Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Polícia, economia e atualidades

Publicado

em

“A mente sedenta por conhecimento é como um rio que nunca para de correr, sempre em busca de novas fontes” 

Amazônia, Pantanal e Bolívia

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, afirmou, neste domingo (25/8), que a fumaça que tomou conta do céu do Distrito Federal é proveniente de incêndios em outras regiões do Brasil, como Amazônia e Pantanal, e até mesmo da Bolívia.

Atenção, mudanças no WhatsApp

O WhatsApp está trabalhando com o teste de um novo recurso para Android que permitirá que seus usuários associem um nome de usuário a um número de telefone. Dessa forma, uma pessoa poderá informar apenas seu nome no aplicativo quando quiser compartilhar seu contato com alguém.

Mais Privacidade

A ideia, assim como em várias atualizações do WhatsApp, é acrescentar uma camada de privacidade às contas de seus usuários. Isso porque, com a novidade, não será preciso passar o seu telefone a pessoas desconhecidas, por exemplo.

Visitando o Alto Acre

Em visita nas cidades do Alto Acre, Gladson Cameli fez questão de reafirmar o total apoio aos candidatos do PP na região

Apoiados por Cameli

Gladson declarou apoio Em Xapuri para Maxwel Maia, Epitaciolândia, Everton Soares e em Brasileia, ao candidato Carlinhos do Pelado.

Presença no interior

Ao final das agendas na região, Gladson enfatizou que, sempre que possível, estará presente em todas as agendas dos candidatos do Progressistas nos 22 municípios acreanos.

Fake News

A proximidade das eleições municipais de 2024 acende um alerta sobre a desinformação e a propagação de notícias falsas.

Números

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, 81% dos brasileiros acham que as notícias falsas, as chamadas fakes news, podem afetar significativamente o resultado eleitoral. Conforme o levantamento, 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram “muito importante” controlar essas publicações para garantir uma competição justa.

Democracia

A pesquisa também revelou o “Panorama Político” um terço dos brasileiros está insatisfeito com a democracia, enquanto 66% ainda acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo.

Respeite as regras

A propaganda eleitoral na internet começou no dia 16 de agosto. Assim como no rádio e na televisão, esse meio pode ser utilizado pelos candidatos para a divulgação de suas ideias aos eleitores. Há regras para evitar abusos e o uso

indevido da tecnologia, notadamente a disseminação de notícias falsas contra adversários e o processo eleitoral.

Desenvolvimento socioeconômico

As cadeias produtivas da suinocultura e avicultura têm mudado a vida de milhares de pessoas no Acre.

R$ 50 milhões e centenas de empregos

Os negócios movimentam cerca de R$ 50 milhões anualmente, gerando 490 empregos diretos e 2.500 indiretos, as duas cadeias promovem desenvolvimento socioeconômico, principalmente nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, e colocam o estado do Acre em destaque como o maior produtor de carne suína da Região Norte.

Dólar

Apesar da expectativa de cortes significativos nas taxas de juros pelo Federal Reserve em 2024 e 2025, analistas do Wells Fargo Investment Institute preveem que o dólar americano permanecerá elevado.

Taxa de Juros

Em uma nota datada de segunda-feira, os analistas mencionam as razões por trás dessa previsão, focando nos diferenciais de taxas de juros, condições econômicas globais e o desempenho do dólar americano em relação a outras moedas importantes.

Entrevista com Everton Soares, candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP) em Epitaciolândia

Foto/Divulgação

Quem é Everton Soares?

Eu me considero uma pessoa que acredita muito na transformação e na realização de objetivos. Me formei em administração de empresas e ajudo diretamente nos negócios de minha família, ao lado de meu pai Edilson e minha mãe Ana, que com meus irmãos, batalhamos diariamente para termos sucesso e conquistar espaço no ramo empresarial. Como cidadão, acredito que podemos fazer muito mais pra trazer um futuro ao nosso município (Epitaciolândia). Eu seu que dá para fazer muito mais com as boas práticas públicas, respeitando nossos cidadãos e fazendo crescer nossa cidade. Estamos atrasados se compararmos a evolução de outros municípios do Alto Acre, e a cada dia, temos dificuldades em acelerar esse processo de crescimento. E por conta disso, entrei na política para ser um agente público que acredita na evolução e na real transformação que pode ser feita através da vida pública.

O que significa Epitaciolândia para você?

Epitaciolândia, para mim, é mais do que um simples município; é um símbolo de resistência, união e esperança. Nós representamos a força e a resiliência do povo acreano na regional do Alto Acre. Epitaciolândia é um exemplo de como a comunidade pode se unir para enfrentar desafios e construir um futuro melhor. Epitaciolândia é um farol de esperança, mostrando que, mesmo nas regiões mais remotas, é possível construir uma sociedade justa e próspera.

Como ver a cidade hoje?

É realmente doloroso ver Epitaciolândia enfrentando tantos desafios. A situação atual, com ruas intrafegáveis, falta de serviços básicos como coleta de lixo e esgoto, e a ausência de iluminação pública, é um reflexo de uma gestão que não está atendendo às necessidades da população. Além disso, as perseguições políticas a quem critica a administração são extremamente preocupantes e vão contra os princípios democráticos.

Hoje, vejo Epitaciolândia como uma cidade que clama por mudanças urgentes. A falta de desenvolvimento econômico está sufocando o potencial da região e prejudicando a qualidade de vida dos seus habitantes.

A cidade poderia estar melhor do ponto de vista da infraestrutura?

Certamente, Epitaciolândia tem um grande potencial para melhorar sua infraestrutura. Com um planejamento adequado e investimentos direcionados, é possível transformar a cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus habitantes com a reparação e manutenção das ruas, investindo na pavimentação e manutenção das vias públicas, garantindo a mobilidade e segurança dos cidadãos. Eu, sendo eleito prefeito de Epitaciolândia, garanto a recuperação de todas as ruas de nosso município. Farei isso com muito planejamento e trabalhando desde o meu primeiro dia de gestão.

Everton você é pré-candidato, o que te fez tomar essa decisão de entrar na Política? 

Certamente pelo desejo de mudança, o desejo de fazer a diferença e mostrar pra todos de minha cidade que dá sim pra fazer. Basta ter disposição, planejamento e levar a sério o que é de direito nosso, levar a sério o setor público. Estou disposto a me sacrificar pelo bem-estar e pelo desenvolvimento de meu município. Eu acredito em Epitaciolândia. Eu poderia estar em casa, nos meus negócios, porque eu não precisaria estar aqui. A política é a melhor forma que eu encontrei de agradecer por tudo que sou abençoado. É lá que vou poder contribuir com minha capacidade de gestão, levando todo o conhecimento que tenho e que adquiri nesses anos da gestão privada, para o setor público. Você pode ter certeza de que vou deixar um legado para as gerações, de transformação que iremos fazer para melhor no município de Epitaciolândia. 

Se tivesse que dizer algo para o atual gestor do município, o que diria?

Não tenho nada contra ninguém. Cada qual tem suas oportunidades e tem que aproveitar cada uma delas. Discurso não muda vida de ninguém. Atos e ações sim. Uns são bons em fazer o que é correto, outros tem dificuldades em ser algo que não tem vocação. Não tenho nada a dizer sobre a pessoa dele, mas como gestor, deixou muito a desejar, se tornando tão quão pior que qualquer um que passou. 

Quem é Gladson Cameli para você?

Como dizem por aí, um fenômeno que precisa ser estudado (risos). Na verdade, o Gladson é um líder carismático, um estrategista político que me inspiro e tento aprender cada vez que converso com ele. A popularidade dele é de impressionar. Você vê a sinceridade e como ele consegue ter afago do povo, onde ele passa. Um amigo que ganhei e que certamente vai nos ajudar bastante em uma futura gestão de Epitaciolândia.

Recado para população

Acredite em um filho de Epitaciolândia, acredite que a vida é mais que desculpas esfarrapadas e de pessoas querendo se aproveitar em ano eleitoral. Eu tenho amor por minha cidade e quero mostrar que com seriedade, com respeito a você, eleitor, respeito as famílias que construíram e constroem nosso município, a gente vai dar a volta por cima. Vamos mostrar para as futuras gerações que um filho de Epitaciolândia entrou na vida pública, e que orgulhou seus conterrâneos, que deixou uma história de superação e que mudou a atual realidade. Mas pra isso, precisamos mudar novamente quem não deu certo, e colocar alguém que, com ou sem período eleitoral, continuará residindo no município. 

Considerações finais e agradecimentos…

Agradeço aos leitores, a você Dimas pelo espaço, e estamos firmes, acreditando sempre que com dedicação e planejamento, tudo é possível. Com fé em Deus, com nossos valores familiares e com grande vontade de mudar, vamos seguir nessa caminhada para poder voltar aqui e contar coisas boas que a gente já tenha realizado conseguindo nossa vitória. Um grande abraço!

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo