Conecte-se conosco

Acre

Cirurgias ortopédicas no Alto Acre reduzem filas e aproximam atendimento da população

Publicado

em

A paciente Débora Silva, de 32 anos, moradora de Assis Brasil, destacou a importância da realização do procedimento em uma unidade mais próxima de casa

As ações do Opera Acre contemplam diversas especialidades médicas, como ginecologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e vascular. A proposta é oferecer resolutividade, dignidade e acesso à saúde para pacientes que, em muitos casos

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos e garantir um atendimento mais ágil à população, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), levou nos dias 3, 4 e 5 de julho, o programa Opera Acre ao município de Brasileia. As cirurgias foram realizadas no Hospital Regional do Alto Acre, com foco em procedimentos ortopédicos.

A iniciativa busca descentralizar os atendimentos, levando as cirurgias até os municípios do interior, evitando o deslocamento de pacientes para a capital. Nesta edição, 32 pacientes foram beneficiados com cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior (LCA), na regional do Alto Acre.

Entre os atendidos está José Roberto Amorim, de 24 anos, que sofreu uma lesão durante uma partida de basquete. “Rompi o ligamento durante um jogo. A expectativa pela recuperação é muito alta, principalmente por uma questão de segurança. Às vezes, tenho a sensação de que estou pisando em falso. Isso gera insegurança no meu dia a dia, porque situações simples, como apressar o passo quando estou com pressa, que são normais para a maioria das pessoas, para mim viraram um risco”, relata.

Iniciativa busca descentralizar atendimentos, levando cirurgias até municípios e evitando deslocamento de pacientes para capital. Foto: Luan Martins/Sesacre

A paciente Débora Silva, de 32 anos, moradora de Assis Brasil, destacou a importância da realização do procedimento em uma unidade mais próxima de casa. “Estou muito feliz. Sou de Assis Brasil, então, para mim, ir até Rio Branco era um pouco mais complicado, até porque não tenho parentes lá. Graças a Deus, com a cirurgia sendo feita aqui em Brasileia, eu tenho um suporte melhor, familiares por perto e estou muito mais próxima de casa”, conta.

Débora também ressalta sua expectativa de retomada das atividades esportivas e profissionais. “Eu sou atleta, mas no momento estou parada por conta da lesão, a minha expectativa é voltar às quadras futuramente, continuar jogando futsal e futebol, então dependo de ter um joelho bom, saudável, para fazer meus trabalhos. Tenho certeza de que logo, logo vou passar por esse processo de recuperação e que vai dar tudo certo”.

O médico ortopedista Aluísio Júnior, que integra a equipe de cirurgias, enfatizou os impactos positivos do mutirão na saúde dos pacientes. “Estamos realizando diversas cirurgias de reconstrução de ligamento e reparo meniscal, contribuindo para a redução da fila de espera por esses procedimentos no nosso estado. O objetivo é devolver qualidade de vida à população, permitindo que as pessoas voltem à sua rotina e que nossos atletas possam retomar suas atividades físicas com segurança”, finaliza.

Nesta edição, 32 pacientes foram beneficiados com cirurgias de menisco e de ligamento cruzado anterior. Foto: Luan Martins/Sesacre

Além do mutirão na especialidade de ortopedia, em Brasileia, o governo do Estado também promoveu mutirões em outros municípios, nesta semana, resultando em outras 74 pessoas atendidas nas regionais de saúde. As cirurgias ocorreram em Cruzeiro do Sul, no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, com foco em ginecologia. Em Rio Branco, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo com cirurgias ginecológicas, vasculares e mamoplastias redutoras. Além de Senador Guiomard, no Hospital Ary Rodrigues, que atendeu pacientes com cirurgias gerais adultas e pediátricas.

Opera Acre

O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, instituído pelo Ministério da Saúde. No estado, a iniciativa garante acesso gratuito a procedimentos aguardados na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

De janeiro a junho de 2025, o programa já realizou 6.682 cirurgias eletivas no Estado, beneficiando a população e reduzindo significativamente a demanda reprimida por atendimentos cirúrgicos no SUS.

As ações do Opera Acre contemplam diversas especialidades médicas, como ginecologia, ortopedia, oftalmologia, urologia, cirurgia geral e vascular. A proposta é oferecer resolutividade, dignidade e acesso à saúde para pacientes que, em muitos casos, aguardavam há anos pelos procedimentos.

A expectativa da Sesacre é manter o ritmo de mutirões e cirurgias programadas no segundo semestre de 2025, consolidando o Opera Acre como uma das principais estratégias de fortalecimento do SUS no estado. O programa também representa um avanço na regionalização e descentralização dos serviços, ampliando o alcance das ações de saúde pública para além da capital.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA

Publicado

em

Vídeo mostra o parlamentar exaltado e ameaçando prender a servidora

Um vídeo que passou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (18) registra um episódio de tensão envolvendo o vereador Liberman Farias da Costa, conhecido como Manan Rural, dentro da Unidade de Saúde da Vila Santa Luzia (Francisca de Souza Machado), localizada na zona rural de Cruzeiro do Sul. As imagens mostram o parlamentar em tom alterado durante um confronto com uma servidora do local.

Caso aconteceu em Cruzeiro do Sul/Foto: Reprodução

No registro, o vereador discute com a funcionária e chega a ameaçar dar voz de prisão, alegando desacato. “Se eu quiser, você já está presa. Eu prendo aqui e chamo a polícia”, afirma o parlamentar em um dos momentos captados no vídeo, que gerou forte repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações iniciais, o desentendimento teria começado após o vereador encontrar a porta da unidade fechada em um horário que, segundo ele, deveria haver atendimento ao público. Irritado com a situação, Manan Rural teria questionado a equipe da unidade de saúde, o que deu início à discussão.

Outro ponto que chamou atenção nas imagens foi o momento em que o vereador pede a senha do Wi-Fi da própria unidade para conseguir entrar em contato com a Polícia Militar e registrar a ocorrência. O caso segue repercutindo e o espaço permanece aberto para manifestação e esclarecimentos de todas as partes envolvidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte

Publicado

em

Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C

A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.

Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.

Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.

Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.

Fonte: Brasil 61

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco começa a entregar brinquedos para crianças listadas no CadÚnico

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco começou a entregar, nesta sexta-feira (19), os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, começou a entregar, nesta sexta-feira, 19, os brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade na ação social denominada “Natal Criança Feliz”. A mobilização foi acompanhada pelo prefeito Tião Bocalom, que participou das primeiras doações no CRAS Novo Horizonte.

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Os meninos e meninas selecionados para receber os presentes estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O chamamento está sendo realizado via WhatsApp, mas a família que está cadastrada e recebe o Bolsa Família pode procurar o CRAS de sua região.

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Segundo o secretário João Marcos Luz, um calendário foi montado para realizar a entrega nos oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Estamos zelando por todo o trabalho para atender ao público-alvo, que são famílias cadastradas no Bolsa Família e que, certamente, não teriam condições de comprar presentes para os filhos”, detalhou o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. (Foto: Anderson Oliveira/Secom)

O prefeito Tião Bocalom fez questão de reafirmar que os brinquedos serão entregues apenas para as famílias cadastradas no CadÚnico. “Não tem presente para todas as crianças de Rio Branco; são para aquelas crianças cujas famílias não têm condições financeiras para comprar e estão no CadÚnico. Será um Natal bem diferente para as crianças mais humildes”, detalhou o chefe do Executivo.

Os CRAS entregarão cerca de 50 mil brinquedos até terça-feira, 23, em uma ação social que mobilizou todos os servidores da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para cumprir a programação estabelecida.

Comentários

Continue lendo