Cotidiano
Athletico vence com autoridade e passa de fase em primeiro lugar do grupo na Libertadores

Vitor Bueno celebra gol do Athletico contra o Alianza Lima – (Photo by Heuler Andrey/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo
Furacão bate o lanterna Alianza Lima por 3 a 0, na Ligga Arena; Vitor Roque marcou duas vezes
Na noite desta terça-feira (27), na Ligga Arena, o Athletico-PR manteve o bom momento na temporada e venceu o Alianza Lima pela última rodada da fase de grupos da Libertadores por 3 a 0. Os gols foram feitos por Vitor Bueno e, duas vezes, por Vitor Roque.
Com o resultado, enquanto o Furacão carimbou sua classificação em primeiro lugar no Grupo G, o clube peruano ficou na lanterna da chave, com quatro unidades, e não terá calendário continental no segundo semestre.
Quando chegou, guardou
Apesar do confronto ter começado em ritmo mais estudado, sem o volume de jogo habitualmente mais intenso aplicado pelo Athletico-PR, bastou uma elaboração mais detalhada na troca de passes ofensiva para Vitor Bueno abrir a contagem na capital paranaense.
Recebendo passe de Vitor Roque próximo à meia-lua, o camisa 8 bateu com muita categoria, mandando no extremo canto esquerdo de Angelo Campos que viu a bola bater em sua trave esquerda antes de balançar as redes.
Precisão em baixa
Se a eficiência marcou os primeiros minutos da partida, o mesmo não pode ser dito do restante da etapa inicial para ambos os lados.
O Alianza até conseguia ser mais insinuante quando conseguia armar lances pelas laterais para explorar a bola aérea, mas tinha dificuldade em finalizar.
Por sua vez, o Furacão pecou no aspecto da pontaria em, pelo menos, duas oportunidades onde Canobbio teve espaço e bateu cruzado pela linha de fundo além de Pedro Henrique, em cobrança de escanteio, testou perto do lado esquerdo da meta defendida por Campos.
Uma ele deixou passar
Autor de três gols nos últimos três jogos e artilheiro da temporada no Athletico, Vitor Roque teve um índice bem menor de oportunidades do que em outros compromissos na temporada.
Entretanto, no começo do segundo tempo, o camisa 9 recebeu excelente bola enfiada em jogada de contra-ataque onde, na hora de driblar Angelo Campos, o arqueiro do Alianza Lima tocou com a mão na bola e evitou o que seria o segundo tento dos anfitriões na partida.
Mas não duas!
Mais inteiro fisicamente e começando a se destacar no volume de jogo, o rubro-negro começou a acumular oportunidades mais claras de finalização e, em nova esticada, Vitor Roque não deixou uma nova chance escapar. Ganhando na velocidade da marcação, o atacante ficou frente a frente com Campos e tocou rasteiro, no lado esquerdo, fazendo 2 a 0 para os donos da casa.
Teve tempo para o doblete
Na reta final do compromisso, o ambiente demonstrava um Alianza Lima mais ‘entregue’ no confronto apesar das tentativas de reter a bola no plano ofensivo em busca de reação que não se consolidava. Por outro lado, mesmo sem acelerar tanto na armação de jogadas, o Athletico encontrou espaço para Khellven usar o lado direito ofensivo para cruzar rasteiro e Vitor Roque, antecipando a marcação, tocar pro fundo das redes adversárias. 3 a 0, placar final na Ligga Arena.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO PARANAENSE 3 x 0 ALIANZA LIMA
Local: Ligga Arena, Curitiba (PR)
Data e horário: 27 de junho de 2023, terça-feira, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego e Lubin Torrealba (ambos VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Zé Ivaldo (CAP); Míguez, Jesús Castillo (ALI)
Cartões vermelhos: /
Gols: Vitor Bueno, aos 7’/1°T (1-0), Vitor Roque, aos 17′ e aos 42’/2°T (2-0)
Athletico Paranaense: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno (Matheus Felipe, aos 35’/2°T) e Zé Ivaldo; Khellven, Erick, Fernandinho (Hugo Moura, aos 43’/2°T) e Christian; Vitor Bueno (Alex Santana, aos 16’/2°T), Canobbio (Terans, aos 16’/2°T) e Vitor Roque (Marcelo Cirino, aos 44’/2°T).
Técnico: Wesley Carvalho
Alianza Lima: Ángelo Campos; Vilchez, Míguez (Chávez, no intervalo), Santiago García e Lagos; Ballón, Jesús Castillo e Concha; Reyna (Zanelatto, aos 21’/2°T), Aldair Rodríguez (Cueva, aos 11’/2°T) e Barcos (Sabbag, aos 29’/2°T).
Técnico: Guillermo Salas
Comentários
Cotidiano
Acre registra aumento de 20% em ocorrências de drogas no primeiro semestre
Dados do MPAC mostram 1.125 casos de tráfico e posse de entorpecentes; Rio Branco concentra mais de 60% dos registros

Rio Branco reúne a maior parte das ocorrências, com mais de 60%, seguida por Cruzeiro do Sul (100), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84). Foto: cedida
O Acre contabilizou 1.125 ocorrências relacionadas a drogas ilícitas no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Ministério Público do Estado (MPAC) divulgados nesta segunda-feira (21). Os números, compilados pelo Observatório de Análises Criminais, representam aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2024 (1.102 casos) e crescimento de 20% comparado ao segundo semestre do ano passado (932 registros).
A capital Rio Branco responde por mais de 60% dos casos, liderando as estatísticas, seguida por Cruzeiro do Sul (100 ocorrências), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84).
As informações não especificam quais tipos de drogas foram apreendidas nas operações policiais registradas pelo serviço 190. O MPAC monitora os dados como parte de suas ações de combate ao narcotráfico no estado.
Conheça os números emergenciais das forças de segurança
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funciona 24 horas por dia dentro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). Atualmente a estrutura integra um aparato de câmeras e redes telefônicas que respondem pelos números 181, 190 e 193.

Conheça os números emergenciais das forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Os números emergências são um importante recurso de comunicação rápida que visa uma intervenção instantânea de socorro à população. Assim, a pessoa que deseja fazer uma denúncia sem ser identificada deve ligar no número 181. Para realizar uma ocorrência criminal de roubo ou furto ligue 190 e fale com a Polícia militar do Acre. Para situações de salvamento e combate de incêndios, ligue 193 e fale com o Corpo de Bombeiro Militar do Acre (CBMAC).
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca a importância do uso responsável das linhas telefônicas para garantir a segurança e o bem-estar de todos. “As linhas emergenciais são recursos fundamentais para garantir uma resposta mais rápida das forças policiais em situações de emergência. Por isso, é importante lembrar que esses números devem ser usados apenas em casos reais e urgentes, para que não ocorra congestionamento e as pessoas que realmente precisam de ajuda possam ser atendidas prontamente”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca, explica que em 2023 foram recebidas mais de 500 mil ligações, sendo 4,9 mil catalogadas como trotes.
“Essas chamadas falsas acabam prejudicando o trabalho da Segurança Pública e, principalmente, a população que pode deixar de ser atendida, pois a equipe pode estar em um atendimento falso. Existe o sistema de bloqueio dessas ligações manualmente, quando é identificado um trote e o número é recorrente eles são bloqueados. O desbloqueio também é feito manualmente”, disse.
O artigo 340 do Código Penal prevê pena de um a três anos de detenção e multa.
Situações que podem enquadrar trote como ato criminoso:
– Art. 266 – Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. Pena: detenção de um a três anos e multa.
– Art. 265 – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública. Pena: reclusão de um a cinco anos e multa.
– Art. 340 – Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena: detenção de um a seis meses ou multa.
– Art. 339. Dar causa a instauração de investigação policial ou de processo judicial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. Reclusão de dois a oito anos e multa.

Coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Comentários
Cotidiano
Saerb adia entrega de faturas de julho para final do mês
Ajustes internos no sistema causam mudança no calendário; prazos de vencimento serão readequados para evitar prejuízos

O Saerb reforçou que a alteração é pontual e que segue trabalhando para melhorar a qualidade e a eficiência no atendimento à população. Foto: cedida
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou nesta segunda-feira (21) que as contas de água referentes ao mês de julho serão entregues apenas no final deste mês. A alteração no cronograma normal de entrega ocorre devido a ajustes operacionais internos que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Em nota, a autarquia municipal garantiu que os novos boletos terão seus prazos de vencimento adequados para não causar transtornos aos consumidores. “Trata-se de uma medida pontual para aperfeiçoamento de nossos processos”, destacou o Saerb.
Os clientes que precisarem de informações adicionais podem entrar em contato pelo WhatsApp (68) 3212-7438 ou comparecer pessoalmente à OCA ou à sede da autarquia na Rua Rui Barbosa, 325, no Centro da capital acreana. A empresa reforçou que mantém todos os canais de atendimento funcionando normalmente durante o período de ajustes.
Comentários
Cotidiano
Acre registra aumento de 15% em fugas de presídios no primeiro semestre de 2025
Dados do MPAC revelam que 301 detentos escaparam do sistema prisional; apenas um de nove fugitivos de alta periculosidade foi recapturado

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: ilustrativa
O sistema prisional do Acre enfrenta uma crise de segurança: entre janeiro e junho de 2025, 301 detentos conseguiram fugir ou se evadir das unidades penitenciárias, segundo dados do Observatório de Análises Criminais do Ministério Público do Acre (MPAC). Os números, obtidos junto ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mostram um aumento de quase 15% nas ocorrências em relação ao mesmo período de 2024.
Enquanto a fuga se refere à saída não autorizada da prisão, a evasão ocorre quando o preso não retorna após saídas temporárias – como para trabalho ou tratamento médico. Apenas neste domingo (20), Natanael do Nascimento, 25, um dos nove detentos de alta periculosidade que escaparam em junho do complexo penitenciário de Rio Branco, foi recapturado.
Os outros oito seguem foragidos. O MPAC aguarda resposta do Iapen sobre a taxa de recaptura no estado, onde quase 550 presos fugiram ao longo de 2024.
São eles:
Arthur Carvalho Gomes
Ozeias Paulo Germana Ferreira
Carlos Vitor de Castro Cardoso
Davi Castro de Souza
Francisco Guimarães Santana
Geovane Costa Almeida
Isaquiel Martins de Souza
Johnatan Silva Magalhães
Neste sábado, 19, outra fuga em massa, envolvendo nove internos, foi registrada, com sete deles conseguindo escapas. Os dados referentes a essa fuga ainda não constam no balanço do observatório do MPAC.

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.