fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em 12 anos, Brasil ganha 12.306.713 habitantes e ultrapassa marca de 200 milhões, revela Censo 2022

Publicado

em

Fonte: IBGE

Aumento foi de 6,5% em comparação a 2010; entretanto, taxa de crescimento anual da população é a menor da história

Brasil ganhou 12.306.713 de habitantes entre 2010 e 2022, ultrapassando a marca de 200 milhões de residentes no país, conforme revelou o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (28).

Em 2010, o número total de residentes era de 190.755.799. Em 2022, ele passou para 203.062.512, considerando dados de 1° de agosto do ano passado. O aumento foi equivalente a 6,5%.

Desde 1872, a população do Brasil aumenta, mas a taxa anual de crescimento entre os últimos dois Censos é a menor desde o início dos registros. Entre 2010 e 2022, ela ficou em 0,52%, sendo a primeira vez que fica abaixo de 1% ao ano. Os cinco estados com maior número de residentes são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

Além do crescimento populacional, também houve aumento de 34% no número de domicílios contabilizados pelo instituto. Em 2010, foram contados 67.569.688 domicílios. Já em 2022, foram contabilizados 90.688.021 de domicílios.

O índice cresceu em todos os estados e no Distrito Federal, sendo São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro as unidades federativas com maior número de domicílios.

Censo 2022

O Censo 2022 é a 13ª operação do tipo realizada em território brasileiro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por lei, os censos são feitos com, no máximo, 10 anos de intervalo. Porém, devido à pandemia da Covid-19, a coleta de informações e formulação dos resultados foi adiada em 2020.

Em 2021, segundo o instituto, também não foi realizado o levantamento devido ao “profundo corte orçamentário”, sendo finalmente aplicado em 2022.

Os recenseadores do IBGE visitaram 106,8 milhões de endereços e 90,7 milhões de domicílios em 2022.

Foram aplicados 62.388.143 questionários “básicos”, com 26 quesitos e tempo médio de 6 minutos; e 7.772.064 questionários “ampliados”, com 77 quesitos e tempo médio de 16 minutos.

Ao todo, 68.659.405 de entrevistas foram feitas presencialmente; 362.563 questionários foram preenchidos pela internet; e 412.725 entrevistas foram feitas por telefone.

O instituto ressalta que os dados adquiridos através dos censos são utilizados, por exemplo, no planejamento social e econômico do país.

 

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Carlinhos anuncia festa de aniversário e carnaval fora de época em Brasileia

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou nesta segunda-feira (23) a divulgação da programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 3 de julho. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor confirmou que o tradicional carnaval fora de época está mantido e será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho.

“Estamos com a nossa programação toda pronta, toda feita, e vamos anunciar todos os eventos que irão acontecer. Vai ter carnaval sim! A população de Brasiléia pode ficar tranquila, a tradição será mantida”, afirmou o prefeito no vídeo.

O Carnavale faz parte do calendário cultural da cidade e costuma atrair um grande público, tanto de moradores quanto de visitantes de outros municípios da região. Segundo o prefeito, a festa promete animar os foliões durante as festividades do aniversário da cidade.

A prefeitura deve divulgar nos próximos dias a programação completa, com detalhes sobre as atrações musicais, blocos e estrutura do evento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Conflitos no Oriente Médio podem elevar preço dos combustíveis no Acre

Publicado

em

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

Os recentes conflitos envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos estão gerando incertezas no mercado internacional e podem impactar diretamente o preço do petróleo no mundo. No Acre, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindepac) já demonstra preocupação com os possíveis reflexos nas bombas de combustível.

Segundo o presidente do Sindepac, Delano Lima, a expectativa é de que reajustes recorrentes nos preços dos combustíveis comecem ainda neste mês. “Não há como prever valores, mas as notícias que temos não são animadoras. Os possíveis reajustes devem até anular a última redução que foi realizada”, afirmou.

O cenário internacional agravou-se após o parlamento iraniano aprovar, no último domingo, o fechamento do Estreito de Ormuz, rota por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo transportado no mundo. A medida, caso implementada, pode causar uma redução drástica na oferta global do produto, pressionando os preços para cima.

No Brasil, a Petrobras já sinalizou às refinarias que um reajuste deve ocorrer ainda esta semana. O Irã, que é um dos maiores exportadores de petróleo, pode interromper suas vendas como forma de retaliação geopolítica, o que também influenciaria diretamente os preços internacionais.

Com a possibilidade de alta no valor do barril de petróleo, postos de combustíveis do Acre podem ser impactados nos próximos dias. O Sindepac orienta consumidores a acompanharem os reajustes e cobra atenção do governo federal quanto a medidas que possam atenuar os impactos para os estados da Região Norte.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSG vence Seattle Sounders e avança no Mundial de Clubes

Publicado

em

Vitinha durante partida do PSG contra o Seattle Sounders • Divulgação / Paris Saint-Germain

O Paris Saint-Germain venceu o Seattle Sounders por 2 a 0 nesta segunda-feira (23), no Lumen Field, e garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Com o resultado parcial do jogo do Botafogo, o time francês termina o Grupo B na primeira colocação. Atlético de Madrid e Seattle estão eliminados.

Apesar da vantagem no placar, o primeiro tempo foi de pouca inspiração por parte do PSG. Ainda assim, o time comandado por Luis Enrique teve mais posse de bola e presença ofensiva.

O gol que abriu o placar saiu aos 34 minutos, num lance fortuito. Após cobrança de escanteio de Nuno Mendes, Vitinha arriscou de primeira de fora da área. A bola sairia pela linha de fundo, mas desviou nas costas de Kvaratskhelia e morreu no fundo da rede. O gol foi atribuído ao georgiano.

Antes disso, o PSG já havia forçado o goleiro Frei a trabalhar. Aos 11 minutos, Doué finalizou com força após jogada com Hakimi, e o goleiro do Seattle fez ótima defesa. Pouco depois, aos 29, nova finalização de Doué, em jogada ensaiada com Mayulu, terminou mais uma vez nas mãos de Frei.

Do outro lado, o Seattle teve sua grande chance aos 18 minutos, quando Donnarumma se atrapalhou ao tentar driblar Rothrock na pequena área. A bola sobrou limpa para Ferreira, que chutou por cima, desperdiçando oportunidade clara.

Na segunda etapa, o PSG seguiu dominante, e o segundo gol veio aos 21 minutos, em jogada de contra-ataque. Após erro do Seattle no campo de ataque, Doué acionou Barcola em velocidade. O atacante entrou na área e cruzou na medida para Hakimi empurrar para o gol e definir o placar.

Com seis pontos, o time parisiense, até o momento da publicação desta matéria, encerra a fase de grupos como líder e aguarda agora o cruzamento das chaves.

O PSG volta a campo no sábado (28). Já o Seattle, eliminado com três derrotas, se despede da competição.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo