Geral
Com apoio do governo, Acre sedia fase nacional do vôlei de praia do Gymnasiade
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade) e da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), realiza a fase nacional do vôlei de praia do Gymnasiade, competição é que uma espécie de olimpíada estudantil.
Participam das seletivas os 26 Estados da federação, mais o Distrito Federal. Ao todo, são mais de 300 pessoas envolvidas diretamente no evento, entre atletas, dirigentes e comissão técnica. A competição iniciou nesta sexta-feira, 15, e se estenderá até o próximo domingo, dia 17.

Participam das seletivas equipes dos 26 Estados, mais o Distrito Federal. Foto: José Caminha/Secom
As duplas vencedoras da série ouro, tanto na categoria masculina quanto na categoria feminina irão representar o Brasil no vôlei de praia, na Gymnasiade internacional que acontecerá em maio na Normandia, França. No ano passado, a dupla masculina do Acre ficou em primeiro lugar na série bronze nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) realizados na cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com o chefe do Departamento de Esportes da SEE, Júnior Santiago, as seletivas acontecem simultaneamente em 120 países que disputam a competição escolar. “Trata-se de uma seletiva nacional que vai valer vaga para o mundial que acontecerá na França”, explica.
Ele comemora o fato da competição, em nível nacional, estar sendo disputada pela primeira vez no estado do Acre. “Isso é importantíssimo, pois representa um trabalho, um esforço do governador Gladson Cameli para que essa competição fosse possível hoje em nosso Estado”, enfatiza Santiago.

Acre participa das seletivas com duas duplas masculinas e duas duplas femininas. Foto: José Caminha/Secom
Por ser a sede da etapa nacional, o Acre tem direito a participar da seletiva com duas duplas, mas ele destaca a dificuldade dos jogos na medida em que a maioria dos atletas, mesmo com idade entre 17 e 18 anos, já participa do circuito nacional por seus respectivos clubes.
“Tivemos êxito no Rio de Janeiro, inclusive com uma dupla premiada e isso fez com que o Acre despontasse no cenário nacional, mas a maioria que está aqui joga em clubes e integram equipes brasileiras e eu não posso te garantir que nessa olimpíada, na França, a gente terá algum representante, mas na próxima com certeza”, afirmou.
Para o presidente da Fade, José Reinaldo Azevedo, o fato do Acre sediar uma etapa nacional da Gymnasiade trata-se de um sonho. “Isso é a realização de um sonho, está sendo uma alegria muito grande e esperamos que esse evento seja o primeiro de série que possamos fazer futuramente”, destacou.
Comentários
Geral
Jovem morre de forma trágica ao cair em triturador de cerâmica no interior do Acre Submanchete
Elias Silva, de 22 anos, sofreu ferimentos fatais durante o expediente em uma olaria de Cruzeiro do Sul; Polícia Civil apura se houve negligência da empresa.
Comentários
Geral
Jovem morre após colidir com poste em avenida movimentada de Rio Branco Submanchete:
Romulo Cunha de Lima, de 27 anos, perdeu o controle da motocicleta e morreu no local; causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
Comentários
Geral
Jovem morre em acidente trágico ao cair em triturador de barro em cerâmica em Cruzeiro do Sul
Elias Silva, de 22 anos, sofreu ferimentos graves no local de trabalho; Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso

Durante o turno de trabalho, ele caiu dentro de um triturador de barro, equipamento usado na produção de tijolos. Foto: captada
Um acidente de trabalho fatal chocou a cidade de Cruzeiro do Sul (AC) na manhã deste sábado (19). Elias Silva, 22 anos, morreu após cair em um triturador de barro enquanto trabalhava em uma cerâmica no bairro Saboeiro. Natural de Mâncio Lima, o jovem estava radicado no município há algum tempo.
De acordo com relatos de moradores, o impacto da queda causou fratura no pescoço e dilacerações nas pernas, levando-o a óbito ainda no local. O Corpo de Bombeiros foi acionado para remover o corpo, enquanto a Polícia Civil inicia investigações para apurar as causas do acidente. O caso deixou colegas de trabalho e a comunidade profundamente abalados.
Você precisa fazer login para comentar.