Acre
Bandidos se passam por parentes e mulher perde R$ 1,5 mil em golpe
Acreana diz que chegou a conversar com uma suposta prima pelo WhatsApp. Fingindo ser parente, quadrilha disse que carro quebrou em estrada.
G1
Uma acreana, que não quis ter o nome divulgado, perdeu R$ 1,5 mil ao cair em um golpe telefônico diferente dos comuns falsos sequestros. No último dia 9, ela recebeu a ligação de uma “prima” de outro estado, que pediu a transferência do dinheiro. A acreana chegou a conversar pelo WhatsApp com a parente, que tinha uma foto verdadeira no perfil.
O golpe começou com a ligação para o telefone residencial. Em tom de brincadeira, uma mulher perguntou “quem é sua prima preferida?” para conseguir extrair informações. “Eram várias brincadeiras e, por coincidência, meus primos fazem isso quando ligam. Acabei respondendo as coisas sem querer”, conta.
O suposto grupo de parentes, então, deu a notícia de que se dirigia para Rio Branco de carro para visitar a família, como também costumam fazer, porém o veículo havia apresentado um problema. A vítima diz que os familiares chegaram a dizer o local exato da BR-364 onde estavam parados.
“Me deram o número de um mecânico e pediram para eu ligar. Liguei do meu celular, ele me adicionou no WhatsApp e começou a falar comigo. Dizia que os tinha encontrado e que problema havia no carro. Minha prima, então, também começou a falar comigo e havia uma foto verdadeira no perfil. Como eu ia duvidar? Até o prefixo era o mesmo”, diz.
A acreana acredita que, para o golpe, a quadrilha deve ter pesquisado no Facebook informações como a cidade onde as pessoas moram. O pedido pelo dinheiro teve a justificativa de que o conserto do carro seria superior ao valor permitido para transações pelo aparelho. Por isso, a prima pediu para que o dinheiro fosse transferido para a conta do suposto mecânico.
“Todo tempo ela [prima] falando comigo e disse que meu tio perguntou se eu poderia transferir o dinheiro por causa do limite do banco. Só escapa de um golpe desse realmente quem não tem o dinheiro no momento. Era meu tio, eu não ia duvidar dele. Não tive a ideia de ligar porque estava falando pelo WhatsApp, tinha a foto dela”, ressalta.
A acreana fala que descobriu que havia sido vítima de um golpe somente no dia seguinte, quando percebeu os familiares não chegaram de viagem. O motivo para divulgar a situação é como uma tentativa de alertar à população. Ela acrescenta que ainda não conseguiu registrar o boletim de ocorrência apesar de ter ido à delegacia.
“Não descobri no mesmo dia, senão nem ia conseguir dormir de tanta raiva. Não é nem pelo dinheiro mas por ter sido enganada. Todo mundo só conhece o golpe do sequestro, mas tem muitos outros. Só queria que descobrissem. A conta bancária era do Paraná, o prefixo da ‘prima’ era 69 [Rondônia] e do mecânico 68 [Acre]”, salienta.
Polícia alerta
O delegado Alcino Júnior, da Polícia Civil do Acre, afirma que ainda são poucos os registros de ocorrências referentes a golpes telefônicos. Ele ressalta que o crime de estelionato ou extorsão virtual, como também é chamado, pode ser aplicado nos mais diversos casos, desde o sequestro falso até supostos pedidos de ajuda.
“A partir de um telefonema de qualquer natureza, desde um exame que o médico está pedindo ou uma pessoa que está pedindo ajuda em uma estrada, contate imediatamente a polícia. Não precisa desligar o telefone, mas peça para pessoas que estão do lado chequem se aquela pessoa está bem ou não”, finaliza.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.



Você precisa fazer login para comentar.