fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Caixão da rainha chega ao Palácio de Buckingham

Publicado

em

Multidão acompanha passagem do caixão da rainha Elizabeth por ruas de Londres até o Palácio de Buckingham

 O rei Charles e membros da família real receberam o caixão da rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham nesta terça-feira (13), depois que dezenas de milhares de pessoas lotaram as ruas de Londres sob forte chuva para marcar sua chegada à capital britânica.

Em uma noite escura, o carro funerário bem iluminado seguiu lentamente de um aeroporto próximo através de Londres, com multidões ao longo da rota, alguns no meio das ruas, outros jogando flores, e muitos abandonando seus carros ou correndo de ruas próximas para ver o cortejo.

Ao entrar nos terrenos do palácio londrino, os batedores da polícia que lideravam o caminho pararam para abaixar a cabeça.

Charles, que se tornou rei automaticamente com a morte de sua mãe na semana passada, recebeu o caixão junto com seus três irmãos, seus dois filhos, William e Harry, e outros membros da família real, disse um porta-voz do palácio.

Elizabeth morreu em paz na quinta-feira (8) em sua casa de férias no Castelo de Balmoral, nas Terras Altas da Escócia, aos 96 anos, mergulhando a nação em 10 dias de luto.

A morte da monarca mais longeva do Reino Unido levou centenas de milhares de pessoas a se reunirem em palácios reais em todo o país para expressar suas condolências.

A princesa Anne, a única filha mulher da rainha, viajou com o caixão, primeiro do remoto castelo de Balmoral para Edimburgo, onde foi recebido por dezenas de milhares de pessoas de luto, e depois quando foi levado para Londres.

“Foi uma honra e um privilégio acompanhá-la em suas jornadas finais”, disse Anne em comunicado. “Testemunhar o amor e o respeito demonstrados por tantos nestas jornadas tem sido ao mesmo tempo honroso e edificante.”

Em Edimburgo, um grupo de militares da Força Aérea Real levou o caixão para um avião. Uma guarda de honra de kilt do Regimento Real da Escócia estava com as baionetas fixas enquanto uma banda do regimento tocava o hino nacional enquanto o avião começava a taxiar. Com isso, a Escócia se despediu da rainha.

Na quarta-feira (14), o caixão será levado em uma carruagem de armas como parte de uma grande procissão militar para o Salão de Westminster, no Parlamento, onde um velório de Estado começará até o funeral na segunda-feira.

Membros do público poderão passar pelo caixão durante 24 horas por dia até a manhã do funeral, que contará com a presença de dezenas de líderes mundiais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente Jair Bolsonaro.

Reconciliação

Como parte dos dias de luto, o rei Charles também está viajando para as quatro partes do Reino Unido.

Milhares de simpatizantes o cumprimentaram na Irlanda do Norte nesta terça-feira, com apertos de mão, sorrisos e palavras calorosas enquanto ele caminhava entre as pessoas que se aglomeravam nas ruas do lado de fora do Castelo de Hillsborough, a residência oficial do monarca na província.

A visita foi carregada de significado político dado o recorde histórico do Reino Unido na Irlanda e os mais recentes anos de violência na Irlanda do Norte.

Em uma cerimônia no Castelo de Hillsborough, o orador interino da Assembleia da Irlanda do Norte, Alex Maskey, prestou uma homenagem à rainha.

“A rainha Elizabeth não foi uma observadora distante na transformação e no progresso das relações nessas ilhas e entre elas”, disse Maskey, membro do Sinn Fein, que busca a reunificação da Irlanda.

“Ela demonstrou pessoalmente como atos individuais de liderança positiva podem ajudar a quebrar barreiras e encorajar a reconciliação”, disse.

Maskey, que foi detido pelas autoridades como suspeito de integrar o Exército Republicano Irlandês na década de 1970, disse que Charles já havia demonstrado que entendia a importância da reconciliação e estava comprometido com ela.

Em 2011, Elizabeth se tornou a primeira monarca britânica a visitar a República da Irlanda desde a independência quase um século antes.

Charles, dirigindo-se a políticos de alto escalão no castelo, disse estar comprometido com o bem-estar de todo o povo da Irlanda do Norte. Ele também prestou homenagem à rainha Elizabeth.

“Minha mãe viu a Irlanda do Norte passar por mudanças importantes e históricas. Ao longo de todos esses anos, ela nunca deixou de orar pelos melhores tempos para este lugar e para seu povo, cujas histórias ela conhecia, cujas tristezas nossa família sentiu e por quem ela tinha um grande carinho e consideração”, disse.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Publicado

em

Por

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país, no próximo domingo (5).

