fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Brasil estreia com derrota para a Itália no vôlei masculino

Publicado

em

Time brasileiro não perdia em estreias desde Atlanta-1996

Darlan ataca na estreia do Brasil no vôleiFoto: Alexandre Loureiro/COB

Paris – A seleção masculina de vôlei do Brasil estreou com derrota para a Itália na manhã deste sábado (27). A partida abriu as atividades do Grupo B na competição realizada na Arena Paris Sul 1, montada no Paris Expo Porte de Versailles. Os italianos fecharam o duelo em 3 sets a 1.

O vôlei masculino brasileiro não perdia em estreias olímpicas desde Atlanta-1996. Por outro lado, o time treinado por Bernardinho já havia perdido para os italianos em 2024. Pela Liga das Nações, em maio, o confronto terminou em 3 sets a 2. Parciais foram de 25/23, 27/23, 18/25 e 25/22.

Virada italiana no 1º set

Sem Alan, poupado por lesão na panturrilha o time titular veio com Bruninho, Leal, Lucão, Lucarelli, Flavio, Darlan e Thales (líbero). O Brasil saiu na frente do placar com Leal. O ponteiro sofreu um entorse em treinamento na última semana, mas iniciou a partida e contribuiu com um ace que levou a partida ao 4 a 1. A vantagem obrigou o técnico italiano Ferdinando De Giorgi a pedir tempo.

O adversário melhorou e empatou a partida em 6 a 6. Com a passagem de Lucarelli, o time brasileiro voltou a abrir vantagem. Darlan foi um dos mais acionados e teve 100% de aproveitamento nos cinco primeiros ataques.

Já a Itália concentrou as ações nas pontas, com Michieletto e Romano, que marcaram todos os pontos de ataque até os italianos chegarem aos 16 pontos. Foi a partir deste momento que os europeus cresceram na partida e chegaram ao empate em 19 a 19.

Cachopa, Adriano e Honorato entraram na rotação, mas o duelo continuou parelho. Após alguns erros no passe, os italianos passaram à frente e fecharam a primeira parcial em 25 a 23.

Polêmica e reviravoltas

A Itália começou o segundo set como terminou o primeiro: com intensidade. Chegou a 5 a 1 no placar e obrigou Bernardinho a pedir tempo. O time brasileiro se recuperou e empatou em 7 a 7.

O capitão Simone Giannelli contestou algumas decisões, e a equipe sofreu uma advertência. Mas foi uma decisão contra o Brasil que gerou comoção na quadra, após o árbitro marcar um toque de Darlan após um bloqueio em que a bola caiu fora. Logo a seguir, a Itália abriu quatro pontos e chegou a 17 a 13, antes de novo tempo técnico brasileiro.

Itália x Brasil perfilados para a estreia no vôlei, Foto: Lukas Kenji

O Brasil cresceu no fim do segundo set, com Honorato em quadra, após uma boa passagem de Flavio no saque. A Itália chegou a abrir 24 a 21, mas tomou a virada. O time teve a oportunidade de fechar a parcial, mas o camisa 8 desperdiçou o saque. A Itália virou novamente e fechou a parcial em 27 a 25. A eficiência no bloqueio foi o diferencial, com 9 a 1 a favor da Itália.

O destaque do lado brasileiro foi a estreia de Lukas Bergmann. O ponteiro é o mais jovem do grupo, com 20 anos.

Recuperação

Com erros dos dois lados e a vibração de Darlan, o Brasil abriu com 5 a 2 até o primeiro tempo técnico. O oposto continuou sendo acionado com frequência, de forma que o time verde-amarelo manteve uma vantagem de 6 pontos em boa parte do set.

A energia do camisa 28 contagiou a torcida e culminou em bons momentos para o Brasil. Lucão finalmente fez o bloqueio funcionar, enquanto a Itália perdeu a eficiência no saque e nos contra-ataques. O set se encaminhou com tranquilidade e foi fechado em 25 a 18.

