Conecte-se conosco

Cotidiano

Câmara de Brasileia realiza 3ª sessão ordinária de 2022

Publicado

em

A terceira Sessão Ordinária do município de Brasiléia foi realizada nesta terça-feira, 15 de fevereiro, e contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leonir Castro (PP), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Marquinhos Tibúrcio (MDB), Neiva Badotti (PSB), Rogério Pontes (PROS), Reinaldo Gadelha (MDB) e da Presidente Arlete Amaral (SD).

Durante o grande o expediente os vereadores debateram assuntos de interesse da comunidade e realizaram indicações de melhorias para vários pontos da cidade e zona rural.

Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições começou sua fala cumprimentando a todos os presentes na sala de sessões, e relatando a respeito do mutirão de limpeza que está acontecendo no município, pois com a chegada do inverno os problemas e demandas aumentam. Parabenizou toda equipe da secretaria de obras, por sempre estarem ofertando o melhor trabalho em prol da população. Relatou ainda sua recente visita realizada no ramal do Porto Carlos (km67) juntamente com o vereador Rogério Pontes, onde na oportunidade encontrou a prefeita e a mesma se comprometeu que iria da ordem de serviço para que os trabalhos comessem no ramal. Iniciou suas indicações solicitando que melhorias possam acontecer no início da Rua Olegário França, próximo a bueira, tendo em vista que as laterais da rua estão quebrando, dificultando e trazendo riscos para quem trafega no local. Pede também que sejam implantados mais refletores na quadra do Alberto Castro, pois os que existem atualmente são insuficientes para iluminar a quadra. Dando segmento a suas palavras o parlamentar relatou a visita que fez na obra da biblioteca municipal, com isso expressou sua vontade para que fosse implantado um projeto de inclusão digital na biblioteca, ou seja, o projeto consiste em disponibilizar espaços dentro da biblioteca com computadores, internet e uma pessoa capacitada para atender o público, oferecendo assim diferentes serviços para a comunidade. Finalizou sua fala reafirmando que seu mandado está à disposição da população.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna falando a respeito do ramal do km 19, segundo ele a entrada do ramal está em péssimo estado e logo após na ladeira do arraial só passa de carro traçado, com isso pede que melhorias urgentes possam acontecer, tirando principalmente os pontos críticos. Pois o ramal é de suma importância para a comunidade que necessita do mesmo para trafegar e escoar sua produção. Pede também que sejam realizadas melhorias no ramal do km 26, na linha 12, tirando os pontos críticos. Continuando solicita que o setor de cadastro possa estar realizando uma parceria com a diretora do hospital para que possam estar demarcando um ponto de taxi na localidade, para atender as pessoas que necessitam de um taxi ao sair do hospital. O parlamentar relatou ainda o péssimo trabalho que o DNIT vem realizando na BR, relatou também que quase sofreu um acidente em virtude do trabalho mau feito do órgão, com isso pediu que fosse realizado um trabalho de qualidade pelo DNIT na BR. Solicitou do coordenador do programa LUZ PARA TODOS, o cronograma do programa, se irão continuar com os serviços, tendo em vista que a população que necessita dos serviços aguarda ansiosos por uma resposta. Finalizou agradecendo a todos que estavam presentes na sessão e aqueles que acompanharam via live.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições iniciou sua fala relatando a dificuldade de acesso que todos os ramais estão passando nesse período invernoso. Também relatou a importância de acontecer a demarcação do ponto de táxi no hospital e que seja também demarcado um lugar específico para os freteiros do município ficarem, tendo em vista a necessidade que a categoria tem de um espaço fixo. O parlamentar demonstrou sua preocupação com os garis do município que fazem a coleta de lixo na caçamba, pois a caçamba não dispõe de segurança adequada para os garis exercerem seus trabalhos, solicitou que a prefeitura através de seu setor competente, estude a aquisição em caráter de prestação de serviço de um caminhão “tatuzão” para que possa oferecer o serviço de limpeza de foça para as comunidades carentes do município, tendo em vista o saneamento ser um grande problema na cidade. Dando segmento a sua fala o parlamentar fez um apelo a secretária de obras, que venha realizar a desobstrução dos bueiros da cidade, principalmente das ruas que vem sendo inundadas. O parlamentar demonstrou sua insatisfação com a atual situação que se encontra a BR no trecho que liga Brasiléia a cidade de Assis Brasil, relatou o acidente que sofreu recentemente devido às péssimas condições da BR, com isso pediu que o governo do estado buscasse ajuda junto aos órgãos competentes para que assim sejam viabilizadas as melhorias da BR.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala, relatando a respeito do documento exarado do executivo municipal, aonde por meio de documento vinha dizendo que a excelentíssima prefeita não compactua com algumas ações e pedidos de alguns vereadores. A parlamentar afirma que não compactua com o modo que a prefeita utiliza da máquina pública para fazer campanha antecipada, expressou seu descontentamento pelo modo em que a cidade se encontra abandonada. Afirmou ainda que não compactua com o modo que está sendo levadas as categorias pelo município, cobrou ainda que o executivo dê respostas sobre o estatuto dos servidores. Reafirmou seu descontentamento a respeito como o executivo trata a categoria da educação, pede que sejam cumpridos os reajustes devidos aos servidores, tendo em vista que é uma determinação da justiça do trabalho. Solicitou que seja encaminhado pedido para a secretária de obras, para que tome providências no que diz respeito à ladeira do bairro Marcos Galvão, tendo em vista ser um problema antigo. Finalizou relatando que encaminhará para o ministério público a situação dos loteamentos, pois já fez reiterados pedidos em tribuna, e o setor de cadastro do município não deu nenhuma resposta a respeito do caso.

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições começou suas palavras, relatando sua insatisfação com a gestão, pois segundo o vereador é uma administração que promete muito, e não executa as promessas feitas. O parlamentar de oportuno agradeceu o executivo por atender duas indicações dele, uma que foi interditar o mirante, tendo em vista as péssimas condições que se encontra e outra por realizar melhorias na Rua Rubro Negro. Iniciou suas indicações pedindo que sejam realizadas melhorias na ladeira do Marcos Galvão, visto que a situação que a mesma se encontra oferece riscos a quem trafega. Pede também que o poder executivo possa estar realizando a revitalização da quadra do bairro José Moreira, é um pedido antigo do parlamentar, o local de lazer se encontra atualmente abandonado pelo poder público, que possam ocorrer as melhorias necessárias para que a comunidade possa voltar a usar o espaço esportivo. Solicitou que melhorias venham ser realizada no bairro São João, pois o local se encontra em total abandono, dificultando a trafegabilidade das pessoas que necessitam de utilizar a via. Pede também que a secretária de obras venha tomar providências em relação a um igapó que se encontra no centro de Brasiléia, que fica entre a Rua Marechal Rondon e Geny Assis. Pois, vem causando problemas para os moradores da região, quando chove forte alaga as residentes que ficam próximo ao igapó. Finalizou colocando seu mandato a disposição da população.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, deu início à sua fala agradecendo a equipe do ITERACRE, que a convite da própria vereadora esteve se deslocando até o município para tirar algumas dúvidas de representantes de alguns bairros e da vila Quixadá do km 26, a respeito da legalização de terras. A parlamentar expressou seu descontentamento em relação a não vinda dos procuradores e controlador municipal, para prestar os devidos esclarecimentos que a edil pediu. A vereadora reforçou o pedido realizado pela vereadora Marinete a respeito do estatuto dos servidores municipais, pede que o executivo dê respostas a respeito de que como está a elaboração do mesmo, e pede celeridade na elaboração, pois é de suma importância para os servidores do município. Relatou o abandono que a cidade se encontra. Chamou atenção da secretaria de obras em relação à Rua 12 de outubro, pois continua alagando quando chove e causando transtornos para a população, com isso a nobre edil pede que sejam colocados bueiros grandes para que assim a vazão da água seja maior. Solicitou que seja enviado um ofício para o executivo solicitando que respondam quais profissionais que continuam a receber a gratificação emergencial da covid-19, e qual o motivo que algumas gratificações foram retiradas. Solicitou também que seja encaminhado para o executivo um ofício para que expliquem quais critérios que estão sendo usados para a contratação de ACS no município.

Vereador Rogerio Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições começou suas palavras, parabenizando a comunidade do Porto Carlos, onde o parlamentar esteve na comunidade juntamente com a equipe da prefeitura e do governo na pessoa do secretário de meio ambiente Israel Milani, onde foi realizada a entrega de maquinário na associação fronteira, na residência do seu Elias Timóteo. De oportuno o vereador agradeceu a parceria da prefeitura com o governo do estado, pois os maquinários irão beneficiar diretamente a comunidade. O nobre Edil parabeniza o secretário de saúde, Francelio Carneiro, juntamente com a secretária administrativa Sully Guimaraes, pelo ótimo trabalho desempenhado por ambos na secretaria de saúde. Parabenizou também a secretária de educação Francisca Oliveira, pois é uma pessoa muito prestativa com a categoria e seu trabalho tem que ser reconhecido. Solicitou que a prefeitura através da secretaria de obras possa realizar melhorias nos ramais do Etelvi e Aurora, que as melhorias aconteçam com urgência, tendo em vista a situação que se encontram atualmente.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo brasileia.ac.leg.br

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Menina de 9 anos pede cadeira de rodas para a avó em cartinha para o Papai Noel em Rio Branco: ‘Vai ficar muito feliz’

Publicado

em

Por

Maria Diana abriu mão de ganhar patins para poder ajudar a avó que chegou a cair quatro vezes. Pedido foi atendido pelo programa Papai Noel dos Correios, com direito ao brinquedo para ela e aos irmãos

Por ser alfabetizada, a criança, que mora com os pais e os irmãos de 8 e 12 anos, teve a iniciativa de escrever a carta sozinha. Foto: captada 

“Meu sonho era ganhar um patins, mas abro mão do meu presente e peço uma cadeira de rodas para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos”.

O trecho acima foi retirado da cartinha de Maria Diana Ribeiro da Rocha, de 9 anos, enviada ao Papai Noel dos Correios. O bom velhinho, então, atendeu ao pedido da criança e fez a entrega tanto da cadeira de rodas para a avó como dos patins para a menina na última quarta-feira (12), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Diana viu o anuncio da Campanha Papai Noel dos Correios enquanto a avó Carmosa Fernandes de Oliveira, de 52 anos, assistia o jornal. Por ser alfabetizada, a criança, que mora com os pais e os irmãos de 8 e 12 anos, teve a iniciativa de escrever a carta sozinha.

A pedido de dona Carmosa, um primo da menina fez a entrega pessoalmente na agência do órgão. Contudo, a avó não imaginava o conteúdo da carta da menina que passa a manhã aos cuidados dela, que mora ao lado.

A reportagem, a pequena Diana disse que é de ‘saltar o coração’ o sentimento em receber o presente em dose dupla.

“Estou muito feliz em ver o meu sonho e o da minha avó realizados. Quis fazer essa surpresa porque sabia que ela ia ficar emocionada, ela não sabia de nada. Agora, com meu patins, vou andar para cima e para baixo”, celebrou.

Sinceridade de Diana chamou a atenção de um grupo de amigos que doaram a cadeira de rodas para a avó, além dos patins à criança. Foto: captada 

‘É o que me movimenta’

Carmosa é goiana, mora no Acre há 35 anos e trabalhava como empregada doméstica quando precisou passar pelo procedimento de amputação da perna direita em 2013 após desenvolver trombose.

Ela disse que recebeu o presente com surpresa e gratidão, uma vez que já chegou a cair cerca de quatro vezes na cadeira que utilizava para se deslocar e que estava danificada. Em uma dessas quedas, Carmosa bateu a cabeça na parede.

