fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

“Acende a fogueira Iaiá…”

As festas juninas são legados religiosos com simbologia cristã da cultura católica celebrada no Brasil, a partir da vinda dos imigrantes portugueses. Na tradição brasileira a renovação da esperança também é festejada nos dias dos santos mais populares tais como o são Pedro, são João e santo Antônio, no mês de junho. Os mais belos festejos acontecem no nordeste e atraem milhares de turistas.

Genética festiva.

Quando os migrantes nordestinos aportaram no acre em plena guerra mundial, se aliaram aos povos da floresta, nos doando a resiliência da genética forte e festiva. Mesmo sem recursos, os sonhos permanecem acalorados e a fé garante a alegria cristã até os dias de hoje.

No mês de junho…

…caminhar nas cidades se torna animador. As vitrines ganham cores, os atendentes adereços, as escolas realizam arraiais. Essa época chega nutrida pelo rito das quadrilhas, fogueiras, comidas típicas, jogos e brincadeiras.

No Alto Acre não e diferente…

…a segunda festa mais popular do Brasil promove a alegria na região por alguns dias. A população sabiamente cria espaços e brincadeiras atraentes, esquece os problemas e se permite ao momento.

Tradicionalmente Brasiléia…

…é o berço da animação do Acre, aqui as comemorações juninas estão sendo resgatadas, enraizadas da arte popular regional.  As quadrilhas, o teatro e as brincadeiras divertem a população. O enredo imperdível, ganha aquele toque caipira nos detalhes das roupas, ritmos, adereços e gastronomia.

Mesmo em tempos de crise…

…pra estas bandas, a criatividade lúdica liberta a folia batizado de multicultura. Nessa época a parceria fortalece amizades e o melhor de cada um ganha forma plástica e majestosa.

Nem tudo que parece é…

Participar das comemorações não significa ignorar as amarguras, porém não se fechar para a beleza do momento construído.  Mesmo que os problemas sejam muitos esse povo ainda é capaz de ver o que poderia ser invisível.

Quando chega o mês de junho…

…os problemas não desaparecem, mas a pauta é lúdica. Vale lembrar que a celebração em homenagem aos santos mais populares, também faz parte da cultura regional e por algum tempo foi esquecida, esse resgate é mais que merecido. Aos organizadores, parabéns pela iniciativa!

E mesmo que…

…a crise ética, moral, política, econômica maltrate o País, os embaixadores da folia emprestam o palco, ao desejo de extravasar. Nesse clima de ritmos e cores, invadem as praças, quadras, ruas e colônias em sintonia total.

O arraial também é expressivo…

…e a conversa é precisa. Temos figuras incríveis, caricaturas temáticas e recheadas de criticas. Pra equilibrar temos as bebidas e comidas regionais. Não há quem resista à fogueira, fogos de artifício, as quadrilhas e os enfeites por todos os lados.

Tem

…festa por todos os lados e tudo para todos os gostos, artesanato, brincadeira, concurso do forró, orações, barraca do beijo, prisão do amor, pescaria, bingo e o famoso pau de sebo.

Os espaços são exatos…

…para encontro de familiares e amigos assuntarem enquanto apreciam a festança. O forró é indispensável e a comédia do casamento caipira faz parte do pacote.

Vigiando a quadrilha…

Brinque, aproveite a folia, mas não esqueça que em mês de folia e ano de eleição, a atenção deve ser redobrada para as manobras políticas! Ainda existe a horda de candidatos pilantras que se utilizam dessas festas para fingir simpatia e ganhar votos entre a população.

A hora é de festa…

…e não de campanha cavilosa. Sabemos que os sujeitos do mal, se infiltram nesses espaços tentando içar votos. Não permita que os oportunistas transformem a festa Cristã em convenção politica. Se divirta, mas tenha muito cuidado porque a mentira corre solta maquiada de bondade!

Comentários

Continue lendo

Extra

Habitação: em parceria com o governo, prefeito Jerry anuncia o início da construção de unidades habitacionais

Publicado

em

Ao lado do Secretário de Estado de Habitação, Egleuson Santiago, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, confirmou o início da construção de 11 unidades habitacionais no município de Assis Brasil. O prefeito informou ainda que já na próxima semana iniciam os trabalhos de limpeza e terraplanagem da área onde serão construídas dezenas de casas populares.

“Estou muito feliz e agradecido ao governador Gladson Cameli por esta parceria que vai possibilitar a construção do primeiro lote de casas. Tivemos uma atenção toda especial por parte da Secretaria de Estado de Habitação e também do Instituto de Terras do Acre para que esse projeto saísse do papel”, comentou Correia.

O prefeito informou também que já tem garantido recursos para a construção de outras dezenas de casas.

“Conseguimos 3 milhões de reais com o ex-deputado federal Léo de Brito e outros 2 milhões com o atual Senador Marcio Bittar. Todo esse recurso destinamos para construção de mais casas. Os projetos já foram aprovados e aguardamos agora a liberação por parte do Calha Norte para iniciarmos o processo licitatório”, comentou o prefeito.

Ainda em Rio Branco, Jerry Correia foi à sede da Associação dos Municípios do Acre (AMAC) para tratar de detalhes do projeto das unidades habitacionais. O gestor tratou sobre a licença ambiental por parte do IMAC para que o Ministério da Defesa, através do Programa Calha Norte, libere o convênio para licitação.

“Temos que acompanhar de perto a elaboração dos projetos e toda burocracia que existe para executar recursos públicos. Não podemos perder tempo e para isso o prefeito tem que fazer essa peregrinação nos órgãos envolvidos para garantir a execução dos recursos destinados”, explicou.

Com essa ação na área habitacional, Jerry Correia será o prefeito que mais construiu casas populares em Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Extra

Superintendente do Sebrae no Acre recebe Comenda de Registro Mercantil da FENAJU

Publicado

em

Honraria foi entregue durante Encontro Nacional das Juntas Comerciais do Brasil

Durante o Encontro Nacional das Juntas Comerciais do Brasil, realizado nesta quarta-feira (22), o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, recebeu a Comenda de Registro Mercantil, maior honraria da Federação Nacional das Juntas Comerciais (FENAJU).

A honraria foi entregue pela presidente da FENAJU, Gregória Brenário, e pela presidente da Junta Comercial do Acre (JUCEAC), Nayara Honorato, em reconhecimento aos serviços e apoio prestados ao aprimoramento do registro de empresas. O evento contou com a presença do governador Gladson Cameli, que na ocasião também foi homenageado, assim como o presidente da Acisa, Marcelo Moura.

Marcos Lameira destacou a parceria com a JUCEAC e a importância das ações realizadas em prol das empresas locais. “Atuamos na busca de um ambiente cada vez menos burocrático e mais simplificado para os empreendedores. Juntos conseguimos obter ótimos resultados, como a redução no tempo abertura de empresas no Acre para 10h este ano”, disse.

Esta é a primeira vez que o Acre sedia o evento, colocando o estado em destaque por seus avanços no registro de empresas. “Esses personagens têm papel fundamental no desenvolvimento comercial”, disse a presidente da FENAJU, Gregória Benário, ao entregar as comendas.

O Sebrae foi anfitrião do evento, que reuniu líderes das 27 Juntas Comerciais do país, para debater a modernização e simplificação do registro empresarial do Brasil, visando tornar os sistemas estaduais mais eficientes e atrativos.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO 

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO 

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 003/2024

OBJETO: Registro de Preços para Aquisição de Material de Expediente e Suprimentos de Informática, atendendo as necessidades da Prefeitura Municipal de Brasiléia.

Data da Abertura: 12 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos: http://app.tce.ac.gov.br/portaldaslicitacoes/ e e-mail [email protected].

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira


ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL SRP N° 005/2024

OBJETO: Registro de preços para eventual e futura Contratação de Pessoa Jurídica para o fornecimento de gêneros alimentícios e materiais de limpeza, destinados a atender as necessidades das 36 (trinta e seis) unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, e Secretarias da Prefeitura Municipal de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 06 de junho de 2024, às 08h30min.

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 23/05/2024 nos seguintes endereços eletrônicos:

Brasiléia/AC, 22 de maio de 2024.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo