fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Cinco municípios acreanos entram em lista de cidades prioritárias para redução do desmatamento e degradação florestal no Brasil

Publicado

em

Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá estão na lista de municípios prioritários. Portaria foi publicada na última quarta-feira (13) pelo Ministério do Meio Ambiente.

Manoel Urbano é um município que fica localizado na região central do Acre, sua população é de 7 000 habitantes e sua área é de cerca de 9 387 km², limita-se ao norte com o Amazonas. Foto: assessoria 

Foi divulgada, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13), a atualização da lista de municípios prioritários para ações de prevenção, controle e redução dos desmatamentos e degradação florestal no Brasil. No Acre, entre os municípios considerados prioritários, estão as cidades de Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.

Conforme a portaria nº 1.202 do dia 11 de novembro, o ministro substituto de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima João Paulo Ribeiro Capobianco, solicita a lista de municípios considerados prioritários para ações de prevenção, controle e redução dos desmatamentos e degradação florestal.

O ministro também pede a lista de municípios com desmatamento monitorado e sob controle. Nesta lista não há nenhum município acreano. A portaria entrou em vigor na data de sua publicação, nesta quarta (13).

Pacto de prevenção a incêndios

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador do Acre Gladson Cameli assinou, em junho, um pacto com o governo federal que dispunha sobre o controle e prevenção de incêndios na Amazônia. O ato ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, acreana Marina Silva.

De acordo com Cameli na época, o Acre está preparado para contribuir na redução destes impactos e diz que “reafirma o compromisso do Acre com a agenda ambiental do governo federal, uma vez que temos a consciência da necessidade urgente de integrar nossas políticas públicas, garantindo, assim, a conservação da biodiversidade e a manutenção dos serviços dos ecossistemas”.

Desmatamentos

Em 5 de julho do ano passado, considerando os dados de desmatamento ilegal, queimadas, incêndios florestais e degradação florestal nos últimos anos, o governo do Acre declarou situação de emergência ambiental em dez cidades do estado.

Naquele período, conforme o decreto publicado, a emergência declarada ficou em vigor entre os meses de julho a dezembro de 2023. Para a medida, o governo considerou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que, segundo a publicação, apontam um aumento de 127% no desmatamento no Acre entre os anos 2018 e 2021, comparado com o quadriênio anterior.

O governo também levou em consideração as condições climáticas adversas, tais como estiagens prolongadas, altas temperaturas, ondas de calor, baixa umidade relativa do ar e intensos ventos, que favorecem as ocorrências de incêndios florestais.

Governador Gladson Cameli, do Acre, assina pacto pela Prevenção e Controle de Incêndios — Foto: Pedro Devani/Secom

Comentários

Continue lendo

Acre

Criança brinca com isqueiro e quase incendeia casa no Acre

Publicado

em

Um princípio de incêndio registrado na tarde desta segunda-feira, 7, por pouco não terminou em tragédia no bairro Morro da Glória, em Cruzeiro do Sul. O incidente ocorreu em uma residência localizada na Rua Rio Grande do Norte e teve como causa brincadeira. Uma criança de aproximadamente 5 anos colocou fogo em parte da mobília ao brincar com um isqueiro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a menina se trancou sozinha no quarto e, ao manusear o objeto, acabou incendiando lençóis, roupas, brinquedos e parte de uma cama. Assustada, ela começou a gritar, momento em que foi ouvida pela mãe, que correu até o cômodo para socorrê-la.

Ao perceber o foco do incêndio, a mulher conseguiu agir rapidamente e conteve as chamas utilizando baldes de água, evitando que o fogo se alastrasse para outros cômodos da casa.

Militares do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros foram acionados e, após conter totalmente a situação, realizaram uma vistoria no local para assegurar que não havia mais riscos nem comprometimento estrutural no imóvel. Apesar dos danos materiais, ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros reforçou a importância da vigilância constante em ambientes domésticos que abrigam crianças pequenas. “Materiais inflamáveis, como isqueiros e fósforos, devem ser mantidos fora do alcance dos pequenos, preferencialmente em locais trancados ou em altura elevada”, alertou a corporação.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sessão da Câmara de Rio Branco é encerrada sem quórum e gera revolta entre vereadores

Publicado

em

Requerimentos deixam de ser votados após parlamentares abandonarem plenário; proposta terá de ser reapresentada

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

A sessão da Câmara Municipal de Rio Branco foi interrompida abruptamente nesta quarta-feira (9) devido à falta de quórum, deixando vereadores frustrados com a necessidade de reapresentar propostas que não foram votadas. O encerramento ocorreu durante um discurso do vereador Felipe Tchê (PP/AC), quando apenas 10 parlamentares estavam presentes — um a menos do exigido pelo regimento da casa.

Presidindo a sessão no lugar de Joabe Lira (UB), o vereador Leôncio Castro (PSDB) tentou, sem sucesso, convocar os colegas ausentes. “Suspendi a sessão e pedi que a diretora Isabela os chamasse, mas ela informou que já havia tentado outras vezes. Não teve jeito, precisei encerrar”, explicou Castro.

A decisão gerou insatisfação. Vereador João Paulo Silva (PODEMOS) criticou: “Os caras somem, e nosso trabalho é prejudicado. Tudo terá de ser reapresentado”. Já Zé Lopes (REPUBLICANOS) ironizou: “Agora temos que contar quantos estão na sala antes de ir ao banheiro”

Comentários

Continue lendo

Acre

Ambulância do Samu atola ao tentar acessar balsa no Juruá

Publicado

em

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou atolada na tarde desta quarta-feira, 9, ao tentar acessar a balsa que faz a travessia entre os municípios de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. As informações são do Juruá 24Horas.

Pessoas que presenciaram a cena registraram o momento em que o veículo tentava embarcar na balsa, enquanto moradores da comunidade tentavam ajudar.

Segundo testemunhas, a ambulância ficou presa em uma área de difícil acesso próxima à rampa de embarque, o que dificultou o deslocamento da equipe de socorro que se preparava para atravessar o rio Juruá.

Até o momento, não há informações sobre atrasos no atendimento da ocorrência em que a equipe estava empenhada.

Assista:

Comentários

Continue lendo