Conecte-se conosco

Cotidiano

Arrascaeta matou o sonho do São Paulo. O excelente Flamengo, de Dorival, está na final da Copa do Brasil

Publicado

em


Arrascaeta comemora com Gabigol. Uruguaio destruiu o sistema defensivo do São Paulo
Marcelo Cortes/Flamengo

O São Paulo lutou, teve coragem.

Enfrentou de igual para igual o Flamengo, em pleno Maracanã lotado.

Rogério Ceni, que já treinou o Rubro-negro, queria surpreender, tirar a confiança do melhor elenco do país. E tentar uma virada histórica, reverter a derrota por 3 a 1 no Morumbi, na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil.

Mas o Flamengo tinha Arrascaeta. O uruguaio fez uma partida excepcional. De nada adiantou Ceni colocar Rodrigo Nestor para acompanhar o meia.

Talentoso, em excepcional forma física, ele pôde colocar toda sua técnica e visão diferenciada em ação. Além de construir ótimas jogadas para Gabigol, Pedro e Everton Ribeiro, o uruguaio também mostrou seu sangue gelado.

Aos 35 minutos do primeiro tempo, David Luiz descobriu Everton Ribeiro entre as linhas defensivas do São Paulo. O meia deu um passe excepcional para Arrascaeta. Jandrei, desesperado, saiu para tentar “abafar” o flamenguista. Mas, em um toque leve, sensacional, apenas deslocou o goleiro.

Flamengo 1 a 0.

A briga pela vaga na final da Copa do Brasil estava decidida. Jamais o atual São Paulo conseguiria vencer o Rubro-negro por 4 a 1.

O excelente Flamengo de Dorival Júnior estará na decisão.

E como favorito.

Contra Corinthians ou Fluminense, dias 12 e 19 de outubro.

O clube carioca tentará o tetracampeonato da competição.

O São Paulo jamais venceu a Copa do Brasil.

A diferença técnica entre os dois elencos era grande demais.

O Flamengo tem uma seleção de grandes jogadores. O São Paulo, não. O talento se impôs no Maracanã, com mais de 62 mil torcedores. Exatamente como havia acontecido no Morumbi.

Não custa lembrar que, há sete dias, o Rubro-negro também assegurava a classificação para a final da Libertadores.

Rogério Ceni tentou explorar os pontos fracos do time de Dorival. As laterais. Com Alisson e Patrick para tentarem, com Igor Vinícius e Reinaldo atormentar Rodinei e Filipe Luís. E ainda adiantou suas linhas, mesmo jogando fora de casa. Com coragem, para tentar tirar a confiança flamenguista, com seu letal toque de bola nas intermediárias.

Deu a falsa impressão de que o São Paulo assustaria, colocaria em risco a classificação do Flamengo. Mas durou apenas 15 minutos. Dorival conseguiu encaixar a marcação. E Arrascaeta passou a “roubar” a cena. Com arrancadas, dribles e movimentação intensa, absurda.

Aos poucos, ele foi desestruturando o sistema defensivo montado por Rogério Ceni. A perseguição individual de Rodrigo Nestor de nada adiantava. Inteligente, o uruguaio se livrava com o apoio dos companheiros.

Pedro, outra vez, fez ótimo jogo. Trabalhando como pivô, abrindo espaço entre a zaga. E ainda buscando tabelas, abrindo espaço pela esquerda. Confiante, driblando, invertendo bolas. Dando enorme trabalho pelo alto. Um finalizador moderno.

Com Dorival Júnior, Gabigol está muito mais solidário e participativo nos jogos. E não economizou energia para atrapalhar a saída de bola são-paulina.

Mas a fase de Everton Ribeiro é preponderante para o sucesso do Flamengo. Com liberdade para atuar na direita, flutuando para o meia, e empolgado com a chance de ir para a Copa, tem ditado o ritmo do time, ao lado de Arrascaeta.

O futebol de Everton Ribeiro é menos vistoso do que o do uruguaio. Mas objetivo, produtivo. Dificultou ao máximo a missão do time paulista. Ele organizava os contragolpes em velocidade.

Do lado do São Paulo, em compensação, o grande definidor Calleri vive fase muito incômoda, com jejum que tem mexido com seu emocional. Trazendo afobação para as finalizações, as tabelas. Outra vez, no jogo desta quarta, ele mostrou o quanto está tenso. E acabou acumulando a oitava partida sem ter o prazer de colocar a bola nas redes adversárias.

Luciano tem sido prejudicado com o lado psicológico do argentino. Ainda mais diante de uma defesa com jogadores experientes como David Luiz e Filipe Luis. A afobação é inimiga diante da vivência.

A surpresa boa foi a atuação segura de Jandrei. No gol de Arrascaeta, ele não poderia fazer nada. E ainda teve direito a uma defesa cinematográfica, quando Gabigol o conseguiu encobrir. Como um ótimo líbero de vôlei, o goleiro conseguiu virar o corpo e defender a bola com um soco para o alto.

O jogo foi muito movimentado. Com o São Paulo atuando como franco-atirador. Com o sonho de conseguir o primeiro gol e enervar o Flamengo. Fazer com que os mais de 62 mil torcedores passassem a pressionar, atrapalhar o time de Dorival Júnior.

Vã esperança.

Porque o Flamengo, aos poucos, ficou com o controle do jogo. Acabou com o espasmo de euforia são-paulino. Com trocas de passes, técnica superior e atitude, a equipe carioca passou a ter o domínio do jogo.

E aos 35 minutos, o lance fundamental do jogo.

David Luiz, de cabeça erguida, deu excelente passe para Everton Ribeiro. Dele, o toque saiu magistral para a entrada de Arrascaeta, em velocidade. O uruguaio foi cruel, deslocando Jandrei.

Gol do Flamengo.

A partir daí, todos os jogadores em campo sabiam quem era o finalista da Copa do Brasil.

Oa dois times seguiram lutando, porém cientes de que o São Paulo não venceria o Flamengo por três gols de diferença.

Não conseguiria nem empatar.

O Flamengo foi firme, Dorival Júnior sabia o quanto a diretoria do Flamengo queria estar na final da Copa do Brasil. O vice-campeonato já vale R$ 25 milhões. O título, R$ 60 milhões.

O gol trouxe de vez a confiança que Ceni queria evitar que os rivais adquirissem no jogo. A troca de passes, as investidas foram cada vez mais conscientes. O Flamengo criou chances para ampliar. Principalmente quando a bola chegava a Arrascaeta. Mas o time pecou nas finalizações.

O São Paulo em um ataque inesperado conseguiu acertar a trave de Santos, em chute de Luciano, aos 5 minutos. Mas foi só.

O Flamengo conseguiu não só segurar a vantagem.

Como lutou até o final da partida para fazer mais gols.

A justiça foi feita no Maracanã.

O melhor time da Copa do Brasil está final…

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo