fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Brasileia se enfeitou…

…no dia três de julho, para celebrar mais um ano de vida. Seu aniversário de 108 anos aconteceu com programação extensa. Além do desfile cívico, a cidade ganhou cores, brilhos e ritmo para o Carnaval Fora de Época.

A festa que se consagrou…

…ao longo dos anos, por sua programação ousada, atraiu turistas de todas as partes do Acre e Países vizinhos.

Mas o Fora de Época

…que é a festa mais badalada do estado como referência de alegria e diversão, dessa vez não empolgou. As atrações que vieram com o compromisso de comandar a folia, não conseguiram contagiar os visitantes. Nesse quesito a insatisfação foi unanime.

O Repertorio

…péssimo e a habilidade comunicativa dos artistas durante o evento, não teve o alcance que o espetáculo merece. E como o som é o ingrediente principal das festas, o público esperava algo melhor. Foi muito ruim!

Por outro foco

…reconhecemos a necessidade de celebrar as lutas e conquistas da querida Brasiléia ao longo dos cento e oito anos (108). Nossa história é linda e deve ser orgulhosamente lembrada. A programação contemplou a cultura e a identidade local.

E em tempos de crise…

…o ideal é aproveitar essa oportunidade para transformar o evento em um negócio lucrativo e prazeroso. Criatividade não faltou e nas bancas tinham de tudo. Nesse quesito a população agradece e a equipe local está de parabéns!

Saudações aos barraqueiros…

…sensacional mesmo foi a gastronomia regional. As honras ficaram por conta das bebidas, comidas típicas e o artesanato local.

As barracas…

estavam recheadas de novidades e as guloseimas acordavam a fome dos foliões, vi muita gente esquecendo a dieta degustando as delicias. Irresistíveis!

O evento

…conseguiu reunir os encantos da cidade e movimentou o comercio local de forma espetacular, muito bom constatar a satisfação dos barraqueiros, ambulantes e visitantes.

A segurança…

foi atuante inibindo a violência, permitindo a tranquilidade no evento. Os conterrâneos e suas famílias souberam aproveitar o momento com os amigos.

Tempo de reflexão.

Sabemos que toda festa simboliza alegria, porém tem coisas boas e ruins, acho que ninguém escapou das chatices de políticos que aproveitaram a ocasião pedindo votos.

Inconvenientes.

Nunca vi tantos “santos” esbanjando simpatia, tentando pegar carona no evento. Mais entediante foi ouvir inúmeras mentiras de candidatos vazios misturados ao povo. Aquelas aparições que saem das profundezas unicamente em tempos de eleição.

Testemunhei abraços

…sorrisos e tapinha nas costas. Observei o compartilhamento de ideias e ideais regados a gentileza que em sua maioria, escondiam os enfadonhos e indigestos canalhas capazes de tudo para garantir o poder.

Dizem que

…o mais mentiroso, porém menos trabalhador é o que permanece cativo ao olhar do eleitor…CUIDADO!

Brasiléia

…que oficialmente surgiu em 1910 (mil novecentos e dez), no Seringal Carmem, terras indígenas, batizada com o nome de Brasília, hoje é Brasiléia. Esse município do Acre que tem o DNA de corajosos seringueiros, que perdeu seu nome e foi saqueado ao longo da história, precisa decolar com equidade.

No amanhã

…a responsabilidade em garantir o desenvolvimento, a ordem, a ética e a igualdade social na querida Brasiléia é tarefa para os jovens, realidade que reforça a necessidade de políticas voltadas para nosso exército de futuros heróis.

Precisamos

…mudar grande parte dos nossos representantes. O poder não pode permanecer sob o domínio daqueles que diariamente trapaceiam, enganam e nos roubam. Precisamos reconhecer dentro de nós a coragem dos seringueiros que lutaram construindo Brasiléia e o Acre. Precisamos acordar!

Comentários

Continue lendo

Extra

Após ação civil, Justiça sentencia que governo convoque 60 aprovados do último  concurso da Polícia Civil

Publicado

em

A Justiça do Acre julgou definitivamente o mérito da ação civil pública do Ministério Público do Acre (MP-AC) e sentenciou que o governo do Estado convoque 60 aprovados no cadastro de reserva do último concurso da Polícia Civil do Acre.

A decisão é do juiz Caique Cirano di Paula de Sena Madureira. A ação civil pública foi interposta pela Promotoria de Justiça Cível do município, assinada pelo promotor Júlio César de Medeiros, após recebimento de informações, via e-mail institucional, asseverando a eventual insuficiência de recursos humanos no âmbito da Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira’.

