Cotidiano
Com vacinação abaixo da meta, casos de dengue mais que dobram no Acre, aponta boletim
Monitoramento da Sesacre mostra que, até a primeira semana de outubro deste ano, confirmações da doença cresceram 125% na comparação com o mesmo período em 2024. Entre crianças e adolescentes, nenhuma faixa etária atingiu a meta da cobertura vacinal de primeira ou segunda dose

A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde, visto que a meta estadual era aplicar 75.573 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foto: captada
Por Walace Gomes
Com a vacinação abaixo em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes, os casos de dengue mais que dobraram no Acre de janeiro ao início de outubro deste ano. O alerta é de um boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
De acordo com o levantamento, as confirmações da doença cresceram 125% da semana epidemiológica (SE) número 1 até a número 41, encerrada no dia 11 de outubro, na comparação com o mesmo período em 2024.
Já foram 7.120 casos confirmados neste período em 2025, contra 3.167 registrados no mesmo recorte em 2024.
A regional do Baixo Acre, que abrange os municípios de Rio Branco, Porto Acre e Senador Guiomard, foi a que mais registrou ocorrências. Em 2025, a regional somou 3.563 casos confirmados e 3.930 prováveis, enquanto em 2024 havia contabilizado 1.044 confirmados e 1.188 prováveis.
O levantamento também revela que o público jovem, com pessoas entre 20 e 34 anos foi o mais afetado, com mulheres representando a maioria dos casos confirmados, segundo o boletim, foram 1.428 registros entre o público feminino e 1.130 entre os homens.

Com a vacinação abaixo em todas as faixas etárias de crianças e adolescentes, os casos de dengue mais que dobraram no Acre de janeiro ao início de outubro deste ano. Foto: captada
Vacinação abaixo da meta
A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde, visto que a meta estadual era aplicar 75.573 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Contudo, até o fim de setembro, apenas 27.201 doses haviam sido aplicadas, somando primeira e segunda aplicação.
Entre os municípios, Rio Branco lidera o ranking de imunizações, mas ainda longe do ideal. A capital tinha como meta 28.831 aplicações, mas registrou apenas 4.774 na primeira dose e 1.609 na segunda.
Em Sena Madureira, das 3.876 doses esperadas, foram aplicadas 1.739 da primeira e 734 da segunda. Já em Cruzeiro do Sul, a meta era de 8.727, com 1.545 primeiras doses e 490 segundas doses aplicadas.
Segundo a Sesacre, nenhuma faixa etária atingiu a meta de cobertura vacinal nem na primeira nem na segunda dose.
Dengue
Dores de cabeça, no corpo, mal-estar. Esses sintomas estão entre os que costumam ser associados de imediato à dengue. Porém, a doença não se resume a essas manifestações, já que pode se apresentar em formas mais graves.
A febre é o primeiro sintoma a se manifestar, e, geralmente, permanece acima de 38ºC. Infectologistas destacam que, após a picada do mosquito, os sintomas aparecem entre 2 a 10 dias. Alguns pacientes apresentam mais ou menos sintomas.
Também ocorre dor de cabeça, cansaço, dor nos músculos (mialgia), dor nas articulações (artralgia), dor atrás dos olhos (retro-orbitária) e vermelhidão na pele (exantema) com ou sem coceira (prurido). O paciente também pode apresentar náuseas, vômito e diarreia.
Como evitar a dengue?
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Já foram 7.120 casos confirmados neste período em 2025, contra 3.167 registrados no mesmo recorte em 2024. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Elenco do Guaporé faz trabalho leve no Tonicão e fecha preparação

Foto Glauber Lima: Márcio Parreiras(c) espera um confronto equilibrado
O elenco do Guaporé, de Rondônia, faz um treino leve nesta terça, 17, no Tonicão, e fecha a preparação para o confronto diante do Galvez pela primeira fase da Copa Brasil. A partida será disputada nesta quarta, 18, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta.
“Vamos realizar pequenos ajustes. Fizemos um primeiro treino na segunda e chegar dois dias antes da partida foi muito importante”, declarou o técnico do Guaporé, Márcio Parreiras.
Na semifinal
O Guaporé chega para o duelo da Copa do Brasil, classificado para fase decisiva do Estadual de Rondônia.
“Estamos em um bom momento, mas a Copa do Brasil é uma partida diferente. O Galvez tem uma boa equipe e vamos ter uma partida difícil”, avaliou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Maurício Carneiro tem dúvidas e “guarda” titulares do Galvez

Foto Gilson Melo: Dudu e Caíque são opções importantes no Imperador
Com um treino de bolas paradas nesta terça, 17, no CT do Imperador, o elenco do Galvez fechou nesta terça, 17, a preparação para a partida contra o Guaporé, de Rondônia. O jogo é válido pela primeira fase da Copa do Brasil e será disputado nesta quarta, 18, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta.
“Tenho algumas dúvidas e por isso deixei para confirmar os titulares somente na Arena. Vamos ter um confronto complicado e precisamos tomar as decisões corretas”, explicou Maurício Carneiro.
Dudu e Caíque
O volante Dudu e o atacante Caíque são duas peças importantes para o confronto na Copa do Brasil. Dudu atuou nos minutos finais da partida contra o Humaitá pelo Campeonato Estadual e Caíque cumpriu suspensão.
833 mil
O confronto entre Galvez e Guaporé vale a cota de R$ 833 mil para quem avançar. O vencedor vai enfrentar o Juventude, do Rio Grande do Sul, na 3ª fase do torneio.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz começa preparação para confronto diante do Rio Branco

Foto Sueli Rodrigues: Jogadores do Santa Cruz terão uma semana completa de treinos
O elenco do Santa Cruz iniciou nesta segunda, 16, no CT do Cupuaçu, a preparação para o confronto diante do Rio Branco. A partida será realizada na segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão, e o Santa Cruz 4º colocação no Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos precisa vencer para seguir com boas chances de conquistar uma vaga na semifinal.
Banguelê é desfalque
O volante Banguelê, expulso contra o São Francisco, é desfalque certo contra o Rio Branco. O técnico Sandro Resende tem boas opções para a vaga do atleta.
Mais um treino
Sandro Resende comanda um treino no campo reduzido nesta terça, 17, no CT do Cupuaçu, em mais um trabalho visando o duelo programado para abrir a 6ª rodada da fase de classificação do Estadual.

Você precisa fazer login para comentar.