fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Com 9 cidades em alerta máximo, Acre tem aumento de 34,5% de casos de diarreia em 2021

Cidades com maior número de casos registrados foram Cruzeiro do Sul, com 173 e Tarauacá com 70 casos.

Publicado

em

Lavar as mãos com água e sabão pode evitar a diarreia – Foto: ivabalk/Pixabay (ilustração)

Por Alcinete Gadelha

Com pelo menos 9 cidades do Acre em alerta máximo, o Acre registrou um aumento de 34,5% nos casos de diarreia desde o início de janeiro a 4 de setembro deste ano, comparando com o mesmo período do ano passado. Dados são do Núcleo das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (NDTHA) da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Conforme os dados, os casos começaram a aumentar no estado a partir do dia 25 de julho, que corresponde à semana epidemiológica 30. Neste ano, foram mais de 16,7 mil casos contra 12,4 mil em 2020.

As cidades com maior número de casos registrados na semana 35, foram Cruzeiro do Sul, com 173 e Tarauacá com 70.

“Desde a semana epidemiológica 30 nós fomos alertados pelo Núcleo de Doenças e Transmissão Hídrica e Alimentar, desde então temos tentado estar juntos aos municípios in loco, de forma a contribuir na construção de estratégias para minimizar o impacto desse surto na população”, disse Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, Gabriel Mesquita.

Apesar de não aparecer na lista das cidades que estão em alerta máximo, Feijó teve um óbito infantil, no dia 1º de setembro no Hospital Geral da cidade, que está com a investigação em andamento, segundo dados do alerta epidemiológico.

“Para nos ajudar nesse momento, convidamos o Ministério da Saúde, que se faz presente desde terça-feira aqui na regional do Juruá, de forma a unir forças junto ao estado e município. Estão trazendo uma proposta de estudo para tentarmos estabelecer a causa do surto na população, bem como nos auxiliam na orientação e sensibilização dos gestares na importância de voltar ações para controle do surto”, pontuou.

As cidades que estão em alerta são: Acrelândia (32), Assis Brasil (14), Brasileia (36), Cruzeiro do Sul (173), Epitaciolândia (33), Mâncio Lima (43), Marechal Thaumaturgo (36), Rodrigues Alves (37) e Tarauacá (70). Ao todo foram 474 casos registrados na semana 35 nestas cidades.

Com aumento de casos na semana 34, Feijó, Jordão, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Xapuri estão em situação de alerta.

Já Bujari, Capixaba, Manoel Urbano, Porto Walter e Senador Guiomard estão em alerta mínimo, e são orientados a investigar se não está havendo subnotificação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Militares apreendem entorpecentes no bairro Ayrton Sena

Publicado

em

Militares da força tática do 1° Batalhão de Polícia Militar apreenderam entorpecentes na sexta-feira, 11, no bairro Ayrton Sena, região da baixada.

A equipe policial realizava patrulhamento a pé, por uma área conhecida pela comercialização de entorpecentes, quando avistou o suspeito que empreendeu fuga em uma bicicleta quando viu os policiais.

Em continuidade ao patrulhamento os militares avistaram novamente o indivíduo em frente a uma residência, que por ser surpreendido não conseguiu se evadir, durante busca pessoal foi encontrado com ele uma bolsa contendo mais de 100 invólucros de substâncias entorpecentes aparentando ser crack, maconha e cocaína, além de dinheiro, balança de precisão.

Os militares encaminharam o envolvido e todo material ilícito apreendido à delegacia para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Geral

Indígena Huni Kuin é baleado por engano durante tentativa de assalto no centro de Rio Branco

Publicado

em

Adolescente de 16 anos foi atingido por tiros disparados por policial à paisana durante perseguição a assaltante próximo ao Palácio do Governo

Um adolescente indígena da etnia Huni Kuin (Kaxinawá), identificado pelas iniciais I.T.B.F.K., de 16 anos, foi baleado por engano na noite desta sexta-feira (11) nas proximidades do Palácio do Governo do Estado do Acre, na Avenida Getúlio Vargas, região central da capital.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi vítima de bala perdida durante uma tentativa de assalto. Duas mulheres e uma criança caminhavam pela via quando foram abordadas por um criminoso armado com uma faca, que roubou um celular e fugiu em seguida. Um policial à paisana que presenciou a cena reagiu e efetuou dois disparos em direção ao assaltante. No entanto, os tiros atingiram o indígena, que passava pelo local no momento da ação.

A vítima foi alvejada com um tiro na região do trapézio — com saída nas costas — e outro no pescoço. O policial, ao perceber que havia acertado a pessoa errada, deixou o local antes da chegada do socorro.

Uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, e os paramédicos prestaram os primeiros socorros ao adolescente, que foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é estável.

Guarnições do 1º Batalhão da PM estiveram no local, coletaram informações e realizaram buscas pela região, mas o assaltante não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que deverá apurar tanto a tentativa de roubo quanto a conduta do policial envolvido na ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista sofre fratura ao colidir com quebra-molas na Avenida Sobral, em Rio Branco

Publicado

em

Caio Filomeno foi arremessado ao solo e fraturou o braço após impacto com redutor de velocidade próximo ao 1º BPM

O motociclista Caio Filomeno Moraes Araújo, de 29 anos, ficou ferido na noite desta sexta-feira (11) após colidir com um quebra-molas e ser arremessado ao solo nas proximidades do 1º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida Sobral, bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral.

De acordo com testemunhas, Caio conduzia uma motocicleta modelo Honda Biz, de cor branca, quando não percebeu o redutor de velocidade e bateu de forma abrupta, sendo lançado violentamente ao asfalto. Na queda, sofreu uma fratura no braço esquerdo, com risco de exposição óssea, além de múltiplas escoriações pelo corpo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico. A equipe prestou os primeiros atendimentos no local, imobilizou o membro afetado e encaminhou o motociclista ao pronto-socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde foi classificado como estável.

A motocicleta foi retirada da pista e armazenada em local seguro, para que possa ser devolvida à vítima após sua recuperação. Ainda não há informações se o local da colisão possuía sinalização adequada para indicar o quebra-molas.

Comentários

Continue lendo