Conecte-se conosco

Brasil

Após concluir ensino médio aos 66, idosa é aprovada em 2º lugar em Federal

Publicado

em

A comemoração pela conquista tem ainda mais força para Edicléia, que após três anos de tratamento, se curou de um câncer.

Anna Gabriela Costa, colaboração para CNN Brasil

Nunca é tarde demais para realizar um sonho. É o que ensina a história de vida da aposentada Edicléia de Arruda Zanini, que, aos 72 anos, conseguiu ser aprovada, em segundo lugar, no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Edicléia formou-se no ensino médio aos 66 anos e nunca imaginou que, seis anos depois, ingressaria no curso de Letras em uma instituição pública.

A comemoração pela conquista tem ainda mais força para Edicléia, que após três anos de tratamento, se curou de um câncer.

A história da aposentada viralizou nas redes sociais após a neta Alice Siqueira, de 21 anos, compartilhar com a foto da avó quando recebeu a confirmação da aprovação.

A jovem conta que a família se reuniu para dar a notícia à Edicléia e relata que foi um momento de muita emoção.

“Minha mãe leu o nome dela no celular, ela achou que fosse um exame médico, depois viu que era a lista de aprovados e começou a chorar bastante. Foi muita emoção, queria compartilhar com meus amigos um momento feliz. Nunca imaginei essa repercussão. De repente, todo mundo começou a falar que ela era uma inspiração”, conta a neta.

A luta contra um câncer fez Edicléia adiar alguns planos, mas a aposentada conseguiu concluir o ensino médio já aos 66 anos. E, por insistência da filha, decidiu prestar o vestibular para o curso de letras neste ano.

“Ela nem esperava. Fez o vestibular porque minha mãe insistiu. Ela estava se sentindo muito sozinha e deprimida com a pandemia. O isolamento contribuía para ficar deprimida”, diz Alice.

Dona Edicléia conta que não havia estudado muito para o vestibular, por isso foi surpreendida com o resultado em segundo lugar. A escolha pelo curso de Letras se deu por sua paixão pela língua portuguesa. “Eu sempre gostei muito de ler, escrever, faço muitos poemas”, diz a caloura.

Após a notícia da aprovação, que saiu em 25 de novembro, Edicléia ganhou material escolar dos netos como forma de incentivo e aproveitou uma oferta da Black Friday para garantir um novo notebook.

“Estou imensamente feliz, é a realização de um sonho, era tudo que eu queria. Tive muitas coisas que me atrapalharam, três anos em tratamento de câncer… Mas, não pode desistir nunca, tem que persistir e ir para frente. Nunca é tarde”, celebra a nova universitária.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Governo beneficia mais de 100 produtores rurais com programa de avicultura no Acre

Publicado

em

De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, a ação integra as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar

Pintinhos são comercializados abaixo do valor de mercado. Foto: Assessoria/Seagri

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), vem fortalecendo a avicultura familiar em todo o estado. Segundo dados da pasta, em 2025 foram adquiridos 13.178 pintos a preços abaixo do valor de mercado, beneficiando diretamente 102 produtores rurais de diversas cidades do estado.

A iniciativa incentiva a avicultura familiar, que tem como principal objetivo ampliar a produção de aves nos municípios acreanos, contribuindo para a segurança alimentar das famílias do campo e promovendo geração de renda. As cidades de Acrelândia, Sena Madureira, Senador Guiomard, Bujari, Brasileia, Assis Brasil e Capixaba foram alcançadas com o programa, a previsão é de que em dezembro a Seagri realize a última entrega do ano.

De acordo com o secretário de Agricultura, Luís Tchê, a ação integra as políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, promovendo o desenvolvimento sustentável e incentivando os produtores a diversificarem suas fontes de renda.

“Ficamos muito satisfeitos quando vemos um programa desses dando resultado de verdade, lá na ponta. Isso é mais do que número, é comida de qualidade na mesa do acreano e, principalmente, é renda digna para o nosso agricultor familiar”, diz.

Secretário de Agricultura, Luís Tchê, destacou a importância do programa. Foto: Assessoria/Seagri

O gestor também enfatiza que o programa de aquisição de pintos foi retomado durante sua gestão frente à pasta. “O programa Pintos de Um Dia é histórico. Nós não só retomamos, como estamos investindo para em breve reativar a nossa Central de Incubação para ampliar essa capacidade”, destaca.

