Cotidiano
Bairros da capital registram um elevado índice de infestação do mosquito da dengue
O temor das autoridades é de que, que com a chegada do período invernoso, os pontos mais críticos registrem uma elevação ainda maior do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na capital

A Tribuna
Vários bairros de Rio Branco registraram índices de infestação do mosquito da dengue de até 9,88%, conforme apontou o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) das primeiras semanas deste mês.
Os dados são maiores do que os números do mesmo período do ano passado, que ficaram em torno de 7.3%, enquanto o tolerado pelo Ministério da Saúde (MS) é de apenas 1%.
Em casa 100 residências visitadas nos bairros Cidade do Povo, Belo Jardim, Vila Acre, Baixada da Sobral, João Eduardo, Jorge Lavocat, Defesa Civil, Oscar Passos, Chico Mendes, Edson Cadaxo, Loteamento São Francisco e Estação Experimental, quase 10 casas vistoriada pelos agentes de endemias tinham uma quantidade elevada do vetor da dengue.
O paciente Carlos Alves da Silva Júnior deu estrada no hospital na noite da última sexta (dia 8), mas faleceu na madrugada de sábado (dia 9). A direção da unidade hospitalar informou que equipe de plantão não teve tempo de fazer o teste sorológico que confirmasse se a causa da morte foi devido a enfermidade, mas os sintomas apontavam para a doença. Com a confirmação de uma morte confirmada por dengue hemorrágica e uma segunda suspeita registrado no fim de semana no Pronto-Socorro de Rio Branco, a Vigilância Epidemiológica Municipal está em estado de alerta.
Somente nas primeiras semanas deste mês, foram registrados poucos casos com sorologia positiva, mas no mesmo período do ano passado foram notificados 4.375 casos de dengue. Aproximadamente 2.593 casos com sorologia positiva no mês de janeiro de 2019.
As equipes da Vigilância Epidemiológica pretendem atuar em duas linhas de combate ao mosquito da dengue; Primeiro, vão pedir o apoio da Secretaria Estadual de Saúde para disponibilizar o inseticida do fumacê para eliminar os mosquitos adultos.
A segunda medida será deflagrar uma campanha de cunho educativo para pedir apoio da população para redobrar a atenção nas suas residências.
O relatório do Lira revelou que 81% dos focos foram identificados dentro das residências visitadas, enquanto 26% da infestação do vetor estavam nas caixas d’água e depósitos destinados a guardar água. O temor das autoridades é de que, que com a chegada do período invernoso, os pontos mais críticos registrem uma elevação ainda maior do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. Ele é o principal vetor de transmissão da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela urbana.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.