Conecte-se conosco

Flash

Com ventos de até 102 km/h, tempestades destroem casas e desabrigam moradores no AC: ‘como uma explosão’

Publicado

em

Prefeitura de Mâncio Lima decretou situação de emergência nesta segunda-feira (11) por conta dos estragos causados por tempestades.

Moradores da zona rural de Mâncio Lima, interior do Acre, viveram momentos de desespero durante duas fortes tempestades que atingiram as localidades no último dia 4 e nesse domingo (10). Ventos de até 102 km por hora arrancaram telhados de casas e escola, derrubaram estruturas e destruíram completamente várias casas.

As equipes da Defesa Civil Municipal ainda contabilizam os estragos. Até esta segunda-feira (11), o número de casas afetadas de alguma forma pelas chuvas é de 50. Entre oito a dez famílias estão desalojadas, ou seja, estão na casa de parentes.

Moradores que tiveram apenas o telhado danificado conseguiram, com a ajuda da Defesa Civil, arrumar e voltar para a residência.

As áreas afetadas pelas tempestades foram:

  • Ramal Iracema
  • Ramal Feijão Insosso
  • Ramal Gerino
  • Ramal do Vinte
  • Ramal do Zé Felipe
  • Rama do Banho
  • Ramal do Batoque
  • Ramal do Queiroz

 

Decreto de emergência

 

Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Mâncio Lima decretou situação de emergência por conta da tempestade do último dia 4.

“Que a intensidade dos ventos que atingiram o município, ocasionou uma destruição em diversas áreas terrestres situados no perímetro rural do município de Mâncio Lima, que corresponde ao número 10 na escala de Beaufort, compreendendo ventos cujas velocidades variam entre 88 a 102,0 km/h, que causou o desastre, ocorrido na data do dia 4 de setembro de 2023, às 15h15, com aproximadamente uns 15 a 20 minutos de duração”, diz parte do decreto.

Veja fotos dos estragos causados por tempestades em Mâncio Lima, no Acre

Cerca de 50 casas foram afetadas pelos ventos e há entre oito a dez famílias desalojadas

Casa destelhada

 

Moradora do Ramal do Feijão Insosso, Rosilda Mendes Vieira, de 60 anos, teve parte da casa arrancada durante a tempestade do último dia 4. Ela relembrou que quando o vendaval começou correu para dentro de casa e se trancou.

“Me tranquei e escutei a quebradeira. Gritei: ‘meu Deus, o que está acontecendo?’. E tinha uma estraladeira medonha, e eu de olhos fechados. Fiquei quieta clamando a Deus. Quando parou o barulho, abri a porta e vi a situação. Nunca tinha visto uma situação dessa. Já vi na televisão, mas não para cá nunca tinha visto”, lamentou.

 

Rosilda Mendes Vieira teve a casa destelhada durante temporal em Mâncio Lima

Rosilda Mendes Vieira teve a casa destelhada durante temporal em Mâncio Lima

O imóvel é de madeira e teve parte do telhado levado pelo vento. Sem a cobertura, os pertences de Rosilda foram molhados pela água da chuva, inclusive roupas e os colchões. Ela deixou o lugar e está abrigada na casa da filha.

Tem hora que dá uma vontade de chorar vendo minhas coisas desse jeito. O que vou fazer?
— Rosilda Mendes Vieira

‘Como uma explosão’

 

Katrine Vieira da Silva também mora no Ramal do Feijão Insosso e perdeu duas residências durante a tempestade do último dia 4. Ela soube pelos vizinhos o que tinha acontecido, mas achava que apenas o telhado dos imóveis tinham sido danificados.

A mulher descreve com tristeza o que viu quando chegou no local.

“É como se tivesse entrado um redemoinho e feito uma explosão da casa porque encontramos pedaços de madeira e de móveis a mais de 100 metros de distância que o vento levou. Está só o assoalho aqui, tudo que tinha dentro da casa foi devastado, não tem como recuperar nada”, disse.

 

Moradora perdeu tudo durante tempestade na zona rural de Mâncio Lima

Moradora perdeu tudo durante tempestade na zona rural de Mâncio Lima

Katrine morava com duas filhas pequenas em uma das casas e construía o imóvel há dois anos.

“Aqui tem que construir tudo de novo, um novo recomeço. Estava com mais de dois anos que a gente vinha trabalhando e a gente que tem pouco recursos, faz uma coisinha de cada vez. Um dia faz uma coisa, depois outra coisa e todos os dias eu estava aqui com minhas filhas pequenas trabalhando. Quando a gente chega e encontra a casa da gente em uma situação dessa, é díficil”, disse com tristeza.

 

Katrine Vieira da Silva perdeu tudo durante tempestade — Foto: Reprodução

Katrine Vieira da Silva perdeu tudo durante tempestade — Foto: Reprodução

Assistência

 

A coordenadora da Defesa Civil Municipal, Adriana da Silva dos Santos, disse que as equipes estão passando nas localidades afetadas para contabilizar os estragos e também levar assistência para os moradores. Ela confirmou que a tempestade do último dia 4 causou mais estragos.

“Estamos trabalhando o decreto desde quarta-feira [6] e hoje saiu a publicação por conta do feriado de quinta [7] e sexta [8]. Estamos pedindo ajuda ao governo federal porque não temos condições de construir uma casa, conseguimos disponibilizar alguns profissionais para recolher os entulhos, levamos cestas básicas. Tem famílias bem carentes”, destacou.

Além das residências, o vendaval destelhou também a Escola Manoel Antônio Cavalcante, que fica no Ramal Feijão Insosso e atende crianças 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Cerca de 20 alunos estão sem aulas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Idaf apresenta dados oficiais da Campanha de Declaração de Rebanhos 2025 e aponta fortalecimento da agropecuária no Acre

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), divulgou os resultados consolidados da 9ª Campanha de Declaração de Rebanhos de 2025, encerrada em 31 de dezembro, que evidenciam um cenário positivo e o avanço e o fortalecimento do setor agropecuário no estado. Os números refletem o compromisso dos produtores rurais com a regularidade sanitária e o controle zootécnico das propriedades.

Realizada entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2025, a campanha contabilizou declarações em 24.135 das 27.570 propriedades aptas a declarar, alcançando índices de adimplência de 87,5% das propriedades e 87,9% das explorações pecuárias. Os números demonstram elevado engajamento do setor produtivo e reforçam a importância da política pública conduzida pelo governo do Acre, por meio do Idaf.

Entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2025, a campanha contabilizou declarações em 24.135 das 27. 570 propriedades aptas a declarar. Foto: Ascom/Idaf

De acordo com o Idaf, as informações obtidas por meio da Declaração de Rebanhos são fundamentais para o planejamento e a execução das ações de defesa sanitária animal, além de subsidiar políticas públicas voltadas à vigilância, prevenção e controle de doenças de relevância econômica e sanitária.

Para o presidente do Idaf, José Francisco Thum, os resultados reafirmam o papel estratégico da campanha no fortalecimento da agropecuária acreana.

“A campanha é essencial para garantir a sanidade animal e a segurança da produção. Os dados demonstram o comprometimento do governo do Acre, por meio do Idaf, com os produtores rurais e fortalecem o trabalho do Instituto no planejamento das ações de defesa agropecuária, assegurando a credibilidade do Acre nos mercados”, destacou.

Panorama do rebanho acreano

A consolidação dos dados até 31 de dezembro de 2025 possibilitou uma visão mais precisa e atualizada do rebanho existente no estado, permitindo ao Idaf aprimorar o monitoramento sanitário e fortalecer as estratégias de fiscalização e orientação técnica.

Dados do instituto apontam que, em 2025, a 9ª Campanha de Declaração de Rebanho contabilizou 5.177.787 bovinos declarados.  A regional do Baixo Acre concentrou o maior volume, com 2.633.482 animais, o equivalente a 51% do total, seguida pela regional do Alto Acre, com 988.450 cabeças (19%). Do total de bovinos declarados, 36,8% são machos e 63,2% fêmeas, indicando a consolidação da base produtiva e reprodutiva da pecuária estadual.

Dados consolidados pelo Idaf apontam 87% de adesão da declaração de rebanhos. Foto: Ascom/Idaf

Segundo o médico veterinário e coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PEEFA) do Idaf, Renan Viana, a declaração é uma ferramenta indispensável para a vigilância sanitária. “Esses dados permitem identificar riscos, planejar ações de prevenção e atuar de forma rápida e eficiente no controle de enfermidades. A adesão dos produtores é fundamental para manter o status sanitário do Acre e proteger toda a cadeia produtiva”, explicou.

A campanha também abrangeu outras espécies, com destaque para 1.772.840 aves de produção, 123.734 suínos, 73.427 ovinos, 8.777 caprinos, 5.882 bubalinos, além de equinos 1.973 , asininos 1.973 e muares 14.356.

