Acre
Campanha Maio Amarelo: 111 morreram no trânsito acreano em um ano, apontou o Detran-Acre
Números do Detran-AC correspondem ao período de março de 2023 a março deste ano. Campanha ‘Maio Laranja’ busca conscientizar os condutores sobre os riscos de desrespeitar as leis de trânsito.

Coordenadora também explicou que as ações não foram efetuadas apenas pelo órgão, e contou com parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), Programa Vida no Trânsito e com o Batalhão de Trânsito (Bptran). Foto: assessoria
Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC), mostram que em um ano 111 pessoas perderam a vida no trânsito no Acre. Os números são do período de março de 2023 a março de 2024.
Ainda segundo o Detran-AC, foram registrados ainda 4.374 acidentes de trânsito sem vítimas fatais no mesmo período. Foram 409 casos com vítimas não fatais, resultando em 535 pessoas lesionadas.
Outro dado se refere ao crescimento de 9,5% nos índices de acidente de trânsito entre janeiro e março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Com vítima fatal, foram 13 mortes em 2023 e 25 em 2024, um aumento de 48%.
Neste ano, a campanha Maio Amarelo estabeleceu ações de educação e segurança no trânsito para reduzir estes números e chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o estado.

Kelry Oliveira Almeida, de 19 anos, a recém-nascida Merlyan, Valdizio Pinheiro, motorista do táxi, e uma criança, de 1 ano e 4 meses, morreram no local da batida. Acidente ocorreu na BR-364, em Acrelândia, próximo ao Posto da Tucandeira, no mês março. Foto: divulgação
Cléia Machado, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-AC, afirmou que o Acre já adere ao Maio Amarelo há 10 anos e durante todo esse mês, várias ações foram realizadas.
“Fizemos entrega de kits do Projeto Pedal Consciente, entregas de capacete e também a entrega da CNH Social. Estivemos presentes em vários municípios do estado como Sena Madureira, Assis Brasil, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Tarauacá, Mâncio Lima e encerramos as nossas atividades com a terceira corrida Maio Amarelo em Cruzeiro do Sul que foi de bastante sucesso onde 300 atletas participaram junto conosco”, comentou Cléia Machado.
A coordenadora também explicou que as ações não foram efetuadas apenas pelo órgão, e contou com parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), Programa Vida no Trânsito e com o Batalhão de Trânsito (Bptran), onde unidos fizeram essas atividades.
“Essas e várias outras ações em prol de um trânsito mais seguro no nosso estado”, afirmou Cléia.

coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-AC, afirmou que o Acre já adere ao Maio Amarelo há 10 anos e durante todo esse mês
Ainda segundo o Detran-AC, foram registrados ainda 4.374 acidentes de trânsito sem vítimas fatais, entre março do ano passado até março deste ano.
No que diz respeito aos ‘sinistros de trânsito com vítimas não fatais’, que corresponde a casos onde as pessoas envolvidas não estavam, necessariamente, em algum veículo, mas se acidentaram, foram registrados 409 casos, resultando em 535 pessoas lesionadas.
O Detran-AC também apontou para um crescimento de 9,5% nos índices de acidente de trânsito entre janeiro a março deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Com vítima fatal, neste período em 2023 foram 13 mortes. Já em 2024, o número registrado é de 25, um aumento de 48%. Segundo a autarquia, o movimento tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no estado. A cor amarela sinaliza advertência no semáforo, e foi escolhida por simbolizar a atenção necessária para a causa.
Cléia Machado, coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-AC, afirmou que o Acre já adere ao Maio Amarelo há 10 anos e durante todo esse mês, várias ações foram realizadas.
“Fizemos entrega de kits do Projeto Pedal Consciente, entregas de capacete e também a entrega da CNH Social. Estivemos presentes em vários municípios do estado como Sena Madureira, Assis Brasil, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Rodrigues Alves, Tarauacá, Mâncio Lima e encerramos as nossas atividades com a terceira corrida Maio Amarelo em Cruzeiro do Sul que foi de bastante sucesso onde 300 atletas participaram junto conosco”, comentou.
Acidentes com vítimas fatais
Um destes casos foi o do motociclista Francisco Adevilson da Silva Galdino, de 42 anos, que morreu em 24 de janeiro deste ano em Rio Branco, em frente ao Terminal Urbano, após colidir frontalmente com um ônibus que seguia sentido bairro-Centro.

Motorista vinha na contramão e bateu contra mãe e filho que estavam em parada – Foto: Reprodução
Comentários
Acre
Mais de mil bolsas integrais e parciais do Prouni estão disponíveis no Acre

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
O Programa Universidade para Todos (Prouni) abre neste primeiro semestre de 2026 a oferta de 1.684 bolsas de estudo no estado do Acre. Dessas, 1.026 são integrais, garantindo educação gratuita, e 658 são parciais, com desconto de 50% na mensalidade.
A capital, Rio Branco, concentra a maior parte das oportunidades, com 1.323 bolsas, sendo 754 integrais e 569 parciais. A lista completa de bolsas por município está disponível no site do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
Entre os cursos com mais vagas no estado, Administração lidera com 146 bolsas (85 integrais e 61 parciais), seguido por Direito, com 139 oportunidades (53 integrais e 86 parciais), e Gestão Pública, com 120 bolsas (62 integrais e 58 parciais). Outros cursos com destaque são Gestão de Recursos Humanos (99 bolsas), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (85 bolsas) e Gestão Comercial (64 bolsas).
As inscrições serão gratuitas e realizadas entre os dias 26 e 29 de janeiro, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção ocorrerá em duas chamadas, nos dias 3 de fevereiro e 2 de março.
O Prouni, criado pela Lei nº 11.096/2005, é voltado a estudantes sem diploma de nível superior e oferece oportunidades em cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior.
Comentários
Acre
Tempo instável marca esta sexta-feira no Acre, com risco de chuvas fortes em todas as regiões
Alta umidade mantém possibilidade de pancadas intensas ao longo do dia; temperaturas variam entre 20 °C e 31 °C no estado.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre segue em declínio, mas permanece acima da cota de transbordo

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou ligeira queda nesta sexta-feira, 23, em Rio Branco, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil do município. Às 5h19, a medição registrou 14,57 metros, e às 9h, 14,51 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo de 14 metros e da cota de alerta, que é de 13,50 metros.
Nas últimas 24 horas, a chuva acumulada na capital acreana foi de 2,00 mm, de acordo com o monitoramento da Defesa Civil.
O órgão segue acompanhando diariamente a situação do rio e emitindo boletins para orientar moradores sobre possíveis medidas de prevenção.

Você precisa fazer login para comentar.