Acre
Audiência pública aponta desafios impostos pela violência contra à mulher
“Por que as políticas públicas não têm sido suficientes para reduzir os casos de violência do Acre?” – questionamento foi debatido na Casa do Povo
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participou da audiência pública realizada nesta quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A proposta visava debater os altos índices locais de violência contra à mulher. Para tanto, a juíza Luana Campos, diretora do Foro de Rio Branco, representou a presidência do TJAC e a juíza Olívia Ribeiro, representou a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora da Mulher em Situação de Violência.
O deputado estadual Fagner Calegário foi o proponente da sessão. Em seu pronunciamento, reiterou que o Requerimento n° 53/2024 é uma oportunidade para avaliar as políticas públicas em andamento, para assim aprofundar a reflexão sobre essa problemática.


O entendimento da realidade da violência de gênero requer a compreensão de que o enfrentamento deve ser difuso e multisetorial, deste modo envolvendo a sociedade, o Estado e os Poderes Públicos. Segundo os dados da 17ª edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Acre apresentou a segunda maior taxa de estupros em 2022. Em 2023, outro dado alarmante, é que o Acre apresentou o maior quantitativo de vítimas de tentativa de feminicídio dos últimos seis anos.
A efetividade da Lei Maria da Penha é um dos principais caminhos para coibir esses crimes. O TJAC possui três varas especializadas para o atendimento à violência doméstica. A juíza Olívia Ribeiro apresentou dados destas unidades:
Número de processos recebidos: 52.495
Número de sentenças proferidas: 59.974
Número de pessoas ouvidas: 61.052
Processos em trâmite: 4.721
Em consonância, outras instituições públicas e entidades apresentaram seus resultados, a fim de que o entrelaçamento de todas as políticas e ações possa gerar um reflexo que alcance as vulnerabilidades reais das mulheres acreanas.
A transmissão da audiência pública está disponível no Youtube: veja aqui e aqui.


Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.