Conecte-se conosco

Brasil

Com previsão de iniciar ainda no 1º semestre, rota de voo internacional entre Acre e Peru é discutida em Brasília

Publicado

em

Senador Alan Rick, que tem participado dos debates sobre a crise aérea no estado, com passagens elevadas e baixa oferta de viagens, e outros parlamentares acreanos foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos para discutir a vinda da empresa peruana PeruAir

A autorização para que a PeruAir opere no estado ajudaria a consolidar o Acre na rota de exportações pelo porto de Chancay. Foto: art

Por Victor Lebre

Uma rota de voo internacional entre o Acre e o Peru foi discutida em Brasília durante uma reunião na terça-feira (11), quando o senador Alan Rick (União Brasil), que tem participado dos debates sobre a crise aérea no estado, com passagens elevadas e baixa oferta de viagens, e outros parlamentares acreanos foram recebidos pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para discutir a vinda da empresa peruana PeruAir.

Durante a conversa, os representantes acreanos reforçaram a necessidade de ampliar as operações de companhias aéreas no Acre como forma de combater o elevado custo de passagens na região. Além disso, a autorização para que a PeruAir opere no estado ajudaria a consolidar o Acre na rota de exportações pelo porto de Chancay.

De acordo com os representantes acreanos, o voo deve começar a ser operado ainda no primeiro semestre deste ano.

“Qual é o objetivo desta reunião? Formalizar a vinda da PeruAir, fazendo voos pelo Acre, de passageiros e cargas, o ministério está nos ajudando, fizemos contato com a Vinci [concessionária de aeroportos no Acre], fizemos contato com a empresa. Vamos também fazer a rota das exportações do Brasil pelo porto de Chancay, tornar o Acre um dos polos logísticos do Brasil de comércio exterior”, declarou o senador.

A comitiva acreana também contou com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) e o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), além do vice-prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PSD).

Costa Filho destacou que o Brasil teve o maior crescimento dos últimos dez anos no turismo internacional, com ampliação de 15% no total de visitantes, e que trabalha para ampliar a possibilidade de novas companhias aéreas atuarem no país.

“Então, é uma notícia excelente que a gente vai trabalhar conjuntamente para em breve poder estar lançando esse voo da PeruAir, e, além disso a gente fortalecer o escoamento da produção e a integração entre os portos brasileiros e os portos de Chancay, que é no Peru, muito estratégico para o desenvolvimento da América do Sul e sobretudo para o desenvolvimento de todas as regiões”, avaliou o ministro.

Reunião entre representantes do Acre e do governo federal discutiu a abertura de um voo que será operado pela PeruAir. Foto: Reprodução/Asscom Alan Rick

Ideia vem sendo discutida

O projeto de abertura de um voo internacional entre Peru e Acre/Brasil já vem sendo discutido, pelo menos, desde 2023. Durante a reunião da Associação do Parlamento Amazônico em Rio Branco, em junho daquele ano, o deputado Pedro Longo (PDT) apresentou a proposta.

Longo, que também era vice presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) à época, sugeriu o voo de Rio Branco à cidade peruana de Cuzco, que, segundo ele, teria 40 minutos de duração. A sugestão foi feita ao então presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Sousa Pereira, que participou do encontro por conferência de vídeo.

“Nós temos outras possibilidades. Cuzco está a 40 minutos de Rio Branco. Temos um aeroporto internacional, vamos trabalhar também nessa perspectiva. Temos Pucalpa, via Cruzeiro do Sul. São dois aeroportos internacionais”, destacou.

O deputado afirmou que a proposta deveria ser incluída no relatório produzido após a conclusão do evento, e que também seria estudada pela Anac. Mais de um ano depois, porém, nenhuma ação concreta havia sido apresentada.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

PRF apreende 600 quilos de maconha sintética tipo skunk em caminhão durante abordagem na BR-364

Publicado

em

Droga foi encontrada em caminhão que saiu de Manaus com destino a Goiânia; motorista foi detido e caso segue com a Polícia Civil

O veículo, um cavalo-trator VW/25.370 acoplado a um semirreboque, foi conduzido até a Unidade Operacional da PRF em Rondonópolis para uma inspeção mais detalhada. Foto: cedida 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 600 quilos de substância análoga à maconha, do tipo skunk, durante uma fiscalização na BR-364, entre Rondonópolis e Pedra Preta (MT). A droga estava escondida em 18 galões plásticos e seis caixas de papelão dentro de um caminhão.

