Conecte-se conosco

Extra

Coluna do Dimas Gurgel – Polícia, economia e atualidades

Publicado

em

“A mente sedenta por conhecimento é como um rio que nunca para de correr, sempre em busca de novas fontes” 

Amazônia, Pantanal e Bolívia

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, afirmou, neste domingo (25/8), que a fumaça que tomou conta do céu do Distrito Federal é proveniente de incêndios em outras regiões do Brasil, como Amazônia e Pantanal, e até mesmo da Bolívia.

Atenção, mudanças no WhatsApp

O WhatsApp está trabalhando com o teste de um novo recurso para Android que permitirá que seus usuários associem um nome de usuário a um número de telefone. Dessa forma, uma pessoa poderá informar apenas seu nome no aplicativo quando quiser compartilhar seu contato com alguém.

Mais Privacidade

A ideia, assim como em várias atualizações do WhatsApp, é acrescentar uma camada de privacidade às contas de seus usuários. Isso porque, com a novidade, não será preciso passar o seu telefone a pessoas desconhecidas, por exemplo.

Visitando o Alto Acre

Em visita nas cidades do Alto Acre, Gladson Cameli fez questão de reafirmar o total apoio aos candidatos do PP na região

Apoiados por Cameli

Gladson declarou apoio Em Xapuri para Maxwel Maia, Epitaciolândia, Everton Soares e em Brasileia, ao candidato Carlinhos do Pelado.

Presença no interior

Ao final das agendas na região, Gladson enfatizou que, sempre que possível, estará presente em todas as agendas dos candidatos do Progressistas nos 22 municípios acreanos.

Fake News

A proximidade das eleições municipais de 2024 acende um alerta sobre a desinformação e a propagação de notícias falsas.

Números

De acordo com pesquisa feita pelo Instituto DataSenado, 81% dos brasileiros acham que as notícias falsas, as chamadas fakes news, podem afetar significativamente o resultado eleitoral. Conforme o levantamento, 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram “muito importante” controlar essas publicações para garantir uma competição justa.

Democracia

A pesquisa também revelou o “Panorama Político” um terço dos brasileiros está insatisfeito com a democracia, enquanto 66% ainda acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo.

Respeite as regras

A propaganda eleitoral na internet começou no dia 16 de agosto. Assim como no rádio e na televisão, esse meio pode ser utilizado pelos candidatos para a divulgação de suas ideias aos eleitores. Há regras para evitar abusos e o uso

indevido da tecnologia, notadamente a disseminação de notícias falsas contra adversários e o processo eleitoral.

Desenvolvimento socioeconômico

As cadeias produtivas da suinocultura e avicultura têm mudado a vida de milhares de pessoas no Acre.

R$ 50 milhões e centenas de empregos

Os negócios movimentam cerca de R$ 50 milhões anualmente, gerando 490 empregos diretos e 2.500 indiretos, as duas cadeias promovem desenvolvimento socioeconômico, principalmente nas cidades de Brasileia e Epitaciolândia, e colocam o estado do Acre em destaque como o maior produtor de carne suína da Região Norte.

Dólar

Apesar da expectativa de cortes significativos nas taxas de juros pelo Federal Reserve em 2024 e 2025, analistas do Wells Fargo Investment Institute preveem que o dólar americano permanecerá elevado.

Taxa de Juros

Em uma nota datada de segunda-feira, os analistas mencionam as razões por trás dessa previsão, focando nos diferenciais de taxas de juros, condições econômicas globais e o desempenho do dólar americano em relação a outras moedas importantes.

Entrevista com Everton Soares, candidato a prefeito pelo Partido Progressista (PP) em Epitaciolândia

Foto/Divulgação

Quem é Everton Soares?

Eu me considero uma pessoa que acredita muito na transformação e na realização de objetivos. Me formei em administração de empresas e ajudo diretamente nos negócios de minha família, ao lado de meu pai Edilson e minha mãe Ana, que com meus irmãos, batalhamos diariamente para termos sucesso e conquistar espaço no ramo empresarial. Como cidadão, acredito que podemos fazer muito mais pra trazer um futuro ao nosso município (Epitaciolândia). Eu seu que dá para fazer muito mais com as boas práticas públicas, respeitando nossos cidadãos e fazendo crescer nossa cidade. Estamos atrasados se compararmos a evolução de outros municípios do Alto Acre, e a cada dia, temos dificuldades em acelerar esse processo de crescimento. E por conta disso, entrei na política para ser um agente público que acredita na evolução e na real transformação que pode ser feita através da vida pública.

O que significa Epitaciolândia para você?

Epitaciolândia, para mim, é mais do que um simples município; é um símbolo de resistência, união e esperança. Nós representamos a força e a resiliência do povo acreano na regional do Alto Acre. Epitaciolândia é um exemplo de como a comunidade pode se unir para enfrentar desafios e construir um futuro melhor. Epitaciolândia é um farol de esperança, mostrando que, mesmo nas regiões mais remotas, é possível construir uma sociedade justa e próspera.

Como ver a cidade hoje?

É realmente doloroso ver Epitaciolândia enfrentando tantos desafios. A situação atual, com ruas intrafegáveis, falta de serviços básicos como coleta de lixo e esgoto, e a ausência de iluminação pública, é um reflexo de uma gestão que não está atendendo às necessidades da população. Além disso, as perseguições políticas a quem critica a administração são extremamente preocupantes e vão contra os princípios democráticos.

Hoje, vejo Epitaciolândia como uma cidade que clama por mudanças urgentes. A falta de desenvolvimento econômico está sufocando o potencial da região e prejudicando a qualidade de vida dos seus habitantes.

A cidade poderia estar melhor do ponto de vista da infraestrutura?

Certamente, Epitaciolândia tem um grande potencial para melhorar sua infraestrutura. Com um planejamento adequado e investimentos direcionados, é possível transformar a cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus habitantes com a reparação e manutenção das ruas, investindo na pavimentação e manutenção das vias públicas, garantindo a mobilidade e segurança dos cidadãos. Eu, sendo eleito prefeito de Epitaciolândia, garanto a recuperação de todas as ruas de nosso município. Farei isso com muito planejamento e trabalhando desde o meu primeiro dia de gestão.

Everton você é pré-candidato, o que te fez tomar essa decisão de entrar na Política? 

Certamente pelo desejo de mudança, o desejo de fazer a diferença e mostrar pra todos de minha cidade que dá sim pra fazer. Basta ter disposição, planejamento e levar a sério o que é de direito nosso, levar a sério o setor público. Estou disposto a me sacrificar pelo bem-estar e pelo desenvolvimento de meu município. Eu acredito em Epitaciolândia. Eu poderia estar em casa, nos meus negócios, porque eu não precisaria estar aqui. A política é a melhor forma que eu encontrei de agradecer por tudo que sou abençoado. É lá que vou poder contribuir com minha capacidade de gestão, levando todo o conhecimento que tenho e que adquiri nesses anos da gestão privada, para o setor público. Você pode ter certeza de que vou deixar um legado para as gerações, de transformação que iremos fazer para melhor no município de Epitaciolândia. 

Se tivesse que dizer algo para o atual gestor do município, o que diria?

Não tenho nada contra ninguém. Cada qual tem suas oportunidades e tem que aproveitar cada uma delas. Discurso não muda vida de ninguém. Atos e ações sim. Uns são bons em fazer o que é correto, outros tem dificuldades em ser algo que não tem vocação. Não tenho nada a dizer sobre a pessoa dele, mas como gestor, deixou muito a desejar, se tornando tão quão pior que qualquer um que passou. 

Quem é Gladson Cameli para você?

