fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Após Corpo de Bombeiros do Acre perder 30% do efetivo em um ano, período crítico de queimadas é desafio

Publicado

em

Tenente Freitas Filho/Foto: Douglas Richer/ContilNet

POR NANY DAMASCENO

As queimadas são um problema recorrente no Acre. E apesar de ser previsível um aumento significativo neste período de estiagem, a cada ano gera uma expectativa do total de ocorrências que serão atendidas e o impacto disso. O Acre ocupa hoje o 7° lugar no ranque no total de focos de queimadas acumulados na na Amazônia Legal.

É no mês de agosto que elas começam a se intensificar, a fumaça toma conta do céu. Desde o dia 1 de janeiro até o dia 20 de agosto, foram 2.261 focos de calor identificados, destes, 1.733 foram apenas em agosto.

Para falar a respeito da situação, recebemos nos estúdios o tenente Freitas Filho, do Corpo de Bombeiros do Acre.

Segundo o tenente, até o momento, o percentual de queimadas no estado está praticamente igual ao ano passado, o que é preocupante, já que 2020 foi um ano atípico onde houve um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2019.

Aumento de queimadas no Acre e baixo efetivo dos Bombeiros é desafio para corporação/Foto: Douglas Richer

Efetivo baixo e expectativa com concurso

Se a quantidade de queimadas é uma grande crise para ser gerenciada, imagine fazer isso com efetivo insuficiente? É isso o que fazem os homens e mulheres combatentes do Corpo de Bombeiros.

Os focos e queimadas, num comparativo entre 2020 e 2021 no mesmo período, aumentaram, mas o total de militares na ativa no Corpo de Bombeiros seguiu a contramão e, segundo o tenente Farias Filho, diminuiu 30% com as aposentadorias.

“Passamos hoje pelo pior momento da história do nosso efetivo”, destacou o tenente.

O recente concurso para a Segurança Pública do Acre em que traz o anuncio de vagas para corporação deve aliviar a situação, conforme avaliou o oficial.

Nível dos rios

Outra preocupação levantada pelo tenente Freitas foi o nível dos rios no Acre. Na Capital, Rio Branco, o Rio Acre amanheceu neste domingo (22) com 1,40 metro e já está próximo de superar o nível marcado no dia 17 de setembro de 2016, quando o volume de água no Rio Acre mediu apenas 1,30m em seu momento mais critico já registrado.

O Rio Iaco, em Sena Madureira também preocupa. Com o nível abaixo dos 80 centímetros, o manancial vive 4 anos o período mais crítico dos últimos 24 anos. Dese quando começou a ser monitorado, em 1997, o mínimo que o rio havia chegado era 86 centímetros.

Veja a entrevista completa abaixo:

Comentários

Continue lendo

Geral

“Senhor Smith” é condenado a 34 anos de prisão por assassinato brutal de jovem em 2020

Publicado

em

Rui Alberto, vulgo “Senhor Smith” – comandou a execução.

O Conselho de Sentença da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco condenou, nesta terça-feira (30), Rui Alberto de Araújo Lima, conhecido como “Senhor Smith”, a 34 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato de João Vitor da Silva Farias, ocorrido em 2020.

João Vitor foi esquartejado e jogado no Rio Acre – Foto: Arquivo

O réu foi considerado culpado por homicídio qualificado, constrangimento ilegal, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo, vilipêndio e ocultação de cadáver. A sentença foi proferida pelo juiz Álesson Braz, que determinou que a pena seja cumprida no Complexo Penitenciário de Rio Branco, onde Rui já se encontra preso.

O crime ocorreu em 1º de outubro de 2020, quando João Vitor e a namorada foram abordados por homens armados no bairro Taquari. A vítima foi levada para uma casa abandonada, assassinada e esquartejada a golpes de terçado, tendo os restos mortais lançados no Rio Acre, até hoje não localizados.

A namorada, que chegou a ser ameaçada com uma arma, foi liberada e se tornou a principal testemunha do caso, ajudando a identificar os envolvidos. Além de Rui Alberto, três adolescentes participaram do crime e Jean Lima dos Santos, o “Capacete”, segue foragido. A decisão é passível de recurso.

Comentários

Continue lendo

Geral

Em Rio Branco, câmera flagra mulher sendo jogada ao chão durante assalto no Castelo Branco

Publicado

em

Foto: vídeo/reprodução

Um assalto a uma mulher foi flagrado por uma câmera de segurança, na noite desta terça-feira (30/9), no bairro Castelo Branco, em Rio Branco. A vítima, que não teve a identidade revelada, chegou a ser jogada ao chão durante a ação dos criminosos.

Nas imagens, a mulher aparece a pé, deixando a rua Machado de Assis e entrando na rua São Tomé, ao lado de uma malharia. Ela está com o celular na mão. Logo depois de atravessar a rua, dois homens entram na rua numa moto e abordam a vítima, que parece resistir. Um dos criminosos lança a mulher ao chão, toma seu celular e sobe na moto, que foge pela rua Machado de Assis. Moradores da região ouviram o pedido de socorro e acolheram a mulher, que aparentava nervosismo. A polícia militar foi chamada, mas não há informações sobre o desfecho da ocorrência.

 

Veja o vídeo:

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil cumpre mandados de internação de adolescentes envolvidos em crimes graves em Rio Branco

Publicado

em

Na última terça-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), cumpriu mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente suspeito de roubo e estupro de vulnerável. A ação ocorreu na região da parte alta da cidade e faz parte dos trabalhos da especializada no enfrentamento à criminalidade juvenil.

De acordo com a Polícia Civil, o adolescente já vinha sendo investigado pela prática dos delitos e, após representação da autoridade policial, a Justiça expediu a ordem de internação, que foi devidamente cumprida pela equipe da DEPCA.

Na semana passada, outro adolescente também foi alvo de mandado de internação, desta vez no bairro Bahia Nova. Segundo as investigações, ele teria cometido roubo utilizando arma de fogo e arma branca, colocando em risco a vida das vítimas.

Os mandados de internação cumpridos pela DEPCA mostram a efetividade das medidas socioeducativas previstas em lei, assegurando que adolescentes envolvidos em crimes graves sejam encaminhados ao sistema adequado de responsabilização.

Comentários

Continue lendo