Extra
Coluna da Maria Coutinho
Brasileia se enfeitou…
…no dia três de julho, para celebrar mais um ano de vida. Seu aniversário de 108 anos aconteceu com programação extensa. Além do desfile cívico, a cidade ganhou cores, brilhos e ritmo para o Carnaval Fora de Época.
A festa que se consagrou…
…ao longo dos anos, por sua programação ousada, atraiu turistas de todas as partes do Acre e Países vizinhos.
Mas o Fora de Época…
…que é a festa mais badalada do estado como referência de alegria e diversão, dessa vez não empolgou. As atrações que vieram com o compromisso de comandar a folia, não conseguiram contagiar os visitantes. Nesse quesito a insatisfação foi unanime.
O Repertorio…
…péssimo e a habilidade comunicativa dos artistas durante o evento, não teve o alcance que o espetáculo merece. E como o som é o ingrediente principal das festas, o público esperava algo melhor. Foi muito ruim!
Por outro foco
…reconhecemos a necessidade de celebrar as lutas e conquistas da querida Brasiléia ao longo dos cento e oito anos (108). Nossa história é linda e deve ser orgulhosamente lembrada. A programação contemplou a cultura e a identidade local.
E em tempos de crise…
…o ideal é aproveitar essa oportunidade para transformar o evento em um negócio lucrativo e prazeroso. Criatividade não faltou e nas bancas tinham de tudo. Nesse quesito a população agradece e a equipe local está de parabéns!
Saudações aos barraqueiros…
…sensacional mesmo foi a gastronomia regional. As honras ficaram por conta das bebidas, comidas típicas e o artesanato local.
As barracas…
…estavam recheadas de novidades e as guloseimas acordavam a fome dos foliões, vi muita gente esquecendo a dieta degustando as delicias. Irresistíveis!
O evento…
…conseguiu reunir os encantos da cidade e movimentou o comercio local de forma espetacular, muito bom constatar a satisfação dos barraqueiros, ambulantes e visitantes.
A segurança…
…foi atuante inibindo a violência, permitindo a tranquilidade no evento. Os conterrâneos e suas famílias souberam aproveitar o momento com os amigos.
Tempo de reflexão.
Sabemos que toda festa simboliza alegria, porém tem coisas boas e ruins, acho que ninguém escapou das chatices de políticos que aproveitaram a ocasião pedindo votos.
Inconvenientes.
Nunca vi tantos “santos” esbanjando simpatia, tentando pegar carona no evento. Mais entediante foi ouvir inúmeras mentiras de candidatos vazios misturados ao povo. Aquelas aparições que saem das profundezas unicamente em tempos de eleição.
Testemunhei abraços…
…sorrisos e tapinha nas costas. Observei o compartilhamento de ideias e ideais regados a gentileza que em sua maioria, escondiam os enfadonhos e indigestos canalhas capazes de tudo para garantir o poder.
Dizem que…
…o mais mentiroso, porém menos trabalhador é o que permanece cativo ao olhar do eleitor…CUIDADO!
Brasiléia…
…que oficialmente surgiu em 1910 (mil novecentos e dez), no Seringal Carmem, terras indígenas, batizada com o nome de Brasília, hoje é Brasiléia. Esse município do Acre que tem o DNA de corajosos seringueiros, que perdeu seu nome e foi saqueado ao longo da história, precisa decolar com equidade.
No amanhã…
…a responsabilidade em garantir o desenvolvimento, a ordem, a ética e a igualdade social na querida Brasiléia é tarefa para os jovens, realidade que reforça a necessidade de políticas voltadas para nosso exército de futuros heróis.
Precisamos…
…mudar grande parte dos nossos representantes. O poder não pode permanecer sob o domínio daqueles que diariamente trapaceiam, enganam e nos roubam. Precisamos reconhecer dentro de nós a coragem dos seringueiros que lutaram construindo Brasiléia e o Acre. Precisamos acordar!
Comentários
Extra
Dupla é condenada a mais de 50 anos por execução no Recanto dos Buritis
Alexsander “Mucurão” e Alisson “Pinóquio” foram considerados culpados pelo assassinato de João Luiz Cunha, executado a tiros dentro de casa em 2020.
Em sessão do júri popular realizada nesta segunda-feira (25), no Fórum Criminal de Rio Branco, o Conselho de Sentença da 1ª Vara do Tribunal do Júri condenou Alexsander Pereira de Souza, conhecido como “Mucurão”, e Alisson Batista Alves, apelidado de “Pinóquio”, a penas que somam mais de 50 anos de prisão.
Os dois foram considerados culpados pela execução de João Luiz de Aguiar Cunha, o “Lorim”, morto a tiros em 2 de agosto de 2020, dentro de sua casa, na Rua Juscelino Kubitschek, bairro Recanto dos Buritis, no 2º Distrito da capital acreana.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, os acusados invadiram a residência e dispararam diversas vezes contra a vítima, grande parte dos tiros efetuados a curta distância. A investigação apontou que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas.
Por determinação do chamado “tribunal do crime”, João Luiz foi sentenciado à morte por morar em uma área dominada por grupo rival.
Alexsander recebeu a maior pena, 30 anos de reclusão em regime fechado. Já Alisson foi condenado a 21 anos. A defesa ainda pode recorrer da decisão.
Comentários
Extra
Justiça decreta prisão de assaltante baleado em confronto com a PM em Rio Branco
Decisão foi tomada em audiência de custódia; comparsa menor de idade morreu durante troca de tiros no Ramal da Judia.
A Justiça do Acre decretou, nesta segunda-feira (25), a prisão preventiva de Elenildo de Oliveira Dantas, de 18 anos, baleado em um confronto com policiais militares do 2º Batalhão, em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara das Garantias, durante audiência de custódia realizada no Fórum Criminal.
Elenildo, conhecido como “De Menor”, permanece internado no Pronto-Socorro da capital, sob escolta policial, após passar por cirurgia. Assim que receber alta médica, será encaminhado ao presídio.
O acusado foi atingido durante tiroteio ocorrido no último sábado (24), no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, quando ele e um adolescente de 16 anos, identificado como Pablo Renan Alves, trocaram tiros com a polícia. O menor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Segundo a investigação, a dupla havia invadido uma empresa e rendido uma vítima durante o assalto. Na fuga, foram localizados por militares do 2º BPM, reagiram à abordagem e acabaram alvejados.
Elenildo possui uma ficha criminal extensa, com passagens por tráfico de drogas, roubo, desobediência e posse ilegal de arma de fogo.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ADIAMENTO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ADIAMENTO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 017/2025 – COMPRAS.GOV 90017/2025
OBJETO: Registro de preços para futura e eventual Aquisição de materiais permanentes, visando atender às necessidades das diversas secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia – AC.
Data da Abertura: 09 de setembro de 2025, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 26/08/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 25 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Você precisa fazer login para comentar.