fbpx
Conecte-se conosco

Geral

As figuras públicas reagem ao que aconteceu com Añez: “Humanidade, por Deus!”

O Governo informou neste sábado que o ex-presidente “teria tentado provocar a automutilação” nas primeiras horas da manhã.

Publicado

em

Página Digital Sete

Ao saber que a ex-presidente Jeanine Añez tentou se “autoflagelar” neste sábado no Centro Penitenciário Feminino de Miraflores, onde cumpre prisão preventiva, diferentes figuras públicas recorreram às redes sociais para solicitar a libertação da ex-presidente e pediram que ela ser capaz de se defender em liberdade.

“As explicações do governo sobre a situação da ex-presidente Jeanine Añez não são sérias nem críveis. A Assembleia Permanente dos Direitos Humanos e o ACNUDH, como entidades independentes, devem verificar sua situação. Peço que cesse sua prisão política. Que ela se defenda em liberdade . ”escreveu o líder da Comunidade Cidadã (CC), Carlos Mesa.

Mensagem semelhante foi enviada pelo ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, que exigiu “humanidade” ao Governo de Luís Arce.

“Os ex-presidentes da Bolívia exigem que Jeanine Añez se defenda em liberdade, que sua vida e integridade sejam respeitadas. Relatório GIEI Bolívia-CiDH (pp. 277-284) questiona o abuso da prisão preventiva. Hoje vemos as consequências. Presidente Arce: Humanidade, pelo amor de Deus! ”, Disse ele.

Por sua vez, o governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho, acusou o Executivo de “adulterar” a saúde de Añez e realizar uma “política de vingança”.

“O governo de Luis Arce e sua política de vingança está ultrapassando todos os limites. Vez após vez, eles interferiram na saúde de Jeanine Áñez, em um comportamento desumano que é crueldade. Exigimos que as perseguições parem e respeitem os direitos humanos dos presos ! políticos! “, disse ele.

A mesma reacção foi de Marco Pumari, ao afirmar que “já não podemos ver da varanda o que se passa no nosso país, a covardia do maçismo não tem limites”; enquanto o deputado Zvonko Matkovic afirmou ter experimentado “os abusos” do governo em sua própria carne. “Não podemos permitir que tratem os presos políticos como animais, eles também têm direitos”, afirmou.

O ex-sócio da aliança de Añez, Samuel Doria Medina, também se referiu ao assunto e garantiu que o ex-presidente sofre “tortura física e mental” e responsabilizou o MAS e os ministros do governo e da justiça “por tudo o que acontecer a Añez”

“Jeanine sofre torturas físicas e mentais que não são legais, mas que são legalizadas pelo aparato judiciário de massa”, disse o político em um comunicado. “A situação a que está sujeito o ex-presidente é incompatível com a democracia e com um estado de direitos humanos. É um bullying inaceitável no século XXI em um país latino-americano ”, frase.

O Ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, foi quem informou esta manhã que Añez se machucou nas primeiras horas da manhã, mas assegurou que os ferimentos são “arranhões” superficiais no braço e que sua saúde não está em risco.

“Lamento informar que a Sra. Jeanine Añez teria tentado gerar uma autolesão nas primeiras horas de hoje, porém, afirmamos que sua saúde está completamente estável. Ela tem alguns pequenos arranhões em um dos braços, porém, não há nada com que se preocupar “, disse Del Castillo em uma entrevista coletiva.

Preocupação com a saúde de Añez

A saúde da ex-presidente tem sido motivo de debate nas últimas semanas, após repetidas reclamações de familiares e figuras públicas. Nesta mesma manhã, três ex-presidentes do Estado – Jaime Paz Zamora, Jorge “Tuto” Quiroga e Carlos Mesa – emitiram um comunicado no qual pediam às autoridades judiciais que “preservassem a vida e a integridade física e psicológica” de Añez.

“Os laudos médicos que ficaram conhecidos, assim como as imagens em movimento divulgadas, mostram a deterioração da saúde do ex-presidente Añez”, diz a primeira parte do documento. “Consideramos crucial e inevitável revisar sua situação jurídica e estabelecer qualquer medida alternativa que lhe permita se defender, salvaguardando seu direito à saúde, vida e integridade. Manter o ex-presidente detido pode ter consequências desastrosas para ela, sua família e o país. “.

Añez cumpriu recentemente cinco meses de prisão, após sua prisão na madrugada de sábado, 13 de março deste ano, em Beni. O ex-presidente é acusado de sedição e terrorismo, pelos fatos que desencadearam a renúncia de Evo Morales, em novembro de 2019.