“Não esperava essa atitude da Diana que é uma criança. Só tenho a agradecer a Deus. Com a nova cadeira de rodas, vou ser muito mais feliz. Sou muito grata por esse presente que veio da minha neta e que foi possível através dessas pessoas maravilhosas. A cadeira é minha perna que falta”, garantiu.

A avó de Diana sobrevive por conta do Benefício de Prestação Continuada (BPC), uma renda assistencial do governo a pessoas com deficiência que não têm meios de se sustentar. Ela havia comprado sua cadeira de rodas em 2020 com a ajuda de parentes.

A cadeira é o que me movimenta. Mesmo nessa situação, eu limpo casa, faço comida, dou banho nos meus netos e até consigo rastelar [limpar] meu quintal. Essa cadeira de rodas nova vai me ajudar bastante, pois é muito importante para mim, sem ela eu não faria nada”, finalizou agradecida pelo presente.

A mãe de Diana, Nair Oliveira da Mota, de 30 anos, disse que ela não imaginava que a cartinha da menina fosse ser respondida.

“É uma menina atenciosa e muito carinhosa. Nesta semana, o rapaz dos Correios veio até aqui perguntar qual a numeração que ela calçava. Foi quando ela ficou muito feliz e ansiosa”, afirmou emocionada.

Avó Carmosa e neta Diana se emocionaram com entrega de presentes em Rio Branco. Foto: Captada

‘Transformar lágrimas em sorrisos’

A sinceridade da criança que está concluindo o ensino fundamental na escola Madre Hildebranda da Prá, no bairro Cidade Nova, chamou a atenção da dentista Railda dos Santos Alexandre Oliveira que resolveu doar a cadeira de rodas para a avó e o tão sonhado patins para Diana.

A madrinha, que cresceu vendo o costume dos pais de ajudar, disse que busca colocar em prática, por onde passa, os ensinamentos sobre altruísmo que recebeu.

A maior prova disto, segundo Railda, foi a mobilização em torno desta ação, uma vez que a dentista formou um grupo de nove amigos para realizar o sonho da Diana, da avó e dos demais netos.

“Quando vi a carta, fiquei sem palavras para a mentalidade da Diana. Poder ajudá-las não tem preço, sobretudo por transformar lágrimas em sorrisos e impactar vidas. Carinho, amor, solidariedade, caridade, é uma mistura de todos os sentimentos, sabendo que ainda há esperança nesse mundo”, afirmou.

Na ocasião, o irmão mais novo de Diana que também escreveu uma cartinha ao bom velhinho, teve a correspondência selecionada por um outro padrinho e acabou ganhando uma bola de futebol. Já o governo contribuiu com outros presentes avulsos, um deles ainda foi entregue à prima de Maria Diana.

Entrega foi feita por meio da campanha Papai Noel dos Correios, em Rio Branco. Foto: captada 

Papai Noel dos Correios

De acordo com a subcoordenadora da campanha, Tatiane Castro, mais de 1,3 mil cartinhas já foram escolhidas no Acre este ano e os presentes começaram a ser entregues na última segunda-feira (15) em escolas selecionadas pelos Correios, com previsão de finalização no dia 22 de dezembro.

As crianças que tiveram cartas escolhidas serão chamadas para retirar o presente na agência localizada na Avenida Epaminondas Jácome, no centro da capital.

Somente em 2024, quando o projeto completou 35 anos, foram 2,5 mil cartas adotadas no estado e cerca de 350 mil em todo o país.

“Esse projeto é muito especial. Todo ano uma cartinha chama a nossa atenção. Nesse ano foi a da Diana, que abriu mão do sonho dela pela necessidade da avó. Tudo isso acabou ganhando nosso coração. Através da madrinha, realizamos o son

Leia abaixo a íntegra da cartinha de Diana:

✉️🎅“Meu sonho era ganhar um patins, mas eu abro mão do meu presente e peço uma cadeira de roda para minha avó, pois ela cuida de mim e dos meus dois irmãos enquanto meu pai e minha mãe trabalham para comprar comida para nós. A cadeira da minha avó está velhinha, e ela senta na cama esperando arrumar, eu tenho muita dó. Eu estudo para comprar, mas eu sou uma criança e não posso comprar. Eu sei que ela vai ficar muito feliz, pois ela não sabe que estou escrevendo essa carta para ela.”