Aces e bloqueios

A quarta parcial foi a que teve início mais equilibrado, com o empate sempre figurando no placar até os 8 a 8. As coisas mudaram de figura com a passagem do canhoto Yuri Romano no saque. A Azzurra chegou a três aces na primeira metade do set.

Após erros de ataque, o Brasil contagiou o ginásio após pontuar em um rali com defesas difíceis. A esta altura, o time brasileiro chegou ao 13º ponto, contra 15 da Itália.

Gianelli diversificou no levantamento e a Itália chegava aos pontos com mais naturalidade. Com mais eficiência no bloqueio, os europeus fecharam o 4º set em 25 a 22.

Como venceu um set, o Brasil ficam sem pontos, enquanto os italianos têm 3 pontos no Grupo B, que é formado ainda por Egito e Polônia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com Gabigol fora da relação, Tite define time do Flamengo para jogo diante do Peñarol

Publicado

em

Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região

Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. Foto: assessoria

O Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Peñarol, do Uruguai, que terá bola rolando nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela ida das quartas de final da Libertadores. A principal novidade é a volta de De La Cruz, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa direita – o uruguaio será titular.

Além disso, outro jogador está confirmado na equipe que inicia o duelo. Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. De resto, o técnico Tite mantém a linha do sistema defensivo com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro.

Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região. Por precaução, a comissão decidiu tirá-lo da relação da partida. O centroavante vem perdendo espaço no elenco e se tornou a terceira alternativa para a posição no grupo.

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores acontece na quinta-feira do dia 26 de setembro, no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Pelo regulamento da Conmebol, não há vantagem do empate no placar agregado e, se houver igualdade, por exemplo, a decisão da vaga vai aos pênaltis. Quem passar pega Botafogo ou São Paulo nas semifinais do torneio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vence o Fluminense! Time de Guerreiros bate o Atlético-MG em jogo de ida das quartas da Libertadores

Publicado

em

O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado

Lima foi o responsável por colocar o Fluzão em vantagem para o duelo de volta

Nesta quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Lima, já na segunda etapa. O Time de Guerreiros precisa apenas empatar o jogo de volta para sair com a classificação.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Maracanã, com as duas equipes criando poucas chances de abrir o placar. No máximo, os ataques levaram perigo em lances isolados, mas que não terminaram de forma efetiva.

A segunda etapa começou morna e com os dois times com um pouco de medo de se lançarem ao ataque com tudo. Com o duelo bastante equilibrado, Keno acertou ótimo cruzamento para Lima fazer o único gol da partida, já nos minutos finais, garantindo a vitória tricolor.

O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cruzeiro do Sul registra aumento de casos de malária e intensifica ações de combate ao mosquito

Publicado

em

Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%

A população é incentivada a manter os quintais limpos e a utilizar mosquiteiros, além de aceitar as orientações dos agentes de endemias para garantir a eficácia das campanhas de combate à doença. Foto: internet

O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, vivencia um aumento no número de casos de malária. Segundo o coordenador de vigilância entomológica, Leonísio Messias, foram contabilizados 2.104 casos da doença, representando um acréscimo de 2% em relação ao ano anterior, quando quase 2.000 casos foram registrados.

Messias destaca que a malária não se manifesta mais exclusivamente com sintomas graves, uma vez que muitos pacientes podem apresentar apenas dores de cabeça e continuar suas atividades diárias, o que dificulta a identificação da doença.

Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%, seguido por uma queda para 4% em julho, mas fechou agosto com um acréscimo de 2%.

As autoridades de saúde do município estão reforçando as iniciativas de conscientização e prevenção, solicitando a colaboração da população. A população é incentivada a manter os quintais limpos e a utilizar mosquiteiros, além de aceitar as orientações dos agentes de endemias para garantir a eficácia das campanhas de combate à doença.

“Embora o aumento de 2% possa parecer pequeno, ele é preocupante e queremos garantir a saúde da nossa população”, afirmou Messias. As ações continuarão a ser intensificadas na esperança de reduzir os casos de malária até o final do ano.

Comentários

Continue lendo