Esporte
Artigo: Tarifa da energia elétrica é escorchante e onera os preços de produtos e serviços
Por Leandro Domingos
A energia elétrica é considerada um bem essencial e está inserida em, praticamente, todos os bens e serviços utilizados pelos seres humanos. É essencial para o comércio, para a indústria, para o lazer, enfim, para toda atividade econômica. Dada esta sua essencialidade, deveria ser acessível a todos, visto que seu custo está embutido em tudo que usamos na vida.
Fato é que o custo de produção da energia elétrica é elevado, e isto vai desde a concepção do parque gerador à manutenção da sua estrutura e distribuição. Porém, nada justifica o preço cobrado sob o manto do federal atualmente.
Como se não bastasse, o governo institucionaliza uma modalidade nova: as bandeiras vermelha, branca e amarela, que devem os altos custos da geração e distribuição de energia.
É evidente que os consumidores permanecerão eternamente na bandeira vermelha. Ela foi fincada em nossa conta de energia, e só Deus sabe se sairá. O mais estranho é que, quanto maior o esforço que fazemos para reduzir o consumo, mais alto vem a conta. E tem mais: a partir do mês de junho, além do bandeiraço, será cobrada a quantia de R$ 5,50 a cada 100kw horas consumidos.
No dia que houver uma pressão para eliminar este procedimento, o governo federal vai buscar uma forma de incorporar no preço esta arrecadação, já que a essência da medida é arrecadatória. Quem não se lembra da CPMF que era para ser provisória e quase fica permanente, não fosse uma manobra do congresso nacional, sob pressão das entidades não governamentais federais? Quem não se lembra da cobrança da multa do FGTS, que foi criada, em caráter provisório, para cobrir rombo deixado por planos falidos do governo federal e hoje, já se tornou definitiva?
A sociedade já tem noção em relação ao alto preço cobrado na energia elétrica, principalmente no que diz respeito que não é exclusivamente por conta da produção e distribuição, mas, principalmente, fruto de uma má gestão dos recursos do setor, do desvio de finalidade de suas atividades e da imensa corrupção que reina no Brasil.
A mídia nacional já tem veiculado que o problema de má gestão no setor elétrico no Brasil, aquele que pode ser maior do que o ocorrido com a nossa Petrobrás. Não.
Embora já em vigor a metodologia de aumento de preços com o BANDEIRAÇO nas contas de energia, a Fecomércio do Acre, em nome da classe empresarial do Estado, repudia quaisquer tipos de aumentos de preços escorchantes em serviços, que tanto o consumidor pessoa física ou jurídica não pode deixar de usar, por ser essencial.
Hoje, a energia elétrica já tem um peso importante na composição dos custos de bens e serviços. Todos são afetados: escolas, hospitais, comércio em geral, indústria, etc.
Mas, além do valor exorbitante cobrado, os serviços prestados pelas distribuidoras são de péssima qualidade. As redes de distribuição são velhas, obsoletas, com perdas de energia para a distribuidora e para o consumidor, más nós pagamos! As leituras de consumo são precárias e sempre em desfavor do consumidor e não adianta reclamar: o consumidor está sempre errado.
Por fim, só teremos preços justos e serviços compatíveis, quando passar a reinar a ética em nosso país, quando as instituições públicas forem dirigidas por brasileiros honrados e competentes, que os interesses coletivos se sobreponham aos interesses individuais, que os gestores públicos trabalhem para criar uma sociedade ética, humana e civilizada aí sim, poderemos sonhar e não termos tantas preocupações com o futuro de nossos filhos.
Comentários
Cotidiano
Paratleta de Cruzeiro do Sul ganha bicicleta adaptada do Senador Alan Rick

Foto Gustavo Bardales: Edson, Senador Alan, Emir e o empresário Vinícius Araújo na entrega da handbike
O paratleta de Cruzeiro do Sul, Edson Cavalcante, recebeu do Senador Alan Rick (União Brasil) nesta quarta, 9, uma handbike (bicicleta adaptada) para o seu deslocamento durante os treinamentos.
“Estou muito feliz. Essa bicicleta vai mudar e melhorar a minha vida em todos os sentidos. O deslocamento de quase duas horas para chegar nos locais de treinamentos vai diminuir bastante e poderei ter um desempenho ainda melhor. Sou grato ao senador Alan Rick”, declarou Edson Cavalcante.
3 medalhas e vaga no Jub´s
Edson Cavalcante conquistou três medalhas de ouro no Meeting Loterias Caixa, disputado no último sábado, 5, na piscina da AABB, nas provas dos 50 e 100 livres e nos 50 costas. Os resultados garantiram ao paratleta de Cruzeiro do Sul uma vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (Jub´s), programados para outubro, em São Paulo.
O pedido
O cadeirante Emir Mendonça fez o pedido ao Senador Alan Rick no último fim de semana e contou um pouco da história de Edson Cavalcante.
“É impossível não se emocionar com a história do Edson. Um exemplo de superação, de como Deus transforma vidas. Como ser humano, me sinto honrado em poder ajudar”, declarou o Senador.
Comentários
Cotidiano
Dono do Cruzeiro marca reunião com jogadores após derrota para Mushuc Runa
Time do técnico Leonardo Jardim vem de três derrotas seguidas na temporada

Pedro Lourenço terá conversa com os atletas • Foto: Lucas Bubols
O Cruzeiro tem uma reunião agendada para a tarde desta quinta-feira (10) entre Pedro Lourenço, sócio majoritário do clube, e quatro jogadores que irão representar o elenco.
A conversa será em tom de cobrança, principalmente após a derrota por 2 a 1 para o Mushuc Runa, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Ainda segundo apurou a Itatiaia, o goleiro Cássio, o volante argentino Lucas Romero e o atacante Dudu serão alguns dos representantes na reunião com Pedro Lourenço. O encontro será reservado ao dono da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) com os atletas.
Além disso, de acordo com apuração da reportagem, a princípio, nenhuma mudança imediata no departamento de futebol deve ocorrer em meio ao momento de turbulência. O Cruzeiro vem de três derrotas seguidas na temporada.
Na terça-feira (1º) da última semana, na estreia na Sul-Americana, o Cruzeiro foi batido por 1 a 0 pelo Unión de Santa Fe, da Argentina. Já no domingo (6), a Raposa perdeu por 3 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Ainda nesta temporada, em fevereiro, o Cruzeiro caiu na semifinal do Campeonato Mineiro, com eliminação para o América-MG. O técnico português Leonardo Jardim chegou ao clube em meio à disputa do Estadual, como substituto de Fernando Diniz, um jogo antes do início da semi contra a equipe americana.
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Maracanazo: Central Córdoba alfineta o Flamengo por vitória na Libertadores
“Seguimos fazendo a história”, diz clube após vencer o Fla por 2 a 1

Central Córdoba provoca Flamengo por vitória na Libertadores • Reprodução / X
O Central Córdoba é o estreante da Libertadores 2025 que conseguiu um feito e tanto: um Maracanazo.
O termo surgiu em 1950 por conta da derrota da Seleção Brasileira na final da Copa do Mundo para o Uruguai em pleno estádio do Maracanã. E perder no templo do futebol é, ainda, um trauma não superado por brasileiros.
Desta vez, o Maracanazo veio na vitória do Central Córdoba sobre o Flamengo, por 2 a 1, na Copa Libertadores.
“Maracanazo Santiagueño”, diz a publicação do clube com a foto do elenco vencedor no Maracanã. Este também foi o primeiro jogo como visitante dos argentinos.
O time estragou a sequência de 27 vitórias Rubro-Negras sob comando de Filipe Luís. O próximo desafio do Flamengo no torneio continental será no dia 22 de abril, quando a equipe visita a LDU, em Quito. O Central Córdoba, por sua vez, recebe o Deportivo Táchira, em Santiago Del Estero.
O jogo entre Flamengo e Central Córdoba
Os rubro-negros começaram o jogo muito bem, com boas chances já nos primeiros dez minutos. Juninho teve finalização bloqueada já dentro da área, enquanto Arrascaeta parou em Aguerre.
Em meados da etapa inicial, contudo, aconteceu o lance capital: o pênalti cometido por Léo Pereira. Na cobrança, Heredia deslocou Rossi e marcou. Depois disso, o Flamengo se desestabilizou totalmente e viu o Central Córdoba dominar as ações.
No modo “arame liso”, o clube carioca ainda sofreu o segundo, de cabeça. Florentín subiu sozinho e venceu Rossi, para dar excelente vantagem ao Central Córdoba. Vaias para os rubro-negros na ida para o intervalo.
Na volta dos vestiários, Filipe Luís promoveu as entradas de Gerson, Wesley e Pulgar. O Flamengo melhorou com as alterações e rapidamente chegou ao seu gol, em grande cobrança de falta de Nico De La Cruz.
O jogo também promoveu a volta de Pedro aos gramados. O atacante estava sete meses parado depois de sofrer grave lesão no joelho em treino da Seleção Brasileira. Ele atuou por cerca de 30 minutos.
Apesar disso, nem a volta do artilheiro foi suficiente para que o Flamengo pudesse sonhar com a reviravolta. A estreia no Maracanã nesta edição da Libertadores foi com derrota.
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.