Acre
Comerciantes de Brasileia pedem socorro na Aleac e cobram construção de nova ponte
Da redação, com José Pinheiro – A Gazeta
Os comerciantes de Brasileia estiveram na manhã de ontem, 3, reunidos com os deputados estaduais para garantir apoio na construção de uma ponte sobre o Rio Acre, entre Epitaciolândia e Brasileia. De acordo com eles, a ponte Wilson Pinheiro não atende mais a demanda das cidades do Alto Acre. Outra pauta de reivindicação é a paralisação nas obras das encostas das margens do Rio Acre, arrasadas pela grande enchente de 2012.
Segundo os relatos, Brasileia se tornou um caos com tantos buracos na principal avenida do município, a Manoel Marinho. Eles citaram que, quando chove, a situação fica ‘insuportável’.
A deputada Maria Antonia (PROS) pediu ao governador Tião Viana (PT) que viabilize estudos para a construção de uma nova ponte. De acordo com ela, várias indicações foram feitas pela parlamentar, mas até o momento não obteve respostas.
“Sabemos de um projeto que existe da construção de uma ponte no campo do Adolfo, mas ainda não foi feita. Já fiz indicações para fazerem outra ponte”, desabafou ela.
O líder do Partido dos Trabalhadores, Geraldo Pereira, argumentou que em Brasileia falta um plano diretor para conter o avanço inadequado da cidade. O parlamentar foi criticado pelos demais, que pediram soluções imediatas. O primeiro a fazer críticas ao petista foi o deputado Chagas Romão (PMDB), que apontou para a necessidade de medidas urgentes.
O deputado Edvaldo Souza (PSDC) também cobrou providências. O parlamentar pediu que, enquanto o plano diretor não é viabilizado, que se faça a revitalização da avenida e das encostas do Rio. Souza alertou para a possibilidade de falência dos comerciantes se nada for feito.
“Se não fizermos nada, esses homens vão falir. Temos que buscar mecanismos para solucionarmos este problema”, afirmou o deputado cristão.
O deputado José Luís Tchê (PDT) garantiu que o governador Tião Viana receberá a comissão de comerciantes para discutir o assunto.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.