Acre
Bancos fecham na Sexta-feira da Paixão
Os bancos não abrirão na próxima sexta-feira, 29, na Sexta-feira da Paixão. A informação foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A população poderá utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar as demais operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (1/04), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar nos bancos os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).
*Com informações da Febraban
Comentários
Acre
Programa Conecta Health promove série de eventos para impulsionar inovação em saúde no Acre
Durante três dias, serão realizadas palestras e oficinas em Rio Branco
De 28 a 30 de abril, Rio Branco será palco de uma intensa programação voltada à inovação e ao empreendedorismo na área da saúde, por meio do Programa Conecta Health – Circuito Acre. A iniciativa reúne grandes parceiros como o Sebrae, o Hospital de Amor (por meio do Harena Inovação), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Federal do Acre, a Estácio Unimeta e a Uninorte, com o objetivo de fomentar soluções e tecnologias voltadas aos desafios da saúde pública na região.
Empreendedores, gestores de saúde, pesquisadores, empresários, estudantes e professores do ensino superior estão convidados a participar das atividades, que incluem palestras, sessões de pitch e oficinas práticas. A proposta é discutir e implementar soluções inovadoras, com foco especial na transformação digital aplicada ao contexto regional da saúde.
Segundo Rosa Nakamura, analista do Sebrae no Acre, a iniciativa visa o desenvolvimento de ideias locais com alto potencial de impacto social. “Acelerar ideias inovadoras é fundamental para enfrentarmos os desafios da saúde pública. O Acre é um verdadeiro celeiro de ideias – temos um povo criativo, resiliente e com forte vocação para inovar. Nosso papel é criar pontes para que essas ideias se tornem soluções reais para a sociedade”, destacou Rosa.
Em breve, o Sebrae lançará um novo edital para a seleção da segunda jornada de aceleração do Conecta Health – Circuito Acre, com a expectativa de contemplar 30 novos projetos, pesquisas ou ideias inovadoras voltadas à área da saúde. Conheça mais sobre o programa no sitehub.harena.com.br/
Confira a programação:
Palestra: O Futuro dos Novos Negócios em Saúde
- 28 de abril, às 19h, no auditório da Estácio Unimeta
Link para inscrição: https://forms.harena.com.br/s/
Endereço: Estrada Alberto Torres, 947, Bairro da Paz, Rio Branco-AC.
Pitch Session
- 29 de abril, das 14h às 18h.
Link para inscrição: https://ac.loja.sebrae.com.br/
Endereço: Av. Ceará, 3693, 7º BEC, Rio Branco-AC.
- 29 de abril, das 19h às 22h, no auditório da Uninorte.
Link para inscrição: https://rd.harena.com.br/
Endereço: Alameda Alemanha, 200, Jardim Europa, Rio Branco-AC.
Oficinas: Tirando Ideias do Papel
30 de abril, das 8h às 10h, no Laboratório da UFAC (BR-364, km 4 – Distrito Industrial, Rio Branco);
30 de abril, das 14h às 16h – Estácio Unimeta (Estrada Alberto Torres, 947 – Bairro da Paz, Rio Branco).
Comentários
Acre
MPF abre procedimentos para fiscalizar auditorias e TACs no Programa Carne Legal

Foto ilustrativa: Stock Photos
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou dois procedimentos de acompanhamento para monitorar a execução do Programa Carne Legal no Acre. As medidas foram formalizadas por meio das Portarias nº 19 e nº 20, assinadas pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos.
O primeiro procedimento tem como foco o acompanhamento do 3º ciclo de auditorias do programa no estado. De acordo com o MPF, a iniciativa visa reforçar a fiscalização das práticas ambientais na cadeia produtiva da carne, assegurando que produtores e frigoríficos estejam em conformidade com a legislação ambiental.
Já o segundo procedimento busca acompanhar, especificamente, o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Frigorífico 3 Irmãos, também no âmbito do Programa Carne Legal. O objetivo é garantir a regularidade das operações e a adoção de medidas para prevenir danos ambientais.
Segundo o MPF, a atuação decorre da necessidade de instruir de forma específica cada etapa do programa e de realizar o acompanhamento individualizado de acordos firmados com frigoríficos, conforme estabelecido no Despacho nº 624/2025.
O Programa Carne Legal foi criado para combater a comercialização de produtos de origem animal provenientes de áreas embargadas ou com irregularidades ambientais, impondo responsabilidade a todos os agentes da cadeia produtiva.
Comentários
Acre
Tragédia em confraternização: avô atropela e mata neta de 1 ano e 5 meses em Vilhena
Menina, considerada o “xodó da família”, não resistiu após ser atingida por carro em manobra de ré; caso ocorreu durante encontro familiar
Uma noite de confraternização entre familiares terminou em tragédia na última sexta-feira (25), no bairro Parque Cidade Jardim, em Vilhena (RO). Aylla Beatriz da Silva Andrade, de apenas 1 ano e 5 meses, morreu após ser atropelada acidentalmente pelo próprio avô dentro do quintal da residência onde acontecia um encontro mensal entre vizinhos.
Segundo informações do Folha do Sul Online, o grupo se preparava para uma noite de pizzas quando o avô da criança saiu para buscar o pedido. Ao retornar e fazer uma manobra de ré com o carro, ele não viu a menina, que estava atrás do veículo. Aylla foi gravemente ferida e levada às pressas ao Hospital Regional de Vilhena, mas não resistiu aos ferimentos.
Médicos tentaram reanimá-la por 40 minutos, mas as lesões no pulmão e uma parada respiratória irreversível levaram à morte da criança, descrita por familiares como “o xodó da família”. O caso será investigado pelas autoridades, mas tudo indica ter sido um acidente trágico. A comunidade local está em choque com a perda.
Você precisa fazer login para comentar.