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Professor e diretor de escola estadual em Tarauacá são afastados por suspeita de assédio a alunas

Publicado

em

Caso foi revelado após vazamento de conversas entre os profissionais; Secretaria de Educação confirmou afastamento e abriu processo administrativo

Um professor e um diretor de uma escola estadual de Tarauacá, no interior do Acre, foram afastados por suspeita de assédio sexual a alunas. Foto: captada 

Um professor e um diretor de uma escola estadual de Tarauacá, no interior do Acre, foram afastados de suas funções por suspeita de assédio sexual a alunas. O afastamento foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE) na última quinta-feira, dia 18, após o vazamento de conversas no WhatsApp entre os dois em que aparentemente discutiam estratégias para se aproximar de estudantes.

Nas mensagens, às quais a reportagem teve acesso, o diretor pede ao professor contatos de alunas, dizendo: “Você é cheio delas”. O professor responde que vai “agilizar” e menciona o nome de uma aluna. Em seguida, o diretor questiona: “Também quero, só depende de ser sigiloso e ela queira. Você tocou no assunto com ela?”. Em outro trecho, o diretor comenta: “Verdade, e elas precisam de algo, aí que a gente entra”.

A SEE afirmou, em nota, que as mensagens representam “conduta incompatível com o exercício da função” e que os servidores responderão a processo administrativo disciplinar (PAD). A pasta também informou que está em diálogo com as famílias das possíveis vítimas, oferecendo acolhimento e medidas de proteção previstas em lei.

O caso veio a público após o vazamento de conversas no WhatsApp entre os dois profissionais nas quais eles aparentam falar sobre encontros com estudantes. Foto: captada 

O caso está sob investigação interna e pode ter desdobramentos nas esferas penal e cível, dependendo do resultado das apurações. A secretaria reforçou o compromisso com a integridade dos estudantes e a rigorosa apuração de denúncias envolvendo profissionais da educação.

Veja abaixo os trechos das conversas:

Conversas entre professor e diretor levaram ao afastamento deles por suspeita de assédio a alunas. Foto: Reprodução

Suposta discussão de professor e diretor sobre táticas para despertar interesse de alunas. Foto: Reprodução

Suposta conversa de professor e diretor cita estudante que terminou ensino médio em escola de Tarauacá. Foto: Reprodução

Nota da SEE

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) informa que, acerca da denúncia envolvendo possível conduta incompatível com o exercício da função por parte de um profissional da rede estadual de ensino.

A SEE já adotou as providências administrativas cabíveis, incluindo o afastamento preventivo do servidor de suas atividades, como medida de proteção à comunidade escolar, e a instauração de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para a devida apuração dos fatos, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Paralelamente, a gestão está em diálogo com as famílias envolvidas, prestando o acolhimento necessário e adotando todas as medidas de proteção previstas na legislação vigente.

Aberson Carvalho de Sousa

Secretário de Educação e Cultura do Acre

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonato Acreano Absoluto terá 35 nadadores na disputa

Publicado

em

Foto Maycon Cacau: Joaquin Assaf disputa o Absoluto com objetivo de baixar suas marcas

A temporada de 2025 da natação acreana será fechada neste sábado, 20, a partir das 8 horas, na piscina da AABB, com a disputa do Campeonato Acreano Absoluto. A competição vai reunir 35 nadadores.

“Vamos ter boas disputas. Tivemos poucas competições em piscina custa nesta temporada e fecharemos 2025 com um grande evento”, disse o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

Fernando Weber é atração

Fernando Weber, atleta do Fluminense, será uma das atrações do Acreano Absoluto. O nadador passa férias em Rio Branco e vai disputar 4 provas.

Comentários

Continue lendo