Cotidiano
Brasil estreia com derrota para a Itália no vôlei masculino
Time brasileiro não perdia em estreias desde Atlanta-1996
Darlan ataca na estreia do Brasil no vôleiFoto: Alexandre Loureiro/COB
Paris – A seleção masculina de vôlei do Brasil estreou com derrota para a Itália na manhã deste sábado (27). A partida abriu as atividades do Grupo B na competição realizada na Arena Paris Sul 1, montada no Paris Expo Porte de Versailles. Os italianos fecharam o duelo em 3 sets a 1.
O vôlei masculino brasileiro não perdia em estreias olímpicas desde Atlanta-1996. Por outro lado, o time treinado por Bernardinho já havia perdido para os italianos em 2024. Pela Liga das Nações, em maio, o confronto terminou em 3 sets a 2. Parciais foram de 25/23, 27/23, 18/25 e 25/22.
Virada italiana no 1º set
Sem Alan, poupado por lesão na panturrilha o time titular veio com Bruninho, Leal, Lucão, Lucarelli, Flavio, Darlan e Thales (líbero). O Brasil saiu na frente do placar com Leal. O ponteiro sofreu um entorse em treinamento na última semana, mas iniciou a partida e contribuiu com um ace que levou a partida ao 4 a 1. A vantagem obrigou o técnico italiano Ferdinando De Giorgi a pedir tempo.
O adversário melhorou e empatou a partida em 6 a 6. Com a passagem de Lucarelli, o time brasileiro voltou a abrir vantagem. Darlan foi um dos mais acionados e teve 100% de aproveitamento nos cinco primeiros ataques.
Já a Itália concentrou as ações nas pontas, com Michieletto e Romano, que marcaram todos os pontos de ataque até os italianos chegarem aos 16 pontos. Foi a partir deste momento que os europeus cresceram na partida e chegaram ao empate em 19 a 19.
Cachopa, Adriano e Honorato entraram na rotação, mas o duelo continuou parelho. Após alguns erros no passe, os italianos passaram à frente e fecharam a primeira parcial em 25 a 23.
Polêmica e reviravoltas
A Itália começou o segundo set como terminou o primeiro: com intensidade. Chegou a 5 a 1 no placar e obrigou Bernardinho a pedir tempo. O time brasileiro se recuperou e empatou em 7 a 7.
O capitão Simone Giannelli contestou algumas decisões, e a equipe sofreu uma advertência. Mas foi uma decisão contra o Brasil que gerou comoção na quadra, após o árbitro marcar um toque de Darlan após um bloqueio em que a bola caiu fora. Logo a seguir, a Itália abriu quatro pontos e chegou a 17 a 13, antes de novo tempo técnico brasileiro.
O Brasil cresceu no fim do segundo set, com Honorato em quadra, após uma boa passagem de Flavio no saque. A Itália chegou a abrir 24 a 21, mas tomou a virada. O time teve a oportunidade de fechar a parcial, mas o camisa 8 desperdiçou o saque. A Itália virou novamente e fechou a parcial em 27 a 25. A eficiência no bloqueio foi o diferencial, com 9 a 1 a favor da Itália.
O destaque do lado brasileiro foi a estreia de Lukas Bergmann. O ponteiro é o mais jovem do grupo, com 20 anos.
Recuperação
Com erros dos dois lados e a vibração de Darlan, o Brasil abriu com 5 a 2 até o primeiro tempo técnico. O oposto continuou sendo acionado com frequência, de forma que o time verde-amarelo manteve uma vantagem de 6 pontos em boa parte do set.
A energia do camisa 28 contagiou a torcida e culminou em bons momentos para o Brasil. Lucão finalmente fez o bloqueio funcionar, enquanto a Itália perdeu a eficiência no saque e nos contra-ataques. O set se encaminhou com tranquilidade e foi fechado em 25 a 18.
Aces e bloqueios
A quarta parcial foi a que teve início mais equilibrado, com o empate sempre figurando no placar até os 8 a 8. As coisas mudaram de figura com a passagem do canhoto Yuri Romano no saque. A Azzurra chegou a três aces na primeira metade do set.
Após erros de ataque, o Brasil contagiou o ginásio após pontuar em um rali com defesas difíceis. A esta altura, o time brasileiro chegou ao 13º ponto, contra 15 da Itália.
Gianelli diversificou no levantamento e a Itália chegava aos pontos com mais naturalidade. Com mais eficiência no bloqueio, os europeus fecharam o 4º set em 25 a 22.
Como venceu um set, o Brasil ficam sem pontos, enquanto os italianos têm 3 pontos no Grupo B, que é formado ainda por Egito e Polônia.
Comentários
Cotidiano
Com Gabigol fora da relação, Tite define time do Flamengo para jogo diante do Peñarol
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região
O Flamengo encerrou a preparação para o jogo contra o Peñarol, do Uruguai, que terá bola rolando nesta quinta-feira (19), às 19h, no Maracanã. A partida é válida pela ida das quartas de final da Libertadores. A principal novidade é a volta de De La Cruz, recuperado de lesão muscular na posterior da coxa direita – o uruguaio será titular.
Além disso, outro jogador está confirmado na equipe que inicia o duelo. Caso de Arrascaeta, que retornou diante do Bahia, pela Copa do Brasil. Foi preservado no clássico com o Vasco, entrou e agora retorna à formação principal. De resto, o técnico Tite mantém a linha do sistema defensivo com Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro.
Quem não fica à disposição desta vez é Gabigol. O clube carioca informou que o atacante não teve constatado problema muscular na coxa direita, porém apresenta fibrose na região. Por precaução, a comissão decidiu tirá-lo da relação da partida. O centroavante vem perdendo espaço no elenco e se tornou a terceira alternativa para a posição no grupo.
O jogo de volta das quartas de final da Libertadores acontece na quinta-feira do dia 26 de setembro, no Campeón del Siglo, em Montevidéu. Pelo regulamento da Conmebol, não há vantagem do empate no placar agregado e, se houver igualdade, por exemplo, a decisão da vaga vai aos pênaltis. Quem passar pega Botafogo ou São Paulo nas semifinais do torneio.
Comentários
Cotidiano
Vence o Fluminense! Time de Guerreiros bate o Atlético-MG em jogo de ida das quartas da Libertadores
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado
Nesta quarta-feira (18), o Fluminense venceu o Atlético-MG por 1 a 0, no Maracanã, pelo duelo de ida das quartas de final da Libertadores. O único gol da partida foi marcado por Lima, já na segunda etapa. O Time de Guerreiros precisa apenas empatar o jogo de volta para sair com a classificação.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado no Maracanã, com as duas equipes criando poucas chances de abrir o placar. No máximo, os ataques levaram perigo em lances isolados, mas que não terminaram de forma efetiva.
A segunda etapa começou morna e com os dois times com um pouco de medo de se lançarem ao ataque com tudo. Com o duelo bastante equilibrado, Keno acertou ótimo cruzamento para Lima fazer o único gol da partida, já nos minutos finais, garantindo a vitória tricolor.
O jogo de volta acontece na quarta-feira (25), na Arena MRV, às 19h, valendo vaga nas semifinais da Libertadores. O Fluminense precisa de apenas um empate para sair classificado.
Comentários
Cotidiano
Cruzeiro do Sul registra aumento de casos de malária e intensifica ações de combate ao mosquito
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%
O município de Cruzeiro do Sul, no Acre, vivencia um aumento no número de casos de malária. Segundo o coordenador de vigilância entomológica, Leonísio Messias, foram contabilizados 2.104 casos da doença, representando um acréscimo de 2% em relação ao ano anterior, quando quase 2.000 casos foram registrados.
Messias destaca que a malária não se manifesta mais exclusivamente com sintomas graves, uma vez que muitos pacientes podem apresentar apenas dores de cabeça e continuar suas atividades diárias, o que dificulta a identificação da doença.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 263 casos, enquanto no mesmo período de 2024, o número saltou para 2.104. O mês de junho apresentou um aumento alarmante de 88%, seguido por uma queda para 4% em julho, mas fechou agosto com um acréscimo de 2%.
As autoridades de saúde do município estão reforçando as iniciativas de conscientização e prevenção, solicitando a colaboração da população. A população é incentivada a manter os quintais limpos e a utilizar mosquiteiros, além de aceitar as orientações dos agentes de endemias para garantir a eficácia das campanhas de combate à doença.
“Embora o aumento de 2% possa parecer pequeno, ele é preocupante e queremos garantir a saúde da nossa população”, afirmou Messias. As ações continuarão a ser intensificadas na esperança de reduzir os casos de malária até o final do ano.
Você precisa fazer login para comentar.