Em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o governo passou a monitorar a logística para a realização do certame no estado. Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul, estado que está em situação de calamidade. Em entrevista a jornalistas esta semana, o governador do estado, Eduardo Leite, chegou a propor um adiamento da aplicação das provas no estado. A mesma solicitação foi feita por parlamentares gaúchos.    

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em dez cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

Segundo o MGI, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Forças Armadas vão atuar para garantir a normalidade na aplicação das provas para os candidatos, incluindo eventual desimpedimento das rotas de acesso. Mais cedo, o próprio governo federal informou que há 141 pontos de bloqueio em rodovias federais e estaduais que cortam o estado. 

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Chuvas 

O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.

O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154

Fonte: EBC GERAL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Senador Erick Moron: A Bolívia está se tornando uma ilha, ausente do mundo

Publicado

em

A economia nacional deve ser regenerada para que as pessoas tenham mais recursos e tenham mais pão na mesa.

Sobre o Governo almentar o salarial para a administração em 2024, senador Morón sustentou que se trata de uma decisão esmagadora e unilateral contra quem tem que pagar salários, os empresários privados.

Observando que países como o Paraguai e o Chile se posicionam como Estados estratégicos em questões energéticas e de telecomunicações enquanto a Bolívia se torna “ausente do mundo”, o senador do grupo Podemos, Erik Morón, lamentou que o país esteja cada vez mais deslocado, como se eram uma ilha mediterrânica longe de todas as negociações internacionais.

Em declarações à imprensa, o legislador de Santa Cruz sustentou que “os bolivianos têm estado ausentes do mundo” tendo em conta que países vizinhos, como o Paraguai, estão a realizar negociações para tentar posicionar-se como o coração energético da região, pela sua parte, o Chile está negociando com o Google para instalar fibra óptica na Austrália.

“Enquanto a Bolívia é deslocada como uma ilha mediterrânea e afastada de todas as negociações internacionais”, questionou Morón.

______________________

Nesse sentido, reiterou a crítica de que no país a preocupação está voltada para a questão política: “Os bolivianos estão ocupados, sim, Arce é presidente, sim, Evo é presidente, quem vai ser prefeito, quem vai ser governador”, questionou ele. Hummock.

______________________

Destacou também que este tipo de politização em todos os níveis de governo e da sociedade significa que se perde a bússola do que é importante para os interesses nacionais, por isso apelou a que o navio do Estado seja redirecionado para evitar que a Bolívia perca a sua qualidade geográfica por excelência, a de ser o coração da América do Sul.

Sobre o recente anúncio do Governo sobre o aumento salarial para a administração de 2024, Morón sustentou que se trata de uma decisão esmagadora e unilateral contra quem tem que pagar salários, que são os empresários privados.

Afirmando que concordo plenamente com a regeneração da economia para que as pessoas tenham mais recursos para terem mais pão na mesa, questiono que haja um ataque às empresas privadas, colocando em risco a sustentabilidade.

Comentários

Continue lendo

Brasil

RJ: Paes usa IA para brincar com paulistas fãs de Madonna e vira meme

Publicado

em

Por

Prefeito do Rio de Janeiro usou imagem feita com inteligência artificial para fazer piada com paulistas e distorções da imagem chamaram a atenção
Reprodução / X Eduardo Paes – 2/05/2024

Prefeito do Rio de Janeiro usou imagem feita com inteligência artificial para fazer piada com paulistas e distorções da imagem chamaram a atenção

Uma postagem feita por Eduardo Paes viralizou no X (antigo Twitter) chamou atenção desde quarta-feira (1) pelo resultado inesperado. O prefeito da capital fluminense usou inteligência artificial (IA) para fazer piada com os paulistas fãs de Madonna que estavam desembarcando na cidade e por conta da distorção na imagem, o assunto repercutiu.

“Bora Paulistada! Uma honra receber vocês no Rio! Tá liberado invadir nossa praia! Aliás, o Brasil todo é muito bem-vindo! A Cidade Maravilhosa é de todos os brasileiros!”, escreveu.

O resultado da imagem gerada por IA chamou a atenção dos usuários rapidamente e muitos deles comentaram a postagem original.

Em nota à imprensa, o prefeito admitiu, via assessoria, que faz uso desse tipo de tecnologia, mas admitiu que o resultado ficou “um horror.”

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp






Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo