“Os números apresentados são fruto de um trabalho estratégico, baseado em inteligência, integração entre instituições e comprometimento das equipes que atuam diariamente nas fronteiras. Em 2025, conseguimos causar um impacto direto nas organizações criminosas, retirando drogas, armas e produtos ilegais de circulação. Para 2026, nossa expectativa é ampliar ainda mais as operações, investir em tecnologia e fortalecer as ações preventivas, garantindo mais segurança à população acreana”, disse.
Flash
Câmara de Brasileia transforma em utilidade pública Associação de Portadores de Hepatites do Alto Acre.
A nona, sessão ordinária, do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.
Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), e o Presidente Rogério Pontes(MDB).
Durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, o projeto de lei N°005/2018, de autoria do vereador Charbel Saady. Que declara ser de utilidade pública, nos termos da legislação vigente, “Associação dos portadores de Hepatites do Alto Acre-APHAA.
A referida associação, sem fins lucrativos vai passar a funcionar em um novo prédio cedido pela prefeitura Brasileia no centro da cidade, na rua Major Salinas. Foi fundada em 18 de Julho de 2017.Também é de caráter beneficente social. E tem como missão prestar auxílio a pessoas portadoras de Hepatites de Brasiléia e dos demais municípios do regional.
O primeiro secretário da “Associação dos portadores de Hepatites do Alto Acre-APHAA. Professor Jackson Aroldo falou da importância da aprovação da instituição em utilidade pública. “Estamos muitos felizes com a provação desse projeto, pelo os nossos vereadores, que transforma nossa Associação de apoio as pessoas com hepatites em utilidade pública. Que ganha mais força hoje, para aqueles que precisam do tratamento.
E resgatar outros que estão abandonando o tratamento por falta de opção e tem até paciente que estava morrendo por isso. Com esse reconhecimento de nossos vereadores a APHAA, podemos ter aqui em Brasileia um médico infectologista para atender os pacientes de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri já que temos o espaço no hospital. E agradecemos aqui também o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasileia pelo apoio”. Disse.
Os parlamentares aprovaram ainda por 7 votos e 2 abstenções,o projeto de lei N°005 de 05 de Abril de 2019, de autoria da chefe do executivo municipal da Prefeitura de Brasileia. Que regulamenta e organiza a Procuradoria Jurídica do Município. O órgão é composto pela Procuradoria geral do município, Procuradoria Especializada Judicial e Procuradoria Especializada Administrativa, sendo a Procuradoria Geral diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito.
A Câmara também, aprovou, por unanimidade, o requerimento do vereador Mário Jorge Fiesca (MDB). Que solicita da Sra. Sílvia Pacheco, Coordenadora do Núcleo de Educação de Brasileia. Informações sobre funcionário municipal procurador jurídico do município Sr. Francisco Valadares Neto se exerce alguma função no Núcleo de educação de Brasiléia, em virtude de o que o mesmo mantem frequência no local. Além da relação nominal dos professores contratados pelo processo seletivo, como também os motoristas e merendeiras. Se os mesmos possuem parentesco com o governo ou com a coordenação local. Uma cópia do documento foi enviado a Secretária de Estado de Educação.
Foi encaminhada as comissões da casa legislativa para a apreciação e posteriormente a votação dos vereadores. A tomada de contas da prefeitura municipal de Brasileia, exercício de 2013 e 2014 de responsabilidade do ex prefeito do município Everaldo Gomes Pereira. Que tiveram parecer técnico contrário aprovação pelo o Tribunal de Contas do Estado do Acre. TCE-ACRE.
Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.
Vejam o que disseram…
Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),
“Existe uma coisa que me incomoda e vem desde o governo passado, e a questão da sinalização de algumas ruas. Eu não quero ser culpado por nenhuma morte. Existem três pontos da cidade que precisam de instalação de semáforo: Em frente à funerária, outro no Zé Luiz e no mercado Acreano.
E tem outros pontos que precisam de faixas de elevação, em frente às escolas, Menino Jesus, Pastorinho, e Rui Lino.