Segundo a PRF, a abordagem ocorreu por volta das 9h30 após a equipe notar problemas na sinalização traseira do veículo. O motorista informou que a carga havia sido embarcada em Manaus (AM) e teria como destino Goiânia (GO), onde seria entregue mediante pagamento.

O condutor foi detido e o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Rondonópolis, que assumiu as investigações. A apreensão é considerada uma das maiores de skunk registradas recentemente na região.

Comentários

Continue lendo

Brasil

PF deflagra Operação Dark Bet de combate ao tráfico de brasileiros

Publicado

em

A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas
    Agentes federais buscam provas sobre tráfico de brasileiros para a Nigéria. Foto: PF-AM/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16), a Operação Dark Bet [aposta escura, na tradução livre] com o objetivo de apurar e reprimir a atuação de organização criminosa responsável pelo aliciamento e envio de brasileiros ao exterior para fins de exploração com trabalho e coação à prática de crimes cibernéticos.

A investigação começou a partir da prisão de 109 pessoas na Nigéria, entre elas 5 brasileiros, acusados da prática de crimes cibernéticos, e revelaram um esquema estruturado de recrutamento de vítimas por meio de redes sociais e plataformas digitais, com promessas de altos salários e oportunidades de trabalho em empresas do setor de jogos on-line.

No exterior, os trabalhadores eram submetidos a jornadas exaustivas, retenção de documentos, restrição de liberdade, vigilância armada e imposição de dívidas.

A apuração revelou que os brasileiros foram contratados por uma empresa de jogos esportivos (BET), que opera duas plataformas no território nacional.

A operação visa à coleta de provas, à interrupção das atividades criminosas e à responsabilização dos envolvidos, incluindo a apuração de crimes como tráfico internacional de pessoas para fins de exploração laboral, redução à condição análoga à de escravo, organização criminosa e outros delitos correlatos.

Estão sendo cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão nos estados do Ceará, Maranhão, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, além de medidas cautelares pessoais e patrimoniais, como bloqueio e sequestro de bens e valores que superam R$ 446 milhões, bem como 4 prisões temporárias, expedidos pela Justiça Federal.

A Justiça Federal determinou a suspensão das atividades empresariais das pessoas jurídicas envolvidas, bem com a retirada do ar de duas plataformas de jogos esportivos (Bets).

Comentários

Continue lendo

Brasil

Governo oficializa prazo para a inspeção médica e entrega documental de convocados da Educação

Publicado

em

O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido

A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos. Foto: captada 

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação e Cultura (SEE), publicou, nesta terça-feira, 16, o Edital nº 57 Sead/SEE, que oficializa a prorrogação do prazo para a realização da inspeção médica e para a entrega de documentos dos candidatos convocados no concurso público da Educação, permanecendo inalterados os demais itens do certame.

De acordo com a retificação, os candidatos poderão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado até o dia 26 de dezembro de 2025. Em Rio Branco, o atendimento é efetuado no Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e aos sábados, das 7h às 13h. Em Cruzeiro do Sul, a inspeção médica será realizada nos dias 11 e 18 de dezembro, das 8h às 12h, na Rua Félix Gaspar, n° 3806, bairro Centro.

O prazo para entrega da documentação também foi estendido até o dia 26 de dezembro. Em Rio Branco, os candidatos devem comparecer à sede da SEE, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30. Nos demais municípios, a entrega deve ser realizada nos respectivos núcleos de Educação.

Os candidatos devem apresentar documentação completa, incluindo foto 3×4 recente, documentos de identificação, comprovante de endereço, certificados de formação, certidões negativas e declarações exigidas. A lista completa dos documentos necessários está disponível no edital nº 55.

O governo reforça que os candidatos devem ficar atentos aos prazos e às orientações previstas no edital, bem como providenciar toda a documentação exigida no prazo estabelecido, a fim de garantir a continuidade no certame. Ressalta-se ainda que não existe garantia de aprovação na etapa de Junta Médica em concurso público. Nenhuma clínica, laboratório ou intermediário pode prometer resultado. A avaliação segue critérios técnicos e regras do edital, iguais para todos.

Diante de relatos sobre possível “facilitação” ou promessa de aprovação, a orientação é seguir o edital e não usar intermediários. O candidato deve conferir datas, assinaturas, procedência dos laudos e a avaliação por especialista, quando exigida.

Os candidatos podem obter mais informações por meio dos contatos telefônicos dos núcleos da SEE ou com a Sead, das 8h às 14h, por meio do endereço eletrônico [email protected].

Comentários

Continue lendo