Conecte-se conosco

Flash

Câmara de Brasileia transforma em utilidade pública Associação de Portadores de Hepatites do Alto Acre.

Publicado

em

A nona, sessão ordinária, do 3° ano legislativo, da 14° legislatura da câmara de vereadores de Brasileia, foi realizada na manhã desta terça-feira, 16, na sala de sessões José Cordeiro Barbosa.

Participaram da sessão os vereadores, Antônio Francisco (PT), Edu Queiroz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Joelso Pontes (PP), Mário Jorge (MDB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rosildo Rodrigues (PT), Rozevete Honorato (PSB), Vice Presidente Marquinho Tibúrcio(PSDB), e o Presidente Rogério Pontes(MDB).

Durante a ordem do dia, os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, o projeto de lei N°005/2018, de autoria do vereador Charbel Saady. Que declara ser de utilidade pública, nos termos da legislação vigente, “Associação dos portadores de Hepatites do Alto Acre-APHAA.

 

A referida associação, sem fins lucrativos vai passar a funcionar em um novo prédio cedido pela prefeitura Brasileia no centro da cidade, na rua Major Salinas. Foi fundada em 18 de Julho de 2017.Também é de caráter beneficente social. E tem como missão prestar auxílio a pessoas portadoras de Hepatites de Brasiléia e dos demais municípios do regional.

O primeiro secretário da “Associação dos portadores de Hepatites do Alto Acre-APHAA. Professor Jackson Aroldo falou da importância da aprovação da instituição em utilidade pública. “Estamos muitos felizes com a provação desse projeto, pelo os nossos vereadores, que transforma nossa Associação de apoio as pessoas com hepatites em utilidade pública. Que ganha mais força hoje, para aqueles que precisam do tratamento.

E resgatar outros que estão abandonando o tratamento por falta de opção e tem até paciente que estava morrendo por isso. Com esse reconhecimento de nossos vereadores a APHAA, podemos ter aqui em Brasileia um médico infectologista para atender os pacientes de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri já que temos o espaço no hospital. E agradecemos aqui também o Governo do Estado e a Prefeitura de Brasileia pelo apoio”. Disse.

 

Os parlamentares aprovaram ainda por 7 votos e 2 abstenções,o projeto de lei N°005 de 05 de Abril de 2019, de autoria da chefe do executivo municipal da Prefeitura de Brasileia. Que regulamenta e organiza a Procuradoria Jurídica do Município. O órgão é composto pela Procuradoria geral do município, Procuradoria Especializada Judicial e Procuradoria Especializada Administrativa, sendo a Procuradoria Geral diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito.

A Câmara também, aprovou, por unanimidade, o requerimento do vereador Mário Jorge Fiesca (MDB). Que solicita da Sra. Sílvia Pacheco, Coordenadora do Núcleo de Educação de Brasileia. Informações sobre funcionário municipal procurador jurídico do município Sr. Francisco Valadares Neto se exerce alguma função no Núcleo de educação de Brasiléia, em virtude de o que o mesmo mantem frequência no local. Além da relação nominal dos professores contratados pelo processo seletivo, como também os motoristas e merendeiras. Se os mesmos possuem parentesco com o governo ou com a coordenação local. Uma cópia do documento foi enviado a Secretária de Estado de Educação.

Foi encaminhada as comissões da casa legislativa para a apreciação e posteriormente a votação dos vereadores. A tomada de contas da prefeitura municipal de Brasileia, exercício de 2013 e 2014 de responsabilidade do ex prefeito do município Everaldo Gomes Pereira. Que tiveram parecer técnico contrário aprovação pelo o Tribunal de Contas do Estado do Acre. TCE-ACRE.

Os VEREADORES usaram a tribuna da casa legislativa, para fazer as suas reivindicações, junto à comunidade. E comentar as matérias aprovadas durante a sessão.

Vejam o que disseram…

Líder da Prefeita na Câmara Vereador Edu Queiroz(PT),

“Existe uma coisa que me incomoda e vem desde o governo passado, e a questão da sinalização de algumas ruas. Eu não quero ser culpado por nenhuma morte. Existem três pontos da cidade que precisam de instalação de semáforo: Em frente à funerária, outro no Zé Luiz e no mercado Acreano.

E tem outros pontos que precisam de faixas de elevação, em frente às escolas, Menino Jesus, Pastorinho, e Rui Lino.

Peço que seja encaminhado documento para o governador do Estado e sua excelência Sra. prefeita Fernanda Hassem”. Enfatizou.

Vereador Joelson Pontes(PP),

“Tem muitos pontos para regulamentar, o embarque e desembarque de carga na Avenida Manoel Marinho Monte.

Solicito melhorias para a quadra de esportes no Bairro José Moreira, construção de pontes no ramal do picadão, construir muro de contenção na escola nucleada Francisco Germano.

Fiquei feliz em participar da abertura do ano letivo na zona rural, fiquei feliz com o depoimento do Vereador Rosildo nosso colega”.Disse.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS),

“Quero fazer um reconhecimento ao trabalho da prefeita Fernanda Hassem. Desafio e ousadia em tirar as pessoas de quase um isolamento, temos visto várias comunidades sendo beneficiadas como a do km 17.

Quero pedir moção de aplausos para os gestores das escolas Francisco Germano, e Conci Alves de Melo, Geomar Bernardes e Alberi, pela a organização de suas escolas.

Quero também reconhecer os investimentos que a prefeita Fernanda tem feito na educação. Em relação ao PCCR já tivemos alguns encaminhamentos, ela não pode agir com irresponsabilidade em fazer compromisso que não pode cumprir.

Solicito que o governo do estado realize atendimento itinerante com atendimento em várias especialidades.

Que a Secretaria de obras faça reposição das lâmpadas queimadas em frente ao hospital Wilde Viana. Está escuro.

Quero falar um pouco sobre os órgãos do estado. O governo possa entender a importância desses órgãos para a região. (Hospital e Seaprof) queremos pelo menos o básico. Não dar pra governar pelo retrovisor”. Destacou.

Vereador Mário Jorge(MDB),

“Eu participei da discursão sobre a Nucleação, participei de reunião em todas as escolas. É a melhor forma.

Sobre a Rua ou Bairro? 28 de maio, o MP proibiu a prefeitura fazer melhorias no local . 8 de março foi criado pra resolver e a população não entende, as pessoas vão pra rede social falar do que não sabem.

Temos outra situação das imobiliárias, os terrenos estão sem infraestrutura, ninguém consegue comprar por que está caro.

Também concordo com a realização de audiência pública para discutir esse assunto.

Apresento uma proposta de um projeto de lei com o objetivo de controlar a saída da criança das escolas, a pessoa responsável que for a escola deve apresentar uma carteirinha para retirar a criança. As escolas não tem um aparo legal de controle, o município precisa emitir uma carteira para ser apresentado quando for retirar as crianças da escola.

Apresento um requerimento de informação para Núcleo de Educação:

Saber se o Sr. Francisco Valadares Neto exerce alguma função no Núcleo de educação de Brasiléia, em virtude de o que o mesmo mantem frequência no local, vai ser expedido com cópia a SEE.

Relação nominal dos professores contratados pelo processo seletivo, como também os motoristas e merendeiras. Se os mesmos possuem parentesco com o governo ou com a coordenação local”. Disse.

Vereador Reinaldo Gadelha(MDB),

“Faço Indicação para Secretária de Obras. Melhorias no ramal Balbino, Nenzão. Ponte Igarapé Virtude, comunidade Paraíso”. Destacou.

Vereador Rosildo Rodrigues(PT),

“Lamento profundamente a perca de duas pessoas queridas, Mazim do km 52, e Peu, amigos que deixam saudades.

O cemitério de Brasiléia não tem mais condições para construção túmulos. Que a prefeitura possa colocar areia e água para as pessoas utilizar. Existe também uma proposta para fazer um cemitério no km 32.

A nucleação está dando certo porque ouve compromisso do poder municipal. Os moradores e professores estão elogiando a qualidade do material que está sendo investido na construção das escolas.

Não sabemos o que vai ser a agricultura familiar… Que agronegócio é esse que ninguém ver?

As pessoas estão morrendo a míngua. E amanhã inicia a Feira do Peixe e na segunda-feira Inicia do Curso de Tratorista no km 26. Destacou.

Vereador Rosivete Honorato(PSB),

“Quero me associar aos pedidos de audiências públicas apresentado pelo vereador Joelson Pontes sobre loteamento e ao pedido do nosso colega Edu para regularizar sinalização.

O governador falou que dinheiro não é o problema, até agora nada. Disse que a questão da ponte ia ser resolvida nos primeiros meses de sua gestão. Não vai ter ponte tão cedo! Porque não tem recursos. Eu tenho medo de falar besteira e depois ter que engolir.

Faço aqui três indicações; Que o executivo federal, faça parada para os produtores esperar transporte na BR 317. Solicito melhorias para o Ramal da Pinda, Ramal do Jarinal,(paliativo no ramal do Armando).

Peço também que a prefeitura faça melhoria no ramal da Rosa no 13.

Parabenizo todos os piscicultores e produtores pela Feira do Peixe’ ’Enfatizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

Publicado

em

Foto: Luan Martins/Sesacre

Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes

Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.

“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”

Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.

A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.

A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.

“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia

Publicado

em

Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.

De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.

As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco

Publicado

em

Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.

De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.

Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.

Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

O caso será apurado pelas autoridades competentes.

 

Comentários

Continue lendo