Conecte-se conosco

Acre

Casos de malária aumentam 16% no Acre, quase 2 mil casos a mais. Somente de janeiro de 2018 até agora

95% dos casos de malária no Acre estão concentrados no Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Publicado

em

De janeiro até agora, surgiram mil casos a mais da doença, em relação ao mesmo período do ano passado.

 Com Gislane Vidal

Com falta de um dos medicamentos para tratamento de malária, governo substitui a medicação e afirma que todos os pacientes serão atendidos. De janeiro até agora, surgiram mil casos a mais da doença, em relação ao mesmo período do ano passado.

O Acre faz parte da região endêmica para malária devido a fatores como: florestas, igarapés, rios e açúdes, que ajudam a proliferar o mosquito causador da doença.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado, 95% dos casos de malária no Acre estão concentrados no Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Em 2016, foram registrados 34.384 casos da doença, já em 2017 o número de afetados passou para 36.087, ou seja, quase 2 mil casos a mais. Somente de janeiro de 2018 até agora, surgiram mais mil casos de malária no Estado, um aumento de 16%.

Como no ano passado houve aumento de 50% dos casos de malária na região amazônica, um dos tipos de medicamentos para tratamento contra a doença, se esgotou. Mas de acordo com a Secretaria de saúde do Estado, o Ministério da saúde, já apontou o plano B e as unidades de saúde já dispõem de outro tipo de remédio para combater a doença.

“A situação já está sendo regularizada e a população não está desamparada quanto ao tratamento. O tratamento continua sendo disponibilizado através de outro esquema de medicação, mas que tem o mesmo efeito de cura”, afirma Mariliza Carvalho, gerente de endemias.

Os medicamentos para combater a malária são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde e de acordo com a secretaria são suficientes para atender a demanda que aumentou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Agenda SMCCI – 12 de fevereiro de 2026

Publicado

em

Agenda Diária 12-02-2026

<p>The post Agenda SMCCI – 12 de fevereiro de 2026 first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC funcionará em regime de plantão durante o Carnaval

Publicado

em

FOTO: ASCOM

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) funcionará em regime de plantão entre segunda e quarta-feira, 16 a 18 de fevereiro, em razão do feriado de Carnaval. Nesse período, não haverá atendimento presencial nas unidades do Judiciário, sendo analisadas apenas medidas consideradas urgentes.

De acordo com TJAC, com a suspensão das atividades regulares, os prazos processuais ficam interrompidos e voltam a correr após o período de plantão. No site do TJAC está disponível a lista com as servidoras e os servidores designados para atuar nesses dias.

Também haverá plantão com suporte na área tecnológica em caso de intercorrências nos sistemas de tramitação de processos.

Durante o plantão judiciário poderão ser apreciados pedidos de liminar em mandados de segurança e habeas corpus, solicitações de liberdade provisória, sustação de ordem de prisão, entre outras medidas que demandem urgência.

Os atendimentos presenciais serão retomados na quinta-feira, 19, das 7h às 14h.

Com informações do TJAC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza operação “De Volta para Casa” e encerra assistência às famílias atingidas por enxurradas em Rio Branco

Publicado

em

Ação da Defesa Civil marca fim do acompanhamento emergencial após cheia do Rio Acre; órgão alerta para risco de novos eventos no período chuvoso

Foto: Defesa Civil Municipal

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realiza nesta quinta-feira, 12, a operação “De Volta para Casa”, destinada às famílias que haviam sido deslocadas para residências de parentes ou amigos em razão das enxurradas e do transbordamento do Rio Acre.

De acordo com o município, a ação foi concentrada exclusivamente nesta data por questões logísticas. Com isso, a Defesa Civil conclui o ciclo de acompanhamento e apoio prestado às famílias atingidas pelos eventos climáticos recentes na capital.

A operação marca o encerramento da assistência emergencial iniciada após a elevação do nível do Rio Acre e os registros de enxurradas em diferentes bairros da cidade. Durante o período crítico, equipes atuaram no monitoramento de áreas de risco, no suporte às famílias desalojadas e na prestação de auxílio humanitário.

Apesar da finalização desta etapa, a Defesa Civil alerta que o risco de novos transbordamentos ou enxurradas permanece, especialmente diante das condições climáticas típicas do período chuvoso.

Comentários

Continue lendo