Como dizem por aí, um fenômeno que precisa ser estudado (risos). Na verdade, o Gladson é um líder carismático, um estrategista político que me inspiro e tento aprender cada vez que converso com ele. A popularidade dele é de impressionar. Você vê a sinceridade e como ele consegue ter afago do povo, onde ele passa. Um amigo que ganhei e que certamente vai nos ajudar bastante em uma futura gestão de Epitaciolândia.

Recado para população

Acredite em um filho de Epitaciolândia, acredite que a vida é mais que desculpas esfarrapadas e de pessoas querendo se aproveitar em ano eleitoral. Eu tenho amor por minha cidade e quero mostrar que com seriedade, com respeito a você, eleitor, respeito as famílias que construíram e constroem nosso município, a gente vai dar a volta por cima. Vamos mostrar para as futuras gerações que um filho de Epitaciolândia entrou na vida pública, e que orgulhou seus conterrâneos, que deixou uma história de superação e que mudou a atual realidade. Mas pra isso, precisamos mudar novamente quem não deu certo, e colocar alguém que, com ou sem período eleitoral, continuará residindo no município. 

Considerações finais e agradecimentos…

Agradeço aos leitores, a você Dimas pelo espaço, e estamos firmes, acreditando sempre que com dedicação e planejamento, tudo é possível. Com fé em Deus, com nossos valores familiares e com grande vontade de mudar, vamos seguir nessa caminhada para poder voltar aqui e contar coisas boas que a gente já tenha realizado conseguindo nossa vitória. Um grande abraço!

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

STF anula provas da Operação Ptolomeu contra Gladson Cameli por maioria de votos

Publicado

em

Decisão da Segunda Turma aponta violação ao foro privilegiado e prática de “fishing expedition”; governador fica apto a disputar eleições de 2026

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por quatro votos a um, anular todas as provas produzidas no âmbito da Operação Ptolomeu contra o governador do Acre, Gladson Cameli, e outros 12 réus. O julgamento foi concluído na noite desta sexta-feira (19), em plenário virtual, com encerramento às 21h no horário do Acre e 23h no horário de Brasília.

Votaram pela anulação das provas os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, André Mendonça e Gilmar Mendes, que divergiram do relator, ministro Edson Fachin. Fachin acompanhava o entendimento da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, no sentido de que a investigação conduzida pela Polícia Federal não teria violado o foro por prerrogativa de função do governador.

A defesa de Gladson Cameli sustentou que houve desrespeito ao foro privilegiado e a prática conhecida como “fishing expedition” — investigação genérica e sem objeto definido. Segundo os advogados, a Polícia Federal teria iniciado apurações direcionadas ao governador a partir da interceptação de uma conversa que mencionava o termo “governador”, passando a adotar medidas para contornar a competência do STJ. Entre elas, a solicitação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) de relatórios envolvendo pessoas físicas e jurídicas ligadas ao chefe do Executivo estadual, como familiares e empresas, sem relação inicial com o objeto da investigação.

Em seu voto, o ministro André Mendonça afirmou que a atuação da autoridade policial foi deliberadamente indevida. Ele destacou que, mesmo com indícios do possível envolvimento do governador, a investigação avançou de forma irregular, com requisições de dados de pessoas do entorno de Gladson Cameli — incluindo esposa e filho menor de idade — antes de qualquer pedido formal de deslocamento de competência para o tribunal competente.

Com a anulação das provas, Gladson Cameli deixa de ter impedimentos judiciais decorrentes da Operação Ptolomeu e passa a estar apto a disputar as eleições de 2026. Nos bastidores políticos, a expectativa é de que o governador mantenha a pré-candidatura ao Senado, posição em que, segundo pesquisas recentes, aparece como favorito.

No entendimento jurídico, a chamada “fishing expedition” é considerada ilegal no Brasil por violar direitos fundamentais, uma vez que se trata de uma investigação ampla e especulativa, sem fato determinado. Provas obtidas por esse meio são passíveis de nulidade por afrontarem os princípios do Estado Democrático de Direito.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende jovem suspeita de latrocínio contra idoso em Xapuri

Publicado

em

Crime ocorreu no bairro Braga Sobrinho; autora foi localizada horas após o homicídio e confessou o assassinato

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, prendeu em flagrante, na manhã desta sexta-feira (19), uma jovem de iniciais A.L.M.M., de 18 anos, suspeita de cometer um crime de latrocínio que vitimou o idoso Antônio de Moraes Felesmino, de 67 anos. A vítima era natural de Sena Madureira e residia no bairro Braga Sobrinho, em Xapuri, onde o crime foi registrado.

Os investigadores tomaram conhecimento do homicídio por volta das 9h e deram início imediato às diligências. Após buscas intensas pela cidade, a equipe policial conseguiu identificar e localizar a suspeita ainda na mesma manhã, no bairro da Cageacre, onde foi realizada a prisão em flagrante.

Conforme as investigações, a jovem estava morando há cerca de 15 dias na residência da vítima. Antonio foi morto com vários golpes de arma branca (faca) na região do pescoço enquanto estava sentado, sem qualquer chance de de se defender, morrendo no local antes de receber qualquer socorro.

Após cometer o crime, ela teria subtraído uma quantia em dinheiro do idoso, supostamente para a compra de drogas. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é dependente química.

No momento da abordagem, A.L.M.M. negou envolvimento no crime. Entretanto, diante das provas reunidas durante a investigação, acabou confessando o latrocínio, relatando a dinâmica do assassinato, praticado com o uso de uma faca.

Após a prisão, a jovem foi conduzida à Delegacia de Polícia, onde foram realizados os procedimentos legais. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo

Extra

Motoristas da Trans Acreana ameaçam parar e acendem alerta para isolamento no Vale do Juruá

Publicado

em

Alguns trecho estão perigosos e coloca em risco os veículos, motoristas e passageiros – Foto: Captura

Por mais que a empresa queira e venha tentando manter as viagens, motoristas da Trans Acreana relatam que a falta de trafegabilidade na BR-364 torna impossível a continuidade do serviço neste período de inverno amazônico, que tem se mostrado mais intenso do que em anos anteriores.

Segundo eles, veículos estão tendo radiadores e para-choques danificados, além de ficarem encavalados nos buracos da estrada. “A roda cai em um buraco e, antes de sair, a dianteira já entra em outro. Dessa forma, não temos como continuar. A empresa tem feito de tudo e não quer deixar os usuários na mão, mas nós estamos exaustos”, relatou um motorista que faz a rota há anos.

Motoristas fazem registro das condições da estrada mostrando a realidade atual das péssimas condições – Foto: captura

O cenário é alarmante. Para se ter uma ideia do caos, um trajeto de aproximadamente 140 quilômetros, entre Manoel Urbano e Feijó, chega a consumir cerca de cinco horas de viagem. Além disso, um ônibus que não conhecia bem a estrada encontra-se entalado em um dos trechos mais críticos da BR-364, evidenciando o grau de deterioração da via.

A possibilidade de paralisação preocupa usuários que dependem do transporte para deslocamentos essenciais, como tratamentos de saúde em Rio Branco, além de viagens de ida e volta aos municípios do Vale do Juruá. O risco de isolamento total é real e imediato.

Motoristas e populares questinam o volume de dinheiro já investidos na estrada que oferece péssimas condições trafegabilidade – Foto: captura

Diante do agravamento da situação, cresce o apelo para que as autoridades adotem providências urgentes. A recuperação da BR-364 é fundamental para garantir o direito de ir e vir e evitar que milhares de acreanos fiquem privados de acesso a serviços básicos e à integração regional.

Um dos ônibus da Trans Acreana ‘acavalou’ em um buraco na estrada rumo a Cruzeiro do Sul – Foto: Cedida

 

 

Comentários

Continue lendo