fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

‘Código de conduta do crime’ é apreendido no presídio de Sena Madureira

Publicado

em

O conjunto de normas do crime contém 6 páginas com 13 tópicos; o numeral 13 é em alusão ao número que dá nome a facção B13

Policiais penais realizaram uma nova operação com a meta de localizar possíveis ilícitos no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, durante o final de semana. A ação planejada apreendeu droga e outros objetos, entretanto, o que chamou à atenção foi a localização e apreensão de uma espécie de código de conduta, denominada pelos criminosos de “cartilha do Bonde dos 13”.

O conjunto de normas do crime contém 6 páginas com 13 tópicos (o numeral 13 é em alusão ao número que dá nome a facção B13), com várias regras a serem seguidas pelos integrantes da organização criminosa. Entre os pontos especificados, estão: respeito mútuo, julgamento de possíveis agressões, questões relacionadas a dívidas de droga, abuso de poder por parte dos detentores de função na organização criminosa, calúnia, julgamento pelo tribunal do crime, e pagamento de mensalidade.

O código de conduta do crime é assinado pelo chamado conselho final do B13 e entrou em vigor no dia 27 de outubro deste ano, de acordo com o teor da cartilha redigida à mão e repleta de erros de ortografia.

O conjunto de regras encerra determinado que “todos os irmãos cumpram a risca e que todos fiquem com Deus”, apesar de prever sentença de morte em alguns casos, e vale para todo o estado do Acre, quem está preso ou em liberdade.

No item 2 que trata sobre agressão, consta que “caso a agresão ceja di natureza gravi como atentado a vida ou algo que deixe o hirmão ospitalizado, ó agressor pode ser excluído ou até mesmo decretado (morto)”, diz o texto sem correção ortográfica.

Sobre o pagamento de mensalidade, a cartilha apreendida estabelece que “todos os integrantes têm o dever e o compromisso de contribuir com uma quantia mensal para o crescimento da família”.

Estabelece regras para a convivência e comportamento entre os feccionados nos presídios, inclusive com revezamento de pedras (cama) nos dias de visitas íntimas. Confirma também a boa convivência com integrantes de facções aliadas, sendo o PCC e Ifara.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo