fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Bebê sofreu queimaduras de 2º e 3º graus durante banho em maternidade no Acre, confirma Saúde

Publicado

em

Secretário Pedro Pascoal disse que a equipe do Hospital João XXIII, onde Aurora está internada, confirma lesões por queimaduras e não por epidermólise bolhosa, doença apontada inicialmente. Criança segue se recuperando bem

A família da bebê desde o início apontou que as lesões foram causadas pela água quente usada durante o banho. Foto: captada 

Por Taiane Lima, g1 AC — Rio Branco

As lesões que surgiram nos pés e nas pernas da bebê Aurora Maria Oliveira Mesquita foram causadas pela água quente utilizada durante banho no Hospital da Mulher e da Criança Irmã Maria Inete, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, após o nascimento no dia 21 de junho. A criança sofreu queimaduras de 2º e 3º graus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal.

A declaração do secretário é baseada no boletim diário da bebê repassado pelas equipes da Unidade de Pronto Atendimento (UTI) do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), onde ela está internada, que aponta que as lesões são queimaduras e não epidermólise bolhosa, doença levantada pela equipe médica do Acre inicialmente.

“As características da evolução do quadro levam a concluir que realmente foi queimadura. [Ela] sofreu queimaduras de 2º e 3º graus”, confirmou Pascoal.

A família da bebê desde o início apontou que as lesões foram causadas pela água quente usada durante o banho. Inclusive, Marcos Silva Oliveira, pai da menina, registrou um boletim de ocorrência contra o hospital.

A Polícia Civil instaurou um inquérito, ouviu servidores da unidade de saúde e a técnica de enfermagem que deu banho na criança foi afastada do cargo. Testemunhas confirmaram que a temperatura da água estava elevada.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta da servidora.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) também investigam o caso. O Instituto de Genética do Norte (IGENN), em Rio Branco, coletou o material para biópsia e enviou para São Paulo para averiguar a suspeita de epidermólise bolhosa.

Ainda conforme o secretário, a possibilidade de a menina ter a doença é mínima. O resultado do exame deve sair entre 30 dias a 45 dias. “Essa assistência [à família] não vai parar, ajuda de custo, temos apoio lá. Inclusive, estou tendo contato com o secretário de Saúde de Minas Gerais”, destacou.

Marcos Silva Oliveira, pai da menina, registrou um boletim de ocorrência contra o hospital. Foto: captada 

Ao saber que a filha não tem a doença, Marcos Oliveira disse que a família foi desacreditada.

“Todo mundo duvidou da gente. Só quem acreditou foi a família mesmo. Fui chamado até de leigo pelo médico lá de Cruzeiro [do Sul]. Coloquei foi a mão dele, da diretora e da pediatra na água pra ver se não queimava. Mas, todo mundo duvidou da gente querendo colocar uma doença na minha filha que não tem nada a ver”, lamentou.

Marcos destacou que a família segue concentrada na recuperação da bebê, que foi extubada na última quarta-feira (2) e já respira sem a ajuda de aparelhos.

“Como pai, eu sabia. Só eu e minha esposa sabíamos o que estava passando naquela sala [na maternidade]. Não desejo o que passamos pra ninguém. Nossa filha passou 39 minutos sem vida, Deus a trouxe de volta”, disse.

A criança sofreu queimaduras de 2º e 3º graus. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal. Foto: captada 

Servidora deve ser demitida

Com a confirmação de que os ferimentos foram causados pela água, o secretário explicou que a profissional deve ser demitida ao final do Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD). “Ela é concursada do Igesac [Instituto de Gestão da Saúde do Acre], que é menos burocrático, é celetista”, complementou.

O secretário disse que se reuniu com a equipe da maternidade de Cruzeiro do Sul e as equipes do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) seguem na cidade instruindo os gestores para que a situação não se repita.

“Vamos implantar o Núcleo de Segurança do Paciente na maternidade do Juruá. Estamos implementando protocolos operacionais para cada situação específica”, concluiu.

Melhoras

No dia 27 do mês passado, os médicos de Belo Horizonte começaram a retirar a sedação de Aurora, contudo, ela teve uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimada pela equipe médica.

Marcos Silva Oliveira, contou que, com a retirada dos aparelhos, na última quarta-feira (2) ele e a esposa foram autorizados a pegar a filha no colo novamente após vários dias de espera.

“Tem coisa melhor não, depois de tudo o que a gente passou e o que aconteceu. A mãe dela passou um longo tempo com ela nos braços hoje “, disse o pai.

Marcos disse ainda que, nessa quinta-feira (3), foram feitos curativos na bebê, mas que só vão abrir novamente na segunda (7) para avaliar se será necessário que Aurora passe por alguma cirurgia. “Até o momento ela está reagindo bem, graças a Deus!” celebrou o pai.

A Polícia Civil instaurou um inquérito, ouviu servidores da unidade de saúde e a técnica de enfermagem que deu banho na criança foi afastada do cargo. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Geral

TJ do Acre oferece bolsa para servidores negros se prepararem para magistratura

Publicado

em

Foto: TJAC/assessoria

O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) lançou a republicação nesta terça-feira, 22, o Edital nº 001/2025, que prevê incentivo financeiro mensal de até R$ 500 para servidores(as) negros(as) do Judiciário acreano se prepararem para concursos da magistratura. A iniciativa integra o Programa de Incentivo à Capacitação de Pessoas Negras para Ingresso na Magistratura, desenvolvido pela Escola do Poder Judiciário do Acre (ESJUD).

O edital tem como público-alvo servidores efetivos ou comissionados do TJAC que tenham se autodeclarado pretos ou pardos e obtido habilitação no Exame Nacional da Magistratura (ENAM). Ao todo, até 20 candidatos poderão ser selecionados para receber o benefício por até 24 meses, mediante apresentação de comprovantes de despesas educacionais como cursos preparatórios, materiais de estudo, transporte ou acesso a plataformas digitais.

A seleção será feita por uma comissão multidisciplinar formada por membros da ESJUD, da Comissão Permanente de Equidade Racial e da Presidência do TJAC. A classificação será baseada na nota obtida no ENAM, com critérios de desempate que priorizam mulheres, servidores lotados no interior do estado e candidatos de maior idade.

As inscrições são feitas exclusivamente por e-mail (esjud@tjac.jus.br) e estarão abertas por 30 dias corridos a partir da republicação do edital no Diário da Justiça Eletrônico. Para concorrer, é necessário apresentar documentação que comprove o vínculo com o TJAC, autodeclaração racial validada por banca do ENAM, habilitação no exame, e matrícula (ou intenção de matrícula) em curso preparatório.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil prende suspeito de série de furtos no centro de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Thiago Lima de Andrade foi detido nesta terça-feira após investigações do NEPATRI apontarem sua autoria em diversos arrombamentos na região central da cidade.

Na manhã desta terça-feira, 22 de julho de 2025, a Polícia Civil de Cruzeiro do Sul prendeu Thiago Lima de Andrade, suspeito de praticar diversos furtos mediante arrombamento, especialmente na região central da cidade. A ação foi coordenada pelo Núcleo Especializado de Investigação de Crimes Patrimoniais (NEPATRI) e ocorreu por volta das 9h.

A prisão preventiva foi decretada com base em provas colhidas durante as investigações, que ligam Thiago a uma série de crimes patrimoniais. Após a emissão do mandado judicial, os agentes cumpriram a medida de forma eficaz.

Após ser detido, Thiago Lima de Andrade foi encaminhado ao presídio Manoel Neri, onde ficará à disposição da Justiça enquanto responde pelos delitos.

Com informações do Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende foragido por assalto e recupera moto roubada levada para Rondônia

Publicado

em

Ações integradas em Feijó resultaram na prisão de acusado de invadir residência em Rio Branco e na restituição de veículo furtado que havia sido transportado para outro estado

O veículo foi identificado no Distrito de Extrema, em Rondônia, onde um casal é investigado pelo crime. A moto foi abandonada e devolvida ao proprietário nesta segunda-feira. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre (PCAC) demonstrou eficiência em operações conjuntas nesta segunda-feira (21), com dois resultados significativos no combate ao crime: a prisão de um foragido por assalto e a recuperação de uma motocicleta roubada que havia sido levada para Rondônia. As ações foram coordenadas pela Delegacia-Geral de Feijó com apoio da Delegacia de Combate a Roubos e Extorsões (DCORE).

Foragido preso no interior

Os policiais prenderam em Feijó D.C.C., 39 anos, procurado pela Justiça por assalto à residência no bairro Bosque, em Rio Branco. Segundo investigações, o acusado invadiu uma casa, rendeu os moradores e roubou celulares, dinheiro e documentos. Após o crime, fugiu para o interior acreano, onde foi localizado e capturado.

Moto roubada recuperada em Rondônia

Em outra operação, a PCAC recuperou uma motocicleta Honda roubada no bairro Isaura Parente (Rio Branco) no início de julho. O veículo foi identificado no Distrito de Extrema, em Rondônia, onde um casal é investigado pelo crime. A moto foi abandonada e devolvida ao proprietário nesta segunda-feira.

Estratégia integrada

As ações destacam:

  • Colaboração entre delegacias especializadas e do interior
  • Rastreamento de bens roubados além das fronteiras estaduais
  • Combate efetivo aos crimes patrimoniais

O delegado responsável reforçou o compromisso da PCAC com a persecução penal e a reparação às vítimas, demonstrando que a atuação policial coordenada tem gerado resultados concretos no estado.

Os policiais civis prenderam em Feijó o foragido da Justiça D.C.C., de 39 anos, acusado de ter cometido um assalto na região do Bosque, em Rio Branco. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo