fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Mais da metade dos municípios brasileiros deram início à vacinação por faixa etária, diz CNM

Publicado

em

vacina Covid-19 Fiocruz.

Dados da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre os dias 7 e 10 de junho, apontam que a imunização por faixa etária, de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades, teve início em 53% dos municípios do país.

Desses, 71% estão vacinando pessoas acima de 55 anos, 19% entre 50 e 55; e 9% já começaram a vacinar abaixo dessa faixa etária, de acordo com a 12ª edição do levantamento, que ouviu 3.129 gestores municipais.

O levantamento também mostra que 47% dos municípios iniciaram a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades. A vacina mais utilizada pelos gestores para esse público é a Coronavac, apontada por 50,5% dos respondentes.

A Pfizer foi apontada por 42,1% dos gestores entrevistados. Esse imunizante, segundo o levantamento, foi distribuído até o momento para 51% dos municípios. A vacina da Pfizer começou a ser distribuída após alterações na forma de armazenamento da vacina, que passou a poder ficar até 31 dias em refrigeração comum.

Um dado que reforça a preocupação dos gestores em relação a uma terceira onda no país é o aumento de casos confirmados de Covid-19. Nesta semana, 51,4% apontaram crescimento de pessoas infectadas.

Em 28,4% dos municípios, o cenário se manteve estável. Já 15,3% apontaram queda. Em relação ao número de óbitos pela doença, 26,6% apontaram aumento, 48% estabilidade e 20,2% queda nesta semana. As medidas de restrição de circulação ou atividades econômicas estão mantidas em 74,2% dos municípios pesquisados.

Na 11ª edição da pesquisa, que ouviu 2.418 gestores entre 31 de maio e 2 de junho, 62,7% dos municípios pesquisados apontaram que o mês de maio teve aumento do número de casos de pessoas infectadas em relação a abril.

Já 19,1% dos gestores apontaram que esses números se mantiveram no mesmo patamar e 17,5% afirmaram ter ocorrido diminuição no número de casos.

Outro dado preocupante é o número de municípios que apontam para o risco de enfrentarem a falta do chamado “kit intubação”. Nesta semana, 743 municípios (23,7%) alertaram para esse risco. Nas edições anteriores, esses percentuais foram de 25,4%, 23,2% e 16,3%.

Ao serem analisados os dados da pesquisa desta semana sobre a falta desses medicamentos por porte dos municípios, pode-se identificar que esse risco atinge especialmente os médios municípios.

Falta de imunizantes

A falta de vacinas contra a Covid-19 manteve a curva de queda observada nas edições anteriores das pesquisas. Nesta semana, 14,8% (462) dos Municípios responderam que ficaram sem imunizante.

Desse total, 304 relataram terem ficado sem vacinas para aplicar a primeira dose e 257 para a segunda. A Coronavac ainda é a vacina com maior necessidade para completar o esquema vacinal da população, relatada por 75,7% dos gestores que apontaram a falta.

Retomada das aulas

Esta edição do levantamento também pesquisou as medidas que estão sendo adotadas pelos municípios para a retomada das aulas presenciais.

O início da vacinação dos profissionais de educação foi apontada por cerca de 79% dos respondentes, seguida pela aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), com 69%; adaptação da estrutura da escola, com 62%; e aquisição de testes de Covid-19, com 41%.

Já 9% dos gestores apontaram que ainda não adotaram medidas para a retomada das aulas presenciais.

Comentários

Geral

Polícia Civil apreende mais de 2 kilos de entorpecente e prende dupla de traficantes em Porto Walter

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 09, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos investigadores da delegacia de Porto Walter, realizou a apreensão de mais de 2kg de drogas, além da prisão em flagrante de um suspeito de traficar drogas no município. A ação foi desencadeada na manhã desta sexta-feira (09).

Os policiais civis já vinham investigando os envolvidos há um longo tempo, inclusive um dos alvos encontra-se preso em Cruzeiro do Sul por Organização Criminosa e tráfico de drogas.

Após a confecção de um relatório de investigação, o delegado de Porto Walter, Rafael Távora, representou pela Busca e Apreensão nas residências indicadas pelos investigadores, e após análise do Ministério Público, a Justiça expediu o mandado de busca e apreensão.

Nas primeiras horas desta sexta-feira, uma equipe de investigadores saiu e deu cumprimento as Ordens Judiciais, o que culminou com a apreensão de mais de 2 KG de drogas nos alvos. Além da apreensão da droga, também foi preso em flagrante delito o nacional P. F. S., investigado pela Polícia Civil por tráfico de drogas. Já o segundo alvo, encontra-se preso.

Agora os alvos ficaram à disposição do Poder Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Inscrições para concurso da Prefeitura estão prestes a encerrar; inscreva-se

Publicado

em

As inscrições para o concurso público para provimento de cargos efetivos da administração direta e indireta do município continuam abertas até o dia 16 de junho. O anúncio do certame foi feito no dia 16 de maio pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, em coletiva de imprensa.

As provas objetiva e discursiva e a entrega dos títulos da administração direta serão aplicadas no dia 9 de julho e da administração indireta, no dia 16 de julho de 2023.

Dentre os cargos ofertados estão:

– Técnico em Informática;

– Auditor Municipal de Controle Interno;

– Contador;

– Procurador Municipal;

– Analista Previdenciário;

– Assistente Social;

–  Analista;

– Tecnologia da Informação;

– Procurador Jurídico Previdenciário

CLIQUE AQUI PARA SABER O NÚMERO DE VAGAS

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO

Comentários

Continue lendo

Geral

Ministério da Saúde divulga resultado do Mais Médicos com 56 alocados para o Acre; veja lista

Publicado

em

Os profissionais puderam indicar até dois locais de atuação de sua preferência no site do programa

Foi divulgado nesta sexta-feira (9), o resultado preliminar da distribuição do Mais Médicos pelo Ministério da Saúde. Para o Acre, estão inscritos 56 dos 34 mil profissionais cadastrados para todo o Brasil. Os profissionais puderam indicar até dois locais de atuação de sua preferência no site do programa.

No resultado preliminar divulgado consta a indicação das vagas selecionadas considerando as escolhas dos candidatos, a pontuação, os critérios de desempate elencados em edital, a classificação obtida por cada candidato, bem como a designação de alocação ou não do profissional.

O resultado definitivo dos selecionados, com os respectivos locais de atuação, será divulgado no dia 15 de junho e o prazo para recursos dessa etapa do programa se encerra na próxima segunda-feira (12). A partir daí, entre 16 e 22 de junho, o médico selecionado precisa confirmar o interesse em atuar no programa e, assim, garantir sua vaga. Candidatos que ainda estão em processo de emissão do registro médico (CRM) terão um prazo maior, até o dia 30, para fazer a confirmação.

O número de inscritos no edital do novo Mais Médicos foi considerado recorde pelo governo federal. Com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios brasileiros, foram inscritos 34 mil profissionais. Desses, 30.175 são brasileiros e outros 3.895 são médicos estrangeiros com registro no exterior.

Para o Ministério da Saúde, a prioridade inicial é para a convocação de profissionais brasileiros formados no país. Médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, também serão convocados, mas nas vagas remanescentes.

A seleção se dará por meio de avaliação do currículo dos candidatos, com pontuações para cada formação a mais ou experiência anterior que o médico tenha. Cada candidato poderá fazer 90 pontos ao todo. Como critério de desempate, terão prioridade os candidatos com residência.

Cada bolsa-formação concedida pelo programa será no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses prorrogáveis pelo mesmo período.

Publicacao Alocacao Preliminar 28 Ciclo (1)

Comentários

Continue lendo

Em alta