fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em 12 anos, Brasil ganha 12.306.713 habitantes e ultrapassa marca de 200 milhões, revela Censo 2022

Publicado

em

Fonte: IBGE

Aumento foi de 6,5% em comparação a 2010; entretanto, taxa de crescimento anual da população é a menor da história

Brasil ganhou 12.306.713 de habitantes entre 2010 e 2022, ultrapassando a marca de 200 milhões de residentes no país, conforme revelou o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28).

Em 2010, o número total de residentes era de 190.755.799. Em 2022, ele passou para 203.062.512, considerando dados de 1° de agosto do ano passado. O aumento foi equivalente a 6,5%.

Desde 1872, a população do Brasil aumenta, mas a taxa anual de crescimento entre os últimos dois Censos é a menor desde o início dos registros. Entre 2010 e 2022, ela ficou em 0,52%, sendo a primeira vez que fica abaixo de 1% ao ano. Os cinco estados com maior número de residentes são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

Além do crescimento populacional, também houve aumento de 34% no número de domicílios contabilizados pelo instituto. Em 2010, foram contados 67.569.688 domicílios. Já em 2022, foram contabilizados 90.688.021 de domicílios.

O índice cresceu em todos os estados e no Distrito Federal, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro as unidades federativas com maior número de domicílios.

Censo 2022

O Censo 2022 é a 13ª operação do tipo realizada em território brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por lei, os censos são feitos com, no máximo, 10 anos de intervalo. Porém, devido à pandemia da Covid-19, a coleta de informações e formulação dos resultados foi adiada em 2020.

Em 2021, segundo o instituto, também não foi realizado o levantamento devido ao “profundo corte orçamentário”, sendo finalmente aplicado em 2022.

Os recenseadores do IBGE visitaram 106,8 milhões de endereços e 90,7 milhões de domicílios em 2022.

Foram aplicados 62.388.143 questionários “básicos”, com 26 quesitos e tempo médio de 6 minutos; e 7.772.064 questionários “ampliados”, com 77 quesitos e tempo médio de 16 minutos.

Ao todo, 68.659.405 de entrevistas foram feitas presencialmente; 362.563 questionários foram preenchidos pela internet; e 412.725 entrevistas foram feitas por telefone.

O instituto ressalta que os dados adquiridos através dos censos são utilizados, por exemplo, no planejamento social e econômico do país.

 

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Semana mantém chuvas abaixo da média no Acre, aponta previsão com chuvas abaixo do esperado

Publicado

em

Nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre. Foto Gleilson Miranda/Xapuri

Até o próximo dia 18 de julho, a previsão metereológica indica que há previsão de chuva com volume de até 15 milímetros nas regionais do Vales do Juruá, Tarauacá-Envira e Alto e Baixo Acre, com indicativo de ´anomalia negativa´ em todas as regiões do Estado, onde as chuvas poderão estar abaixo do esperado para o período.

No entanto, há indicativo de ´anomalia positiva´ nas localidades do município de Plácido de Castro, onde as chuvas poderão estar acima do esperado para o período. Os dados são da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

No geral, no entanto, o prognóstico climático para o trimestre julho-agosto-setembro/2024 se mantém por chuvas abaixo da média em todo o Estado do Acre, Rondônia, Mato Grosso, sudoeste do Tocantins, centro-sul do Amazonas e a faixa extremo sul do Estado do Pará. Acima da média no extremo norte dos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas da Amazônia Legal, a precipitação ficará próxima da média climatológica.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Criança faz aniversário temático da PRF e realiza sonho ao receber surpresa da corporação

Publicado

em

O contato com a PRF foi feito pelo pai do garoto, através de e-mail

A surpresa ocorreu graças a e-mail enviado pelo pai do garoto à instituição/Foto:Reprodução

Emanoel tem apenas nove anos, mas já é um grande fã da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e durante seu aniversário ele mostrou todo o seu amor pela PRF, que foi o tema da festa.

Para a surpresa do pequeno Emanuel, três agentes foram ao encontro dele durante sua comemoração. A visita foi realizada após um e-mail do pai do garoto, direcionado a Superintendência da PRF em Rio Branco.

Na mensagem, o pai dizia que aquele era o dia em que seu filho completaria os nove anos, e que ele tinha o sonho de ter a presença da PRF na sua festa. Assim, emocionados com o pedido, a equipe da instituição organizou a surpresa.

Além da grande surpresa para o jovem, o ato é uma maneira de aproximar a instituição da comunidade de maneira geral.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Erick a dúvida do Rio Branco para final do Campeonato Sub-20

Publicado

em

Foto Clemerson Ribeiro: Erick (8) tem uma lesão muscular e faz tratamento

O volante Erick, com uma lesão muscular, é a dúvida do Rio Branco para a final do Campeonato Estadual Sub-10. O jogo decisivo contra o Santa Cruz será disputado nesta terça, 16, a partir das 17 horas, no Florestão.

“Iniciei o tratamento e espero jogar. Temos mais dois dias para tratar e descansar e o objetivo é jogar nas melhores condições”, comentou Erick.

Tem opções

O técnico Eriano dos Santos confia na possibilidade de ter todos os titulares no duelo decisivo.

“Quero contar com Erick, mas se não for possível temos opções. Esse é o momento para realizar os ajustes e tentar a conquista”, afirmou o treinador do Estrelão.

Chega invicto

O Rio Branco chega invicto na decisão do Estadual, mas a vantagem do empate é do Santa Cruz por ter um melhor saldo de gols.

Comentários

Continue lendo