A 9ª Campanha de Declaração de Rebanho contabilizou 5.177.787 bovinos declarados. Foto: Ascom/Idaf

Outro dado relevante foi a reflexo direto das ações desenvolvidas pela Coordenação de Animais Aquáticos, que resultaram no aumento da adesão dos produtores à Declaração de Animais Aquáticos. As iniciativas de orientação, sensibilização contribuíram para maior regularização e fortalecimento do controle sanitário e produtivo do setor.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

O Idaf reforça que a Declaração de Rebanho é obrigatória e essencial para a manutenção da regularidade das propriedades rurais, viabilizando a emissão de documentos zoossanitários, como a Guia de Trânsito Animal (GTA), e garantindo a credibilidade do Acre nos mercados nacionais e internacionais.

O instituto destaca, ainda, que os resultados alcançados são fruto da parceria entre o poder público e os produtores rurais e contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da agropecuária acreana e para a segurança da produção animal no estado.

The post Idaf apresenta dados oficiais da Campanha de Declaração de Rebanhos 2025 e aponta fortalecimento da agropecuária no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Educação anuncia calendário letivo de 2026

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), divulgou na manhã desta segunda-feira, 12, o calendário do ano letivo de 2026, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/AC). A previsão é de que o início das aulas ocorra em 9 de fevereiro para as escolas de ensino médio e em 23 de fevereiro para as escolas estaduais de ensino fundamental.

Secretário Aberson Carvalho anuncia o calendário do ano letivo de 2026 durante a abertura da 1ª Jornada Pedagógica da SEE, em Rio Branco. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O anúncio foi feito pelo secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, durante a abertura da 1ª Jornada Pedagógica para Representações da SEE nos Municípios, realizada em Rio Branco, reunindo coordenadores gerais que representam a secretaria em todo o estado.

Segundo o gestor, as datas anunciadas são previsões e estão diretamente condicionadas a fatores climáticos, especialmente ao período de cheias nos municípios acreanos.

“Essa é uma previsão, porque depende se haverá ou não enchentes nos municípios. Em 2024, por exemplo, 19 municípios foram alagados, o que impediu o início do ano letivo. Por isso, colocamos como previsão, pois depende da questão climática nesse período”, explicou.

Abertura da 1ª Jornada Pedagógica reúne representantes da Secretaria de Educação e Cultura dos 22 municípios acreanos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O secretário destacou, ainda, que a definição de um início diferenciado para o ensino médio foi pensada estrategicamente. “A escolha de termos um início antecipado para os estudantes do ensino médio é justamente pensando no Enem. Essa semana a mais faz diferença para quem vai prestar o exame. O objetivo é concluir o ano letivo dentro do ano vigente”, ressaltou Aberson Carvalho.

Durante a solenidade, o titular da SEE também anunciou importantes ações estruturantes para 2026, como a entrega de mais de 900 computadores às escolas estaduais, a continuidade da distribuição de tablets com internet para estudantes do ensino médio e o lançamento de um programa inédito no estado: o Acre no Mundo, que vai levar 100 estudantes acreanos para intercâmbios internacionais.

Jornada Pedagógica fortalece a formação em cascata, levando o planejamento da SEE até as escolas do interior do estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Esse programa de intercâmbio tem a finalidade de permitir que esses estudantes tenham acesso a outras línguas e culturas, abrindo um leque de possibilidades. Teremos representantes dos 22 municípios do Acre”, afirmou.

Jornada Pedagógica fortalece planejamento e alinhamento da rede

Com a finalidade de avaliar os resultados do ano letivo de 2025 e planejar estratégias pedagógicas que fortaleçam o processo de ensino e aprendizagem para 2026, a 1ª Jornada Pedagógica reúne representantes de todas as etapas, níveis e modalidades da educação estadual.

De acordo com a diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, o encontro é estratégico para alinhar ações e ampliar o debate pedagógico em todo o território acreano. E destacou que o processo é amplo e envolve educação especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA), ensino fundamental e médio.

Diretora de Ensino da SEE, Gleice Souza, destaca a importância da jornada para avaliação dos resultados de 2025 e definição de novas estratégias educacionais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“O que acontece aqui será multiplicado em cascata no interior, formando os representantes de cada escola. Ao mesmo tempo, nossa equipe vai formar, na última semana de janeiro, os diretores e coordenadores das escolas de Rio Branco, enquanto o mesmo processo ocorre no interior”, completou.

Durante sua fala, o secretário Aberson Carvalho enfatizou os impactos positivos das jornadas pedagógicas no pós-pandemia e os avanços alcançados pela educação acreana.

“Foi um período de desafios, de luta, de transformações e de adaptações. Tivemos que sair da caixinha, inovar e reaprender para poder ensinar. Hoje, nossas avaliações internas e externas mostram que conseguimos a recomposição da aprendizagem. Nossos alunos já estão no mesmo nível ou até melhores do que em 2019”, destacou.

Secretário anuncia novos investimentos para a educação, como a entrega de computadores, tablets com internet e o programa Acre no Mundo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Ele também ressaltou os avanços nos indicadores educacionais e a mobilização histórica das escolas para as avaliações externas.

“Nunca antes houve um movimento tão grande para a realização do Saeb. A mobilização de estudantes e professores foi histórica e isso, sem dúvida, refletirá em resultados ainda melhores no Ideb de 2025”, afirmou.

Desafios da logística educacional

O representante do Núcleo de Santa Rosa, Jekson de Almeida, destacou a importância da integração com a capital e da organização do calendário unificado. “Santa Rosa sempre começava o ano letivo em março ou abril. Hoje, conseguimos iniciar junto com Rio Branco. Isso é uma conquista enorme para nós”, ressaltou.

Ele também enfatizou os desafios logísticos enfrentados no município, especialmente para garantir a chegada de material escolar e alimentação às escolas indígenas e do campo.

Jekson de Almeida compartilha os desafios logísticos e avanços na garantia do direito à educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A logística é grande. Em alguns casos, levamos até 20 dias para chegar às escolas quando o rio está seco. Mas hoje temos avanços importantes, como o envio de alimentos perecíveis por avião, algo que antes não acontecia”, afirmou.

A representante do Núcleo de Feijó, Marineis Dantas, reforçou que o apoio da SEE tem sido essencial para garantir a presença do Estado nas comunidades mais distantes.

“Temos 38 escolas indígenas e mais de 54 anexos do campo. Gastamos até 18 dias para garantir que a merenda chegue à última escola. É um desafio enorme, mas com o apoio da secretaria conseguimos garantir material, alimentação, transporte e professores”, destacou.

“Encontro reforça o compromisso da SEE com a recomposição da aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais”, disse Marineis Dantas. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para ela, a Jornada Pedagógica é um espaço fundamental de escuta e construção coletiva. “Tudo o que planejamos aqui se reflete diretamente na sala de aula. Esse diálogo nos permite ressignificar o trabalho nos municípios e fortalecer o processo de aprendizagem dos nossos alunos”, concluiu.





















The post Educação anuncia calendário letivo de 2026 appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Carlinhos do Pelado visita comunidades rurais, realiza entregas e dialoga com moradores e produtores

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, cumpriu uma extensa agenda na zona rural do município durante o último final de semana, com visitas a comunidades, entrega de equipamentos e diálogo direto com moradores e produtores rurais.

A iniciativa teve como propósito fortalecer a agricultura familiar e melhorar as condições de trabalho no campo.

A agenda começou no ramal Santa Luzia, KM 84, na Comunidade Palmeiras. Acompanhado pelo novo secretário municipal de Agricultura, Gesiel Moreira, e pelo secretário de Obras, Josué Oliveira, o prefeito realizou a entrega de um triturador de grãos e de um motor, equipamentos que irão auxiliar diretamente os produtores locais no processamento da produção agrícola.

Segundo o prefeito, as ações reforçam o compromisso da gestão com o desenvolvimento rural. “Colocamos o pé na estrada porque acreditamos que é no contato direto com as comunidades que conseguimos entender as reais necessidades do nosso povo. Esses equipamentos vão melhorar o dia a dia dos produtores e fortalecer a agricultura familiar”, afirmou Carlinhos do Pelado.

Durante a visita, o gestor conversou com moradores e ouviu as reivindicações relacionadas à produção, infraestrutura e apoio técnico. Para ele, a presença do poder público nas comunidades é essencial. “Nossa gestão é feita com presença, diálogo e trabalho. O produtor rural precisa sentir que não está sozinho e pode com com a com agente”, destacou.

A equipe também visitou o Cafezal Raízes da Floresta, onde o prefeito conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos produtores de café da região. O cultivo tem ganhado destaque e contribuído para o aquecimento da economia rural do município. “É gratificante ver produtores investindo, trabalhando com seriedade e gerando renda. O café produzido aqui está entre os melhores do nosso estado e já foi exposto até na Itália isso e motivo de honra e alegria para Brasiléia”, ressaltou o prefeito.

Carlinhos do Pelado reafirmou que a gestão municipal seguirá investindo na zona rural. “Seguimos firmes, valorizando o homem e a mulher da zona rural, levando ações concretas para quem vive e produz na área rural. Fortalecer a produção rural é fortalecer todo o município”, concluiu.

Comentários

Continue lendo