Acre
Bocalom e Roberto Duarte inauguram comitês em Acrelândia e Plácido de Castro
Não é rara a emoção que faz chorar em campanha eleitoral, mas na tarde desta terça-feira, em Acrelândia, em torno de 300 pessoas que acompanhavam o candidato Bocalom, da Coligação Produzir para Empregar, silenciaram diante de uma reação contagiante: comerciante, vivendo há 19 anos no município, Ruberlene Macedo deixou rolar as lágrimas, juntou as mãos sobre o peito e, em seguida, murmurou um “Deus seja Louvado” ao avistar o ex-prefeito da cidade adentrando ao seu estabelecimento. Bocalom agradeceu a efusiva manifestação de afeto da mulher, que é evangélica e toca a loja com o marido, e ouviu um apelo que é o sentimento da maioria dos moradores de lá: “seja um governador decente. Perdoe a minha reação, mas a sua história de vida me inspirou a vencer na vida dignamente”.
Como num arrastão, candidatos proporcionais e militantes seguiram Bocalom e o candidato ao Senado, Roberto Duarte, pelas principais ruas de Acrelândia, até serem chamados por um grupo de comerciantes. “A bandidagem está fora de controle por aqui Não aguentamos mais pagar para trabalhar”, explanou Bernardo Filho. Uma informação causou espanto à comitiva: o grupo Gazin, que possui mais de 400 lojas espalhadas no país, tem sua filial de Acrelândia a única no país a manter segurança armada dentro e fora do estabelecimento 24 horas ao dia. Um dos encarregados, que prefere o anonimato por medo de represálias, disse que já houve nove assaltos neste ano.
Comitês
O Comitê 25 e 333, em Acrelândia, foi inaugurado por volta das 19 horas e será o endereço para que os militantes e eleitores conheçam as propostas da coligação. Às 20:40 horas, Bocalom e Roberto Duarte foram recepcionados em Plácido de Castro, onde um comitê de campanha já está funcionando. O candidato ao governo ouviu reclamações de lideranças indígenas da região, preocupados com a mortalidade nas aldeias, considerada, neste ano, uma das mais altas deste 2000. “Faremos funcionar 100% da saúde indígena”, disse ele.
Roberto Duarte fez um dos discursos mais empolgantes da noite. O advogado pediu que cada eleitor de Bocalom multiplique votos, conclamando amigos e familiares, explicando as propostas de governo e, principalmente, orientando as pessoas a não se deixarem levar pela corrupção eleitoral. “Quando você vende o seu voto, você perde o direito de reivindicar melhorias para a sua comunidade. Não caia nessa. Seja honesto consigo e com as pessoas que precisam de uma saúde pública digna, uma educação que alcance a todos e uma segurança de qualidade”, afirmou.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.