fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Buraco da BR 317 pode ter tirado vida de jovem que capotou carro

Publicado

em

Agentes da PRF foram acionados até o local do acidente fatal, na BR 317, km 12.

Agentes da PRF foram acionados até o local do acidente fatal, na BR 317, km 12.

Alexandre Lima

Era por volta das 22h40 da noite deste domingo, dia 21, quando socorristas do SAMU, Bombeiros e PRF, foram acionados para a BR 317, sentido Epitaciolândia/Xapuri, dando conta de um acidente e que teria vítima no local.

Lá, encontraram Ronelson Oliveira Calixto que iria completa 30 anos no próximo mês, este era filho do Senhor Raimundo Nonato Calixto, conhecido como “Tiririca”, família bastante conhecida na fronteira, que tem uma colônia no km 19, para onde ia conduzindo um VW/Voyage, placas NAB 6731.

A vítima retornava para a colônia do pai para pegar sua moto, uma vez que tomou emprestado o carro emprestado de familiares. Existe suspeita que Ronelson teria tentado desviar de um buraco existe na estrada e perdeu o controle, saindo da BR e capotado por algumas vezes. A vítima ainda teria saído do carro e cambaleou e caiu ainda com vida.

Ronelson, que era gerente da loja Rômulo Jarude em Epitaciolândia não resistiu e foi a óbito no local.

Ronelson, que era gerente da loja Rômulo Jarude em Epitaciolândia não resistiu e foi a óbito no local.

Passado por alguns minutos, o mesmo não resistiu e foi a óbito no local, antes mesmo da chegada do resgate. Ronelson apresentava ferimentos na cabeça e suposta fratura na bacia, além de escoriações pela região do abdômen.

A hipótese de que teria sido lançado para fora do veículo, não está descartada pelo fato de não haver marcas de sangue dentro. O corpo foi levado para o necrotério do hospital Raimundo Chaar em Brasiléia, para esperar a equipe do Instituto Médico Legal para realizar a necropsia na Capital.

Ronelson pode ter tentado desviar de buracos na BR e perdeu o controle do veículo.

Ronelson pode ter tentado desviar de buracos na BR e perdeu o controle do veículo.

NÃO EXISTE POLÍCIA TÉCNICA NA FRONTEIRA

Após os familiares terem sido comunicado da tragédia, os mesmo não sabiam que iriam passar por momentos de agonia para que dessem entrada nos procedimentos de liberação do corpo do ente perdido.

Como a regional do Alto Acre, composta por quatro municípios, está sem os serviços da Polícia Técnica, as vítimas que por ventura venham a óbito em decorrência de uma tragédia, terão que esperar a chegada dos profissionais que irão se deslocar da Capital.

Caso seja na cidade de Assis Brasil, distante cerca de 330km da Capital, a espera poderá chegar a mais de seis horas. No acidente de Brasiléia, a pick-up demorou oito horas, chegando por volta das 7h00 desta segunda-feira.

Pick-up da Polícia Técnica chegou oito horas depois cheia de pneus, que forma deixados na delegacia de Brasiléia, para levar o corpo à Rio Branco - Foto: Alexandre Lima

Pick-up da Polícia Técnica chegou oito horas depois cheia de pneus, que foram deixados na delegacia de Brasiléia, para poder levar o corpo à Rio Branco – Foto: Alexandre Lima

CARRO INADEQUADO

Não o bastante para os familiares terem que esperar por oito horas. Tiveram que se contentar em levar o corpo da vítima no saco e na carroceria da pick-up do Polícia Técnica até Rio Branco.

O veículo conhecido como ‘rabecão’ que existia na fronteira, adequado para esse tipo de situação, foi levado embora para a capital acreana e não mais retornou.

AÇÕES NA FRONTEIRA

Segundo informações, O ministério Público do Estado, juntamente com vereadores de todas as Câmara da regional do Alto Acre, estariam se mobilizando para que o governo do Acre tome as devidas providencias sobre a situação caótica em que se encontra.

IMG_3542

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputados aprovam requerimentos em sessão na Aleac

Publicado

em

Por

No tempo destinado à Ordem do Dia durante sessão ordinária desta quarta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), diversos requerimentos foram apresentados e votados pelos parlamentares, resultando em suas respectivas aprovações.

Entre os requerimentos aprovados destaca-se o de n° 55/24, de autoria do deputado Eduardo Ribeiro (PSD), que solicita que seja enviado um ofício endereçado à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE) pedindo uma cópia do processo de sindicância que apura supostas irregularidades administrativas na Escola Estadual Jornalista Amando Nogueira.

