura do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into), e as dificuldades na regulação de vagas para atendimento médico na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre).

Um dos principais tópicos em pauta foi a análise da situação do serviço de regulação estadual e municipal para consultas, com foco em especialidades como neurologia pediátrica e clínica, endocrinologia e oftalmologia. Durante a reunião, foi evidenciada a lacuna entre a alta demanda por essas especialidades e a aparente subutilização das vagas de atendimento, conforme relatado por médicos.

Adailton Cruz pontuou que a neuropediatria emergiu como um ponto de grande preocupação, pois possui uma demanda notavelmente alta. Ele relatou que, ao questionar médicos, soube da ausência de pacientes para serem atendidos por dia, apesar de muitos não conseguirem agendar uma consulta.

“Surpreendentemente, os médicos informaram que, embora haja disponibilidade de vagas, estas frequentemente ficam vazias. A situação é considerada alarmante, uma vez que os pacientes parecem não conseguir agendar consultas, apesar das vagas abertas. Isso nos fez levantar dúvidas sobre o funcionamento eficaz da regulação”, pontuou.

Sobre a não ocupação de vagas de atendimento médico, a direção da Fundhacre relatou que, embora não tenham sido recebidos documentos formais sobre o tema, houve conhecimento informal das vagas não preenchidas. Foi destacada então a necessidade de identificar os municípios que possuem altas taxas de faltas em consultas agendadas, buscando responsabilizar os gestores em relação a esse problema.

Outra questão abordada durante a reunião foi sobre a estrutura do Into. A incapacidade do sistema de ventilação e climatização, que foi concebido com base em uma premissa ecológica para regiões de temperatura amena, foi ressaltada, especialmente dado o clima quente do Acre. Problemas estruturais, incluindo questões elétricas, também foram apontados, prejudicando tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde que atuam no local e precisam conviver num ambiente de alta temperatura.

Durante a reunião, a gerente geral do Into, Dra. Helen Freitas, esclareceu que o projeto inicial de climatização foi resgatado durante a pandemia após anos de inatividade. Ela mencionou a substituição do sistema de turbina por aparelhos de ar-condicionado, buscando melhorar as condições de ventilação. A necessidade de resolver questões estruturais urgentes no Into foi enfatizada, com a diretora relatando conversas recentes com o secretário de Saúde para agilizar as medidas necessárias.

“Temos buscado fazer o possível, no entanto, surgiram obstáculos burocráticos relacionados à instalação de ar-condicionado, uma vez que o Ministério da Saúde exige a aderência ao projeto original de arquitetura”, disse Helen.

O representante do secretário de saúde, José Ayache, comprometeu-se a explorar soluções paliativas enquanto busca formas de aliviar a rede elétrica para suportar mais aparelhos elétricos.

“Vejo pessoas falando de inércia, temos prioridades, tudo é, mas por exemplo, tivemos que resolver um problema em Marechal Thaumaturgo, pois as pessoas estavam sendo atendidas numa balsa. Sobre a instalação do ar-condicionado, eu instalaria hoje, mas temos barreiras burocráticas. Pedi aos engenheiros que contatassem o Ministério da Saúde, que exige a execução do projeto original de arquitetura, algo que sabemos que não vai funcionar, mas se fizermos contrário a eles, caímos no problema de improbidade administrativa”, disse o gestor.

Ayache seguiu informando que vai ao Into hoje para saber se há uma forma de a rede elétrica suportar mais aparelhos elétricos ligados no momento. “Não podemos fazer algo e correr o risco de termos um curto circuito. Se tiver uma solução, nós a encontraremos com toda certeza. Se houver 1% de chance de resolver, será resolvido”.

Ao final da reunião, o deputado Adailton Cruz pontuou que ficou claro que há vacâncias nas consultas, especialmente naquelas mais procuradas. Contudo, foi verificado que está ocorrendo uma falha de comunicação entre a equipe de regulação e os pacientes.

“As pessoas não estão comparecendo, pois não estão sendo informadas sobre o dia correto das consultas. Nós teremos uma conversa com a equipe de regulação do município para saber como está essa questão e trabalhar a informatização desse sistema na Fundhacre. A ideia é instalar um sistema de gestão de prontuários e consultas, para que haja de fato um controle. Ainda não tem data para instalação desse dispositivo, mas nós cobraremos essa melhoria para as próximas agendas”, concluiu Adailton.

Também participaram da reunião os deputados: Tanízio Sá (MDB), Gene Diniz (Republicanos), Antonia Sales (MDB) e o deputado federal Eduardo Veloso (União Brasil).

Texto: Andressa Oliveira

Fotos: Jardy Lopes

Comentários

Continue lendo

Geral

Gonzaga visita Complexo do Café, Sítio Colonial e apresenta ao secretário de Feijó potencial da cafeicultura no Juruá

Publicado

em

Durante extensa agenda na região do Vale do Juruá na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), visitou o Complexo Industrial do Café do Juruá, que será inaugurado em breve em Mâncio Lima.

Gonzaga também aproveitou para visitar o Sítio e Granja Colonial, em Mâncio Lima, propriedade que trabalha com produção e venda de hortaliças, polpas de frutas e carnes.

O deputado Gonzaga, que defende investimentos no agronegócio como forma de impulsionar o desenvolvimento econômico do Acre, destacou o potencial de produção do estado e reforçou a parceria do Legislativo com o homem do campo. Sobre o Complexo Industrial do Café, o parlamentar afirmou que o espaço vai beneficiar centenas de cafeicultores.

“Estou muito feliz em ver que esse complexo está pronto para funcionar, aguardando somente a vinda do presidente ou vice-presidente da República para a inauguração. Esse espaço vai beneficiar todos os produtores de café da região do Juruá. Estamos com uma equipe da Prefeitura de Feijó que vieram conhecer como funciona o plantio de café para levar essa experiência até Feijó e também conhecer o complexo que veio para atender nossa região”, disse Gonzaga.

O secretário de Agricultura de Feijó, Ronaldo Reis, destacou que recebeu a missão do prefeito Railsson para conhecer de perto a produção do café no Juruá e levar a experiência para ser implantada nas propriedades rurais de Feijó. Ronaldo agradeceu ao deputado Gonzaga pelo apoio aos agricultores.

“Viemos conhecer as plantações de café de Mâncio Lima, pois acreditamos que Feijó também poderá se tornar um grande produtor de café. Queremos levar o que deu certo aqui para o nosso município. Isso vai levar novas oportunidades e melhoria de vida para nosso povo. Quero parabenizar o deputado Gonzaga pelo apoio ao homem do campo e agradecer ao nosso prefeito que tem o coração voltado para a agricultura familia. Assim como o açaí, o café vai aquecer nossa economia”, disse.

O presidente da Coopercafé, ex-deputado Jonas Lima, afirmou que o complexo vai atender do pequeno ao grande cafeicultor do Juruá. Jonas apresentou também a usina de placa solar que vai produzir energia para tocar as máquinas do complexo.

“Esse complexo terá capacidade para atender do pequeno produtor, com 500, mil sacos de café, até o grande produtor. Este ano temos o planejamento para secar aqui 20 mil sacas de café e gerar cerca de mil empregos. Essa indústria vai desenvolver toda a região do Juruá. Nós temos uma usina de placa solar que vai gerar 21 kwhs, pois temos um compromisso que esse projeto seja autossustentável”, destacou.

Nesta sexta-feira, Gonzaga visitou o Sítio e Granja Colonial, que emprega 20 funcionários, onde conheceu de perto o trabalho realizado por produtores que acreditam que o agronegócio pode mudar a vida de muitos acreanos.

“Em todas essas viagens que faço para acompanhar o homem do campo de perto e ouvir suas demandas eu me surpreendo cada vez mais com o trabalho do nosso povo. O Sítio e Granja Colonial é uma prova disso. Mostra que o nosso estado tem gente trabalhadora e potencial de produção para exportar nossos produtos para vários locais do mundo”, concluiu o parlamentar.

O gerente da propriedade, Igor de Souza Oliveira, explicou como funciona a produção no sítio e destacou que o Acre tem potencial para exportar seus produtos. Igor também agradeceu ao deputado Gonzaga por ouvir as demandas dos produtores e apoiar o homem do campo.

“Hoje estamos produzindo o caipirão, ovos, suínos, bovinos, peixe, côco, hortaliças e outras mais. O nosso estado tem grande potencial para produzir o que nosso povo necessita. Hoje acredito que temos capacidade de vender para fora e não comprar esses produtos. Aproveito para agradecer ao deputado Gonzaga por ouvir nossas demandas e vir aqui ver que estamos prosperando e gerando emprego”, disse.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Cristiano dos Santos Araújo, de 35 anos, foi flagrado com rifle calibre .22 e munições; suspeito já tem passagens por crimes anteriores.

Na madrugada desta sexta-feira (28), Cristiano dos Santos Araújo, de 35 anos, foi preso por porte ilegal de arma de fogo na Rua Praia Grande, no Loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco. A ação foi realizada por policiais militares do Tático do 2° Batalhão durante patrulhamento de rotina na região, que visava evitar confrontos entre organizações criminosas.

Ao avistar a viatura policial, Cristiano fugiu para dentro de uma residência e arremessou um objeto em uma área de mata nos fundos da casa. A equipe policial realizou o cerco e conseguiu detê-lo. Durante a busca, foi recuperado um rifle calibre .22, com nove munições intactas.

Cristiano já possui passagens pela polícia por porte ilegal de arma de fogo, receptação e envolvimento com organização criminosa. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), juntamente com a arma e as munições apreendidas, para os procedimentos legais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar age rápido e prende autores de tentativa de homicídio em Feijó

Publicado

em

Na madrugada desta sexta-feira, 28/02, a guarnição de serviço foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio na BR-364, KM 82, sentido Manoel Urbano.

De acordo com as informações, a vítima identificada como D.P. (40 anos), trafegava em um caminhão quando foi surpreendida por um disparo de arma de fogo que atingiu seu rosto. Graças à ajuda de um motorista que passava no local, a vítima foi levada para o hospital em estado grave.

Nossos policiais, após colherem relatos, chegaram a dois indivíduos identificados como Idemátio Araújo de Santo, 26 anos e Ridiomaro Araújo de Souza, de 23 anos, que estariam envolvidos no ocorrido. Durante a abordagem, os suspeitos assumiram a participação no fato e a arma utilizada, uma espingarda calibre 32, foi apreendida.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

Lembramos que a segurança é um compromisso de todos! Se você presenciar qualquer situação suspeita, entre em contato imediatamente com a Polícia Militar pelo 190.

Comentários

Continue lendo