O objetivo da Seagri é fortalecer a cadeia da avicultura caipira, dar acesso à genética de qualidade e garantir que o produtor acreano possa trabalhar com dignidade, sem depender de atravessador.

Pequenos produtores rurais são os mais beneficiados. Foto: Assessoria/Seagri

Comentários

Continue lendo

Brasil

TCE-AC multa prefeito de Bujari em R$ 6,8 mil por irregularidade em contrato

Publicado

em

João Edvaldo Teles de Lima, o Padeiro, descumpriu prazo para cadastro no sistema de licitações; gestor tem 30 dias para pagar valor e regularizar situação

O prefeito foi notificado a regularizar imediatamente o cadastro do Contrato nº 001/2025 no Sistema LICON e a cumprir rigorosamente as normas em futuras contratações, sob pena de novas sanções. Foto: captada 

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) aplicou multa de R$ 6.815,00 ao prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima, conhecido como Padeiro, por descumprir a legislação que determina o cadastro tempestivo de contratos no Sistema de Licitações e Contratos (LICON). A decisão unânime foi tomada durante a 135ª Sessão Ordinária Virtual da 1ª Câmara do tribunal.

De acordo com o Acórdão nº 5.750/2025, o gestor deixou de cadastrar – ou cadastrou fora do prazo – contratos referentes ao exercício de 2025, especificamente o Contrato nº 001/2025. A conselheira-substituta Maria de Jesus Carvalho de Souza, relatora do caso, determinou que o prefeito regularize imediatamente a situação no sistema e cumpra rigorosamente as normas em futuras contratações, sob pena de novas sanções. O valor da multa deve ser pago em 30 dias.

Comentários

Continue lendo

Brasil

RJ: CV usa “jacaré do tráfico” para torturar rivais e sumir com corpos

Publicado

em

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o réptil aparece dentro de uma caixa d’água, em meio a suspostos restos mortais

Um vídeo macabro que circula nas redes sociais mostra um jacaré, dentro de uma caixa d’água, devorando o que seriam pedaços de um corpo humano. As imagens foram atribuídas à facção criminosa Comando Vermelho (CV), que estaria utilizando os animais para intensificar a tortura contra rivais e até mesmo na ocultação de cadáveres.

Essa não é a primeira vez que o réptil é apontado como um aliado da facção em seus ritos macabros. Em julho deste ano, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) apreendeu um filhote de jacaré na comunidade do Mandela, em Manguinhos, na zona norte do estado.

À época, os policiais afirmaram que o animal era mantido como “animal de estimação” por traficantes do CV. Quando foi encontrado, o bicho estava dentro de um imóvel na comunidade.

A ação que culminou na apreensão do réptil foi conduzida por agentes da 21ª Delegacia de Polícia (Bonsucesso) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core). Naquela operação, um suspeito morreu e outros três homens ficaram feridos por disparos de arma de fogo.

O vídeo do jacaré dentro do recipiente com água passou a circular nas redes sociais após a megaoperação deflagrada contra o Comando Vermelho (CV) na última terça-feira (28/10).

A coluna procurou a PCERJ para verificar se há alguma investigação em andamento sobre o uso de répteis na ocultação de cadáveres por parte da facção criminosa. Até a publicação desta matéria, a corporação ainda não havia se pronunciado.

Operação mais letal da história

A megaoperação contra o CV foi classificada como a mais letal da história do Rio. Foram 117 suspeitos mortos, além de quatro policiais.

A reportagem verificou que, entre os mortos, estão pelo menos dois estupradores e homicidas  – acusados, inclusive, de estupro coletivo e da morte de policiais –, além de diversos traficantes.

O balanço total constatou que 62 mortos eram oriundos de outros estados.

Dos mortos, 59 tinham mandados de prisão pendentes e pelo menos 97 apresentavam extenso histórico criminal. Segundo a Polícia Civil, 17 não ostentam histórico criminal, mas 12 apresentam indícios de participação no tráfico em suas redes sociais.

Comentários

Continue lendo