fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Audiência pública aponta desafios impostos pela violência contra à mulher

Publicado

em

“Por que as políticas públicas não têm sido suficientes para reduzir os casos de violência do Acre?” – questionamento foi debatido na Casa do Povo

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) participou da audiência pública realizada nesta quinta-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A proposta visava debater os altos índices locais de violência contra à mulher. Para tanto, a juíza Luana Campos, diretora do Foro de Rio Branco, representou a presidência do TJAC e a juíza Olívia Ribeiro, representou a desembargadora Eva Evangelista, coordenadora da Mulher em Situação de Violência.

O deputado estadual Fagner Calegário foi o proponente da sessão. Em seu pronunciamento, reiterou que o Requerimento n° 53/2024 é uma oportunidade para avaliar as políticas públicas em andamento, para assim aprofundar a reflexão sobre essa problemática.

O entendimento da realidade da violência de gênero requer a compreensão de que o enfrentamento deve ser difuso e multisetorial, deste modo envolvendo a sociedade, o Estado e os Poderes Públicos. Segundo os dados da 17ª edição do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Acre apresentou a segunda maior taxa de estupros em 2022. Em 2023, outro dado alarmante, é que o Acre apresentou o maior quantitativo de vítimas de tentativa de feminicídio dos últimos seis anos.

A efetividade da Lei Maria da Penha é um dos principais caminhos para coibir esses crimes. O TJAC possui três varas especializadas para o atendimento à violência doméstica. A juíza Olívia Ribeiro apresentou dados destas unidades:

Número de processos recebidos: 52.495

Número de sentenças proferidas: 59.974

Número de pessoas ouvidas: 61.052

Processos em trâmite: 4.721

Em consonância, outras instituições públicas e entidades apresentaram seus resultados, a fim de que o entrelaçamento de todas as políticas e ações possa gerar um reflexo que alcance as vulnerabilidades reais das mulheres acreanas.

A transmissão da audiência pública está disponível no Youtube: veja aqui e aqui.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Servidores da Prefeitura de Rio Branco fazem homenagem ao prefeito por seu aniversário

Publicado

em

Por

Na manhã desta sexta-feira (17), servidores da Prefeitura de Rio Branco realizaram uma homenagem ao prefeito em comemoração ao seu aniversário, que será celebrado, neste sábado, 18 de maio.

O prefeito, que completará 71 anos, foi recebido com aplausos ao subir a escadaria da sede da prefeitura em direção ao seu gabinete.

A celebração incluiu um bolo, oferecido como símbolo de carinho e agradecimento pela gestão eficiente do município.
Entre os presentes, amigos de longa data e colaboradores da prefeitura destacaram as qualidades do prefeito.

Zeli Pinto, que o conhece há 35 anos, elogiou sua honestidade e dedicação.

“Falar do prefeito é falar de honestidade, trabalho, competência e responsabilidade com as coisas públicas. O que eu sei hoje sobre política e honestidade, ele foi meu professor,” afirmou.

Dayara Idalino, servidora da prefeitura, também fez questão de homenagear o prefeito, ressaltando sua integridade.

“É um exemplo de homem. Eu cresci ouvindo falar dele. É um exemplo de honestidade. Uma pessoa muito íntegra, de um coração muito humilde,” declarou Idalino.

Em seu discurso, o gestou agradeceu a todos pelo gesto afetuoso, mencionou as obras em andamento e emocionou-se ao lembrar de sua falecida esposa, Beth Bocalom.

Idelcy: “Eu me sinto realmente feliz com este convite e por fazer parte dessa equipe” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

Ao partir o bolo, o prefeito entregou o primeiro pedaço a Idelcy Barreto, que completou 72 anos, nessa quinta-feira (16), e tem 52 anos de serviços prestados à prefeitura da cidade.

“É importante porque isso se chama valorização e gratidão. Eu me sinto realmente feliz com este convite e por fazer parte, mesmo aposentado, dessa equipe. A gente só tem que engrandecer e crescer.”

“Não existe um bom time sem um bom técnico” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

O gestor concluiu seu discurso destacando o comprometimento da equipe da prefeitura que, segundo ele, vem fazendo um bom trabalho na cidade.

“Isso mostra o carinho que as pessoas têm pelo projeto que defendi a vida inteira. Nosso objetivo sempre foi servir ao povo de Rio Branco ou ao povo do Acre. Deus nos deu essa oportunidade a partir de 2021. E o que estou sentindo é que aqui temos uma família linda, dedicada, que realmente se empenha para fazer o melhor por nossa Rio Branco. Não existe um bom time sem um bom técnico.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura realiza café da manhã em alusão ao Dia das Mães na escola infantil Anita Jangles

Publicado

em

Por

Ainda em alusão ao Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo do mês de maio, várias escolas municipais estão em clima de homenagem, como a escola infantil Anita dos Santos Jangles, no bairro Belo Jardim, que ofereceu um café da manhã acompanhado de algumas apresentações, nesta sexta-feira (17).

Maria: “A gente tira um dia para homenageá-las” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

De acordo com a coordenadora, Maria Zélia, toda a escola se mobilizou para realizar esta homenagem. Ela ressaltou ainda que anualmente, as crianças esperam ansiosas pelo mês de maio para oferecer esse gesto de carinho na presença de suas mães.

“É uma data muito especial, sabemos que o Dia das Mães é o ano inteiro. Porém, a gente tira um dia para homenageá-las e para nós da equipe, é muito importante trazermos as mães para escola, para comemorarem com as crianças.”

Aline: “Hoje, tiramos o dia para homenagear essa mãe, avó, tia, madrasta que faz esse papel” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“Hoje, tiramos o dia para homenagear essa mãe, avó, tia, madrasta que faz esse papel. Mãe, não é só o segundo domingo do mês, mas todo dia do ano e eu quero aproveitar o momento para desejar um feliz Dia das Mães para todas as mamães e você que tem a sua mãe não deixe de dar um abraço”, declarou a diretora da escola, Aline Aguiar.

Para Maycline Gomes, mãe do Artur, de 5 anos, ver essa homenagem tão singela feita pelas crianças e, principalmente, por seu filho a deixa muito emocionada e feliz pelo gesto de amor.

“É um momento muito gratificante. Como mãe fico muito feliz em poder participar desse momento maravilhoso, ver que a escola está proporcionando isso para as mães, organizando um café da manhã maravilhoso. Eu como mãe fico muito grata.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Espetáculo As Aventuras do Pequeno CO2 é apresentado no Horto Florestal

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), em parceria com a Cia Flor de Muçambe, apresentou, no fim da tarde dessa quinta-feira (16), a peça teatral ‘As aventuras do pequeno CO2’, no Horto Florestal.

A peça é uma adaptação do livro: A história do pequeno CO2, de Vinícius Dônola, por Daniella Lopes e direção do Romualdo Freitas.

Com enredo envolvente e personagens cativantes, a peça não só diverte, mas também conscientiza o público sobre questões ambientais cruciais.

Ao mergulhar no mundo do pequeno CO2, crianças, jovens e adultos presentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e as pequenas ações que cada um pode realizar para contribuir com um futuro sustentável.

De acordo com o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, apoiar esse tipo de iniciativa fortalece a Política Municipal de Meio Ambiente e fomenta a educação no Município de Rio Branco que é o objetivo desta gestão.

“Essa iniciativa exemplifica o potencial transformador do teatro como instrumento educacional e de sensibilização, mostrando como a arte pode ser uma aliada poderosa na promoção da conscientização ambiental”, disse Nasserala.

Segundo a diretora da Escola de Educação Ambeintal do Horto Florestal, Luzimar Oliveira, as metodologias lúdicas promovem um momento lúdico facilmente absorvido pelas crianças, jovens e adultos, ajudando na formação de opiniões e condutas ambientalmente adequadas.

“O teatro mostra-se uma alternativa capaz de entreter, comunicar e educar de forma lúdica e prazerosa, sendo um recurso didático utilizado pela Escola de Educação Ambiental, por meio dessa parceria firmada com a Cia Flor de Muçambe. Através do poder da arte teatral é possível e se torna acessível, inspirar mudanças de atitude e promover um maior engajamento com a natureza “, falou a diretora.

Sobre a peça

O espetáculo conta a história do dióxido de carbono, mais conhecido como CO2, um menino curioso que mora em uma centenária castanheira. Após um grande incêndio criminoso, ele faz de tudo para ajudar sua amiga a produzir sementes e para isso vão precisar da ajuda da Abelha Mangangá, da Arara Dona Cândida e das Cotias. Todos unidos por uma força mútua e solidária, embarcando em uma aventura para salvar a floresta.

O projeto Teatro nas Escolas teve como proponente a artista Daniella Lopes integrante da Tropa Mamulungu de Teatro de Rua e Bonecos em parceria com a Cia Flor de Mussambê, financiado pela Lei Paulo Gustavo através da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo