fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 50 amostras de restos mortais sem identificação, Instituto Forense do AC pede que parentes de desaparecidos doem DNA

Publicado

em

Instituto participa de campanha nacional de coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas. Em Rio Branco, DNA pode ser doado no Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), na Avenida Antônio da Rocha Viana, por agendamento.

Doação deve ser feita no Instituto de Análise Forense que fica do Departamento de Polícia-Técnico Científica — Foto: Alcinete Gadelha/G1 AC

O Instituto de Análise Forense do Acre inicia, no próximo dia 17, a coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas no estado. Esse material vai ser inserido em um banco nacional de perfil genético para o cruzamento de informações para conseguir a identificação.

Atualmente, a unidade tem cerca de 50 amostras de restos mortais sem identificação. Há amostra esperando a identificação há sete anos. O Instituto de Análise Forense funciona dentro do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), que fica na Avenida Antônio da Rocha Viana.

A ação faz parte de uma campanha nacional de coleta de material genético desenvolvida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e a rede integrada de perfis genéticos. O projeto vai ser lançado nacionalmente na segunda-feira (14).

No Acre, devido ao ponto facultativo decretado na segunda e o feriado na terça (15), em alusão ao aniversário de 59 anos do Estado, a coleta de DNA começa na quarta (16) e segue até o dia 22. Após esse período, os familiares de pessoas que estão desaparecidas devem agendar a doação pelo número 3224-1408.

“Como é um projeto nacional, essas amostras não serão processadas aqui, é custeado todo pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Vamos fazer a coleta de dados do familiar e esse material vai ser inserido em um banco nacional de perfil genético. O banco vai fazer essa busca e cruzamento de dados na tentativa de fazer a identificação”, explicou o perito criminal e diretor do Instituto de Análises Forenses, Giulliano Scarante Cezarotto.

O perito acrescentou que, preferencialmente, a doação do material genético deve ser feita por dois familiares de primeiro grau de parentesco, como:

  • Pai;
  • Mãe;
  • Filhos;
  • Irmãos.

O parente pode levar ainda pertences da pessoa sumida, como por exemplo, escova de dente, aparelho de barbear e escola de cabelo. O familiar precisa apresentar um documento pessoal oficial e o registro de desaparecimento.

“A inclusão desse DNA vai possibilitar que se faça um cruzamento de dados entre os estados e todo material genético que tem no banco de pessoas desaparecidas. Tem a possibilidade de buscas internacional. A única possibilidade de identificação de restos mortais é por meio de DNA ou uma análise de características de um patologista ou uma pessoa que consiga identificar essa pessoa por outro meio que não sejam os usuais, como a arcada dentária. Esse projeto vai adiante, pega o DNA de todos os restos mortais encontrados até hoje, que não foram encontrados por família, e coloca no banco”, frisou o diretor.

Análises e falta de insumos

Por se tratar de projeto a nível nacional, Cezarotto destacou que os custos vão ser financiados pelo governo federal. Os estados precisam fazer o chamamento dos parentes, coletar o DNA e inserir no banco de dados.

Em abril, a Polícia Civil confirmou que o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) estava sem poder fazer algumas perícias por falta de insumos. Com isso, pelo menos dois serviços foram prejudicados: exames de DNA em arcadas dentárias e ossos e perícia em maconha e seus derivados.

O perito acrescentou que o instituto continua com dificuldades na aquisição de insumos. Contudo, a empresa responsável pelos materiais deve fazer uma entrega na próxima semana.

“O projeto, por ser nacional, vai ser custeado pelo governo federal. Então, a parte do banco de dados não se mistura com a parte da perícia. A gente continua com uma certa dificuldade com reagente para as perícias locais, mas já foi feito um empenho e estamos aguardando uma entrega da empresa o que estava faltando para a gente processar essas amostras de ossos e dentes”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, o parente que já tiver doado DNA pode doar novamente. “É bom que compareça porque, às vezes, a pessoa não lembra direito quem fez a coleta e seria interessante que refizessem a coleta já nos moldes e a gente tem material com tecnologia superior”, destacou.

Comentários

Cotidiano

Deputados de 3 partidos da base de Lula assinam pedido de impeachment

Publicado

em

Parlamentares de três partidos que comandam oito ministérios no governo Lula assinaram pedido de impeachment do presidente da República

Paulo Cappelli – Metropoles

Deputados filiados ao MDB, ao PSD e ao União Brasil assinaram o mais recente pedido de impeachment de Lula protocolado na Câmara. Os partidos comandam, juntos, oito ministérios no governo federal. O MDB está à frente dos Transportes, do Planejamento e das Cidades. O PSD chefia Agricultura e Pecuária, Pesca, e Minas e Energia. Já o União Brasil comanda Turismo e Comunicações.

Pelo MDB, os signatários do pedido de impeachment foram Delegado Palumbo (SP) e Thiago Flores (RO). No PSD, a adesão foi de Sargento Fahur (PR). Já no União Brasil, Rodrigo Valadares (SE) manifestou apoio à abertura do processo de afastamento de Lula.

Ao todo, 48 deputados assinaram o pedido de impeachment. Na lista, há representantes de oito partidos: PL, PP, PSD, Novo, Republicanos, MDB, Podemos e PSDB. Veja, abaixo, a lista completa:

Para que um processo de impeachment seja instaurado na Câmara, é necessária iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo: Gabigol treina separado e segue como dúvida para enfrentar o Grêmio

Publicado

em

Atacante tem lesão no quadríceps e pode ficar fora pelo terceiro jogo consecutivo

Em transição, Gabigol faz trabalhos separados no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Lance!

Após vitória por 2 a 1 sobre o Racing, na última quinta-feira (8), pela Libertadores, o Flamengo se reapresentou ao Ninho do Urubu nesta sexta (9), para iniciar os preparativos para o jogo contra o Grêmio. Gabigol, com lesão no quadríceps, treinou separado e faz trabalhos de transição. Atacante ainda é duvida para próxima partida.

Gabigol sentiu dores após o clássico contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e teve lesão no quadríceps esquerdo constatada. O atacante já desfalcou o Flamengo contra Vasco e Racing (ARG), e pode ficar fora pelo terceiro duelo consecutivo. O jogador faz trabalhos de transição para saber se terá condições de jogo.

Além de Gabigol, Léo Pereira também está sendo avaliado para o jogo de domingo. O zagueiro tem lesão na posterior da coxa esquerda e, assim como o atacante, não jogou contra Vasco e Racing. O defensor participou de parte da atividade com o grupo, mas ainda não há definição sobre sua disponibilidade para enfrentar o Grêmio.

Flamengo e Grêmio vão medir forças no domingo (11), no Maracanã. A partida, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputada às 18h30 (horário de Brasília).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá foi goleado pelo Princesa do Solimões em Manacapuru

Publicado

em

Derrota fora de casa tirou o Humaitá da zona de classificação – Foto: Manoel Façanha

O Humaitá foi goleado pelo Princesa do Solimões por 5 a 0 nesta quinta, 8, no estádio Gilbertão, em Manacapuru, no interior do Amazonas, em um duelo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Eric, Luquinha, Koffi, Dedê e Marcelinho anotaram os gols do time amazonense.

4 gols no 1º tempo

O Princesa do Solimões abriu o placar antes dos 10 minutos e foi para o intervalo vencendo por 4 a 0. Na segunda etapa, a equipe de Aderbal Lana confirmou a vitória.

Tentar recuperação

O elenco do Humaitá retorna para a capital acreana nesta sexta, 9, e no domingo, 11, às 16 horas, no Florestão, e enfrenta o São Raimundo, de Roraima.

Comentários

Continue lendo

Em alta