Cotidiano
Brasil estreia com derrota para a Itália no vôlei masculino
Time brasileiro não perdia em estreias desde Atlanta-1996
Darlan ataca na estreia do Brasil no vôleiFoto: Alexandre Loureiro/COB
Paris – A seleção masculina de vôlei do Brasil estreou com derrota para a Itália na manhã deste sábado (27). A partida abriu as atividades do Grupo B na competição realizada na Arena Paris Sul 1, montada no Paris Expo Porte de Versailles. Os italianos fecharam o duelo em 3 sets a 1.
O vôlei masculino brasileiro não perdia em estreias olímpicas desde Atlanta-1996. Por outro lado, o time treinado por Bernardinho já havia perdido para os italianos em 2024. Pela Liga das Nações, em maio, o confronto terminou em 3 sets a 2. Parciais foram de 25/23, 27/23, 18/25 e 25/22.
Virada italiana no 1º set
Sem Alan, poupado por lesão na panturrilha o time titular veio com Bruninho, Leal, Lucão, Lucarelli, Flavio, Darlan e Thales (líbero). O Brasil saiu na frente do placar com Leal. O ponteiro sofreu um entorse em treinamento na última semana, mas iniciou a partida e contribuiu com um ace que levou a partida ao 4 a 1. A vantagem obrigou o técnico italiano Ferdinando De Giorgi a pedir tempo.
O adversário melhorou e empatou a partida em 6 a 6. Com a passagem de Lucarelli, o time brasileiro voltou a abrir vantagem. Darlan foi um dos mais acionados e teve 100% de aproveitamento nos cinco primeiros ataques.
Já a Itália concentrou as ações nas pontas, com Michieletto e Romano, que marcaram todos os pontos de ataque até os italianos chegarem aos 16 pontos. Foi a partir deste momento que os europeus cresceram na partida e chegaram ao empate em 19 a 19.
Cachopa, Adriano e Honorato entraram na rotação, mas o duelo continuou parelho. Após alguns erros no passe, os italianos passaram à frente e fecharam a primeira parcial em 25 a 23.
Polêmica e reviravoltas
A Itália começou o segundo set como terminou o primeiro: com intensidade. Chegou a 5 a 1 no placar e obrigou Bernardinho a pedir tempo. O time brasileiro se recuperou e empatou em 7 a 7.
O capitão Simone Giannelli contestou algumas decisões, e a equipe sofreu uma advertência. Mas foi uma decisão contra o Brasil que gerou comoção na quadra, após o árbitro marcar um toque de Darlan após um bloqueio em que a bola caiu fora. Logo a seguir, a Itália abriu quatro pontos e chegou a 17 a 13, antes de novo tempo técnico brasileiro.

Itália x Brasil perfilados para a estreia no vôlei, Foto: Lukas Kenji
O Brasil cresceu no fim do segundo set, com Honorato em quadra, após uma boa passagem de Flavio no saque. A Itália chegou a abrir 24 a 21, mas tomou a virada. O time teve a oportunidade de fechar a parcial, mas o camisa 8 desperdiçou o saque. A Itália virou novamente e fechou a parcial em 27 a 25. A eficiência no bloqueio foi o diferencial, com 9 a 1 a favor da Itália.
O destaque do lado brasileiro foi a estreia de Lukas Bergmann. O ponteiro é o mais jovem do grupo, com 20 anos.
Recuperação
Com erros dos dois lados e a vibração de Darlan, o Brasil abriu com 5 a 2 até o primeiro tempo técnico. O oposto continuou sendo acionado com frequência, de forma que o time verde-amarelo manteve uma vantagem de 6 pontos em boa parte do set.
A energia do camisa 28 contagiou a torcida e culminou em bons momentos para o Brasil. Lucão finalmente fez o bloqueio funcionar, enquanto a Itália perdeu a eficiência no saque e nos contra-ataques. O set se encaminhou com tranquilidade e foi fechado em 25 a 18.
Aces e bloqueios
A quarta parcial foi a que teve início mais equilibrado, com o empate sempre figurando no placar até os 8 a 8. As coisas mudaram de figura com a passagem do canhoto Yuri Romano no saque. A Azzurra chegou a três aces na primeira metade do set.
Após erros de ataque, o Brasil contagiou o ginásio após pontuar em um rali com defesas difíceis. A esta altura, o time brasileiro chegou ao 13º ponto, contra 15 da Itália.
Gianelli diversificou no levantamento e a Itália chegava aos pontos com mais naturalidade. Com mais eficiência no bloqueio, os europeus fecharam o 4º set em 25 a 22.
Como venceu um set, o Brasil ficam sem pontos, enquanto os italianos têm 3 pontos no Grupo B, que é formado ainda por Egito e Polônia.
Comentários
Cotidiano
Jefinho e Edgar conquistam etapa da Copa AAVP na AABB

