Cotidiano
Com alcance de mais de 83%, Acre tem a maior cobertura vacinal na série histórica entre gestantes contra coqueluche
O Acre registrou, este ano, a maior cobertura vacinal de tríplice bacteriana acelular – tipo adulto (dTpa) entre gestantes. Segundo o balanço do Programa Nacional de Imunização (PNI), a meta é imunizar 9.642 pessoas, e 8.026 foram vacinadas, um alcance de 83,25%, o maior da série histórica dos últimos seis anos.

Meta é imunizar 9.642 gestantes, e 8.026 foram vacinadas, um alcance de 83,25%, o maior da série histórica dos últimos seis anos. Foto: internet
Público vacinado e cobertura dos últimos anos
2019: 6.220 – 64,51%
2020: 4.436 – 46,01%
2021: 3.599 – 37,33%
2022: 3.391 – 35,17%
2023: 7.514 – 77,93%
2024: 8.026 – 83,25%
Meta: 9.642
Para as gestantes, é indicado uma dose da vacina tríplice bacteriana acelular – tipo adulto (dTpa), a cada gestação, a partir da 20ª semana gestacional, com o objetivo de promover a imunização passiva (passagem de anticorpos por via transplacentária da mãe para o feto) dos recém-nascidos, nos primeiros anos de vida, até que o bebê possa iniciar a sua vacinação.
“A mãe será favorecida, pela sua proteção contra o tétano, já que ela será submetida ao parto, seja ele natural, cesariano, bem como o recém-nascido, já que a coqueluche é extremamente grave e fatal para as crianças menores de um ano de vida, como a gente tem visto no cenário nacional. Quando nós montamos altas coberturas vacinais com esse imunobiológico, a mãe vai produzir os anticorpos durante toda a gestação e quando o seu bebezinho nascer, ela já vai ter transferido por meio da barreira transplacentária essa proteção para o seu bebê e ele vai ficar imunizado contra essas doenças até que ele mesmo possa entrar na idade de receber as suas próprias vacinas”, explica Renata Quiles, coordenadora estadual do PNI.
Ela completa dizendo que esta é uma reflexão dupla, que tem como objetivo salvar a vida da mãe e do bebê.
“Evita infecção por essas doenças, que são gravíssimas para ambos. Mantendo altas coberturas vacinais, nós deixamos o nosso estado e as nossas mães e bebês distantes dessa doença, mas lembrando que essa manutenção epidemiológica, sanitária, precisa permanecer para que a gente consiga ter um pouco de tranquilidade em relação ao risco de doença”, reforça.
Para a coordenadora, 83,25% ainda não é uma cobertura ideal, mas já remete ao avanço e aumento da proteção desse público que precisa de cuidado. “O governo do Estado, bem como a coordenação de imunização, a Secretaria Estadual de Saúde, não tem medido esforços para que não haja desabastecimento dessa e de outras vacinas para prevenção das doenças imunopreveníveis”.
O calendário vacinal para gestantes pode ser acessado e baixado no site do Ministério da Saúde.
Comentários
Cotidiano
Acre ocupa a 27ª posição em ranking de acesso à energia elétrica no país

O Acre aparece na 27ª e última colocação no ranking dos estados brasileiros com maior acesso à energia elétrica, segundo dados do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o levantamento, 97,9% dos domicílios acreanos possuem acesso à energia elétrica, seja por meio da rede geral ou por fontes alternativas. Apesar do índice elevado, o percentual ficou abaixo do registrado nas demais unidades da federação, o que posicionou o estado na última colocação do ranking nacional.
No topo da lista, quatro estados alcançaram 100% de cobertura energética nos domicílios. São eles: Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, que dividem a primeira posição no indicador.
O ranking considera o percentual de domicílios com acesso à energia elétrica como um dos critérios para avaliar a competitividade dos estados brasileiros. O indicador reflete o alcance do serviço e a capacidade de garantir infraestrutura básica à população.
Comentários
Cotidiano
Caique Gomes chega para ser o camisa 9 do Independência

Foto arquivo pessoal: Caique Gomes estava atuando no futebol do Rio de Janeiro
O atacante Caique Gomes, ex-Resende, foi integrado ao elenco do Independência e é mais um reforço para a disputa da temporada de 2026. O atleta de 29 anos chega no Marinho Monte para ser o camisa 9.
“Estamos avaliando todos os atletas com bastante rigor e o Caique é uma grande contratação. Vamos ter um atacante com muita qualidade”, declarou o técnico Ivan Mazzuia.
Trabalho técnico
O elenco do Independência faz mais um trabalho técnico nesta terça, 23, no Marinho Monte.
“Esse é o início da preparação e os atletas estão bem empenhados. A ideia é construir um grupo forte para ter um time capaz de conquistar grandes resultados”, avaliou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mulher é presa após agredir ex-companheiro a mordidas e arranhões em Cruzeiro do Sul
Vítima, que já havia registrado ocorrência anterior, estava trancada em apartamento quando a PM foi acionada; suspeita foi detida em flagrante

Segundo a Polícia Militar, a própria vítima acionou a equipe ao local. Ele estava trancado em seu apartamento, enquanto Suzane foi encontrada na via pública. Foto: ilustrativa
Uma mulher de 36 anos, identificada apenas como Suzane, foi presa em flagrante pela Polícia Militar após agredir o ex-companheiro no bairro Telégrafo, em Cruzeiro do Sul (AC). A vítima acionou a polícia ao ficar trancada no apartamento enquanto a agressora tentava entrar à força.
Segundo relato, Suzane iniciou uma discussão e, ao ser retirada do imóvel, retornou alegando que havia outra pessoa com o ex-companheiro. Na nova investida, ela o agrediu com arranhões e mordidas. A vítima informou já ter registrado boletim de ocorrência anterior contra a mulher.
Com lesões visíveis e relato consistente, a PM prendeu Suzane em flagrante. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil e alegou manter contato com a vítima na expectativa de reatar o relacionamento, que durou três anos.

Você precisa fazer login para comentar.