Peço que seja encaminhado documento para o governador do Estado e sua excelência Sra. prefeita Fernanda Hassem”. Enfatizou.
Vereador Joelson Pontes(PP),
“Tem muitos pontos para regulamentar, o embarque e desembarque de carga na Avenida Manoel Marinho Monte.
Solicito melhorias para a quadra de esportes no Bairro José Moreira, construção de pontes no ramal do picadão, construir muro de contenção na escola nucleada Francisco Germano.
Fiquei feliz em participar da abertura do ano letivo na zona rural, fiquei feliz com o depoimento do Vereador Rosildo nosso colega”.Disse.
Vereador Jurandir Queiroz (PROS),
“Quero fazer um reconhecimento ao trabalho da prefeita Fernanda Hassem. Desafio e ousadia em tirar as pessoas de quase um isolamento, temos visto várias comunidades sendo beneficiadas como a do km 17.
Quero pedir moção de aplausos para os gestores das escolas Francisco Germano, e Conci Alves de Melo, Geomar Bernardes e Alberi, pela a organização de suas escolas.
Quero também reconhecer os investimentos que a prefeita Fernanda tem feito na educação. Em relação ao PCCR já tivemos alguns encaminhamentos, ela não pode agir com irresponsabilidade em fazer compromisso que não pode cumprir.
Solicito que o governo do estado realize atendimento itinerante com atendimento em várias especialidades.
Que a Secretaria de obras faça reposição das lâmpadas queimadas em frente ao hospital Wilde Viana. Está escuro.
Quero falar um pouco sobre os órgãos do estado. O governo possa entender a importância desses órgãos para a região. (Hospital e Seaprof) queremos pelo menos o básico. Não dar pra governar pelo retrovisor”. Destacou.
Vereador Mário Jorge(MDB),
“Eu participei da discursão sobre a Nucleação, participei de reunião em todas as escolas. É a melhor forma.
Sobre a Rua ou Bairro? 28 de maio, o MP proibiu a prefeitura fazer melhorias no local . 8 de março foi criado pra resolver e a população não entende, as pessoas vão pra rede social falar do que não sabem.
Temos outra situação das imobiliárias, os terrenos estão sem infraestrutura, ninguém consegue comprar por que está caro.
Também concordo com a realização de audiência pública para discutir esse assunto.
Apresento uma proposta de um projeto de lei com o objetivo de controlar a saída da criança das escolas, a pessoa responsável que for a escola deve apresentar uma carteirinha para retirar a criança. As escolas não tem um aparo legal de controle, o município precisa emitir uma carteira para ser apresentado quando for retirar as crianças da escola.
Apresento um requerimento de informação para Núcleo de Educação:
Saber se o Sr. Francisco Valadares Neto exerce alguma função no Núcleo de educação de Brasiléia, em virtude de o que o mesmo mantem frequência no local, vai ser expedido com cópia a SEE.
Relação nominal dos professores contratados pelo processo seletivo, como também os motoristas e merendeiras. Se os mesmos possuem parentesco com o governo ou com a coordenação local”. Disse.
Vereador Reinaldo Gadelha(MDB),
“Faço Indicação para Secretária de Obras. Melhorias no ramal Balbino, Nenzão. Ponte Igarapé Virtude, comunidade Paraíso”. Destacou.
Vereador Rosildo Rodrigues(PT),
“Lamento profundamente a perca de duas pessoas queridas, Mazim do km 52, e Peu, amigos que deixam saudades.
O cemitério de Brasiléia não tem mais condições para construção túmulos. Que a prefeitura possa colocar areia e água para as pessoas utilizar. Existe também uma proposta para fazer um cemitério no km 32.
A nucleação está dando certo porque ouve compromisso do poder municipal. Os moradores e professores estão elogiando a qualidade do material que está sendo investido na construção das escolas.
Não sabemos o que vai ser a agricultura familiar… Que agronegócio é esse que ninguém ver?
As pessoas estão morrendo a míngua. E amanhã inicia a Feira do Peixe e na segunda-feira Inicia do Curso de Tratorista no km 26. Destacou.
Vereador Rosivete Honorato(PSB),
“Quero me associar aos pedidos de audiências públicas apresentado pelo vereador Joelson Pontes sobre loteamento e ao pedido do nosso colega Edu para regularizar sinalização.
O governador falou que dinheiro não é o problema, até agora nada. Disse que a questão da ponte ia ser resolvida nos primeiros meses de sua gestão. Não vai ter ponte tão cedo! Porque não tem recursos. Eu tenho medo de falar besteira e depois ter que engolir.
Faço aqui três indicações; Que o executivo federal, faça parada para os produtores esperar transporte na BR 317. Solicito melhorias para o Ramal da Pinda, Ramal do Jarinal,(paliativo no ramal do Armando).
Peço também que a prefeitura faça melhoria no ramal da Rosa no 13.
Parabenizo todos os piscicultores e produtores pela Feira do Peixe’ ’Enfatizou.
Comentários
Continue lendo
Flash
Polícia Civil realiza operação na fronteira. Homem questiona uso de tornozeleira a magistrado e recebe voz de prisão
Operação em Brasiléia e Epitaciolândia prendeu ao menos quatro pessoas com pendências judiciais
A Polícia Civil dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia realizou, ao longo do dia desta quarta-feira (17), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca contra pessoas que estavam em débito com a Justiça. A ação resultou na prisão de pelo menos quatro indivíduos na região de fronteira.
Entre os casos que chamaram a atenção das autoridades está o de um homem que foi preso por determinação judicial após procurar um magistrado sua residência para “tirar satisfação” sobre a utilização de tornozeleira eletrônica.
Segundo apurado, o indivíduo era considerado foragido da Justiça de outro estado e acabou sendo detido em razão da ousadia e da situação irregular em que se encontrava.
Além desse caso, as demais prisões ocorreram por descumprimento de determinações judiciais, incluindo falta de pagamento de pensão alimentícia, descumprimento de medidas protetivas e violação do equipamento de monitoramento eletrônico.
Após as prisões, todos os detidos foram encaminhados para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, conduzidos ao presídio estadual na capital. Os presos permanecem à disposição da Justiça, que irá analisar individualmente a situação de cada um.
Comentários
Flash
Projeto Todos Contra o Aedes aegypti apresenta resultados no Acre com foco em educação e prevenção
O projeto Todos Contra o Aedes aegypti encerra 2025 no Acre com resultados expressivos na formação de estudantes e professores e na mobilização de comunidades para o combate às arboviroses. Desenvolvida pelo Instituto Sapien, a iniciativa atuou em escolas públicas urbanas de 10 municípios do estado, usando a educação como principal ferramenta de prevenção contra doenças como dengue, zika e chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Ao longo da execução, o projeto promoveu ações educativas, formações presenciais e atividades de mobilização social, fortalecendo o papel da escola na disseminação de informações e na mudança de hábitos que ajudam a reduzir focos do mosquito.
Com uma proposta pedagógica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a iniciativa atendeu escolas municipais e estaduais, beneficiado alunos com idades de 3 e 4 anos, do Ensino Fundamental I, estimulando o conhecimento, a cidadania e a responsabilidade social no enfrentamento às arboviroses.
Educação como base da prevenção
A educação foi o eixo central do projeto. Nas escolas, os alunos aprenderam, de forma prática e acessível, como ocorre a transmissão das doenças e quais atitudes ajudam a prevenir a proliferação do mosquito. As atividades incluíram leitura de materiais informativos, exibição de vídeos educativos, rodas de conversa, identificação de possíveis focos do Aedes aegypti e produção de materiais de conscientização.
Para a professora Thaynara Barbosa da Silva, da Escola Nair Sombra, em Capixaba, o projeto contribuiu diretamente para o trabalho em sala de aula. “Aprendemos muito com o que o Aedes aegypti vai transmitir. Então, para nós passarmos para a nossa clientela, que é o alunado, é de grande importância. Temos que conscientizá-los para a doença não transmitir mais”, disse.
Formação de professores e impacto nas famílias
A formação continuada dos professores foi outro ponto forte da iniciativa. As capacitações ampliaram o repertório pedagógico dos educadores e reforçaram a integração entre educação e saúde pública. O conteúdo trabalhado nas escolas também chegou às famílias, por meio das crianças, fortalecendo o efeito multiplicador do projeto.
Em Xapuri, a professora Luiza, assessora dos Anos Iniciais, destacou esse alcance. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade, principalmente para as escolas, que as crianças levam esse assunto para casa, e aí os pais se envolvem. Dá muito certo. É muito importante esse projeto”, afirmou.
Mobilização comunitária nos municípios
As ações do projeto ocorreram em Rio Branco, Senador Guiomard, Sena Madureira, Xapuri, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá e Feijó. Uma ação que incluiu cidades de todas as regiões do Acre. Além das atividades pedagógicas, o projeto realizou lançamentos públicos, formações presenciais e ações de mobilização comunitária, ampliando o envolvimento da população no combate ao mosquito.
Para a professora Adriana Soares Castro, gestora da Escola Manoel Gonzaga, em Senador Guiomard, o trabalho coletivo é um dos principais diferenciais da iniciativa. “Para a educação, um projeto como esse é inovador, porque vai trazer muito conhecimento para os nossos alunos. Isso é uma das ações prioritárias, porque não é só uma pessoa contra, é uma comunidade contra esse problema grave”, declarou.
Ao concluir a etapa de 2025 no Acre, o projeto Todos Contra o Aedes aegypti apresenta uma prestação de contas que evidencia resultados concretos, integração entre as áreas de saúde e educação e fortalecimento do protagonismo comunitário. A iniciativa é realizada pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Acre (SEE) e do Governo do Acre, reforçando a atuação conjunta do poder público e da sociedade no enfrentamento às arboviroses e na promoção da saúde coletiva.
Comentários
Flash
Gefron apresenta balanço das apreensões realizadas durante 2025
O Grupo Especial de Operações em Fronteiras (Gefron) apresentou, nesta quarta-feira, 16, o balanço das ações desenvolvidas no período de 1º de janeiro a 15 de dezembro de 2025. Os números refletem a intensificação do trabalho de combate aos crimes transfronteiriços, especialmente tráfico de drogas, descaminho e crimes contra o patrimônio, nas regiões de fronteira do estado do Acre.
Ao longo de 2025, o grupo registrou 157 ocorrências no total, sendo 33 relacionadas ao tráfico de drogas e 54 ocorrências de descaminho. As ações resultaram na apreensão de 341.029 maços de cigarros, 52 veículos apreendidos ou recuperados, além de 798,80 kg de entorpecentes retirados de circulação.

Números refletem a intensificação do trabalho de combate aos crimes transfronteiriços. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou que os resultados positivos estão diretamente ligados aos investimentos realizados pelo governo do Acre na área da segurança pública.

Secretário de Segurança afirma que os resultados positivos estão diretamente ligados aos investimentos realizados pelo governo do Acre na Segurança Pública. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
“Esses resultados expressivos do Gefron são reflexo dos investimentos contínuos feitos pelo governo do Acre em estrutura, equipamentos, capacitação e valorização dos profissionais da Segurança Pública. O fortalecimento das forças de segurança tem sido prioridade, e os números mostram que estamos no caminho certo para combater o crime e proteger nossas fronteiras”, destacou
O balanço também aponta a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões, fortalecendo o enfrentamento direto às organizações criminosas. No período, o grupo executou 231 operações, alcançando um valor estimado em R$ 14.167.863,00 de apreensões de ilícitos.

Balanço também aponta a apreensão de 10 armas de fogo e a realização de 96 conduções e prisões. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom
De acordo com o coordenador do Gefron, Assis dos Santos, os resultados demonstram a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança.

Para o coordenador do Gefron os resultados demonstram a eficiência do trabalho integrado das forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom



















Você precisa fazer login para comentar.