Conecte-se conosco

Extra

Brasiléia celebra seus 115 anos com desfile cívico-militar e homenagens à sua história

Publicado

em

Com o tema “Brasiléia: Celebrando o Passado, Construindo o Futuro”, o município de Brasiléia comemorou, nesta quarta-feira (3), seus 115 anos de história com o tradicional desfile cívico-militar, reunindo a população local, autoridades estaduais e federais, além de representantes da cidade boliviana de Cobija.

A celebração teve início na rua Geny Assis, onde mais de 20 instituições, entre escolas, creches, bandas de percussão e A Furiosa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e entidades de Cobija desfilaram sob aplausos do público.

A abertura oficial contou com a presença do governador Gladson Cameli, da vice-governadora Mailza Assis, do senador Sérgio Petecão, do deputado estadual Tadeu Hassem, do prefeito Carlinhos do Pelado, da ex-prefeita Fernanda Hassem, do vice-prefeito Amaral do Gelo, além de vereadores e lideranças locais.

Também participaram o Tenente Bryan representando o Exército Brasileiro, Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Tales Rafael, e o Comandante do Corpo de Bombeiros no Alto Acre, Ricardo Moura.

“Brasiléia é símbolo de superação e resistência. São 115 anos de história, desafios e conquistas. O povo desta terra merece todo o nosso respeito. E podem contar comigo e nosso governo cada vez mais. Esse é o meu compromisso com vocês”, destacou o governador Gladson Cameli.

O prefeito Carlinhos do Pelado reforçou a importância da união para o desenvolvimento do município. “Estamos celebrando o passado, mas também lançando um olhar de esperança para o futuro. Brasiléia tem um povo trabalhador, resiliente e merece cada conquista.”

Já o senador Sérgio Petecão parabenizou o município e reafirmou seu compromisso com a região. “Brasiléia tem um papel estratégico para o Acre. Está na rota do Pacífico e tem grande potencial industrial. Vamos continuar lutando por investimentos e melhorias para o Alto Acre”, pontuou.

Fundada em 3 de julho de 1910, Brasiléia surgiu a partir do antigo Seringal Carmem, às margens do Rio Acre, em frente à cidade boliviana de Cobija. Inicialmente conhecida como Vila Brasília, a cidade foi palco de importantes momentos históricos do Acre. Ao longo do tempo, enfrentou inúmeros desafios, como a grande alagação de 2024, que marcou profundamente a população.

Ainda assim, a cidade se manteve firme, com seu povo humilde, acolhedor e hospitaleiro como diz o seu hino, capaz de se reinventar diante das adversidades.

Hoje, Brasiléia é um dos municípios mais antigos do estado, ocupando posição estratégica no Alto Acre, com potencial para se tornar um polo industrial importante na rota de integração com o Pacífico.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Caso Regina: Polícia prende quatro suspeitos por homicídio brutal ligado a facção em Brasiléia

Publicado

em

Regina foi encontrada morta dentro de sua casa no dia 2 de janeiro passado.

Crime foi motivado por “decreto” do Comando Vermelho; vítima foi morta enquanto dormia

A Polícia Civil do Estado do Acre deflagrou, na tarde desta terça-feira (13), uma operação em Brasiléia para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados ao assassinato de Regina Patrícia Teixeira da Cunha, ocorrido na madrugada do dia 2 de janeiro deste ano.

Durante a ação, coordenada pela Delegacia-Geral de Brasiléia, quatro pessoas foram presas, suspeitas de participação direta no planejamento e na execução do homicídio, considerado qualificado e de extrema violência. Uma quinta investigada, apontada como responsável pela logística do crime, segue foragida e já teria manifestado intenção de deixar a comarca.

Regina foi ‘condenada’ pelo ‘tribunal do crime’ e assassinada encima da sua cama por pessoas que conhecia ligadas a facções.

Segundo as investigações, o crime foi motivado por um “decreto” emitido por integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), que acusavam a vítima de colaborar com a polícia.

Além das prisões, os policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em um imóvel no bairro Eldorado, apontado como o centro de articulação do grupo criminoso. No local, a polícia tentou localizar a faca de açougueiro usada no assassinato, um sistema de gravação de câmeras de segurança (DVR) que teria registrado a movimentação dos suspeitos, além de objetos que podem conter vestígios de sangue.

A arma usada para cortar o pescoço de Regina foi encontrada dentro de um poço.

De acordo com o inquérito, a investigada foragida teria fornecido a arma do crime — uma faca de grande porte com cabo branco — e emprestado a própria motocicleta para o deslocamento e fuga dos executores.

A vítima foi surpreendida dentro do próprio quarto enquanto dormia, com o som ligado, o que impediu que os vizinhos percebessem os pedidos de socorro. A polícia também apura a participação da enteada da vítima, que teria facilitado o acesso dos criminosos à residência e neutralizado o cachorro da família para evitar alarde.

O delegado Erick Ferreira Maciel fundamentou o pedido de prisão preventiva na periculosidade dos envolvidos e no risco à ordem pública, ressaltando que a liberdade dos investigados poderia comprometer as investigações, intimidar testemunhas e prejudicar a colheita de provas.

As investigações seguem em andamento para localizar a quinta suspeita e concluir o inquérito policial, que já conta com confissões parciais dos presos.

Comentários

Continue lendo

Extra

Jovem é morto com tiros no peito e cabeça em área de invasão em Epitaciolândia

Publicado

em

Vítima de 23 anos foi encontrada sem vida em um quintal na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem; Polícia Civil investiga autoria e motivação

Um jovem de 23 anos, identificado como Daniel Teixeira Ribeiro, foi assassinado na noite desta segunda-feira (12) dentro de uma área de invasão localizada na divisa entre os bairros Vila Vitória e José Hassem, no município de Epitaciolândia.

De acordo com informações preliminares levantadas pelas autoridades, Daniel estava na casa de familiares quando recebeu uma ligação de conhecidos e decidiu ir até o local ainda durante a tarde. Horas depois, moradores relataram ter ouvido disparos de arma de fogo.

Após os tiros, populares saíram para verificar o que havia ocorrido e encontraram o jovem caído em um quintal já por volta das 22 horas. Foi identificado três marcas de disparos; um na cabeça dois no peito. Um dos projéteis transpassou saindo nas costas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar foram acionados, mas enfrentaram dificuldades para chegar até o local, já que moradores demoraram cerca de 30 minutos para fornecer informações que permitissem o acesso da equipe de resgate.

Quando os socorristas conseguiram chegar, apenas puderam constatar o óbito. Não foi identificada saída do projétil, o que indica que a ‘bala’ permanece alojada no corpo da vítima.

O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco, onde passará por exames periciais. A Polícia Militar isolou a área até a chegada da Polícia Técnica, e o caso passa a ser investigado pela Polícia Civil, que busca esclarecer a motivação do crime e identificar os autores.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 026/2025 – COMPRAS.GOV 90026/2025

OBJETO: Registro de preços para aquisição de Material de expediente e suprimentos de informática, destinados a atender às necessidades das diversas secretarias, departamentos e órgãos que compõem a estrutura administrativa da Prefeitura do município de Brasiléia/AC.

Data da Abertura: 28 de janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 13/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos:  https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br, Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP e  https://www.brasileia.ac.gov.br/.

Brasiléia/AC, 12 de janeiro de 2026.

 

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo