Extra
Coluna da Maria Coutinho – Assuntos do cotidiano
Parque Centenário de Brasiléia.
Era uma vez um lindo parque Centenário em Brasiléia que não resistiu ao abandono… desprezado, depredado, desapareceu.
O Centenário…
…arborizado, gramado, florido, alegre, visitado, de centenário resta a aparência. Machucado, queimado, sombrio, assombroso e perigoso, sem condições adequadas para a pratica de esporte e visitação. Por falta de segurança está sendo subutilização pela população.
Nada acontece por acaso…
…razão pela qual ainda acredito que o mundo é propriedade das pessoas boas.
Aquele jeitinho…
…de ganhar a vez na pele de personagens bondosos ainda funciona. Ser empático é negociar vitória, por isso, conquistar a confiança enganando é algo muito sério. Felizmente a população está ensaiando acordar. Experimentar quem se mostra disposto a evoluir positivamente é um bom começo.
Espetaculoso…
…é a escolha de nossos representantes, o enredo costuma ser trágico e cômico. Maquiavel surge em candidatos talentosos no teatro do absurdo. A cada porta tem espetáculo para agradar. Entre dramas, terrores, mocinhos, vilões e super-heróis permanece as vítimas.
O boi engorda ante o olho do dono.
Não se pode forçar eventos positivos, mas fiscalizar a transparências no uso do dinheiro público é direito de todos. Para respeitar os outros, temos que respeitar a nós. O cidadão precisa entender que a sua segurança está no seu direito.
Cadê o Parque Centenário?
O único parque alternativo de Brasiléia surgiu em meio a desapropriações, conflitos, prejuízos, desesperos e dores. Empreendimento complexo para lazer, com academia, quiosques, pista de caminhadas e quadras de esportes. Abandonado pelo poder público, o Parque Centenário é hoje, lugar ideal para delitos.
O previsível.
No período eleitoral a movimentação no parque chamou a atenção. Empreiteiros com maquinas ocuparam o cenário, ergueram deposito e destruíram o resto da quadra de esporte. Depois da eleição os atores sumiram e o show acabou.
A decepção e a lição.
Com a morte do parque a população arrisca sua vida na BR 317. Lugar escuro, fluxo de carros pesados, buracos, acidentes constantes, sinalização e ciclovia zero. Tudo o que se vê impacta negativamente na gestão municipal.
A população…
…precisa saber a quantas andas a recuperação do único espaço de esporte e lazer no município de Brasiléia. É essencial um posicionamento do poder público.
*Maria Coutinho é jornalista e psicóloga
Comentários
Extra
Militar do Exército é preso em Brasiléia com fuzil e arsenal ligado a facção criminosa
Um militar do Exército Brasileiro foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026, durante uma operação da Polícia Civil, suspeito de integrar uma organização criminosa e de manter sob sua posse armamento de uso restrito. O preso foi identificado como Robenilson de Souza Cavalcante, de 27 anos, conhecido pelo apelido de “Soldado”.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações apontam que Robenilson atuava como apoio logístico de uma facção criminosa com atuação na região de fronteira, utilizando seus conhecimentos técnicos e treinamento militar para a manutenção de armas de guerra pertencentes ao grupo.
A operação teve início após uma denúncia anônima informar a localização de um fuzil que estaria vinculado a uma liderança do Comando Vermelho. Após monitoramento realizado desde a noite anterior, os policiais localizaram o armamento escondido em uma residência no bairro Francisco José Moreira, em Brasiléia.
No imóvel, foi apreendido um fuzil AK-74/AK-47 de fabricação russa, com coronha de madeira e carregador. Também foram encontradas 36 munições de calibre 9mm, 23 munições de calibre 7,62, seis cartuchos de calibre 12 e duas munições de elastômero. Segundo a polícia, há indícios de que o armamento vinha sendo utilizado em ações violentas, incluindo execuções de integrantes de facções rivais em bairros periféricos da região.
Após a apreensão do material, as equipes iniciaram diligências para localizar o suspeito. Robenilson foi interceptado enquanto trafegava em uma motocicleta pela BR-317 (Estrada do Pacífico), no km 10, nas proximidades de um estabelecimento comercial.
Durante a abordagem, os policiais encontraram com ele um revólver Taurus calibre .38, municiado com cinco cartuchos intactos, além de um aparelho celular. O militar não apresentou esclarecimentos imediatos sobre o armamento de uso restrito encontrado anteriormente.
Robenilson de Souza Cavalcante foi autuado pelos crimes de organização criminosa com emprego de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Em razão da gravidade dos fatos e da natureza dos crimes, considerados inafiançáveis na esfera policial, ele permanece preso e à disposição da Justiça na Comarca de Brasiléia.
Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia técnica, que irá verificar o estado de funcionamento das armas e se houve disparos recentes.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 025/2025 – COMPRAS.GOV 90025/2025
A Prefeitura Municipal de Brasiléia torna público que, a partir do dia 05/02/2026, no site https://www.gov.br/compras/pt-br estará recebendo propostas para o Pregão Eletrônico nº 90025/2025 (UASG 980105), para Aquisição de Material Médico Hospitalar, conforme Termo de Referência.
A sessão de abertura ocorrerá em 20/02/2026, às 09:30 horas (Brasília), no mesmo site.
As características, especificações e demais requisitos estão descritos no Edital e seus anexos, à disposição nos sites https://www.gov.br/compras/pt-br, https://www.brasileia.ac.gov.br/ e https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/. Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected].
Brasiléia/AC, 04 de fevereiro de 2026.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Secretário descarta privatização e defende novo modelo de gestão para o Hospital de Brasiléia
Pedro Pascoal afirma que proposta é replicar sistema adotado em Cruzeiro do Sul para ampliar oferta de especialistas e melhorar a qualidade do atendimento no Alto Acre
O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, afirmou que o governo estuda a implantação, em Brasiléia, do mesmo modelo de gestão de saúde adotado em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. Segundo ele, a medida não representa privatização do Hospital Raimundo Chaar, mas sim uma alternativa para solucionar a histórica dificuldade na oferta de especialistas na região do Alto Acre.
De acordo com o secretário, a proposta vem sendo discutida de forma transparente, com ampla participação social e institucional. Ele destacou que já foram vencidas etapas importantes, como a realização de uma audiência pública provocada pelo Ministério Público, que contou com a presença de autoridades políticas, representantes do Conselho Estadual de Saúde, sindicatos e da classe médica.
Durante o encontro, foi apresentado um estudo de custo-efetividade do Hospital Regional de Brasiléia, comparando os gastos públicos e os serviços entregues à população com os resultados obtidos pelo Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, que é administrado por uma entidade do terceiro setor.
“Não estamos inventando a roda. Estamos apenas replicando o que já deu certo em Cruzeiro do Sul”, afirmou Pedro Pascoal. Segundo ele, nos últimos dois anos, a unidade do Juruá apresentou avanços expressivos, como a implantação de exames de ressonância magnética, aparelho de hemodinâmica para realização de cateterismos, serviços de neurocirurgia e sala de quimioterapia.
O secretário ressaltou que a contratualização com a entidade gestora no Juruá existe desde 2006 e que, em nenhum momento, houve cobrança pelos atendimentos. Ele garantiu que o mesmo princípio será mantido no Alto Acre, com atendimento totalmente gratuito à população de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil e até mesmo a pacientes vindos do Peru e da Bolívia.
Segundo Pascoal, o principal objetivo da mudança é desburocratizar a gestão, atrair especialistas para residirem na região e ampliar a oferta de serviços especializados. Ele destacou que, há mais de duas décadas, o hospital de Brasiléia enfrenta dificuldades estruturais e falta de profissionais, o que compromete a qualidade do atendimento.
“Não dá para permanecer da forma como estamos. A virada de chave, no último ano da gestão do governador Gladson Camelí, é justamente entregar para Brasiléia o modelo que funciona em Cruzeiro do Sul”, concluiu o secretário.










Você precisa fazer login para comentar.