Foto AAVP: Duplas fizeram uma competição bem disputada
Jefinho e Edgar conquistaram nesse domingo, 10 , na AABB, o título da etapa Copa AAVP. A competição foi disputada, no masculino, por 10 duplas, um atleta nível A e o outro B, e foram distribuídos R$ 1.600 e mais troféus e medalhas.
Júnior e Joseph ficaram com o vice-campeonato e Gabriel e Igor terminaram em terceiro.
“Temos esse formato com a proposta de garantir um espaço maior para os atletas da base. A ideia é elevar o nível dos atletas com torneios de qualidade”, explicou o presidente da Associação de Vôlei de Praia (AAVP), Cláudio Maia.
Próxima competição
Segundo Cláudio Maia, o próximo evento da AAVP será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, na Arena Prainha.
“Vamos promover a competição nas categorias de base e no adulto nos dois naipes. Queremos realizar uma competição com 400 atletas e por isso iremos utilizar as oito quadras”, explicou o presidente da AAVP.
Comentários
Cotidiano
Craques do Futuro derrota Grêmio Xapuriense e conquista Estadual Sub-18
A equipe das Craques do Futuro derrotou o Grêmio Xapuriense por 6 a 4 neste domingo, 10, no Florestinha, e conquistou o título do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. A primeira competição da temporada foi inédita e faz parte do processo de investimento da Federação de Futebol do Acre (FFAC) no feminino.
Fala, Neila!
“Esse primeiro título na base tem um sabor muito especial. Estamos investindo na formação de atletas e isso é fundamental para o nosso futebol feminino. Boa parte do elenco campeão vai jogar o Sub-16 e também iremos subir algumas atletas para o adulto”, declarou a técnica Neila Rosas.
Próxima competição
A FFAC vai promover a partir do próximo dia 30 o Campeonato Estadual Sub-16. O torneio vai ser disputado pela segunda vez e terá sete equipes.
“Estamos ampliando o investimento nos torneios de base no feminino. Essa é uma determinação do nosso presidente (Adem Araújo) e a ideia é oferecer as mesmas oportunidades do masculino”, declarou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do São Francisco anuncia as contratações dos meias Jota e Manga

Foto Jhon Silva: O meia Jota chega para ser uma peça importante no São Francisco
Os meias Jota e Manga, destaques do Vasco na disputa do Campeonato Estadual da 1ª Divisão, irão reforçar o São Francisco na disputa do Campeonato Estadual da 2ª Divisão. Os dois atletas desembarcam em Rio Branco nesta segunda, 11, e a diretoria Católica trabalha para colocar os dois atletas em campo na estreia.
“O Jota e o Manga foram os melhores jogadores do Estadual atuando pelo Vasco. São dois reforços importantes para podermos ter a possibilidade de colocar o São Francisco na primeira divisão”, comentou o técnico Erick Rodrigues.
Fecha preparação
Com um treino de bolas paradas nesta segunda, no Carlos Simão, o elenco do São Francisco fecha preparação para a estreia no Estadual da 2ª Divisão. O primeiro desafio na competição será contra o Náuas, de Cruzeiro do Sul, nesta terça, 12, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta.
Você precisa fazer login para comentar.