Acre
Cameli vai à Anatel e cobra melhorias para telefonia e internet no Acre
O deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), em audiência na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na tarde desta terça-feira (15) com o superintendente de Controle de Obrigações, Roberto Pinto Martins, pediu em caráter de urgência, por parte da equipe técnica da agência reguladora que sejam tomadas medidas no sentido de solucionar os péssimos serviços oferecidos pelas empresas telecomunicações no que se refere aos serviços de dados e voz oferecidos no Estado do Acre.
Na reunião, Cameli lembrou ao superintendente que os serviços prestados pelas operados lideram a lista do Procon no Acre, como campeão das reclamações por parte dos consumidores.
Durante a audiência com o representante do órgão fiscalizador, o parlamentar apresentou diversas falhas que os usuários vêm sofrendo pelos serviços prestados pelas empresas que exploram o setor no Estado do Acre. Entre elas foram citadas conexão com a internet que não funciona ou a velocidade contratada não é a recebida, apagões no sistema de voz, que por diversas vezes deixou cidades inteiras sem o serviço móvel de voz e falta de investimentos nas áreas que até hoje não conta com o serviço.
O superintendente agradeceu ao deputado pelas informações, e aproveitou para informar que a Anatel vem fazendo análises periódicas em diversas cidades do Brasil e entre elas está inserido o Estado do Acre. Com relação às cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Mâncio Lima, dentre outras o serviço móvel e de dados está sendo avaliado como “critico”, e informou que as empresas têm até o final de abril para apresentar soluções de caráter urgentes na melhoria dos serviços prestados pelas empresas. Caso isso não ocorra, a agência tomará medidas, na aplicação de multas, proibir a comercialização de novas linhas e até suspender a autorização dos serviços prestados pelas empresas, segundo esclareceu o representante da agência.
Cameli, por sua vez, agradeceu os esclarecimentos prestados pelo superintendente, e disse: “Nossa solicitação trata-se de uma reivindicação que ouvimos em todas as esquinas do Acre, onde as pessoas reclamam diariamente dos prejuízos causados pelos péssimos serviços oferecidos aos usuários”.

Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.