Extra
Após alcançar 12 metros em Assis Brasil, Rio Acre estabiliza e dá sinal de vazante
As chuvas que demoraram cerca de oito horas alcançando quase toda região Norte do Brasil na sexta-feira passada, ainda vai levar transtorno aos moradores que estão às margens do Rio Acre. O nível em alguns locais, alcançou picos próximo a cota de alerta.
Nas estações de medições existentes acima e na cidade de Assis Brasil, distante cerca de 330km da capital do Acre, chegou ao nível pouco acima de 12 metros, mas, já estaria estabilizando dando sinal de vazante, após as chuvas darem uma trégua.

Casas no povoado de Iñapari, lado peruano, que ficam próximo ao rio foram alcançadas pelas água quando o nível alcançou os 12 metros.
Como ocorrido em anos anteriores, o pequeno povoado de Iñapari (lado peruano) localizado próximo ao rio, as águas alcançaram alguns quintais e casas no lado mais baixo. Alguns moradores alertaram as autoridades para ajudar na retirada de objetos e bens pessoais das casas.
No decorrer do dia deste domingo, dia 5, o rio baixou para cerca de 11,22 metros no início da noite, informação passada pelo Secretário de Obras e representante da Defesa Civil de Assis Brasil.
Já na cidade de Epitaciolândia, onde existe uma estação de monitoramento, o rio marcava 9.90cm às 13 horas e por volta das 18h15, as réguas registrava 10.07cm.

Em Brasiléia, o rio marcava 9.90cm às 13 horas e por volta das 18h15, as réguas marcavam 10,07cm – Foto: Alexandre Lima
Com a vazante de Assis Brasil, a previsão é de que o nível do rio Acre possa chegar pouco mais de 11 metros durante o dia desta segunda-feira, dia 6. Em conversa com o cientista Foster Brown, que é professor da Ufac com doutorado pelo Department of Geological Sciences – Northwestern University, comentou que caso não chova nas próximas 24 horas, a tendência é baixar cerca de 2cm/hr nas cabeceiras.
As prefeituras da regional do Alto Acre, através das Secretarias de Obras que estão respondendo pela Defesa Civil em suas cidades, estão sendo atualizadas a cada hora com a Capital.
A preocupação no momento, se pode dizer que fica para a capital do Acre, Rio Branco, onde se prevê que o rio suba e alcance as partes consideradas baixas, podendo desabrigar famílias.

Vista do povoado de Iñapari ao fundo. O rio Acre já teria baixado cerca de um metro até o início da noite deste domingo, dia 5.
Comentários
Extra
Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO
Estado do Acre
Prefeitura Municipal de Assis Brasil
Comissão Permanente de Licitação
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL Nº 003/2025
OBJETO: “Contratação de empresas para o Fornecimento de serviços de Hospedagem, tendendo a solicitação da Secretaria Municipal de Administração.”
Origem: Secretaria Municipal de Administração.
Data da Abertura: 22.04.2025 as 09:00h
Retirada do Edital: 08/04/2025 à 22/04/2025
Local De Retirada: Site da Prefeitura municipal de Assis Brasil https://www.assisbrasil.ac.gov.br/licitacoes e no E-mail: [email protected], Horário: de Segunda à quinta-feira de 07h00m as 12h00m das 14h00m às 17h00m e sexta-feira das 07h00m às 13h00m.
Assis Brasil -AC, 07 de abril de 2025.
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro PMAB
DECRETO Nº022/2025
Comentários
Extra
Vigilante é morto durante assalto a escola em Rio Branco, capital do Acre
Um vigilante foi morto na manhã desta segunda-feira (7), durante um assalto à Escola Maria Raimundo Baldino, localizada no bairro Palheiral, em Rio Branco (AC). A vítima foi identificada como Raimundo de Assis Souza Filho, de 52 anos.
Segundo informações da Polícia Militar, criminosos invadiram a instituição de ensino com o objetivo de roubar a arma do vigilante. Durante a ação, Raimundo teria reagido, o que resultou em uma troca de tiros dentro da escola.
O vigilante foi alvejado e não resistiu aos ferimentos, morrendo ainda no local. Um dos assaltantes, que não teve o nome divulgado, foi baleado na região do pescoço. Ele recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi encaminhado ao Pronto-Socorro da capital.
As autoridades investigam o caso e buscam identificar e prender os demais envolvidos no crime. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do suspeito ferido.
Mais informações poderão ser adicionadas a qualquer momento.
Comentários
Extra
Madrugada agitada em Epitaciolândia: três acidentes de trânsito são registrados em diferentes pontos da cidade
A madrugada deste domingo (6) foi marcada por uma série de acidentes de trânsito em Epitaciolândia, no interior do Acre. Três veículos se envolveram em ocorrências distintas em bairros diferentes do município. Apesar dos danos materiais significativos, até o momento, não há registro de feridos encaminhados ao Hospital Regional do Alto Acre.
Um dos casos ocorreu na Rua Benevenuto Peres Lima, próximo a um bar, onde um veículo Hyundai/Creta, de placas SQS-4E90, colidiu com outros carros estacionados. Segundo informações, o motorista teria perdido o controle da direção, provocando uma batida em cadeia. O veículo conduzido por A.D.F.C., de 51 anos, atingiu a traseira de um Renault/Kwid, que, por sua vez, foi empurrado contra um VW/Gol e, posteriormente, um Chevrolet/Onix.
O condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez e foi conduzido à delegacia por uma equipe do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), onde foi submetido aos procedimentos legais.
Outro acidente foi registrado no Bairro Liberdade. Um veículo modelo VW/Saveiro perdeu o controle e colidiu violentamente contra um poste, danificando gravemente a parte dianteira do automóvel. Não há informações sobre o estado de saúde do condutor ou demais ocupantes. A empresa responsável pela rede elétrica realizou a troca do poste e normalizou o fornecimento de energia na área afetada.
Já no Bairro Baixa Verde, uma caminhonete Chevrolet, de placas RSX-0D15, foi encontrada capotada em um ramal nas primeiras horas do dia. Um guincho foi acionado para remover o veículo do local. Assim como nos outros casos, não houve registros de feridos ou entrada de vítimas no hospital.
Todos os casos estão sob investigação das autoridades competentes para apurar as causas e eventuais responsabilidades pelos acidentes.
Você precisa fazer login para comentar.