Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Suicídio

Quando abordamos a pauta à luz da racionalidade, admitimos que o assunto é complexo, delicado, sério, perigoso e difícil. Além de multifacetado é sobretudo, um grave problema de saúde pública.

Têm pessoas…

…tirando a própria vida diariamente, isso é fato. As interrogativas aparecem sob diferentes vertentes.   Entender que existem mensagens no ato suicida ou nas tentativas frustradas é muito importante. Há sofrimento interno e antes que o pior aconteça precisamos encontrar meios que desperte no ser humano o prazer de viver.

Valorizar a vida…

…é um exercício necessário nos dias atuais. Isso porque, vivenciamos a incerteza ancorada nas frustrações. As faces que conduzem a vida das crianças e jovens estão vazias. Temos famílias, adultos e idosos sem norte, reféns de batalhas perdidas. A esperança permanece de portas fechadas.

Por que os gritos não ecoam?

Porque o mundo está repleto de ódio, confuso, obscuro, repressor, frio, discriminador e implacável. Nesse universo os pedidos de socorro não reverberam mais, não dispomos de tempo para o outro. O sofrimento alheio é quase impossível perceber.

Como levantar a cabeça…

…e aguentar a dor de viver com lacunas sociais promovendo a solidão e a morte? Precisamos entender que o suicida não morre da noite para o dia, a autodestruição representa um meio de cura, para a dor que ele sente sozinho.

Somos mundos singulares…

…com narrativas, tramas, dramas nem sempre suportáveis. A carga emocional, em muitos casos representa um aramado que aprisiona sangrando ”almas”. Muitas pessoas não dispõem de recursos emocionais para lidar com frustrações.

Morte.

A morte é um tabu. Falar sobre a morte, mesmo que seja do outro, também causa desconforto. Porém, a temida “foice” é real, é a única certeza da qual não podemos fugir. Visitamos lojas e passamos horas montando nossos looks, mas não costumamos visitar funerárias para comprar caixões, salvo em caso de velório.

Suicídio.

Mas falar sobre suicídio é necessário e não podemos negligenciar essa realidade. O Brasil está enfermo, o mundo acamado, o ser humano adoecido. As queixas de transtornos mentais vêm aumentando diariamente, principalmente entre os jovens. A saúde humana está comprometida e precisamos reconhecer.

O suicídio precisa ser discutido…

…exaustivamente para que juntos, sociedade civil e representantes constituídos possam enfrentar esse desafio com projetos de alcance real. Precisamos de programas de prevenção ao suicídio urgente. Reconhecer e tratar é melhor que fechar os olhos.

Fatores que podem levar ao suicídio.

Nem sempre o depressivo comete suicídio. O uso de álcool, substâncias psicoativas, bullying, esquizofrenia, negação de gênero, conflitos familiares, crise financeira, tragédias, abuso sexual, física, discriminação, histórico familiar suicida e a internet com teores distorcidos são alguns fatores de riscos para o suicídio.

Evitando o suicídio.

Na ideação suicida, se percebe o discurso frequente sobre morte, isolamento, choro frequente, alteração do humor, etc. Ao primeiro sinal de tristeza duradoura fale, não tenha vergonha de expor sua dor, procure ajuda! Não se deixe permanecer na solidão, peça ajuda!

Criticar nunca! 

Familiares, professores e amigos que observarem esses comportamentos nas pessoas de convívio, faça algo para ajudar. A ajuda respeitosa e ética é indispensável. Ofereça um abraço, a escuta ou um olhar acolhedor. Marque consultas e se precisar acompanhe a pessoa até um profissional de saúde.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

Publicado

em

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.

Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.

Vítima escapou por pouco. lâmina do canivete ficou a milímetros da artéria do pescoço.

Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.

Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo

Extra

Farmácia Municipal de Epitaciolândia reforça compromisso diário com a saúde da população

Publicado

em

Cuidar da saúde da população é um compromisso diário da gestão municipal de Epitaciolândia. A Farmácia Municipal segue desempenhando um papel fundamental ao garantir o acesso contínuo a medicamentos essenciais, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e promoção da qualidade de vida, especialmente para quem mais precisa.

Com atendimento regular e abastecimento permanente, a Farmácia Municipal contribui diretamente para a eficácia dos tratamentos, reduzindo complicações de saúde e assegurando mais dignidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa integra uma política pública voltada à saúde preventiva, considerada um dos pilares para o avanço na qualidade de vida da população.

Esse trabalho é resultado do compromisso e da responsabilidade da gestão do prefeito Sérgio Lopes e Sergio Mesquita, em conjunto com a secretária municipal de Saúde, Marinete Mesquita, que têm priorizado investimentos e ações estratégicas voltadas ao bem-estar coletivo. A administração municipal entende que saúde pública se constrói com presença constante, planejamento e responsabilidade social.

Balanço de atendimentos – Janeiro/2026

Somente no mês de janeiro, a Farmácia Municipal de Epitaciolândia atendeu 3.044 receitas, sendo 467 receitas de medicamentos controlados. No período, foram dispensados mais de 168 mil medicamentos, demonstrando a amplitude e a importância do serviço prestado à população.

A Farmácia Municipal reafirma, assim, seu papel como um importante instrumento de cuidado e apoio à população, consolidando-se como uma das conquistas da atual gestão e fortalecendo o compromisso com uma saúde mais humana, acessível e eficiente.

Comentários

Continue lendo