Acre
Bocalom: “hortas orgânicas serão mais uma alternativa para gerar empregos no Acre”
O candidato ao governo do Acre, Bocalom, em caminhada pelas ruas do bairro Mocinha Magalhães, na manhã de hoje (05), visitou uma horta orgânica comercial. O candidato, que ficou impressionado com a produtividade e qualidade dos produtos, disse que as hortas orgânicas são alternativas para a geração de emprego e renda no Acre, conforme está descrito no seu Plano de Governo. “Esta iniciativa é mais uma das diversas que temos no projeto Produzir Para Empregar”, disse Bocalom, assegurando que a agricultura familiar será uma das prioridades de seu futuro governo. Ainda durante a caminhada, Bocalom foi surpreendido por uma eleitora que o beijou na cabeça.
Depois de receber a Caravana 25 e 33, o dono do empreendimento, o empresário Geovane Medeiros Brandão, que também é proprietário de um hotel e um restaurante nas imediações do local, disse que a horta gera mais de dez empregos diretos. “Aqui o pessoal trabalha com amor”, declarou ele, que foi irrompido por um de seus funcionários, o senhor Silvestre Rosa dos Santos, de 56 anos: “aqui a gente não trabalha demais, não se contamina com veneno e ainda ganhamos um bom dinheiro”, disse o trabalhador.
Para Bocalom, o Acre é o único estado da federação que ainda não entendeu o quanto a agricultura é estratégica. “Saímos do combalido extrativismo para o nada. Faremos a agricultura chegar aos rincões para desenvolvê-los de fora para dentro, ou seja, do interior para os grandes centros urbanos”, propôs Bocalom.
Na avaliação do democrata, “se existir uma grande produção agrícola, os acreanos se alimentarão melhor e o excedente irá para a exportação”. Segundo o candidato, tudo estaria bem definido em uma cadeia produtiva que ele chamou de autodesenvolvimento ou agroindustrialização. “Esses investimentos devem ser estimulados por programas institucionais como forma de conter o êxodo rural”, completou.
Produtos oriundos de hortas orgânicas trazem muitos benefícios. As verduras e legumes são mais frescos, além de não se ingerir componentes tóxicos. Por serem produzidos sem adubos químicos ou agrotóxicos, eles conservam mais vitaminas e sais minerais do que os alimentos produzidos pela agricultura convencional. Desta forma, beneficiam o organismo, que fica mais resistente a gripes, resfriados e alergias.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.