O deputado Emerson Jarude (Partido Novo) também apresentou um requerimento no mesmo sentido, solicitando que o secretário de Educação do Estado, Aberson Carvalho informe através de documentos, as cópias das notificações feitas à empresa fornecedora de carne utilizada para a merenda escolar na Escola Estadual Jornalista Amando Nogueira e quais procedimentos foram adotados para verificar a qualidade das proteínas.

O pedido se dá devido à denúncia feita através das redes sociais, onde foi gravado um vídeo na cozinha da Escola mostrando carnes possivelmente estragadas que teriam sido enviadas para o preparo da merenda escolar dos alunos.

Outro requerimento também apresentado pelo deputado Emerson Jarude foi aprovado por 13 votos favoráveis. Nele, o parlamentar pede que seja enviado um pedido solicitando que o governador Gladson Cameli (PP), envie cópias sobre o planejamento que está sendo feito do processo de licitação aberto para a contratação de uma nova empresa que atuará no setor de ortopedia e fornecimento de OPME’s.

Jarude justifica sua solicitação devido aos recentes problemas com a empresa MedTrauma Serviços Médicos Especializados Ltda, encarregada por gerir da ala ortopédica em hospitais públicos do Estado e que está sob investigação por suspeita de superfaturamento e fraude relacionados a serviços ortopédicos.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

TJAC participa de solenidade de promoção de praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre

Publicado

em

Por

Desembargador Laudivon Nogueira estava representando a gestão do TJAC e agradeceu a parceria interinstitucional e de extrema importância para a sociedade

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), representado pelo desembargador Laudivon Nogueira, participou na última terça-feira, 13, da solenidade de promoção de 213 praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Acre. O evento, realizado pelo governo do Estado, teve a participação de autoridades do executivo e legislativo, além da sociedade civil.

O desembargador Laudivon Nogueira estava representando a gestão do TJAC e agradeceu a parceria interinstitucional, em nome da desembargadora-presidente, Regina Ferrari, o desembargador Luís Camolez, vice-presidente do TJAC, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista.

“Hoje tivemos 30 oficiais promovidos, fazendo com que esse cidadão se sinta ainda mais valorizado e incentivado a desempenhar o melhor serviço à sociedade”, disse o comandante-geral do CBMAC, coronel Charles Santos.

“Reconhecemos o trabalho dos oficiais e praças, essa formatura faz referência ao Dia de Tiradentes, comemorado em 21 de abril, patrono das polícias militares, então tem um significado especial a promoção destes 183 policiais militares, tudo dentro do prazo correto e da legalidade”, declarou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luciano Dias.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Aleac aprova reajuste no PCCR dos servidores do Poder Judiciário

Publicado

em

Por

Os deputados aprovaram na Ordem do Dia desta quarta-feira (24) o Projeto de Lei Complementar n° 258/2013, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR, dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Acre. Antes de ser encaminhada ao plenário, a proposta foi devidamente discutida e aprovada pelos deputados que compõem as comissões de Constituição e Justiça, Orçamento e Finanças e Serviço Público da Assembleia Legislativa do Acre.

O reajuste é de 4,62% com implementação a partir de 1º de abril de 2024. O PL explica ainda que a última recomposição salarial ocorreu em 27 de abril de 2023, com última parcela do aumento implementada em setembro desse mesmo ano.

Ao discutir a proposta, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), elogiou o Tribunal de Justiça pela sua constância em “manter o reajuste e a reposição das perdas de seus servidores”. Ele ressaltou que no ano anterior houve um reajuste geral de 10% para os servidores do Tribunal de Justiça, superando a inflação e compensando perdas acumuladas de anos anteriores.

O parlamentar também enfatizou a importância do papel desempenhado pela Assembleia nesse processo, mencionando que as negociações sobre percentuais dos poderes não são apenas uma decisão do Legislativo, mas envolvem a construção de entendimentos com o Executivo.

“Só gostaria de fazer uma observação, estão em pauta intensas nesta casa conversas com diversas categorias de servidores públicos, incluindo educação, saúde e segurança pública. E nós precisamos também avançar nessas questões para garantir equidade salarial entre os servidores, com a mesma celeridade que estamos hoje analisando essa matéria. Senão vai ficar pairando neste poder o seguinte questionamento: “Porque para uns podem ser concedidos o reajuste salarial e para outros não? ”, disse.

Em seguida, a deputada Maria Antônia (Progressistas), servidora de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Acre desde 1993, expressou sua felicidade e gratidão pela aprovação da matéria. Ao parabenizar a direção e a presidência do Tribunal, a parlamentar destacou a importância de valorizar todas as categorias de servidores. Segundo ela, “a nossa felicidade é maior ainda” ao ver projetos que beneficiam os servidores sendo apreciados e votados na casa legislativa.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

     

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo