Acre
“Casa do povo”: Marcinho toma posse em Xapuri com secretariado
Raimari Cardoso – Blog Xapuri Agora
A solenidade de transmissão do cargo de prefeito foi realizada no ginásio Álvaro da Silva Mota, na noite desta quarta-feira (1º). Marcinho Pereira Miranda (PSDB), recebeu a faixa de Bira Vasconcelos em ato que não ocorria há 16 anos, quando o ex-prefeito José da Silva Cunha, já falecido, repassou a faixa de prefeito a Júlio Barbosa de Aquino, que administrou o município por dois mandatos consecutivos.
Além do prefeito Marcinho Miranda e do vice-prefeito Aílton Menezes, tomaram posse também nesta quarta-feira os novos vereadores de Xapuri: Ronaldo Cosmo Ferraz, Iran Florêncio Vasconcelos, Celso Garcia (PMDB), Gessi Nascimento de Souza (PSB), Rivando da Silva Mota (PSDB), José Cecílio Evangelista da Silva, Eudes Severino de Souza, Francisco Barbosa de Aquino e Eliomar Soares de Souza (PT).
Na eleição da Mesa Diretora da Câmara, ocorreu o que já era esperado: o vereador de seis mandatos Ronaldo Ferraz venceu a disputa pelo cargo de presidente estendendo uma enfadonha e, até o momento, improdutiva permanência no comando da chamada “casa do povo”. Os cargos restantes serão ocupados por Gessi Capelão (vice-presidente), Rivando Mota (1º Secretário), e Celso Paraná (2º Secretário).
O que causou surpresa foi o fato de o PT, que enquanto esteve no poder sempre apoiou a eternização de Ronaldo Ferraz na presidência da Câmara, ter sido severamente banido da composição da Mesa Diretora, contrariando, inclusive, o que afirmou desejar o prefeito Marcinho Miranda na última entrevista que concedeu antes da posse: que os cargos fossem distribuídos entre todos os partidos com vereadores eleitos.
Com tudo consumado, resta à exigente população de Xapuri aguardar pelo que promete trazer de novo a gestão de Marcinho Miranda, que na solenidade de posse apresentou ao público a sua equipe de governo, que já havia sido anunciada através da Rádio Educadora 6 de Agosto na última sexta-feira, 28 de dezembro.
Dos novos secretários que compõem o primeiro escalão da nova administração, apenas o ex-vereador José Gonçalves, O Zeca da Emater, que conduzirá o Desporto, não estava presente. Ele ainda não retornou de Porto Velho onde passou as festas de fim de ano com a família. Os cargos de segundo e terceiro escalões, serão nomeados posteriormente, segundo Marcinho, “de acordo com a demanda”.
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

![image[3]](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2013/01/image3.jpg)
![Juramento dos Vereadores[4]](https://oaltoacre.com/wp-content/uploads/2013/01/Juramento-dos-Vereadores4.jpg)

Você precisa fazer login para comentar.