fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Balanço mostra que 18 pessoas foram assassinadas no Acre no mês de maio

Publicado

em

Levantamento da Sejusp mostra total de homicídios registrados em maio deste ano e no mesmo período de 2018.

Balanço mostra que 18 pessoas foram assassinadas no Acre no mês de maio — Foto: Lenilda Cavalcante/Arquivo Pessoal

Por G1 AC

Dezoito pessoas foram assassinadas no Acre durante o mês de maio deste ano. Dados, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), mostram que, do total de homicídios registrados, 11 ocorreram na capital do estado, Rio Branco.

O balanço da Sejusp foi divulgado nesta sexta-feira (31) e detalha informações dos casos registrados no Acre e em Rio Branco. O estudo mostram também que o principal motivo para as mortes é a guerra entre facções criminosas, que acabam com as execuções.

Uma das vítimas da violência foi o músico e fundador do Senadinho, Raimundo Nonato da Conceição, mais conhecido por Raimundo do Cavaco. O sambista saiu para comprar churrasco, na tarde de domingo (26), na Travessa São Bento, no bairro Santa Inês, em Rio Branco, quando foi baleado e morreu.

A família afirmou que o músico foi morto por engano e estava no lugar e hora errados. No mesmo local, Ronilton da Silva Queiroz também foi executado e as investigações apontam que ele foi feito de escudo.

Na quinta (29), amigos, músicos e familiares do sambista se reuniram em uma roda de samba para homenageá-lo. A professora e filha de Raimundo, Elis Andrade, contou que a dor só aumenta conforme o tempo passa e os criminosos não são presos.

Dados

Segundo a Sejusp, em maio do ano passado morreram 36 pessoas em todo estado. Porém, o Monitor da Violência, que permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país, mostra que o número de assassinatos no estado em maio do ano passado foram 37.

O levantamento da Segurança revela as principais situações em que os crimes ocorreram. A lista inclui confronto entre policias, bebedeira, legítima defesa, execução, rixa, entre outras.

Em relação ao confronto com as polícias, não há registro no mês de maio deste ano de mortes envolvendo as instituições. Já em 2018, duas pessoas morreram durante confronto com a Polícia Militar e uma pessoa em confronto com a Civil.

Ações

O secretário da Sejusp, coronel Paulo César, afirmou que, apesar das reduções, vidas inocentes foram tiradas, como caso do sambista e do Raimundo Lacerda do Nascimento, que apareceu em um vídeo sendo decapitado e o corpo ainda não foi achado.

“Um foi confundido com um integrante de uma facção e o outro, que, infelizmente estava no lugar e hora errados. O Raimundo [sambista], que eu conhecia e veio em minha casa em alguns momentos, só tinha dois prazeres na vida: carregar um sorriso no rosto e levar felicidade para os outros através de sua arte”, lamentou.

Ainda segundo o secretário, a sociedade está assustada com a forma que os crimes são praticados e, por isso, a Segurança vai lançar um programa que envolve a população e discussões o combate a criminalidade.

“Vamos montar um programa esse mês, justamente no sentido de atuar não só na área de repressiva policial, mas percebemos que é necessário um pouco mais. Precisamos do envolvimento da sociedade para rediscutir as relações, as pessoas não podem se matarem desse jeito”, frisou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá e Vasco empatam com expulsões e confusão após a partida

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Humaitá e Vasco tentaram a vitória, mas perderam chances

Humaitá e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quinta, 18, no fechamento da 3ª rodada do segundo turno do Campeonato Estadual. Vitinho fez 1 a 0 para o Humaitá e nos acréscimos, cobrando uma penalidade, Daniego empatou.

Na tabela 

O empate manteve o Humaitá na segunda colocação do returno com 5 pontos, mas o resultado agradou aos atletas.

“Tínhamos a partida decidida e levamos o empate em uma penalidade inexistente. Fomos prejudicados e agora precisamos pensar na próxima partida”, declarou o zagueiro Gabriel.

Para o volante Dudu, o Vasco não se entregou e o resultado poderia ter sido outro.

“Voltamos a falhar e uma equipe que sonha com título isso pode ser fatal. Ainda temos chance e vamos lutar até o fim”, afirmou Dudu.

Expulsões e confusão

O lateral Wellington foi expulso na segunda etapa e o Humaitá terminou a partida com dez jogadores. Após o apito uma confusão envolvendo o zagueiro Reginaldo, do Vasco, e o volante Pisica resultou nas expulsões dos dois jogadores.

O técnico Kinho Brito e o atacante Caíque, ambos do Humaitá, foram expulsos por reclamações.

Próximos jogos

Galvez x Humaitá

Independência x Rio Branco

No domingo, 21, a partir das 15 horas, no Florestão

Vasco x São Francisco

Na segunda, 22, a partir das 15h30, no Florestão

Classificação

1º Rio Branco 7 Pts

2º Humaitá 5 Pts

3º Independência 4 Pts

4º Galvez 4 Pts

5º Vasco 2 Pts

6º São Francisco 1Pt

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Meta e Colégio Acreano são campeões na seletiva do vôlei de praia

Publicado

em

Foto PHD: 15 duplas nos dois naipes participaram da competição escolar

As equipes do Meta, no feminino, e do Colégio Acreano, no masculino serão as representantes do vôlei de praia acreano na fase nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-18. A fase nacional será promovida entre os dias 15 e 20 de junho em Palmas, Tocantins.

“Conseguimos realizar um grande evento no Parkipê e estamos cada vez mais mostrando a força do esporte escolar. Teremos equipes competitivas na fase nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar (Fade), João Renato Jácome.

Finais bem disputadas

Na decisão do feminino, o Meta derrotou o Sesi por 2 sets a 0, com parciais de 21×16 e 21×19

Na final do masculino, o Colégio Acreano bateu o Sigma por 2 sets a 1, com parciais 20×22, 21×15 e 16×14 no tie break.

Fade fez convocação

Após as finais, a Fade realizou a convocação dos atletas para a fase nacional dos Jeb´s.

Atletas do feminino

Maria Clara (Meta)

Maria Luíza (Meta)

Atletas do masculino

Gabriel(Colégio Acreano)

Carlos Eduardo(Colégio Acreano)

Matheus(Colégio Acreano)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe de Davi explica por que ele ainda não se encontrou com Mani Rêggo: ‘Agenda’

Publicado

em

Por

Após vencer o Big Brother Brasil 24 e deixar o confinamento, Davi Brito chamou a atenção por não ter se encontrado com a sua namorada, Mani Rêggo.

Diversos rumores surgiram nas redes sociais, mas a equipe do ex-BBB resolveu soltar uma nota para esclarecer os fatos: “Sabemos que a agenda de um campeão de um reality é totalmente corrida e, devido aos compromissos, não conseguiu se reencontrar com Mani. Mas podem ter certeza de que, assim que tiver oportunidade, nosso menino irá encontrá-la, assim como toda a sua família”.

Inclusive, na manhã desta quinta-feira (18), diversos internautas apontaram uma suposta indireta de Ana Maria Braga com a mensagem do dia: “Presta atenção no valor que as pessoas te dão, porque ninguém é tão ocupado assim! É tudo uma questão de prioridade! Vale para todo mundo”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo