Conecte-se conosco

Cotidiano

Cientista político acreano sai em defesa do voto eletrônico

Publicado

em

Cezar Negreiros

O cientista político Nilson Euclides, professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre (Ufac), disse que estas críticas dos bolsonaristas e dos setores conservadores da sociedade acreana de fraude nas urnas eletrônicas reflete o cenário desfavorável nas eleições do próximo ano.

Como o governo Bolsonaro não consegue responder os últimos escândalos que abalaram o Palácio da Alvorada e dar uma resposta a política fracassada de combate a pandemia de covid-19, busca desesperadamente desmoralizar as instituições, em busca de colher dividendos políticos. “Acho essas ameaças infundadas, porque há 25 anos começamos com o voto eletrônico que permitiu a alternância do poder no país, mas não temos nenhum registro de fraude que comprometesse a vontade soberana dos eleitores”, declarou Euclides.

O sociólogo destacou que esse grupo político que tomou de assalto o poder não contará com o mesmo cenário favorável em 2022. Destacou que a eleição de Bolsonaro levou em conta uma conjuntura favorável como aconteceu com o governo Donald Trump nos Estados Unidos da América, mas que não se repetiu no pleito seguinte. “A sociedade brasileira elegeu um governo de ultradireita que até agora não conseguiu demonstrar capacidade para governar o nosso país”, observou o professor universitário.

A questão do voto impresso suscitou intermináveis debates na sociedade acreana, mas a palavra final caberá aos parlamentares no Congresso Nacional decidir se a votação do próximo ano será impresso ou não. Para os especialistas, o maior problema é o custo de substituição das urnas eletrônicas nos 5.568 municípios antes do pleito presidencial. Em caso de dúvidas poderia estabelecer algumas cidades como laboratório do voto impresso para dirimir definitivamente estas dúvidas suscitadas pelas direitas conservadoras e os grupos religiosos fundamentais no país que buscam colocar em chegue a inviolabilidade das urnas eletrônicas.

Auditagem

A empresa de tecnologia que porventura venha ganhar a licitação de confecção desta nova urna eletrônica, com uma impressora anexada para contabilizar voto a voto impresso pode não ter com o tempo suficiente para atender a demanda das seções eleitorais nos 5.568 municípios brasileiros.

O principal obstáculo do retrocesso do voto impresso será o custo de produção das novas urnas eletrônicas com a instalação do mecanismo que permita a instalação da impressora. Antes da votação das eleições gerais, a Justiça Eleitoral sorteia algumas urnas eletrônicas para que os partidos e representantes da sociedade civil possam acompanhar a auditagem dos votos dadas a cada candidato no software programado com o nome e o número dos postulantes a cargos majoritários e proporcionais que estão no páreo da disputa eleitoral.

Durante a votação, uma nova auditagem é realizada com o resultado de cada urna eletrônica instalada na seção eleitoral que permite a totalização paralela em tempo real, em todos os pleitos eleitorais, mas nenhuma irregularidade foi detectada pelos especialistas em informática.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

BOPE prende quatro suspeitos e apreende drogas durante ação da ROTAM em Rio Branco

Publicado

em

Jovem monitorado por tornozeleira eletrônica e três irmãos foram detidos em posto de lavagem no bairro Estação Experimental

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE), por meio da companhia ROTAM, equipe Fox, realizou a prisão de quatro suspeitos e a apreensão de entorpecentes durante patrulhamento preventivo e ostensivo na noite desta segunda-feira (26), no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava rondas com o objetivo de prevenir e coibir ilícitos, além de apreender drogas e armas utilizadas por integrantes de organizações criminosas, quando recebeu a informação de que um posto de lavagem aparentemente abandonado, localizado na rua Coronel Fontenelle de Castro, estaria sendo utilizado para o comércio de drogas, possivelmente com indivíduos armados.

Diante da denúncia, a equipe da ROTAM montou um cerco tático ao imóvel. No momento em que a viatura parou em frente ao local, um monitorado da Justiça, identificado como Juan Matheus de Mendonça Gimenes, de 19 anos, arremessou uma bolsa preta para o quintal de uma residência vizinha. Em seguida, os policiais conseguiram abordar quatro suspeitos, sendo três irmãos identificados como Carlos Henrique Lima de Araújo, de 18 anos, Carlos Samy de Araújo Rodrigues, de 21, e Carlos Vinicius Araújo Rodrigues, de 22 anos, além de Juan Matheus.

Com autorização do proprietário do imóvel vizinho, os policiais recuperaram a bolsa arremessada. No interior dela foram encontrados cinco invólucros de skank, oito trouxinhas de cocaína e uma quantia em dinheiro, configurando, segundo a polícia, o crime de tráfico de drogas.

Na Delegacia, Juan Matheus informou que estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica pelos crimes de tráfico de drogas e receptação, e que o equipamento havia sido instalado na última terça-feira (20).

Diante dos fatos, os quatro suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), juntamente com as drogas e o dinheiro apreendido, para a adoção das medidas legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas bate As Lendárias e conquista título do Torneio de Vôlei na AABB

Publicado

em

A Jotas bateu As Lendárias por 2 sets a 0, com parciais de 25×15 e 25×20 nesse domingo, 25, na AABB, e conquistou o título do Torneio de Vôlei Feminino.

Na disputa do terceiro lugar, as Damas de Aço venceram o Serra Negra por 2sets a 0, com parciais de 25×18 e 25×19.

“Conseguimos realizar um grande evento. A nossa meta é promover mais competições neste formato”, declarou a coordenadora da competição, Maria Luíza.

Apoios importantes

Maria Luíza destacou o apoio do vereador Neném Almeida, Zero Grau, Arena Car, FDUA, Bella Rio Branco, FEAV, Buffet Samya, Centro de Treinamento Erlane, Ótica Xainã e Tapera Caça e Pesca.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vasco x Velo Clube e Galvez x Guaporé são os duelos acreanos na Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez vai para 4ª participação na Copa do Brasil

Vasco x Velo Clube/SP e Galvez x Guaporé/RO são os duelos da 1ª fase da Copa do Brasil. Os times acreanos precisam vencer os confrontos para avançar à segunda fase do torneio nacional.

Sorteio na quarta

A CBF realiza o sorteio dos mandos de campo na quarta, 28, a partir das 13 horas(hora Acre).

“Teremos um adversário difícil e jogar em casa será uma vantagem. Vamos esperar o sorteio”, disse o técnico do Vasco, Erick Rodrigues.

Na 2ª fase

O Independência, atual bicampeão acreano, entra na segunda fase do torneio. O Tricolor ficou no pote F e terá um adversário do pote C, formado basicamente das séries B e C.

Comentários

Continue lendo