Conecte-se conosco

Flash

As primeiras ações do Governo de Gladson Cameli

Publicado

em

Governador Gladson Cameli – Foto: Alexandre Lima

Depois que o governador Tião Viana anunciou que não estará presente na solenidade de posse para fazer a passagem do cargo, e que não vai mandar a nenhum representante das áreas de cerimonial e de comunicação de seu governo, para apoio à cerimônia, algumas medidas estão sendo tomadas pela equipe do novo governo. Existe a expectativa de que a faixa de Governador seja posta em Gladson Cameli pelo presidente do Tribunal de Justiça ou do Tribunal Regional Eleitoral, na ausência do seu antecessor e também do presidente da Assembleia, deputado Ney Amorim, que deve estar viajando no momento da transmissão. Foi aventada a possibilidade da faixa ser entregue pelo pai do governador Gladson, Eládio Cameli, junto com filho do novo mandatário, Guilherme, mas tal medida teria sido desaconselhada por questão de cerimonial. Desta forma, fica a expectativa de como o novo Governador receberá a faixa que comprova sua condição de dirigente maior do Estado.

Pronunciamento

Estão previstos dois pronunciamentos diferentes. O primeiro, mais formal, deve ser feito pelo novo Governador no momento da Posse, no Plenário da Assembleia Legislativa. Ele deverá mostrar os principais pontos que nortearão o seu governo e suas prioridades. O segundo discurso acontecerá na Esplanada do Palácio Rio Branco e será dirigido ao povo ali presente e à população do estado. Este discurso terá o tom mais emocional e uma convocação para mobilizar a sociedade em torno dos ideais do próximo governo.

Reunião

Logo após a posse, o governador deverá fazer uma reunião de emergência com sua equipe econômica e os responsáveis pela Segurança Pública no estado. Serão tratados temas emergenciais que nortearão as primeiras ações da nova administração. Entre os temas principais estarão a oferta de medicamentos para os hospitais, a aquisição de material para o reinício do ano letivo, a questão da falta de água na capital e a segurança pública.

Segurança Pública

O novo secretário, Coronel Paulo Cézar também reunirá imediatamente após a posse sua equipe, o comando da Polícia Militar e o comando da Polícia Civil para que não haja vácuo nas ações de segurança com a troca da administração. Medidas efetivas já serão tomadas no primeiro dia de governo. A ideia é não permitir que as facções criminosas aproveitem a transição governamental para agir.

Pagamento do décimo terceiro

Está em discussão na equipe econômica do novo governo a possibilidade de parcelar o restante do 13º salário não pago aos funcionários públicos das secretarias do estado e alguns órgãos da administração indireta. O governador Gladson deixou claro que sua prioridade será com o pagamento do mês de janeiro e que o saldo do décimo terceiro deverá ser parcelado para atendimento de quem não o recebeu de forma integral. Esta decisão deve ser tomada ainda na primeira semana de governo.

Posse

A posse dos novos secretários está marcada para o dia 2 de janeiro. Independente disso, ainda no dia primeiro alguns setores da administração serão acionados para que a população não sinta a ausência de poder. O governador está especialmente preocupado com a área de segurança e de saúde e deve anunciar medidas emergenciais para esses setores.

Despachos

A intenção do governador Gladson Cameli era despachar no Palácio Rio Branco, onde manteria o seu gabinete. Foi dissuadido da ideia, em função de problemas estruturais do Palácio, especialmente na parte elétrica, que necessita de reparos urgentes. Desta forma, o novo Governador deve despachar na Casa Rosada e também em seu escritório particular, ao menos nas primeiras semanas da administração.

Municípios

O governador Gladson Cameli pretende ainda na primeira semana de gestão viajar aos municípios, para fazer um diagnóstico no local e uma conversa direta com os prefeitos e autoridades. Ele quer definir ações emergenciais em cada cidade. O governo quer atacar os principais entraves enfrentados pela população dos municípios

Aperto

Na posse dos novos secretários o governador determinar a que cada um apresente um diagnóstico das ações que pretende executar de forma imediata, com recomendação de corte drástico de gastos e retenção de nomeações para cargos de confiança. A ideia é trabalhar, nos primeiros meses, com a equipe mais enxuta possível, aproveitando ao máximo os servidores de carreira.

Chamada

As primeiras ações do governo Gladson Cameli

Governador quer agir desde o primeiro momento após a posse, com reunião sobre Segurança Pública e ações emergenciais. Também deve definir o parcelamento do 13º salário restante não pago. Confira as principais ações já determinadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Governo mobiliza secretarias para apoio a famílias atingidas pela cheia dos rios

Publicado

em

Pela primeira vez desde o início do monitoramento hidrológico, o Rio Acre transbordou ainda no mês de dezembro, configurando uma cheia histórica no estado. Diante do cenário atípico, o governo do Acre intensificou, neste domingo, 28, as ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, com foco no monitoramento dos rios, retirada preventiva de famílias e apoio humanitário às populações atingidas.

Defesa Civil Estadual monitora constantemente o nível dos rios no Acre. Foto: Jean Lopes/Secom

Na capital, Rio Branco, na última medição das 12h deste domingo, o Rio Acre chegou a marca de 15,04m. O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, aproveitou para visitar pontos de alagação e acompanhou o funcionamento de abrigos públicos, incluindo uma unidade administrada pelo Estado na Escola Estadual Leôncio de Carvalho, destinada exclusivamente ao acolhimento de indígenas do contexto urbano. Atualmente, quatro escolas estão sendo utilizadas como abrigo na capital.

Famílias indígenas do povo Huni Kuin estão no abrigo administrado pela Sepi. Foto: Jean Lopes/Secom

Ao todo, 47 indígenas residentes em seis bairros da capital, especialmente na região do Bairro da Base, às margens do Rio Acre, foram retirados preventivamente e acolhidos no abrigo administrado pela Secretaria de Estado de Povos Indígenas (SEPI), onde recebem acompanhamento social e apoio humanitário.

Segundo o coronel Carlos Batista, o nível do Rio Acre ultrapassou a cota de transbordamento de forma incomum para o período. “Historicamente as grandes cheias costumam ocorrer entre fevereiro e março. O fenômeno é atribuído ao volume intenso de chuvas registrado nos últimos dias em todo o estado e também nas áreas de cabeceira do rio”, afirmou.

Coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, destacou a ação do Estado para mitigar os danos causados pela cheia. Foto: Jean Lopes/Secom

Até a manhã deste domingo, mais de 50 famílias haviam sido retiradas de áreas alagadas em Rio Branco, principalmente de regiões afetadas pelas enxurradas dos igarapés Dias Martins, Batista e São Francisco. Atualmente, 34 famílias, totalizando 115 pessoas, estão acolhidas em abrigos municipais.

A secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou que o Estado vem se preparando de forma antecipada para enfrentar eventos climáticos extremos e garantir suporte às comunidades indígenas afetadas pela enchente.

Indígena André Domingos, agradeceu o apoio do governo do Acre. Foto: Jean Lopes/Secom

“Nós estamos tranquilos aqui, recebendo alimentação, água e apoio. O governo está dando esse suporte para nós, e isso deixa nossas famílias mais seguras enquanto o rio não baixa”, relatou.

Além da atuação do poder público, a cheia também mobilizou ações solidárias da sociedade civil. No bairro Hélio Melo, famílias atingidas pela elevação dos igarapés receberam apoio de voluntários da igreja Comunidade Batista Vida (CB Vida).

Equipe de voluntários da igreja CB Vida prestando apoio aos atingidas. Foto: Jean Lopes/Secom

O voluntário Miqueias Gonçalves explicou que a igreja atua diretamente no auxílio às famílias afetadas, levando itens essenciais e apoio emocional neste momento difícil.

“A nossa igreja CB Vida sempre foi pautada para ajudar quem precisa. Diante da situação do bairro Hélio Melo, causada pela força da natureza, estamos aqui levando um pouco de dignidade, com materiais de limpeza, água e palavras de conforto para as pessoas que estão passando por esse momento de transtorno e tristeza”, destacou.

Voluntário Miqueias Gonçalves ressaltou o trabalho desenvolvida pela igreja. Foto: Jean Lopes/Secom

Cidades do Acre

No interior do estado, a situação segue em alerta. Em Tarauacá, o Rio Tarauacá ultrapassou a cota de transbordamento, resultando na retirada de famílias ribeirinhas. Em outra região, o Rio Purus transbordou em Santa Rosa do Purus, atingindo cerca de 60 famílias. Em Plácido de Castro, a elevação de igarapés também provocou alagamentos e a retirada de moradores de áreas de risco.

As ações do Estado ocorrem de forma integrada entre Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, secretarias estaduais e órgãos parceiros, com foco no monitoramento hidrológico contínuo, ações preventivas e resposta humanitária.

Corpo de Bombeiros auxilia na retirada das famílias. Foto: Jean Lopes/Secom

Os dados de chuvas reforçam a gravidade do cenário. Em Rio Branco, o acumulado de dezembro já soma 483 milímetros, quase o dobro da média esperada para o mês. Em Brasileia, o volume chegou a 436,8 milímetros, 82% acima da média histórica.

A Defesa Civil orienta que a população evite áreas alagadas, siga as recomendações das equipes de campo e busque informações apenas pelos canais oficiais. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo 193 e a Polícia Militar pelo 190.

Comentários

Continue lendo

Flash

Brasiléia conquista o tetracampeonato acreano de futsal com goleada histórica sobre o Quinari

Publicado

em

A equipe de futsal de Brasiléia escreveu mais um capítulo de glória no esporte acreano ao conquistar, neste sábado (27), o tetracampeonato do Campeonato Acreano de Futsal – Série A, após uma vitória contundente por 14 a 1 sobre o Quinari, no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco. A atuação dominante confirmou a força do time, que voltou ao topo da modalidade após dois anos.

Depois do empate em 4 a 4 no jogo de ida, em Senador Guiomard, a expectativa era de uma final equilibrada. No entanto, dentro de quadra, o que se viu foi uma equipe de Brasiléia organizada, intensa e superior do início ao fim, mesmo atuando fora de casa.

Ainda no primeiro tempo, o time abriu ampla vantagem com gols de Eduardo (2), Gilvan, Antônio e Angelo, demonstrando eficiência ofensiva e solidez defensiva. O goleiro Kauan também foi destaque, garantindo segurança e neutralizando as tentativas do adversário.

Na etapa final, o domínio continuou. Eduardo marcou mais três vezes, Alcione balançou as redes duas vezes, além dos gols de Victor Hugo, Gilvan, João Emanuel e Bruno. O gol de honra do Quinari foi anotado por Kaylan.

Com a conquista, o Brasiléia encerra a campanha com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, somando 41 gols marcados e 20 sofridos. O título também garantiu à equipe vaga na Taça Brasil de Futsal 2026, além de premiação de R$ 12 mil. O Quinari, vice-campeão, recebeu R$ 2 mil.

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, destacou alegria pela conquista e o investimento contínuo no esporte do município.
“Esse título representa muito mais do que uma vitória esportiva. É resultado de planejamento, apoio da gestão e do talento dos nossos atletas. O esporte é uma ferramenta de inclusão e de alegria para o nosso povo, e Brasiléia mostra mais uma vez sua força no esporte e no cenário estadual”, afirmou o prefeito.

O gerente municipal de Esportes, Clebson Venâncio, também celebrou o desempenho da equipe e ressaltou o trabalho coletivo.
“Essa conquista é fruto de muito esforço, disciplina e compromisso de todos: atletas, comissão técnica e apoio da Prefeitura. O futsal de Brasiléia vive um grande momento, e esse título mesmo fora de casa jogando há 230 KM de distância consolida o trabalho que vem sendo feito ao longo dos últimos anos”, destacou.

Além do título coletivo, o Brasiléia também dominou as premiações individuais. Eduardo, autor de cinco gols na final, terminou como artilheiro do campeonato, com 13 gols, enquanto Kauan foi eleito o melhor goleiro da competição. Ambos receberam troféus e premiação em dinheiro.

Com mais esse feito, o município reafirma sua tradição esportiva e projeta novas conquistas para o cenário estadual e nacional.

Comentários

Continue lendo

Flash

Operação da PM prende suspeitos armados e apreende drogas em Assis Brasil

Publicado

em

 

Ação do GIRO do 5º BPM ocorreu após denúncias de crimes graves e resultou na apreensão de armas, entorpecentes e dinheiro

A Polícia Militar do Estado do Acre, por meio da equipe do GIRO do 5º Batalhão, com apoio de uma guarnição da Radiopatrulha da Operação Bioma, intensificou o policiamento no município de Assis Brasil após levantamento de informações que apontavam a recorrência de crimes graves na região.

Segundo a PM, havia registros de homicídios consumados e tentados, disparos de arma de fogo em via pública e tráfico de drogas, o que levou ao reforço das ações ostensivas em áreas consideradas sensíveis.

Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram indivíduos em frente a um imóvel. Ao perceberem a aproximação das viaturas, um dos suspeitos tentou se desfazer de uma arma de fogo, o que motivou a abordagem.

Na ação, foram apreendidas substâncias entorpecentes, uma balança de precisão, certa quantia em dinheiro, duas armas de fogo e munições.

Os envolvidos foram presos e apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde foram autuados pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, corrupção de menores e organização criminosa.

A Polícia Militar informou que as operações continuam no município com o objetivo de coibir a criminalidade, preservar a ordem pública e garantir a segurança da população.

bb2da7e5-4c83-4774-a40a-7de82761a1e9

Comentários

Continue lendo