Após recente visita ao Peru para tratar sobre o comércio bilateral entre o Acre e o país vizinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, recebeu nesta terça-feira (2) os secretários de Obras do Estado, Ítalo Almeida, e de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, e o diretor da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Marcos Moraes, para tratar sobre a revitalização da ZPE, localizada em Senador Guiomard, com o objetivo de acelerar o processo de importações e exportações para os países da América do Sul.
Gonzaga tratou sobre o tema com o governo após se reunir com autoridades e empresários peruanos que mostraram interesse em vender e comprar produtos acreanos. O presidente da Aleac também esteve recentemente em Brasília articulando com o senador Alan Rick investimentos para a revitalização da ZPE.
Durante a reunião, Gonzaga anunciou uma emenda destinada por Alan Rick para a revitaçização da ZPE. Gonzaga disse que a ideia é reestruturar o local, centralizar os serviços aduaneiros e oferecer estrutura para facilitar o processo de exportação.
“O objetivo é ter na ZPE os órgãos que fazem a liberação da mercadoria, a Receita Federal, o MAPA e outras intituições. Com todos esses órgãos juntos ficará muito mais rápido essa liberação. Hoje a grande dificuldade para exportar é o longo período na liberação dos órgãos alfandegários. Além da rapidez, ali também terá estrutura para receber os produtos e para que essa relação comercial entre Acre e Peru realmente aconteça. Quero aproveitar e agradecer ao senador Alan Rick pelo apoio que tem dado em Brasília”, disse Gonzaga.
Gonzaga, que defende o comércio bilateral como ferramenta de desenvolvimento econômico do estado, afirmou que o Acre precisa estar preparado para atender as demandas dos países vizinhos que pretendem vender e comprar produtos acreanos.
“Estivemos no Peru e vimos a potencialidade da região com a produção de frutas e verduras a um preço acessível. Hoje os produtos peruanos saem do Peru, atravessam a Bolívia, o Chile e chegam a São Paulo para depois vir para cá com um preço maior. Então precisamos dar condições para o Acre exportar e importar com mais facilidade”, disse.
O secretário de Obras, Ítalo Almeida, comentou sobre a importância da ZPE no processo de exportação dos produtos acreanos. Ítalo também destacou o esforço de Gonzaga em buscar investimentos para o setor agrícola e industrial do Acre.
“Recentemente o deputado Gonzaga esteve em Brasília articulando investimentos para revitalização da ZPE e também ele e membros do governo estiveram no Peru para tratar da comercialização dos produtos acreanos e a ZPE é fundamental nesse processo. A Secretaria de Obras vem para apoiar esse projeto para garantir que o Acre esteja apto a receber esses investimentos”, disse.
O diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marcos Moraes, afirmou que a ZPE é de fundamental importância para a exportação acreana, pois está na rota interoceânica. Ele também destacou o apoio do senador Alan Rick.
“Tendo em vista que a ZPE está na rota interoceânica e é um ponto estratégico é importante revitalizarmos o local e teremos uma ajuda importante do senador Alan Rick para que a gente consiga revitalizar a área da ZPE como balança, galpão, entre outros”, disse.
O secretário Assur Mesquita destacou o trabalho conjunto entre governo, Aleac e bancada federal em busca de investimentos para o setor de exportação do Acre.
“Graças ao presidente Gonzaga em articulação junto ao senador Alan Rick será possível revitalizar esse importante ógão que é a ZPE e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que estarão lotados lá. A ZPE é um orgão que trabalha com espaços voltados para órgãos anduaneiros que vão auxiliar nosso processo de exportação”, disse.
A cidade de Rio Branco, no Acre, está a poucas horas de vivenciar um dos maiores e mais esperados momentos do ano: o Carnaval de 2026. O Tema da festa é a Copa do Mundo e o Futebol. Bandeiras do Brasil, bolas, guarda-chuvas coloridos, palcos sendo montados e telões estão sendo finalizados em suas montagens. Com o evento se aproximando, a Prefeitura se prepara para oferecer aos cidadãos e turistas uma festa de proporções inéditas, marcada pela organização, segurança e diversão para toda a família.
O tema da festa é a Copa do Mundo e o futebol. Foto: (Marcos Araújo/Secom)
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, com entusiasmo, compartilhou suas expectativas para o carnaval deste ano, observando os últimos preparativos na Praça da Revolução.
O gestor afirmou que será o melhor Carnaval já realizado em Rio Branco, destacando a organização do evento e o avanço das festividades ao longo dos anos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Vai ser o melhor carnaval que o Rio Branco já viu, e estou confiante disso. Está tudo muito bem organizado, graças ao aprendizado que tivemos ao longo do tempo”, afirmou o gestor, destacando o progresso das festividades municipais.
A tranquilidade que o município alcançou nas edições anteriores das festas municipais, aliada ao trabalho intenso de planejamento, é um dos pilares dessa edição de 2026. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o prefeito, a tranquilidade que o município alcançou nas edições anteriores das festas municipais, aliada ao trabalho intenso de planejamento, é um dos pilares dessa edição de 2026.
“A segurança vai estar em todos os lugares, e o mais importante: as famílias estão se sentindo seguras para participar dessa festa”, complementou.
Prefeitura de Rio Branco promete um carnaval inesquecível para os moradores e visitantes. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito enfatizou a importância de um evento inclusivo, que acolhe todos os públicos, desde crianças até pessoas com deficiência e idosos, promovendo um ambiente familiar.
O prefeito de Rio Branco destacou a importância de um evento inclusivo, que acolhe todos os públicos. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“O carnaval é uma festividade popular que o Brasil inteiro celebra e em Rio Branco não poderia ser diferente. É uma festa para as famílias, e temos certeza de que será o melhor de todos os tempos”, frisou.
Segurança reforçada e tecnologia de ponta
Um dos grandes destaques do Carnaval de 2026 será a segurança. O prefeito anunciou que o evento contará com um robusto sistema de monitoramento por câmeras, reforçando a sensação de tranquilidade entre os foliões.
Evento contará com um robusto sistema de monitoramento por câmeras, reforçando a sensação de tranquilidade entre os foliões. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Serão 100 câmeras instaladas num raio de mil metros da Praça da Revolução, todas conectadas diretamente à Prefeitura. Isso vai permitir que a segurança possa monitorar cada movimentação, cada entrada e saída. Todos os portões de acesso terão câmeras para filmar e contabilizar o número de pessoas. A tecnologia será uma aliada fundamental para garantir a segurança de todos”, afirmou Bocalom.
Além do monitoramento eletrônico, o evento contará com o apoio da Polícia Militar, que mobilizará cerca de 100 policiais durante os dias de festa. (Foto: Secom)
Além do monitoramento eletrônico, o evento contará com o apoio da Polícia Militar, que mobilizará cerca de 100 policiais durante os dias de festa, além de segurança privada contratada pela Prefeitura. O sistema de segurança, alinhado com a presença da imprensa, será um dos maiores investimentos para garantir a paz e a tranquilidade da festividade.
O local escolhido para sediar as principais atrações do carnaval é a Praça da Revolução, tradicional espaço público de Rio Branco, que receberá centenas de foliões para marcar a abertura da programação carnavalesca. A praça será o epicentro de uma festa cheia de cores, ritmos e muita alegria.
A Praça da Revolução, tradicional espaço de Rio Branco, será palco da abertura do Carnaval, reunindo centenas de foliões em uma festa marcada por cores, ritmos e muita alegria. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
O prefeito também ressaltou a contribuição da natureza para o sucesso do evento. “O Rio Acre está baixo, o que significa que não há risco de alagamentos ou desalojamento. A cidade está pronta, e as condições climáticas também estão favoráveis. Tenho fé de que será um carnaval sem igual”, evidenciou.
Com todos esses preparativos, a Prefeitura de Rio Branco promete um carnaval inesquecível para os moradores e visitantes. As famílias podem esperar dias de festa, alegria, música e, claro, muito samba no pé. Para o prefeito da capital acreana, o evento de 2026 será lembrado como o melhor carnaval da história de Rio Branco.
O que pode e o que não pode levar para a festa?
Está liberada a entrada com copo Stanley;
Não pode entrar com nenhuma embalagem que contenha bebida;
Não pode geleira;
Não pode cadeiras e bancos.
Programação completa do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria
Shows com bandas locais, as cinco noites
Principais Blocos Confirmados (Concurso Oficial)
Três blocos principais disputarão o concurso com bateria:
1. Unidos do Fuxico
2. Sambase
3. 6 é de + (Seis é Demais)
Destaques e Atrações
Urubu Cheiroso: Apresentação especial confirmada para o domingo (15). Retorno dos Blocos de Sujo: A tradicional festa de rua retorna na terça-feira de Carnaval (17). Programação Inclusiva: Carnaval para crianças, idosos e pessoas com deficiência (PCDs) no domingo (15) e na terça-feira (17). Escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval: Na sexta-feira (13).
◊Escolha da Rainha Trans e Rainha Gay: No sábado (14).
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), intensificou os investimentos em 2025 para ampliar e fortalecer a rede de serviços socioassistenciais em todo o estado.
Foram adquiridas novas camionetes, ônibus, van, implementos agrícolas para associações e cooperativas e equipamentos de informática, entregues para dezenas de municípios acreanos, totalizando mais de R$ 6,8 milhões investidos.
Novos veículos têm como finalidade ampliar o alcance das ações da SEASDH em todo o estado. Foto: Neto Lucena/Secom
À frente também dessa secretaria estratégica voltada à justiça social, a vice-governadora Mailza Assis contribuiu com R$ 5,4 milhões provenientes de emendas parlamentares conquistadas durante seu mandato como senadora da República, além de recursos parlamentares e financiamento por meio do Sistema Único de Assistência Social (Suas), uma parceria com o Ministério da Defesa, por meio do Programa Calha Norte. A gestora destaca que “os investimentos fortalecem a regionalização da assistência e ampliam o acesso da população aos serviços”.
Mais de 76% do montante foi destinado por emendas de quando Mailza era senadora. Foto: Diego Gurgel/Secom
O que foi adquirido
Considerando as grandes distâncias e os desafios logísticos do estado, a SEASDH incorporou, à sua frota um ônibus, uma van e duas camionetes, além de 20 motocicletas para atendimento socioassistencial em áreas urbanas e rurais.
Veículos irão beneficiar conselhos estaduais e SEASDH na promoção de políticas públicas em todo o Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom
Outra importante aquisição se refere a mais duas caminhonetes e uma van de 16 lugares, destinadas ao atendimento de instituições parceiras da sociedade civil, para auxiliar nos serviços de abordagem social, de acolhimento de crianças e adolescentes e também nos serviços de casas-abrigo do Juruá e de Rio Branco.
“Foi um ano especial para a política de assistência social do Estado. Essas entregas mostram respeito, compromisso e, acima de qualquer coisa, o entendimento de que assistência social se faz com estrutura e com investimento. Isso é logística, é presença do Estado, é política pública chegando à ponta. É compromisso da nossa gestão cuidar das pessoas. Estou muito feliz de ver os resultados do meu trabalho no Senado contemplando famílias”, observa Mailza.
A iniciativa representa um reforço do Estado para a rede socioassistencial em parceria com os municípios e faz parte de um conjunto de ações com reflexos positivos também em áreas como educação, segurança, proteção à criança e adolescente e promoção da qualidade de vida das comunidades rurais.
Vice-governadora ressaltou: ‘Esse transporte será essencial para o desenvolvimento pleno dos programas da assistência social em todo o estado’. Foto: Neto Lucena/Secom
Os veículos serão utilizados no transporte de servidores e profissionais envolvidos na busca de famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades de deslocamento até as unidades de atendimento. Também permitirão acompanhamento e execução de ações em comunidades, com mais agilidade, segurança, alcance territorial e apoio a entidades parceiras das organizações da sociedade civil (OSC) nos municípios.
Como parte do pacote de investimentos, foram entregues 540 kits de informática para setores administrativos da própria SEASDH e projetos sociais vinculados à secretaria, bem como a unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), conselhos tutelares e demais instituições, como casa-abrigo e lar para idosos.
Apoio às comunidades ribeirinhas
A vivência de muitos acreanos à beira dos rios motivou a aquisição de 20 barcos de alumínio (voadeiras) e 20 motores de popa, essenciais para o transporte de pessoas, produtos agrícolas e acesso regular às localidades ribeirinhas.
Apoio e locomoção de pessoas que vivem às margens de rios do Acre foram planejados com aquisição de motores de pipa e barcos. Foto: Diego Gurgel/Secom
Como símbolo da presença ativa do governo do Estado nas regiões onde a geografia desafia a cidadania, as unidades fluviais auxiliam na ampliação dos atendimentos, levando direitos e inclusão social a moradores das comunidades ribeirinhas e de difícil acesso do Acre.
Veículos e equipamentos adquiridos
• Um ônibus (R$ 1,7 milhão – emenda Mailza)
• 20 motocicletas off-road 0 km (R$ 787 mil – emenda Mailza)
• 20 barcos de alumínio (voadeiras) para transporte de pessoas e produtos (R$ 560 mil – emenda Mailza)
• 23 beneficiadoras de arroz (R$ 450 mil – emenda Mailza)
• 4 caminhonetes, sendo 2 (no valor de R$ 511 mil – emenda do deputado federal Coronel Ulysses), e 2 (no mesmo valor – recurso do Sistema Único de Assistência Social – Suas)
• Uma van com 16 lugares (R$ 343 – emenda deputado federal Coronel Ulysses)
• Veículo utilitário picape cabine simples a diesel (recurso do Sistema Único de Assistência Social – Suas)
• 20 motores de popa (emenda Mailza)
• 540 equipamentos de informática (emenda Mailza)
Você precisa fazer login para comentar.