Acre
Após visita ao Peru, Gonzaga debate com governo revitalização da ZPE para impulsionar exportações acreanas

Após recente visita ao Peru para tratar sobre o comércio bilateral entre o Acre e o país vizinho, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, recebeu nesta terça-feira (2) os secretários de Obras do Estado, Ítalo Almeida, e de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assur Mesquita, e o diretor da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Marcos Moraes, para tratar sobre a revitalização da ZPE, localizada em Senador Guiomard, com o objetivo de acelerar o processo de importações e exportações para os países da América do Sul.
Gonzaga tratou sobre o tema com o governo após se reunir com autoridades e empresários peruanos que mostraram interesse em vender e comprar produtos acreanos. O presidente da Aleac também esteve recentemente em Brasília articulando com o senador Alan Rick investimentos para a revitalização da ZPE.
Durante a reunião, Gonzaga anunciou uma emenda destinada por Alan Rick para a revitaçização da ZPE. Gonzaga disse que a ideia é reestruturar o local, centralizar os serviços aduaneiros e oferecer estrutura para facilitar o processo de exportação.
“O objetivo é ter na ZPE os órgãos que fazem a liberação da mercadoria, a Receita Federal, o MAPA e outras intituições. Com todos esses órgãos juntos ficará muito mais rápido essa liberação. Hoje a grande dificuldade para exportar é o longo período na liberação dos órgãos alfandegários. Além da rapidez, ali também terá estrutura para receber os produtos e para que essa relação comercial entre Acre e Peru realmente aconteça. Quero aproveitar e agradecer ao senador Alan Rick pelo apoio que tem dado em Brasília”, disse Gonzaga.
Gonzaga, que defende o comércio bilateral como ferramenta de desenvolvimento econômico do estado, afirmou que o Acre precisa estar preparado para atender as demandas dos países vizinhos que pretendem vender e comprar produtos acreanos.
“Estivemos no Peru e vimos a potencialidade da região com a produção de frutas e verduras a um preço acessível. Hoje os produtos peruanos saem do Peru, atravessam a Bolívia, o Chile e chegam a São Paulo para depois vir para cá com um preço maior. Então precisamos dar condições para o Acre exportar e importar com mais facilidade”, disse.

O secretário de Obras, Ítalo Almeida, comentou sobre a importância da ZPE no processo de exportação dos produtos acreanos. Ítalo também destacou o esforço de Gonzaga em buscar investimentos para o setor agrícola e industrial do Acre.
“Recentemente o deputado Gonzaga esteve em Brasília articulando investimentos para revitalização da ZPE e também ele e membros do governo estiveram no Peru para tratar da comercialização dos produtos acreanos e a ZPE é fundamental nesse processo. A Secretaria de Obras vem para apoiar esse projeto para garantir que o Acre esteja apto a receber esses investimentos”, disse.
O diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marcos Moraes, afirmou que a ZPE é de fundamental importância para a exportação acreana, pois está na rota interoceânica. Ele também destacou o apoio do senador Alan Rick.
“Tendo em vista que a ZPE está na rota interoceânica e é um ponto estratégico é importante revitalizarmos o local e teremos uma ajuda importante do senador Alan Rick para que a gente consiga revitalizar a área da ZPE como balança, galpão, entre outros”, disse.
O secretário Assur Mesquita destacou o trabalho conjunto entre governo, Aleac e bancada federal em busca de investimentos para o setor de exportação do Acre.
“Graças ao presidente Gonzaga em articulação junto ao senador Alan Rick será possível revitalizar esse importante ógão que é a ZPE e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores que estarão lotados lá. A ZPE é um orgão que trabalha com espaços voltados para órgãos anduaneiros que vão auxiliar nosso processo de exportação”, disse.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.