Cotidiano
CBF antecipa Brasileiro para janeiro e cria final única na Copa do Brasil

A CBF fez uma reforma significativa nos seus dois principais campeonatos no calendário de 2026. O Brasileirão começará bem antes, em 28 de janeiro, e se estenderá até dezembro. A Copa do Brasil terá final em jogo único, além das quatro fases iniciais com apenas uma partida de ida.
Além disso, outra medida que entra em vigor foi a redução de 16 para 11 datas dos Estaduais, que já tinha sido anunciada pela confederação. Os estaduais começam em 11 de janeiro. A Supercopa do Brasil está prevista para 24 de janeiro.
“Gostaria de reforçar todo o trabalho e comprometimento de toda a equipe da CBF, que se debruçou sobre um assunto tão importante para o futebol brasileiro. Tivemos que cortar na própria carne. Mas a CBF não tinha mais tempo. As mudanças eram necessárias. Acredito que foi a melhor escolha. Vamos futuramente colher os frutos dessas mudanças”, disse o presidente da CBF, Samir Xaud.
As mudanças no calendário tiveram o objetivo de reduzir o número de jogos dos times da Série A. No total, haverá uma queda de seis a oito partidas por equipe da elite do futebol na temporada — cortes nos Estaduais e na Copa do Brasil.
Classificação e jogos
Brasileirão
Em outra ponta, a CBF também aumentou o tamanho das competições para times menores, além de criar novos campeonatos como a Copa Sul-Sudeste. Neste caso, a ideia é aumentar a quantidades de jogos para essas equipes, tornando-as mais viáveis.
“Hoje anunciamos mudanças profundas e necessárias. Os compromissos do meu discurso de posse foram cumpridos. Os objetivos são reduzir a carga de jogos e ampliar as oportunidades de competições nacionais para equipes que há muito tempo passam meses inativas. É uma questão de justiça esportiva, desenvolvimento sustentável e equilíbrio”, afirmou o presidente da CBF.
Essas duas modificações foram pensadas em meio a uma temporada difícil para o calendário por conta da Copa-2026. O Mundial nos EUA, México e Canadá vai impor uma paralisação de 55 dias no ano para o futebol de clubes —inclui o período de preparação.
O modelo de calendário vale para o ciclo até 2029, já que o futebol brasileiro será impactado pela Copa 2026, Copa Feminina 2027, Copa América 2028 e Copa do Mundo de Clubes 2029.
“O calendário anterior estava insustentável. Era fazer um elefante caber em uma casinha de cachorro”, disse o diretor de competições da CBF, Julio Avellar.
Veja os principais pontos:
O Brasileirão inicia-se em 28 de janeiro, com uma antecipação de dois meses em relação a 2025. A competição para em maio por causa da Copa do Mundo e será retomada em julho. Depois, se estende até dezembro.
Pela primeira vez, o Brasileiro e Estaduais serão disputados simultaneamente por um mês e meio. Estaduais se iniciam em 11 de janeiro e vão até 8 de março —é obrigatório o final nesta data.
Estaduais com times da Série A terão só 11 datas disponíveis. Estados sem equipes na primeira divisão terão mais flexibilidade.
Copa do Brasil passa a ter final em jogo único em sede escolhida antes do torneio. A partida será a última da temporada, após o Brasileiro. O início da Copa do Brasil é em 18 de fevereiro e vai até a segunda semana de dezembro.
Copa do Brasil terá jogos únicos até a quarta fase. Na fase seguinte, entram os times da Libertadores e Sul-Americana já com jogos de ida e volta, mata-mata.
A Copa do Brasil terá um aumento do número de times: de 92 para 126. Todos os 20 clubes da Série A estarão classificados automaticamente. Isso acaba com o risco para equipes como o Botafogo, que ainda não tinha vaga garantida.
Copa Nordeste não terá mais os times que disputem a Libertadores ou a Sul-Americana. Por exemplo, em 2025, Bahia e Fortaleza não jogariam a competição. A Copa Nordeste passa de 16 para 20 times.
A CBF passa a ter três Copas regionais. Além da Nordeste, será mantida a Copa Verde e implementada a Copa Sul-Sudeste. A data das Copas é de 25 de março a 7 junho, isto é, após os Estaduais. A Copa Verde terá 24 clubes, e a Copa Sul-Sudeste, 12.
A Copa Sul-Sudeste é a nova competição regional criada pela CBF, com 12 clubes, reunindo três Estados do Sudeste (RJ, SP, MG) e do Sul (RS, SC e PR) – Espírito Santo está no centro-oeste para a CBF e incluído na Copa Verde. Essa competição não terá os times nas competições sul-americanas, isto é, a maioria da Série A. Outros times da elite – não classificados às sul-americanas – podem optar por jogar ou não o torneio.
A Série C vai ter um aumento no número de clubes de forma paulatina. Em 2026, serão mantidos os 20 times. Mas, até 2028, será disputada com 28 equipes.
A Série D vai ter um crescimento significativo: sairá de 64 para 96 times. A ideia é garantir um calendário mais extenso durante o ano para equipes menores.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.