O ex-presidente é hipertenso e apresenta quadro de depressão. Nos últimos dias, ela foi levada a diversos centros de saúde por ordem do Regime Penitenciário para exames médicos, porém, sua família denunciou que ela não foi submetida a exames rigorosos e que o índice de transferências afeta sua saúde.

Comentários

Continue lendo

Geral

PF prende peruano por tráfico internacional de drogas em Assis Brasil, Acre

Publicado

em

Durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Homem de nacionalidade peruana foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos. Foto: oaltoacre.com

Com Assessoria 

A Polícia Federal prendeu em flagrante um indivíduo de nacionalidade Peruana por tráfico internacional de drogas, apreensão aconteceu durante inspeção de rotina no posto de controle migratório em Assis Brasil, Acre, na manhã desta sexta-feira (26) na tríplice fronteira.

Na ocasião, o peruano solicitava entrada no Brasil com destino a Goiânia. Entretanto, durante vistoria foi encontrada significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Após examinar cuidadosamente os itens que estava de posse peruano, policiais federais constataram que as pilhas estavam adulteradas e recheadas de cocaína.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Epitaciolândia, para prestar esclarecimentos posteriormente.

O indivíduo poderá responder por tráfico internacional de drogas.

Durante vistoria foi encontrada por agentes da pela policia federal significativa quantidade de pilhas que apresentavam sinais de adulterações.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-ministro de Arce diz que 5 de maio será o fim de Evo Morales no MAS

Publicado

em

O líder do MAS (à direita) e o presidente Luis Arce estão distantes

Com Hortência Rivera

O congresso da ala arquista do MAS convocou o congresso do MAS entre 3 e 5 de maio. Dizem que farão a reunião mesmo que não tenham a fiscalização do Tribunal Superior Eleitoral.

Após o anúncio do presidente Luis Arce de que será realizado o congresso do MAS convocado por seus apoiadores em El Alto, neste sábado o vice-ministro de Coordenação dos Movimentos Sociais, Juan Villca, afirmou que esta reunião marcará o fim de Evo Morales no comando daquele jogo.

“No dia 5 de maio termina a gestão dele.  E isso significa que a partir do dia 5 essa direção nacional não existe mais”,  disse Villca, em contato com a mídia.

O MAS que está no Governo está dividido em dois blocos,  um evista e outro arcista. Ambos os lados organizam separadamente o congresso nacional deste partido no qual a nova liderança deve ser eleita.

A ala Arcista lançou uma convocatória indicando que  o congresso será realizado em El Alto entre 3 e 5 de maio,  enquanto os evistas (Evos), divulgaram outro documento indicando Lauca Ñ como ponto de encontro no dia 10 de junho.

Quando  ambos os lados solicitaram apoio ao Tribunal Supremo Eleitoral,  o pedido foi negado por não cumprirem o estatuto do partido, afirmou o órgão eleitoral.

O vice-ministro Villca destacou que,  embora a reunião convocada pela ala Arcista não conte com a fiscalização do TSE , ela será realizada da mesma forma. “Teremos a presença dos  movimentos sociais fundadores do partido azul”, concluiu Villca.

Comentários

Continue lendo

Geral

Na cadeia: Investigadores da DHPP prendem pai e filho acusados de homicídios

Publicado

em

Vanderley de Souza Leão de 39 anos, e, o filho dele, Árdison de Lima de 20, foram presos no Bairro Defesa Civil, em Rio Branco.

A ação foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, a DHPP.

Pai e filho, são acusados pelo assassinato do ex-presidiário Raicharles Lima de Souza de 34 anos.

O crime aconteceu na madrugada de 15 de janeiro deste ano, na região da Defesa Civi.

A vítima foi morta com duas facadas, uma delas, na região do tórax. O corpo foi encontrado horas depois, no quintal da casa dos acusados.

A investigação dos agentes da Delegacias de homicídios, apontou o envolvimento dos dois no assassinato de Raicharles Lima.

O crime, segundo a polícia, foi uma espécie de “queima e arquivo”. O suspeito Áridson teria cobrado um valor para devolver a um morador da região, o aparelho celular furtado.

O ex-presidiário teria relatado o fato a lideranças de uma organização criminosa.

Árdison de Lima, que é monitorado por tornozeleira eletrônica, teria confessado a autoria do crime, enquanto o pai dele, negou qualquer envolveu na morte do ex-presidiário

Comentários

Continue lendo