Conforme despacho, foi apresentado que a PCAC tem um déficit de profissionais que há a necessidade do provimento de vagas revelada dentro do prazo de validade do concurso de 60 cargos, sendo 06 para Delegados, 09 para Escrivães e 47 para Agentes de Polícia.

Na Ação, o promotor de Justiça destacou que o pedido do MP foi extremamente módico, servindo-se das próprias quantidades de cargos na Polícia Civil cujo provimento foi solicitado documentalmente pelo próprio Delegado-Geral da Polícia Civil, reiteradas vezes.
Além disso, o MP destacou que o provimento da Ação Civil Pública vem ao encontro dos interesses: da sociedade, do Ministério Público e do próprio Delegado-Geral da Polícia Civil, que também não deixa de representar, neste particular, os próprios interesses do Estado, em sua função específica de investigar e apurar crimes.

Outro ponto destacado na ACP, foi que o concurso público havia sido prorrogado pelo próprio Estado do Acre, encontrando-se válido à época das necessidades de convocações, segundo precedente do próprio Supremo Tribunal Federal, o que não impede o estado do Acre de deflagrar um novo concurso público, mas convocando-se os candidatos já aprovados.

Segundo o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros, a sociedade clama urgência nas demandas envolvendo segurança pública, inclusive, para se fazer frente aos altos indícios de estupros, homicídios, feminicídios e verdadeira “explosão” de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, sendo exigidas centenas de representações da Autoridade Policial visando imposição de Medidas Protetivas de Urgência, sobretudo, no interior do estado do Acre.

Esta decisão judicial também poderá auxiliar na reposição de futuras aposentadorias de mulheres policiais civis que vierem a ocorrer após a intimação, em 17 de junho de 2025, de 13 Estados, incluindo o Acre, pelo ministro do STF Flávio Dino, para que concedam, de forma imediata, a redução de três anos em todos os prazos de aposentadoria aplicáveis às policiais civis mulheres.

Comentários

Continue lendo

Extra

Acusado de abusar de menor é condenado a 12 anos de prisão em Pando

Publicado

em

Condenado foi transferido para o presídio no vilarejo de Villha Busch.

Caso de abuso contra adolescente de 13 anos em Cobija terminou com sentença de 12 anos para acusado.
Pando, Bolívia – Durymar M.G., de 39 anos, foi condenado a 12 anos de prisão pelo crime de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos. A sentença foi proferida pelo Tribunal de Sentença Penal Nº 2 da Capital de Pando, onde tem Cobija como capital , após o Ministério Público apresentar provas que demonstraram a culpa do réu. Ele cumprirá a pena no Presídio Villa Busch.

O promotor Freddy Durán Montero destacou que, durante a fase preparatória, foram coletados diversos elementos de prova, incluindo a denúncia escrita, um relatório psicológico e um relatório de inspeção ocular. “Todos esses elementos foram avaliados pela autoridade judiciária, comprovando a culpa do acusado e permitindo a obtenção da sentença”, afirmou Durán.

A promotora Patrícia Romero, responsável pelo caso, informou que o crime ocorreu em 8 de agosto de 2023, em uma unidade educacional no município de Cobija. Durymar M.G. entrou no banheiro feminino, agarrou o pulso da adolescente e praticou atos obscenos. Ao avistar uma amiga da vítima, o agressor fugiu do local.

A vítima relatou o ocorrido à diretora da escola, que imediatamente comunicou o fato à Defensoria da Criança e do Adolescente. A denúncia foi acompanhada de vídeos das câmeras de segurança e dados do agressor, o que possibilitou a rápida atuação do Ministério Público.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N.º 004/2025.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 21/07/2025 a 04/08/2025.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor preço.

DATA DE ABERTURA: 05 de agosto de 2025, a partir das 10:00 horas (horário de Brasília-DF), através do site www.comprasnet.gov.br. O edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta e aquisição, através dos endereços eletrônicos: licitacao@epitaciolandia.ac.gov.br ewww.comprasnet.gov.br.

OBJETO: Aquisição de Aparelho de Ultrassonografia, conforme proposta nº 19023249000124007 do Ministério da Saúde, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Epitaciolândia/AC.

A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de a todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia/AC, 21 de julho de 2025.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 072/2025

Comentários

Continue lendo